O que ver e fazer na Cidade do México em 4 dias

A Cidade do México é uma das cidades globais mais importantes da América Latina e tem muitas atracções para oferecer. Eis as principais actividades que pode realizar durante uma curta estadia neste destino.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer na Cidade do México em 4 dias

México visto de cima | ©Ricky Esquivel

Se planeia visitar a Cidade do México durante uma curta estadia, conhecê-la em profundidade pode parecer uma missão impossível. No entanto, se tiver uma visita detalhada e seguir um itinerário ordenado, poderá descobrir as atracções que tornam a Cidade do México famosa como uma das cidades globais mais importantes da América Latina.

Algumas das melhores coisas para fazer na Cidade do México durante uma visita de 4 dias incluem visitar o Palácio de Belas Artes, passear pelo bairro histórico, caminhar por Coyoacán, ver o Museu Frida Kahlo, descobrir a vida nocturna da Cidade do México no Salão Tenampa e maravilhar-se com o Estádio Azteca. Está pronto para uma aventura?

Dia 1: Visita ao Palácio de Belas Artes, visita ao Museu Templo Mayor, visita guiada ao centro histórico e vista da cidade a partir da Torre Latinoamericana

Palácio de Belas Artes| ©Ivan Hernández
Palácio de Belas Artes| ©Ivan Hernández

A Cidade do México é uma cidade muito grande, pelo que a forma ideal de a visitar em poucos dias é dividir a visita por zonas geográficas. Para o primeiro dia, sugiro um passeio pelos principais locais do centro histórico, que contém muitas das atracções mais significativas da capital mexicana.

Visitar o Palácio de Belas Artes

Se procura uma experiência cultural enriquecedora no coração da Cidade do México, uma visita ao emblemático Palácio de Belas Artes é obrigatória. Este edifício, com a sua arquitetura neoclássica e art nouveau, é um testemunho vivo do legado artístico e cultural do México. Pode lá chegar através das linhas de metro 2 e 3 e dos autocarros 7B, 7C e 15A.

Um dos maiores tesouros do palácio são os murais de Diego Rivera. Ao percorrer os corredores e as galerias do palácio, ficará rodeado pela grandeza das obras do autor. Do Homem na Encruzilhada ao Sonho de uma Tarde de Domingo na Alameda Central, cada mural conta uma história cativante.

No entanto, este palácio é muito mais do que um museu; é um tributo à criatividade humana e uma janela para a alma do México. Aqui também se pode desfrutar de um programa cultural variado que inclui ópera, ballet, música e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais de renome, razão pela qual é frequentemente recomendado nas melhores excursões à Cidade do México.

Reservar uma excursão aos palácios da CDMX

Visite o Museu Templo Mayor

Para continuar aprendendo sobre a cultura mexicana, o próximo passo do itinerário incluirá uma visita ao Museu Templo Mayor. Esta exposição, situada no que foi outrora a grande Tenochtitlán, dar-lhe-á a oportunidade de explorar as profundezas da cultura dos antigos mexicas.

Este museu, situado a cinco quarteirões do Palácio de Belas Artes, alberga uma coleção de artefactos e objectos provenientes das escavações arqueológicas deste local sagrado. Aqui também pode descobrir a estrutura do próprio Templo Mayor. Esta obra monumental foi o epicentro da cidade antiga.

A história do Templo Mayor atravessa séculos de construção, reconstrução e transformação. Originalmente construído no século XIV, este templo foi dedicado às divindades Huitzilopochtli e Tlaloc, simbolizando a dualidade do sol e da chuva.

Visitar o Zócalo

Se quiser conhecer o centro histórico do México, não pode deixar de fora El Zócalo, a imensa praça principal que é normalmente o ponto de partida que lhe permitirá conhecer séculos de legado cultural e arquitetónico. Esta será a próxima paragem depois da Plaza Mayor e a partir da sua esplanada poderá descobrir a fachada da Catedral Metropolitana.

A partir de El Zócalo também poderá ver a imponente dimensão do Palácio Nacional, que marca o ponto de partida do Distrito Federal como cidade global, uma vez que foi aqui que os conquistadores espanhóis estabeleceram o controlo do continente.

Se quiser conhecer todos os segredos de El Zócalo e dos edifícios que o rodeiam, pode optar por participar numa visita guiada pelo centro da Cidade do México. Uma opção ideal para se aprofundar ainda mais no passado histórico e no legado de cada um dos lugares por onde passa.

Participe numa visita guiada pelo centro histórico da CDMX

Apreciar as vistas da cidade a partir da Torre Latinoamericana

Na noite do primeiro dia, sugiro que se eleve acima da agitação da Cidade do México para apreciar as vistas panorâmicas da Torre Latinoamericana. Este edifício, um ícone do horizonte da cidade, oferecer-lhe-á uma perspetiva única e cativante, especialmente se planear visitar a Cidade do México no verão, quando o céu está normalmente limpo.

Do alto da torre, poderá descobrir o mosaico urbano que engloba arranha-céus modernos, praças históricas e ruas movimentadas. A vista do Zócalo ligá-lo-á à rica história do México a partir de uma perspetiva diferente. A partir de El Zócalo, pode chegar à torre numa caminhada de 10 minutos por cinco ruas ou apanhar a linha 2 do metro.

Da torre, também se pode ver a Avenida Reforma, que é ladeada por monumentos icónicos, como o monumento do Anjo da Independência. Se está a planear visitar a Cidade do México durante a época alta, é aconselhável comprar bilhetes para o miradouro da Torre Latinoamericana com antecedência.

Comprar bilhetes para o miradouro da Torre Latinoamericana

Dia 2: Visita ao Estádio Azteza, visita guiada aos canais fluviais de Xochimilco e visita à Basílica de Guadalupe

Estádio Azteca| ©Chelo
Estádio Azteca| ©Chelo

Depois de conhecer o centro histórico da Cidade do México, o segundo dia levá-lo-á a um passeio pelos arredores da cidade, incluindo uma visita a um dos estádios mais importantes do mundo, uma visita guiada à Veneza mexicana e uma paragem na Basílica de Guadalupe.

Visitar o Estádio Azteca

Se é fã de futebol, uma visita ao Estádio Azteca permitir-lhe-á absorver a história e a paixão do jogo. E se não for, ainda assim poderá descobrir este local emblemático, que é muito mais do que um estádio, é um templo desportivo onde se viveram momentos lendários em Campeonatos do Mundo.

A melhor alternativa para o conhecer é optar por uma visita guiada, que lhe dará a conhecer os balneários, a sala de imprensa, as bancadas e o campo de jogos. A melhor maneira de chegar ao Estádio Azteca é através das linhas de autocarro 17A, 17C, 17D, 17E, 17H e do ramal Taxqueña-Valle de San Lorenzo do autocarro de longa distância.

Visitar os canais de Xochimilco

Para tirar o máximo partido da sua viagem pelo sul da Cidade do México, sugiro que visite os canais de Xochimilco. Este passeio fluvial vai mergulhá-lo na cultura e na vida quotidiana do México pré-hispânico.

A bordo das icónicas trajineras, barcos decorados com cores e flores, embarcará num passeio que evoca a história pré-hispânica e colonial da região. Pode optar por ir sozinho ou juntar-se a uma visita guiada. De uma forma ou de outra, poderá atravessar os intrincados canais, rodeado pela exuberante vegetação que caracteriza Xochimilco.

Nestes passeios terá a oportunidade de interagir com os habitantes locais. Seja em casal, com amigos ou em família, esta experiência trajinera permitir-lhe-á explorar um lado tranquilo e pitoresco da Cidade do México que vale a pena descobrir. A partir do Estado Azteca, é possível chegar a Xochimilco no autocarro 24B e no ramal Salto del Agua-Cuemanco do autocarro de longa distância, uma viagem de aproximadamente 25 minutos.

Reservar uma visita guiada a Xochimilco

Visitar a Basílica de Guadalupe

Se quiser sentir o verdadeiro sabor da idiossincrasia mexicana, uma visita à Basílica de Guadalupe é obrigatória. Esta igreja icónica é um epicentro da devoção mariana, pois acredita-se que a Virgem de Guadalupe, considerada a santa padroeira do México, apareceu aqui em 1531.

A arquitetura da Basílica Velha exibe uma combinação de estilos barroco e renascentista e alberga a imagem original da Virgem de Guadalupe. A Nova Basílica é notável pelo seu design moderno e pela sua distinta forma de concha invertida. O santuário deste local também abriga uma rica coleção de arte religiosa.

Se planeia visitar a Cidade do México em dezembro, também pode participar nas festividades do santo padroeiro. A partir de Xochimilco, é possível chegar à basílica com as linhas 1, 2 e 3 do metro e com o autocarro de longa distância Taxqueña-Valle de San Lorenzo, que deve ser combinado com as linhas 2 e 3 do metro para a última etapa.

Reservar bilhetes para visitar a Basílica de Guadalupe

Dia 3: Perca-se nas ruas de Coyoacán, visite o Museu Frida Kahlo e experimente a vida nocturna mexicana no Salão Tenampa na Plaza Garibaldi

Em Coyoacán| ©Fido
Em Coyoacán| ©Fido

O itinerário do terceiro dia levá-lo-á a dois dos principais bairros da Cidade do México: Coyoacán e Garibaldi. Aí poderá visitar atracções típicas da capital, como o Museu Frida Kahlo e o Salão Tenampa.

Perder-se nas ruas de Coyoacán

Perder-se nas pitorescas ruas de Coyoacán é como entrar num mundo encantado cheio de história, cultura e vitalidade. Este bairro boémio convida-o a explorar as suas ruas de pedra e a absorver a arquitetura colonial misturada com a modernidade. A melhor alternativa para chegar ao bairro é apanhar as linhas 1 e 7 do trolley.

A praça principal de Coyoacán é o centro das actividades do bairro. Rodeada por edifícios históricos, esta praça é um espaço onde os habitantes locais e os visitantes se reúnem para desfrutar do ar livre. Nos arredores, é possível participar em alguns dos melhores passeios gastronómicos da Cidade do México.

Em Coyoacán, um dos melhores bairros da Cidade do México, é possível mergulhar na essência da cultura mexicana e descobrir a vida quo tidiana de uma comunidade que se orgulha da sua história e criatividade.

Participe de uma visita guiada a Coyoacán

Visite o Museu Frida Kahlo

Ainda em Coyoacán, não se pode perder uma das principais atracções do bairro, que é o Museu Frida Kahlo. La Casa Azul, como é conhecido este local, vai levá-lo a uma viagem pelos olhos e pela mente de uma das artistas mais icónicas do século XX. Aqui, Frida Kahlo nasceu, viveu e criou grande parte da sua obra.

La Casa Azul é um santuário que revela a vida e o legado de Frida Kahlo através das suas pinturas, objectos pessoais e detalhes do quotidiano. Localizada a cerca de quatro quarteirões da praça principal de Coyoacán, pode explorar os quartos onde Frida viveu e trabalhou.

Considerado um dos melhores museus da Cidade do México, esta exposição é um tributo comovente e um testemunho do seu impacto na arte e na cultura. As exposições em constante mudança e as colecções permanentes permitem aos visitantes mergulhar em diferentes aspectos da sua vida e obra, bem como a influência que teve noutros artistas.

Comprar bilhetes para visitar o Museu Frida Kahlo

Descubra a vida nocturna do México no Salão Tenampa

Para fechar o terceiro dia na Cidade do México, sugiro que descubra a vida nocturna da cidade no icónico Salón Tenampa. Situado em frente à Plaza Garibaldi, este salão é um templo da música tradicional mexicana, para além de oferecer uma das melhores coisas para fazer à noite na Cidade do México.

O ambiente do Salón Tenampa é uma fusão de tradição e modernidade, onde as notas da música mariachi ecoam no ar e os aromas da gastronomia mexicana inebriam os sentidos. Aqui pode desfrutar, ao mesmo tempo, de actuações ao vivo de grupos mariachi de renome e da melhor tequila da capital.

A decoração e a arquitetura do Salón Tenampa evocam a época dourada da música mexicana e os artistas que passaram pelas suas portas ao longo dos anos. As paredes adornadas com fotografias e memorabilia contam histórias de celebridades, artistas e amantes da música que encontraram inspiração e alegria aqui. De Coyoacán chega-se a Tenampa com o autocarro L1 e com o autocarro de longo curso no ramal Taxqueña-Bosques.

Dia 4: Passeio pelo Castelo de Chapultepec, visita ao Museu Nacional de Antropologia e despedida da Cidade do México contemplando a iluminação nocturna do Anjo da Independência.

Em Chapultepec| ©Ari Helminen
Em Chapultepec| ©Ari Helminen

Para o seu último dia na Cidade do México, sugiro um passeio pela parte mais tradicional do México, que inclui o Bosque de Chapultepec e o popular Museu Nacional de Antropologia.

Visita ao Castelo de Chapultepec

Uma visita ao Castelo de Chapultepec permitir-lhe-á mergulhar na história, arquitetura e esplendor do México. Localizado no topo da colina de Chapultepec, este castelo testemunhou séculos de acontecimentos históricos e foi palco de momentos importantes da história do país. Pode chegar-se a ele no autocarro turístico da cidade ou fazer uma paragem durante um dos melhores passeios de bicicleta na Cidade do México.

A arquitetura do castelo é uma amálgama de estilos que reflectem a influência de diferentes períodos históricos. O local também abriga o Museu Nacional de História, que conta a história do México desde os tempos pré-hispânicos até a Revolução.

Participe numa visita guiada ao Castelo de Chapultepec

Visite o Museu Nacional de Antropologia

À margem da floresta de Chapultepec, uma visita ao Museu Nacional de Antropologia permitir-lhe-á mergulhar numa viagem através das culturas e da diversidade do México. Este museu alberga uma grande coleção de exposições de arte pré-hispânica.

Uma das peças mais emblemáticas do museu é o Monólito de Coatlicue, uma escultura que representa a deusa asteca da terra e da fertilidade. Outros tesouros incluem a Pedra do Sol e o Penacho de Moctezuma, uma intrincada criação com penas que simboliza a alta hierarquia asteca. Pode chegar ao museu através de uma caminhada de 20 minutos pela floresta ou de autocarro nas linhas 18B, 18C e 18D e nas linhas de metro 1 e 7, que passam ao longo de Chapultepec.

Comprar bilhetes para o Museu de Antropologia

Diga adeus à Cidade do México com uma vista do Anjo da Independência à noite

Uma das melhores maneiras de dizer adeus à Cidade do México, se é que isso existe, é ver o Anjo da Independência iluminado à noite, numa das melhores actividades nocturnas da Cidade do México. Localizado no Paseo de la Reforma, este monumento icónico ergue-se no meio do tráfego e das luzes da cidade como um símbolo de liberdade e soberania.

Erguido para comemorar o centenário da Independência do México, este monumento é uma homenagem aos heróis e lutadores que ajudaram a forjar a nação. A partir do Museu Nacional de Antropologia, é possível chegar ao monumento através da linha 7 do metro e da linha 18A do autocarro.

A combinação da sua presença com as luzes circundantes cria uma atmosfera poética e solene que convida à contemplação e à reflexão. Despedir-se da Cidade do México com a imagem deste monumento brilhando na noite é uma maneira inesquecível de levar um pedaço da essência e do espírito da capital.

Itinerário da excursão de 4 dias à Cidade do México

  • Dia 1
  • Visita ao Palácio de Belas Artes
  • Visita ao Museu Templo Mayor
  • Participar numa visita guiada ao centro histórico
  • Subir ao miradouro da Torre Latino-americana
  • Dia 2
  • Visita ao Estádio Azteca
  • Passeio pelos canais de Xochimilco
  • Visita à Basílica de Guadalupe
  • Visita ao Santuário da Virgem
  • Dia 3
  • Passeio por Coyoacan
  • Visita ao Museu Frida Kahlo
  • Passeio pela Plaza Garibaldi
  • Jantar no Salón Tenampa
  • Dia 4
  • Visita ao Museu Chapultepec
  • Visita ao Museu de Antropologia
  • Visita ao Anjo da Independência
  • Despedir-se do México... e prometer voltar!