10 coisas para ver e fazer na Cidade do México em setembro

Em setembro, a Cidade do México dá as boas-vindas ao outono, celebra o início do Dia da Independência e continua a temporada de actividades ao ar livre. Aqui estão as actividades a não perder.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer na Cidade do México em setembro

México | ©aadrian_gcov

O mês de setembro marca o fim do verão e o início do outono na Cidade do México, pelo que desfrutará de um clima agradável para explorar a capital mexicana à sua vontade.

Durante a sua visita, terá a oportunidade de assistir ao desfile militar do Dia da Independência, ao Festival do Pulque e do Mezcal e ao evento arquitetónico Mextrópoli. Há também actividades gratuitas oferecidas no Bosque de Chapultepec, entre outras das melhores coisas para fazer na Cidade do México em setembro.

1. Junte-se à celebração do início do Dia da Independência na Cidade do México

Anjo da Independência| ©Christian Hipólito
Anjo da Independência| ©Christian Hipólito

A nação mexicana comemora o início da independência no final da primeira quinzena de setembro. Se a sua visita de pelo menos 5 dias à Cidade do México coincidir com esta data, terá a oportunidade de participar nos eventos preparados para a celebração anual.

A celebração desta data importante para os mexicanos começa com o Grito de Independência. Esta é uma cerimónia que normalmente tem lugar na praça Zócalo.

Aí, encontrará centenas de pessoas reunidas num ambiente muito animado com música ao vivo e fogo de artifício, esperando ansiosamente para ouvir mais uma vez o grito de liberdade. Na manhã seguinte, as actividades continuam com a esperadaparada militar. Verá a marcha de soldados de diferentes divisões do exército nacional, ao ritmo de marchas militares e acompanhada por impressionantes exibições de armas.

Basta ir até à avenida 20 de noviembre, ou ao longo das ruas que rodeiam o Zócalo até ao Campo Marte. Depois, pode continuar adescobrir a capital mexicana. Talvez participar num dos melhores passeios de bicicleta na Cidade do México, provar a gastronomia local ou aprender sobre a história do país através da dança, comprando bilhetes para o espetáculo do Ballet Folklorico de Mexico.

Reservar bilhetes para o espetáculo do Ballet Folklorico de Mexico

2. Aproveite as actividades nocturnas oferecidas pelos museus da cidade na última quarta-feira do mês

Casa Azul em Coyoacán| ©Carl Campbel
Casa Azul em Coyoacán| ©Carl Campbel

Durante a sua estadia em setembro, deve aproveitar a última quarta-feira do mês para visitar qualquer um dos melhores museus da Cidade do México.

Depois do pôr do sol, terá a oportunidade de desfrutar de uma série de actividades nocturnas muito interessantes. Deve chegar ao museudepois das 18:00, que é normalmente a hora de encerramento deste tipo de museu.

Durante esse dia, as portas permanecem abertas até cerca das 22:00 horas, oferecendo workshops, concertos, espectáculos de teatro, projecções de filmes e muito mais. Por exemplo, se comprar bilhetes para omuseu Frida Kahlo na Cidade do México, poderá fazer uma visita guiada dramatizada a todo o interior da famosa Casa Azul. Finalmente, a experiência varia mensalmente e depende do museu visitado, sendo que algumas actividades são gratuitas.

Reservar bilhetes para o Museu Frida Kahlo

3. Prove os tradicionais chiles en nogada e delicie o seu paladar

Chiles| ©Ulises Moreno
Chiles| ©Ulises Moreno

Outra coisa a fazer na sua viagem é experimentar o prato tricolor do país: chiles en nogada. Trata-se de uma preparação tradicional na Cidade do México no verão e no início do outono, pelo que coincide com o mês de setembro.

Além disso, este prato está associado à celebração da independência. Ficará surpreendido com afusão de sabores desta delícia gastronómica. Pode experimentar a receita original, queconsiste em pimentos poblano recheados com carne, especiarias e frutos, banhados em nogada (molho de queijo e nozes).

Existem também outras apresentações sob a forma de tacos, com nogada rosa, etc. Devido à popularidade dos chiles en nogada, não terá qualquer problema em encontrá-los emrestaurantes, bancas de comida de rua e mercados locais como La Merced.

De facto, se fizer um passeio gastronómico pelo centro da Cidade do México, este prato será um dos pratos obrigatórios na sua lista de degustações.

Reservar um passeio gastronómico pela CDMX

4. Satisfaça o seu paladar no Festival Gastronómico Pulque y Mezcal

Feira do Pulque| ©Poleth Rivas
Feira do Pulque| ©Poleth Rivas

A Cidade do México em setembro tem uma grande variedade de festivais anuais, através dos quais se pode descobrir diferentes aspectos da cultura nacional.

Um deles é o Festival Gastronómico de Pulque e Mezcal, onde poderá satisfazer o seu paladar com deliciosos pratos tradicionais e bebidas pré-hispânicas. Este evento tem lugardurante alguns dias, normalmente na primeira semana de setembro. Encontrará cerca de 70 opções diferentes de pulque: figo, ananás, aveia, coco, etc.

Para além do pulque e do mezcal, considerados as bebidas fermentadas tradicionais do México, poderá experimentar algumas delícias gastronómicas.

É o caso dos tacos de pastor negro, burritos, gorditas, chilaquiles e muito mais. Depois de deliciar o seu paladar combebidas e gastronomia mexicanas, pode continuar com a diversão. Talvez possa comprar bilhetes para a Torre Latinoamericana da Cidade do México e ter uma vista panorâmica de 360º do centro histórico e dos arredores, ou participar numa visita guiada nocturna à Cidade do México, entre outras opções.

Informações úteis

  • Data: geralmente durante a primeira semana de setembro.
  • Preço: a taxa média de entrada é de 2 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: das 12:00 às 20:00 horas, aproximadamente.

Reservar uma visita guiada nocturna em CDMX

5. Tenha um tempo diferente no Six Flags Horror Festival.

Six Flags| ©OtroPX
Six Flags| ©OtroPX

Na Cidade do México, não é preciso esperar até outubro para viver uma experiência aterradora.

Em meados de setembro, pode vir ao Six Flags Horror Festival, onde poderá desfrutar de uma série de atracções ao estilo do Halloween. Assim que chegar aoparque temático Six Flags, considerado um dos maiores da América Latina, terá de se manter alerta.

Haverá muitos monstros à espreita nas sombras, mas será possível aceder a atracções aterradoras. É o caso de uma masmorra ou de uma montanha-russa assombrada, entre outros jogos e espectáculos. Além disso, com os bilhetes para o parque temático Six Flags na Cidade do México, também poderá desfrutar de uma área infantil, onde os mais pequenos se divertirão imenso.

Informações úteis

  • Preço: bilhetes a partir de 49 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: das 9:00 às 17:00 aproximadamente.

6. Passeie pela Festa das Plantas e aprecie mais de 400 tipos de plantas

A flor e a borboleta monarca| ©TJ DeGroat
A flor e a borboleta monarca| ©TJ DeGroat

Se se interessa pelo mundo das plantas e está na Cidade do México em meados de setembro, deve saber que a Festa das Plantas se realiza periodicamente. Este bazar tem como objetivo promover a floricultura nacional.

Desfrutará de exposições interessantes e poderá apoiar esta iniciativa com mais de 10 anos de tradição, levando uma planta para casa. O festival realiza-se habitualmente noBazar Fusión, muito perto do Anjo da Independência. Aí, poderá ver mais de 400 tipos de plantas: suculentas, plantas carnívoras, orquídeas, flores, árvores de fruto, entre outras.

Todas elas cultivadas por produtores nacionais de Puebla, Xochimilco e Morelos. Na Plant Fest encontrará tudo o que precisa paracuidar das suas plantas. Por exemplo, fertilizantes, ferramentas de jardinagem, vasos feitos à mão com desenhos originais, etc. Poderá também obter conselhos e recomendações sobre como cuidar das espécies que adquiriu.

Informações úteis

  • Data: Esta festa pode ser apreciada em meados de setembro. O bazar realiza-se habitualmente em fevereiro, maio e mesmo em novembro, pelo que deve estar atento a novas datas.
  • Preço: entrada gratuita.
  • Horário de abertura: das 11:00 às 19:00.

7. Assista ao evento arquitetónico Mextrópoli e descubra uma nova visão da cidade

Arquitetura na Mextrópoli| ©Mariana Toro castro
Arquitetura na Mextrópoli| ©Mariana Toro castro

Se se interessa por arquitetura, então durante a sua viagem de 3 dias à Cidade do México ou mais, deve assistir ao evento arquitetónico Mextrópoli.

Durante os três dias da última semana de setembro, poderá desfrutar de exposições e conferências, que lhe permitirão descobrir uma visão diferente da cidade. Este evento realiza-se desde 2013 na cidade e reúnecerca de 80 mil participantes: estudantes de arquitetura, profissionais, criativos, artistas, turistas, entre outros. Pode ver exposições com grandes instalações e assistir a uma série de workshops.

Tudo isto é gratuito, bastando dirigir-se aos locais da cidade designados como palco deste evento de arquitetura, sendo alguns deles os seguintes:

  • OMuseu de Arte Popular, com obras de arte que manifestam o folclore e a tradição mexicanos.
  • O Centro Cultural España; um espaço encarregado de transmitir arte e cultura.
  • OMuseo Experimental el Eco, com interessantes exposições de arte contemporânea.
  • A Plaza Tolsá, com a estátua equestre do rei Carlos IV, situada nos limites do centro histórico.

Terá também a oportunidade de assistir a algumas conferências magistrais. Estas são normalmente realizadas no Palácio de Belas Artes e, ao contrário das outras actividades, a participação deve ser reservada com antecedência.

8. Divirta-se no Festival Medieval del Asado (Festival Medieval do Assado)

Asado| ©Romina Balcazar
Asado| ©Romina Balcazar

O bom tempo em setembro é ideal para actividades ao ar livre, pelo que poderá incorporar o Festival Medieval del Asado no seu itinerário de pelo menos 4 dias na Cidade do México.

Este é um evento anual que reúne os melhores chefs, grelhadores e cozinheiros nacionais, especialistas na preparação de carnes. Neste festival terás a oportunidade de provardeliciosos cortes de carne. Todos eles preparados diante dos seus olhos.

Também encontrará uma variedade de petiscos mexicanos, como garnachas (tortilhas de milho fritas acompanhadas de carne, molho, queijo...), algumas sanduíches, sobremesas e muito mais. Sem dúvida, este é um destino imperdível se quiser fazer um dosmelhores passeios gastronómicos na Cidade do México e, ao mesmo tempo, desfrutar de um ambiente animado com actividades complementares.

Viverá uma divertida experiência medieval. Basta ir noprimeiro sábado e domingo do mês de setembro ao Bosque de San Juan de Aragón, onde habitualmente se realiza o festival, e poderá ouvir música de gaita de foles, ver danças medievais e espectáculos temáticos. Terá também a oportunidade de participar no concurso de speed eating ou de trajes medievais.

Informações úteis

  • Preço: entrada gratuita.
  • Horário de abertura: das 12:00 às 22:00.

9. Faça uma viagem a San Pedro Atocpan na Cidade do México e aproveite a Feira Nacional da Toupeira

Feira Nacional da Toupeira| ©Santillán
Feira Nacional da Toupeira| ©Santillán

Se durante a sua viagem em setembro quiser explorar os arredores da cidade e, ao mesmo tempo, desfrutar de um evento com mais de 40 anos de tradição, então deve fazer uma viagem a San Pedro Atocpan. Esta cidade fica a cerca de 90 minutos de carro.

Ali se realiza todos os anos a Feira Nacional do Mole, um evento onde se pode conhecer uma parte muito importante dacultura gastronómica nacional. O Mole é um preparado emblemático que acompanha os mexicanos desde a época pré-hispânica.

Poderá provar esta iguaria exótica composta por até quatro tipos de malagueta: chipotle, ancho, pasilla e mulato. Além disso, uma série de especiarias como o cravinho, a cebola, o cacau, a salsa, o alho, a pimenta, as nozes, etc.

Neste festival, considerado uma das melhores actividades na Cidade do México, não só comerá diferentes tipos de mole e apoiará os produtores locais comprando os seus produtos, como também desfrutará de espectáculos culturais e musicais.

Informações úteis

  • Data: a Feira Nacional da Toupeira pode ser visitada a partir da última semana de setembro até meados de outubro.
  • Preço: a entrada custa cerca de 1 euro por pessoa.
  • Horário de abertura: das 10:00 às 23:00.

10. Participe das atividades gratuitas de setembro no Bosque de Chapultepec

Bosque de Chapultepec| ©luuzzy :)
Bosque de Chapultepec| ©luuzzy :)

O Bosque de Chapultepec na Cidade do México tem actividades gratuitas durante todo o ano, e setembro não é exceção.

Durante a sua estadia, dê uma vista de olhos à grande oferta cultural e recreativa que tem lugar neste pulmão natural. Ficará surpreendido com abeleza natural deste lugar com áreas verdes luxuriantes e o enorme lago de água azul, onde pode dar um passeio de barco.

Encontrará também alguns dos principais centros culturais e educativos do México: a Escola Nacional de Dança Folclórica, o Jardim Botânico, o Auditório Nacional, entre outros. Quando chegar e passear por este pulmão natural, encontrará uma série de coisas para ver e fazer nas suas diferentes secções.

Por exemplo, pode ver algumas das exposições nasgalerias de fotografia, participar numa aula de aguarela, assistir a um concerto ou a um espetáculo de teatro, bem como fazer uma visita guiada ao Museu Nacional de História e Antropologia. E, se desejar, terá a oportunidade de desfrutar de um piquenique após o pôr do sol sob o belo céu estrelado da Cidade do México.

Temperaturas na Cidade do México em setembro

Viajando pelo México| ©africankelli africankelli
Viajando pelo México| ©africankelli africankelli

As temperaturas na Cidade do México em setembro variam normalmente entre uma máxima de cerca de 22ºC e uma mínima de cerca de 12ºC. Diariamente, a temperatura varia pelo menos 3ºC.

No entanto, durante este mês, raramente o termómetro ultrapassa os 25ºC ou desce abaixo dos 9ºC. Além disso, em setembro, a cidade mexicana regista uma média de22 dias de chuva, o que corresponde a um total de 420 milímetros. A humidade média é de 72% e os ventos atingem uma média de 7 quilómetros por hora.

Preços na Cidade do México em setembro

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

O mês de setembro marca o início da época baixa no México.

Por conseguinte, os preços do alojamento, dos voos e dos restaurantes são geralmente mais baixos do que na Cidade do México em agosto. Sem dúvida,os preços em setembro são realmente atractivos e pode fazer poupanças significativas no seu orçamento.

Encontrará ofertas de actividades turísticas e poderá mesmo obter entrada gratuita em alguns festivais anuais.