Melhores Coisas para Fazer na Cidade do México
A Cidade do México é um destino vibrante e histórico que oferece muitas atracções turísticas aos visitantes. Aqui estão algumas das melhores coisas para fazer.
Se visitar esta cidade, uma visita ao centro histórico é obrigatória, onde encontrará locais como o Zocalo, a Catedral Metropolitana e o Palácio Nacional. Não muito longe do centro histórico, pode visitar o Barrio de Coyoacán, conhecido pelas suas praças e ruas de paralelepípedos, bem como a casa-museu de Frida Kahlo, La Casa Azul.
Para além disso, a Cidade do México é famosa pelos seus museus, incluindo o Museu Nacional de Antropologia, o Museu de Arte Moderna e o Museu Soumaya. Também deve provar alguns dos deliciosos pratos mexicanos oferecidos nos restaurantes locais, como tacos al pastor, chiles en nogada e antojitos mexicanos (petiscos mexicanos) nas bancas.
1. Ver e fotografar o Zócalo
No México, muitas vilas e cidades foram concebidas segundo o traçado urbano colonial e têm uma praça central, muitas vezes conhecida como Plaza de Armas ou Zócalo, e é exatamente esse o caso do Zócalo da Cidade do México. Para o conhecer, recomendo que se inscreva numa excursão pela Cidade do México, que o levará a ver este e outros pontos importantes da cidade.
O Zócalo da Cidade do México é uma das maiores praças do mundo, com uma área de cerca de 57.000 metros quadrados, que ao longo dos anos tem sido palco de alguns dos eventos mais importantes da história do México. Dentro desta praça encontrará uma variedade de importantes atracções turísticas, incluindo a Catedral do México, o Palácio Nacional e o Templo Mayor, que são edifícios notáveis dentro desta área.
Mas para além de ser considerado um dos monumentos e locais históricos mais importantes da cidade, o Zócalo é também famoso por acolher numerosos eventos culturais e festivais ao longo do ano, incluindo projecções de filmes, concertos e espectáculos de teatro, que se puder assistir a qualquer um deles, poderá experimentar a cultura local e a diversidade mexicana.
Outra coisa que pode fazer perto deste local é desfrutar de uma boa refeição mexicana num dos restaurantes próximos. Entre esses lugares para provar o sabor mexicano está a cafetaria El Mayor, onde se pode ver incríveis vistas panorâmicas da cidade a partir do seu terraço no telhado.
Detalhes interessantes
- Preço: não é preciso pagar nada para visitar este lugar, porque é um espaço público.
- Horário de funcionamento: O Zócalo não tem horário de visita, pelo que pode ir quando quiser e ficar o tempo que quiser.
- Localização: o Zócalo do México está localizado no centro da Cidade do México.
2. Visite o interior da Catedral Metropolitana da Cidade do México
A Catedral Metropolitana do México é um dos monumentos arquitectónicos mais impressionantes da Cidade do México, e está localizada mesmo no Zocalo. O que mais se vai notar quando a visitar é a sua enorme estrutura de estilo barroco. E se fizeres uma visita guiada, terás a oportunidade de aprender sobre a sua história, por isso esta visita é definitivamente uma das melhores coisas para fazer na Cidade do México.
A catedral foi construída sobre o antigo Templo Mayor da civilização asteca e sua construção começou em 1573 e foi concluída em 1813 após 240 anos, o que a torna um edifício especial na cidade. No interior da catedral poderá ver diferentes espaços de grande beleza, entre os quais se destaca a Capela dos Reis com os seus retábulos e pilastras de estilo churrigueresco.
No seu interior, também poderão ver as suas belas abóbadas, estruturas e imponentes cúpulas que a tornam num verdadeiro espetáculo visual. Mas, para além da sua beleza, a catedral guarda alguns segredos no seu interior, como a cripta onde estão guardados os restos mortais de figuras emblemáticas da história do México, incluindo os bispos e arcebispos mais destacados.
Detalhes de interesse
- Preço: para uma visita guiada à Catedral do México, terá de pagar pouco mais de 29 euros por pessoa.
- Horário de abertura: Poderá aceder às instalações entre as 8h45 e as 17h45, todos os dias.
- Localização: a Catedral Metropolitana está localizada no coração do Centro Histórico da Cidade do México, especificamente na Plaza de la Constitución, também conhecida como Zócalo.
3. Fazer um passeio a pé pelas ruas da Cidade do México
Uma das coisas que não pode faltar na cidade, é inscrever-se num passeio pelo centro histórico da Cidade do México, e uma boa forma de o fazer é num dos melhores passeios de bicicleta da CDMX, pois desta forma poderá desfrutar da paisagem e do clima de uma forma mais divertida.
Este tipo de passeios são geralmente guiados, então o seu guia irá levá-lo através dos principais locais de interesse, começando com a Grande Pirâmide de Tenochtitlan, um fascinante templo mexicano que é integrado como uma parte importante da história do povo mexicano. Aprenderá sobre a cultura e a história da região e, logo a seguir, irá visitar a Catedral Metropolitana.
Depois de ver a Catedral, pode explorar o Centro Comercial Central, o edifício dos Correios e a Igreja de Santo Domingo, todos com uma história e arquitetura ricas para admirar. Além disso, poderá apreciar a arquitetura barroca da Casa de los Azulejos, que é um dos edifícios mais emblemáticos da Cidade do México.
O seu guia irá certamente levá-lo a alguns dos mais importantes teatros e centros de arte da cidade, como o Palácio de Belas Artes e o Teatro de la Ciudad. No final do passeio, terá aprendido muito da história e dos monumentos históricos mais importantes da Cidade do México.
Detalhes interessantes
- Preço: terá de pagar cerca de 60 euros por pessoa para desfrutar deste passeio de bicicleta.
- Duração: a experiência levará cerca de 5 horas para ser concluída.
- Local: a excursão começa no ponto definido pelo guia turístico e conhecerá a maioria dos sítios importantes da cidade.
4. Embarque numa excursão a Teotihuacan
A aventura não está apenas na Cidade do México, de facto, uma das coisas que se pode fazer na cidade é inscrever-se numa excursão da Cidade do México a Teotihuacan. Para o fazer, recomendo que organize uma experiência guiada em que sai da cidade a caminho do que também é conhecido como a Cidade dos Deuses.
Chegará a Teotihuacan de manhã cedo para evitar as longas filas e multidões de turistas. Começará a visita explorando a Pirâmide do Sol, o Palácio de Quetzalpapalotl, a Calçada dos Mortos, a Pirâmide da Lua e o Templo de Quetzalcoatl.
Durante a experiência, terá também a oportunidade de visitar uma oficina gerida por uma família local de Teotihuacan, onde poderá provar bebidas tradicionais à base de cactos, como a clássica tequila, mezcal e pulque. Antes de regressar à Cidade do México, terá tempo livre para saborear a deliciosa variedade de pratos mexicanos oferecidos pelas bancas perto do sítio arqueológico.
Detalhes de interesse
- Preço: O preço das excursões varia. Os adultos terão de pagar cerca de 33 euros, enquanto as crianças dos 3 aos 11 anos pagarão cerca de 30 euros, e os menores de 3 anos entram gratuitamente.
- Horário: A atividade tem uma duração de 9 horas e é conduzida por um guia especialista em história e cultura mexicanas.
- Localização: Teotihuacan está situada na região central do México, no Estado do México, a nordeste da Cidade do México.
5. Faça uma excursão nocturna em autocarro aberto
Uma das coisas que tem de experimentar é entrar no autocarro turístico da Cidade do México. Embora a ideia de fazer um passeio no autocarro descapotável à noite na CDMX seja uma atividade ainda mais especial. Durante o passeio poderá ver a cidade de uma perspetiva diferente e poderá sentir a sua vibrante vida nocturna enquanto conhece os lugares mais emblemáticos das suas ruas.
Este passeio terá lugar ao pôr do sol, por isso, enquanto o sol se põe no horizonte, poderá visitar lugares emblemáticos como o Monumento à Independência, um dos símbolos mais reconhecidos do México, que tem cerca de 45 metros de altura. Poderá também ver a fonte Diana Cazadora e o edifício do Palácio de Belas Artes, que combina os estilos art nouveau e art deco.
Poderá também ver outros locais históricos sob a luz nocturna e as luzes de néon da cidade, como o centro histórico e o Paseo de la Reforma, locais onde poderá apreciar os edifícios e monumentos modernos da cidade. Este tipo de passeio dura normalmente pouco mais de uma hora e um quarto e é efectuado em carro privado. Normalmente, o guia turístico oferece-lhe uma boleia de regresso ao seu hotel ou alojamento.
Detalhes de interesse
- Preço: esta experiência custa entre 15 e 20 euros por pessoa.
- Duração: o passeio dura geralmente uma hora e quinze minutos e tem lugar depois do pôr do sol.
- Local: o ponto de encontro deve ser combinado com o guia turístico, embora normalmente seja na paragem de autocarro Capital Zócalo.
6. Ir a um espetáculo de luta livre mexicana
Para uma experiência de luta livre na Cidade do México, terá de ir ao icónico estádio Arena México, que é conhecido como a catedral da luta livre mexicana. Aqui poderá assistir a uma versão especial da luta olímpica, que se caracteriza principalmente por acrobacias espectaculares e saltos ousados para fora do ringue.
Se há uma coisa que se pode notar neste espetáculo, é que se trata de uma mistura única de desporto e espetáculo que é tão popular no México como o futebol. Os lutadores usam máscaras para esconder a sua verdadeira identidade e criam personagens que são muitas vezes idolatradas pelos seus fãs.
O espetáculo de luta livre mexicana ao vivo que verá na Arena México é composto por duas ou três rondas e , enquanto assiste ao espetáculo, terá à sua disposição um guia áudio que lhe dará pormenores sobre todos os aspectos fundamentais do espetáculo, que também dura aproximadamente três horas. Quanto às características técnicas do estádio, deve saber que foi construído em 1956 e é um dos recintos desportivos mais emblemáticos do mundo da luta livre.
Detalhes interessantes
- Preço: terá de pagar cerca de 35 euros por pessoa. As crianças dos 2 aos 11 anos pagam cerca de 25 euros e as crianças com menos de 2 anos têm entrada gratuita.
- Horário: O espetáculo tem uma duração aproximada de 3 a 4 horas e realiza-se normalmente à noite.
- Localização: A Arena México está localizada na Dr. Lavista 189, Doctores de Cuauhtémoc, na Cidade do México.
7. Jantar no restaurante giratório Bellini
Uma boa maneira de começar um bom passeio gastronómico na Cidade do México é desfrutar de uma experiência gastronómica única no restaurante giratório Bellini. Trata-se de um restaurante que funciona nas alturas do 45º andar do World Trade Center. O mais atrativo deste lugar é que se pode desfrutar de vistas panorâmicas de 360 graus enquanto se degustam os sabores da cozinha internacional e mexicana.
Recomendo-lhe que vá ao restaurante Bellini ao anoitecer e se prepare para desfrutar de um requintado jantar de três pratos enquanto aprecia as extraordinárias vistas panorâmicas de 360 graus da Cidade do México iluminada por néon e luzes nocturnas. A melhor parte da experiência é que, à medida que vai provando os pratos, a sala de jantar do restaurante vai rodando progressivamente, o que lhe permite ter vistas da capital de diferentes ângulos.
Detalhes interessantes
- Preço: terá de pagar cerca de 68 euros por pessoa para desfrutar da experiência.
- Duração: pode ficar no restaurante o tempo que quiser. Está aberto até altas horas da noite.
- Localização: situado no 45º andar do World Trade Center, na Cidade do México.
8. Conheça os bairros de Xochimilco e Coyoacán
Se estiveres a viajar para a Cidade do México durante dois dias, recomendo-te definitivamente que te inscrevas numa visita ao bairro histórico de Coyoacán, onde poderás conhecer o legado de Frida Kahlo. Mas também recomendo que desfrute de um passeio memorável numa trajinera em Xochimilco.
Para conhecer muito bem os dois locais, recomendo que faça uma visita guiada que começará muito cedo pela manhã. Do seu hotel ou local de alojamento, irá diretamente à descoberta da Roma, conhecida pelos seus numerosos restaurantes, museus, galerias, parques e lojas. Em seguida, irá para Condesa, onde verá mansões majestosas e ruas arborizadas.
Mais tarde, depois de visitar a Plaza México, irá para Coyoacan, onde poderá visitar a igreja de San Juan Bautista, a fonte dos Coyotes e a Casa-Museu de Frida Kahlo. O seu guia ajudá-lo-á a rever o legado desta mulher que é uma das artistas mais famosas do México. Além disso, esta é uma excelente experiência para conhecer alguns dos melhores bairros da Cidade do México.
Em seguida, irá com o seu guia ao idílico bairro de Xochimilco, onde recomendo que se deixe levar e desfrute de um passeio tranquilo numa trajinera tradicional.
Detalhes interessantes
- Preço: terá de pagar cerca de 55 euros por adulto. As crianças com menos de 3 anos não pagam.
- Duração: a duração total do passeio é de aproximadamente 8 horas.
- Local: partirá da Cidade do México para visitar os bairros de Xochimilco e Coyoacán, situados no sul e no centro-sul da cidade, respetivamente.
9. Subir a Torre Latinoamericana
A Torre Latinoamericana, na Cidade do México, é uma das atracções turísticas mais populares da cidade, por isso é imperdível se estiveres a visitar a CDMX. É o arranha-céus mais alto da capital, por isso podes ver vistas deslumbrantes da cidade a partir do seu miradouro no 44º andar. Entre os lugares emblemáticos de que terá uma vista panorâmica estão a Catedral Metropolitana da Cidade do México e o Palácio de Belas Artes, entre outros edifícios emblemáticos.
Quanto à sua função como edifício profissional no centro da cidade, a Torre Latinoamericana é uma torre de escritórios que alberga várias empresas e organizações. Mas no seu interior também se pode encontrar um museu dedicado à história da torre e da Cidade do México. Além disso, recomendo comprar um bilhete para a Torre Latinoamericana para subir ao restaurante giratório no topo da torre, onde se pode desfrutar de uma boa refeição enquanto se aprecia a vista panorâmica da cidade.
Detalhes interessantes
- Preço: para desfrutar das vistas da torre terá de pagar entre 8 e 11 euros por pessoa, consoante a idade.
- Duração: pode ficar lá dentro o tempo que quiser.
- Localização: a Torre Latinoamericana está situada na esquina das ruas Madero e Lázaro Cárdenas e na esquina da Francisco I. Madero, na Delegação de Cuahutémoc, no Centro Histórico da Cidade do México.
10. Ir ver o Ballet Folklórico de México
Durante a sua estadia na Cidade do México, não pode perder a oportunidade de apreciar o espetáculo do Ballet Folklórico de México de Amalia Hernández. Normalmente, este tipo de evento de dança folclórica mexicana tem lugar depois do pôr do sol, pelo que é uma das melhores coisas para ver e fazer na Cidade do México à noite.
A companhia Ballet Folklorico de Mexico é uma embaixadora das artes folclóricas do México, tendo actuado em mais de 60 países em todo o mundo e feito mais de 100 digressões internacionais. O melhor deste espetáculo é que pode desfrutar de uma noite cheia de cor e alegria enquanto os bailarinos o levam às diferentes regiões do país através dos seus trajes e coreografias.
Detalhes de interesse
- Preço: para desfrutar deste espetáculo terá de pagar cerca de 95 euros por pessoa.
- Duração: o espetáculo artístico dura normalmente cerca de três horas.
- Local: dependendo do mês em que se vai, o ballet terá lugar num local diferente, embora os locais mais populares para desfrutar do ballet sejam o Palácio de Belas Artes e o Teatro de la Ciudad Esperanza Iris.
11. Visitar a Basílica de Guadalupe
Para descobrir a riqueza cultural e religiosa do México, recomendo que se inscreva numa visita guiada à Basílica de Guadalupe, onde poderá admirar os monumentos religiosos mais notáveis, incluindo o Templo Expiatório de Cristo Rei, a Basílica Nova e a Capela Pocito.
Se se inscrever nesta visita guiada, poderá também visitar a Basílica Nova, onde o seu guia lhe explicará tudo o que precisa de saber sobre a Virgem de Guadalupe e o seu significado para os mexicanos e crentes de todo o mundo.
Detalhes interessantes
- Preço: estas experiências guiadas pela cidade e especialmente na Basílica de Guadalupe, podem ser encontradas por cerca de 15 euros por pessoa.
- Duração: O passeio leva aproximadamente 1,5 a 2 horas para ser concluído.
- Localização: a Basílica de Guadalupe está localizada na delegação Gustavo A. Madero da Cidade do México, especificamente nas proximidades do Cerro del Tepeyac.