Os 10 melhores museus da Cidade do México

Com uma grande variedade de ofertas culturais, a Cidade do México é uma das cidades com mais museus do mundo. Aqui estão algumas das melhores opções para a sua visita.
Os 10 melhores museus da Cidade do México

Outras atividades populares em Mexico City

Mais sobre: Os 10 melhores museus da Cidade do México

Não é preciso esperar o Dia Internacional dos Museus para visitar museus na Cidade do México. Dentro da cidade pode encontrar diferentes opções para mergulhar na cultura mexicana.

Visitar locais culturais e históricos é uma das melhores coisas para ver e fazer na Cidade do México, por isso convido-o a visitar locais como o Museu Archivo de la Fotografía, o Museo Universitario de Arte Contemporáneo e o Museo Jumex. Outra opção para aprender sobre história é o Museu Nacional de Antropologia, que abriga uma das mais importantes colecções de arte pré-hispânica do mundo, mas é também um dos museus mais visitados do país.

1. Museu Arquivo da Fotografia

Museu Arquivo da Fotografia| ©Alejandra Méndez
Museu Arquivo da Fotografia| ©Alejandra Méndez

Desde 2005, o espaço que atualmente é conhecido como Casa de la Memoria Metropolitana, foi inaugurado como o Museo Archivo de la Fotografía na Cidade do México, que é sem dúvida um dos melhores museus da cidade.

Mas para além do seu nome, a importância deste museu reside no facto de se dedicar à preservação da memória fotográfica da cidade ao longo do século XX. No interior do museu poderá apreciar momentos cruciais da história da cidade, desde as melhorias nas suas infra-estruturas até às tradições e costumes típicos dos seus habitantes.

O museu dispõe de diferentes salas de exposição, onde se destaca a sua coleção de fotografias dos rostos mascarados em Mixquic, comemorando o Dia dos Mortos, bem como as impressionantes fotografias da representação da Paixão de Cristo em Iztapalapa. Também é possível ver diferentes exposições temporárias e de fotojornalismo, que podem variar consoante a época do ano.

Detalhes de interesse

  • Preço: A entrada é gratuita, pelo que não tem de pagar nada para o visitar.
  • Horário: De terça a domingo entre as 10:00 e as 18:00.
  • Localização: Está localizado na República de Guatemala, número 34, Centro.

Visite os melhores museus da Cidade do México

2. Museu da Cidade do México

Dentro do Museu| ©Oscar Villanueva
Dentro do Museu| ©Oscar Villanueva

No Museu da Cidade do México, localizado num edifício barroco do século XVIII que foi o Palácio dos Condes de Santiago de Calimaya, pode admirar varandas com grades de ferro forjado, arcos semicirculares, leões, gárgulas e uma fonte em forma de concha com uma sereia a tocar guitarra. Neste museu encontrará informação sobre a história, a arte e os temas relacionados com a capital do México.

Se fizer um passeio pela Cidade do México, esta é uma paragem que não pode perder, já que ao entrar no pátio principal poderá apreciar camiões de 1923, táxis do século XVII e uma carruagem do século XVIII que complementam o tema do museu. Encontrará também um atelier dedicado ao artista impressionista Joaquín Clausell, que ali trabalhava e utilizava as paredes do seu quarto como telas, misturando tinta no local e criando peças a partir dessas manchas.

Pormenores de interesse

  • Preço: Terá de pagar pouco mais de 2 euros por pessoa para desfrutar deste museu no seu interior.
  • Horário de abertura: Tem a oportunidade de entrar no museu de terça-feira a domingo entre as 10:00 e as 18:00.
  • Localização: A sua localização exacta é Pino Suárez número 30, no centro da Cidade do México.

Inscrever-se para um tour pela Cidade do México

3. Museu de Arte Popular

Exposição de Arte| ©JULIO NERY
Exposição de Arte| ©JULIO NERY

No interior do inteligente edifício do MAP pode ver-se a coleção mais representativa do folclore mexicano. Anteriormente, o espaço foi sede da Inspeção Geral da Polícia e do Quartel do Corpo de Bombeiros da cidade, mas atualmente alberga material excecional da arte popular mexicana a temperatura e humidade controladas. No seu interior encontrará quatro salas permanentes onde poderá apreciar o seu conteúdo.

A Cidade do México assegurou que o MAP é um local moderno e interativo com a capacidade de cativar pessoas de todas as idades. Encontrará muitos ecrãs e computadores com conteúdos interactivos, mas também poderá fazer visitas guiadas com caraterização. Sem dúvida, este é um dos lugares que tem de incluir se vai inscrever-se para um passeio de bicicleta na Cidade do México.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada no museu custa aproximadamente 2 euros por pessoa.
  • Horário: Pode visitar este lugar de terça a domingo entre as 10:00 e as 18:00.
  • Localização: O museu está localizado em Revillagigedo número 11, no Centro Histórico da Cidade do México.

Inscreva-se para um passeio de bicicleta pela Cidade do México

4. Museu de Arte Contemporânea Ex Teresa

Interior do Museu Ex Teresa Arte Atual| ©Veêmente
Interior do Museu Ex Teresa Arte Atual| ©Veêmente

No coração do que foi outrora o convento de Santa Teresa La Antigua, encontra-se hoje o Ex Teresa, um laboratório de arte contemporânea. Este espaço acolhe principalmente exposições temporárias de performance e instalações audiovisuais. Poderá desfrutar de uma experiência única no interior da capela e do foyer neoclássico, que foram adaptados para serem as principais salas de exposição do museu com uma cúpula com vitrais religiosos.

Embora o local seja enigmático e misterioso devido ao seu rico passado e design, a qualidade das exposições apresentadas é muito elevada, pelo que irá adorar visitá-lo. Nas suas exposições experimentais, encontrará peças únicas, como um frasco vazio "cheio" de "ar da fronteira" ou uma parede pregada com rolhas de cerveja.

Em geral, é uma daquelas experiências que deve incluir no seu passeio pela cidade, graças ao facto de ser uma das melhores coisas para ver e fazer na Cidade do México, graças à alta qualidade das suas exposições e à proposta interessante em cada uma das exposições.

Detalhes interessantes

  • Preço: Não é necessário pagar nada para entrar no museu, pois a entrada é gratuita.
  • Horário: Pode visitar este lugar de segunda a domingo entre as 10:00 e as 18:00.
  • Localização: O museu está localizado na Avenida Lic. Verdad, número 8, no Centro Histórico da Cidade do México.

Inscreva-se para uma das melhores coisas para fazer na Cidade do México

5. Museu do Antigo Colégio de Santo Ildefonso

Museu do Antigo Colégio de Santo Ildefonso| ©Tan
Museu do Antigo Colégio de Santo Ildefonso| ©Tan

Desde 1992, o Real y Más Antiguo Colegio de San Ildefonso é um espaço cultural que também acolheu algumas das exposições temporárias mais memoráveis que a cidade já viu. No interior do espaço poderá ver uma grande variedade de exposições que incluem arte colonial, moderna e contemporânea. Para além disso, no seu interior encontrará murais de artistas de renome como Jean Charlot, David Alfaro Siqueiros, José Clemente Orozco e o primeiro mural de Diego Rivera, "A Criação".

Antes de o visitar, deve também saber que, recentemente, o local acolheu exposições como as esculturas hiper-realistas gigantes de Ron Mueck ou as pinturas de Marilyn Manson, peças de grande importância artística. Mas a atividade do museu é tão extensa que no seu interior também se pode desfrutar de workshops e conferências que complementam as exposições, e algumas actividades que se realizam durante a noite, pelo que certamente se destaca como um dos melhores lugares para visitar na Cidade do México à noite.

Detalhes interessantes

  • Preço: Terá de pagar cerca de 2,50 euros por pessoa para entrar no museu.
  • Horário: O museu está aberto às terças-feiras das 10:00 às 19:30, também de quarta a domingo entre 10:00 e 17:30.
  • Localização: O museu está localizado em Justo Sierra 16, no Centro.

6. Museu de Estanquillo

Museu de Estanquillo| ©Luis C
Museu de Estanquillo| ©Luis C

Dentro do Museo del Estanquillo, terá a oportunidade de conhecer a obra de Carlos Monsiváis, que foi um escritor contemporâneo e cronista da Cidade do México. Para além disso, saberá como a sua paixão pela cultura popular se espalhou através da arte e dos cantos da cidade.

Nas três salas do museu poderá reconhecer mais de 20 mil peças que homenageiam Carlos Monsiváis e o seu amor pelo cinema e pela leitura através de fotografias, pinturas, cartazes, textos, gravuras e até miniaturas. Uma das coisas mais interessantes que pode ver no museu são as exposições temáticas que, de certa forma, o aproximam dos momentos mais significativos da vida do escritor.

Também vai gostar de subir ao terraço do museu, de onde pode ter uma vista panorâmica do Centro Histórico, mas também pode desfrutar deste espaço e das diferentes actividades gratuitas que aí são apresentadas. Na sala de leitura encontra-se uma das peças mais significativas do museu, a "gaturna", uma urna em forma de gato onde se guardam as cinzas do escritor.

Detalhes interessantes

  • Preço: A entrada no museu é gratuita, o que significa que não precisa de pagar nada para o visitar.
  • Horário de abertura: Pode visitar este museu de quarta a segunda-feira entre as 10:00 e as 17:40.
  • Localização: O museu está situado na rua Isabel la Católica, número 26, no centro da Cidade do México.

7. Museu da Mulher

Visita ao Museu da Mulher| ©Milton Martínez
Visita ao Museu da Mulher| ©Milton Martínez

O Museu da Mulher foi apresentado há 15 anos à ONU, graças ao projeto da Federação Mexicana de Mulheres Universitárias e, desde então, tem vindo a oferecer exposições temporárias que mudam a cada três meses e mostram as conquistas das mulheres ao longo da história.

Poderá também ver, no interior do museu, diferentes salas permanentes onde são explorados os temas da igualdade entre homens e mulheres, a dupla cosmovisão presente no México antigo, a liberdade e a educação. Além disso, para dar dinamismo às exposições, o museu muda continuamente as personagens que as protagonizam e utiliza vídeos para contar histórias de mulheres que foram transcendentais na história do México.

Além disso, verá que o centro funciona como um local de apresentação de livros, conferências, workshops, concertos e projecções de filmes. O edifício do Museo de la Mujer é um espaço com muita história, uma vez que se trata de um local que foi anteriormente a sede da imprensa.

Detalhes de interesse

  • Preço: Terá de pagar pouco mais de 1,5 euros para entrar no museu.
  • Horário de abertura: Pode entrar de terça-feira a domingo entre as 10:00 e as 18:00.
  • Localização: Este museu encontra-se na Rua República de Bolívia, 17, no centro da Cidade do México.

8. Museu Interativo de Economia

Museu Interativo de Economia| ©Alejandro
Museu Interativo de Economia| ©Alejandro

Se está interessado em aprender e compreender a economia e as finanças de uma forma mais agradável e divertida, uma visita ao Museo Interativo de Economía é obrigatória. O edifício é um antigo convento que foi comprado pelo Banco do México durante os anos 90 e foi não só restaurado, mas também adaptado para se tornar um dos museus interactivos mais reconhecidos internacionalmente.

Neste espaço, pode aprender sobre economia, finanças e desenvolvimento sustentável como em nenhum outro lugar. Encontrará também no seu interior uma sala dedicada ao equilíbrio necessário entre a atividade económica e o cuidado com o ambiente. O que torna este museu único é a sua aposta na tecnologia como ferramenta de interação. Aqui não encontrará informação esmagadora e inacessível, mas sim uma experiência enriquecedora e dinâmica.

Detalhes interessantes

  • Preço: Terá de pagar cerca de 5 euros por pessoa, enquanto as crianças com menos de 3 anos de idade entram gratuitamente.
  • Horário: Poderá visitar este local de sexta-feira a domingo entre as 11:00 e as 17:00.
  • Localização: O museu está localizado no Antiguo Convento de Betlemitas, na Avenida Tacuba número 17, em pleno Centro Histórico da Cidade do México.

9. Museu Nacional de Arte

Dentro do Museu Nacional de Arte| ©Maricarmen Islas
Dentro do Museu Nacional de Arte| ©Maricarmen Islas

O Museu Nacional de Arte é um dos museus mais importantes e emblemáticos do país, e no seu interior encontrará uma grande variedade de arte contemporânea da Cidade do México. Para começar, em frente ao museu encontra-se uma das estátuas mais emblemáticas da cidade, a estátua equestre de Carlos IV de Espanha, mais conhecida como "El Caballito".

Atrás desta majestosa estátua encontra-se o antigo Palácio da Secretaria das Comunicações e Obras Públicas. Ao entrar no museu, encontrará esculturas impressionantes feitas em mármore, de óbvia influência francesa, uma vez que têm nomes como "Malgré Tout" de Jesús Fructuoso Contreras, ou "Après l'orgie" de Fidencio Lucano Nava.

Sem dúvida que este lugar é um verdadeiro tesouro da história e cultura da cidade, e é um daqueles lugares que deve visitar se ficar na Cidade do México durante 2 dias ou mais, porque vale a pena uma visita para saber mais sobre a sua fascinante história e admirar a sua beleza arquitetónica.

Detalhes interessantes

  • Preço: Terá de pagar cerca de 4 euros por pessoa para entrar neste museu.
  • Horário de abertura: O horário de abertura deste museu é das 10:00 às 17:30 e de terça a domingo.
  • Localização: Este museu está localizado na rua Tacuba número 8, no centro da Cidade do México.

10. Museu Infantil Papalote

Museu Infantil Papalote| ©Thom Mckenzie
Museu Infantil Papalote| ©Thom Mckenzie

O Museu Infantil Pap alote é um lugar incrível para viver uma experiência multimédia sem igual com todas as suas exposições. Durante esta aventura irá descobrir a complexidade da vida e a interligação do ser humano com o mundo que o rodeia. Poderá ver diferentes módulos, sendo o primeiro dedicado ao corpo humano, onde poderá explorar a anatomia humana e como esta funciona mecanicamente para se manter saudável.

De seguida, encontrará a área denominada "Living Mexico", onde poderá apreciar a biodiversidade de todo o país e aprender sobre a importância dos seus sistemas ecológicos. Encontrará também outras secções como "A minha casa e a minha família", onde descobrirá um pouco mais sobre as redes e como estas se ligam para criar sociedades fortes e unidas.

Este museu é especialmente dedicado às crianças, que podem também descobrir uma área dedicada ao "Laboratório de Ideias", onde podem melhorar a sua criatividade e capacidade de resolução de problemas através da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Neste espaço, as crianças são livres de desenhar, fazer e inventar com uma variedade de materiais e ferramentas num ambiente que incentiva o trabalho em equipa.

Detalhes de interesse

  • Preço: Para entrar no museu, terá de pagar cerca de 10 euros por pessoa, enquanto que para entrar nas áreas do mega ecrã e da cúpula digital terá de pagar pouco mais de 5 euros.
  • Horário de abertura: Pode desfrutar deste atraente museu às terças, quartas e sextas-feiras entre as 9:00 e as 18:00. Às quintas-feiras, das 9:00 às 11:00, e aos sábados e domingos, das 10:00 às 19:00.
  • Localização: O museu está situado na rua Constituyentes, número 268, em Daniel Garza, Cidade do México.

Avaliações de outros viajantes

4.7
· 30 Avaliações
  • J
    J.
    5
    (0 Avaliações)
    Todos os artigos dentro da casa são espantosos...note que há uma pequena taxa para tirar fotografias, mas vale totalmente a pena.
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    Visita muito agradável dentro do museu da casa. Foi interessante e emocionante conhecer mais de perto a história de Frida.
  • U
    U.
    5
    (0 Avaliações)
    É importante notar que, se não tiver bilhetes com antecedência, não pode entrar! Felizmente, comprámo-los aqui porque quando chegámos, havia várias pessoas sem bilhetes.
  • F
    F.
    5
    (0 Avaliações)
    Frida Kahlo é uma artista clássica da cultura mexicana e porque não visitar a sua bela casa. É facilmente identificável a partir da rua.
  • D
    D.
    5
    (0 Avaliações)
    Cada detalhe dentro da casa é muito cativante. Praticamente todos os seus artigos são aí preservados.