10 coisas para ver e fazer na Cidade do México no inverno
A Cidade do México durante os meses de inverno tem muitas actividades sazonais para si e algumas delas são gratuitas. Aqui estão as minhas preferidas para que as possas desfrutar ao máximo.
De meados de dezembro até aproximadamente ao início de março, é considerada a época de inverno na Cidade do México. Este período do ano oferece uma grande variedade de actividades tradicionais, culturais e de lazer para todos os gostos. Poderá descobrir pouco a pouco tudo o que esta cidade tem para oferecer.
Entre as melhores coisas para fazer na Cidade do México no inverno estão as pistas de patinagem no gelo, passeios noturnos pelo centro histórico da cidade ou uma visita ao icónico Mercado La Merced. Pode também aquecer-se no Museu da Tequila e do Mezcal, celebrar a passagem de ano nos clubes noturnos locais, entre outras actividades.
1. Coma uma rosca de reyes e termine as festividades de Natal
Se estiver na Cidade do México em janeiro, especificamente durante os primeiros dias deste mês, então terá a oportunidade de comer uma deliciosa rosca de re yes. Desta forma, despedir-se-á das férias de Natal como um local.
A tradição da rosca de Reyes realiza-se habitualmente todos os dias 6 de janeiro. Consiste em partilhar esta sobremesa simbólica com a família ou amigos. Terá de a cortar com uma faca, tirar um pedaço e ter muito cuidado ao comê-la, pois nela pode estar escondido um menino Jesus de plástico. Diz-se que, se tiveres a sorte de encontrar o bonequinho, serás o seu padrinho e deverás abençoá-lo no dia da Candelária (2 de fevereiro).
Alguns dos locais onde se podem provar diferentes versões da rosca de reyes e até incluí-los entre os destinos de um passeio gastronómico pelo centro da Cidade do México são os seguintes
- El Café Ruta de la Seda, localizado no bairro de Santa Catarina. Ali, as roscas são perfumadas com rum, decoradas com figos e algumas recheadas com creme de chocolate.
- A pastelaria Cardín, neste local a preparação rompe com o convencional, a massa é de maçapão de amêndoa, enquanto o recheio é de creme de pasteleiro e uma dupla cobertura (açúcar e crosta de chocolate).
- O restaurante Sanopecado oferece roscas muito saudáveis, preparadas com farinha integral e açúcar de coco. O recheio é preparado com leite artesanal e a cobertura incorpora nozes, kiwi, chocolate amargo, etc.
2. Dar um passeio noturno para ver as luzes de Natal nas ruas da Cidade do México
Qualquer altura é a melhor altura para ir à Cidade do México. No entanto, se a sua viagem coincidir com o início do inverno (meados de dezembro), poderá descobrir uma perspetiva diferente da capital mexicana, graças às luzes de Natal.
Depois do pôr do sol, pode dar um passeio pelo centro histórico para ver as belas decorações de Natal e as centenas de luzes coloridas que decoram as fachadas dos edifícios antigos desta zona animada. Sem dúvida, uma série de cenários ideais para tirar muitas fotografias.
Esta é uma atividade que pode fazer sozinho, mas se desejar, tem a opção de se juntar a uma visita guiada nocturna à Cidade do México. Em ambos os casos, poderás visitar os seguintes destinos e muito mais:
- A Catedral Metropolitana, representante da arquitetura hispano-americana.
- OPalácio dos Correios, construído no século XX.
- A Casa de los Azulejos, um dos edifícios mais antigos, cuja história remonta ao século XVIII.
- O Zócalo, onde se encontra uma pequena aldeia de Natal com o Pai Natal, árvores de Natal, jogos mecânicos, bancas de comida e espectáculos ao vivo.
3. Provar os pratos da época no mercado Merced
Uma das coisas imperdíveis para fazer na Cidade do México no inverno é, sem dúvida, visitar o mercado Merced e experimentar a gastronomia local. Encontrará muitos pratos sazonais que não só farão as delícias do seu paladar, como também o ajudarão a manter o seu corpo quente.
No seu passeio pelo mercado Merced encontrará uma vasta gama de ofertas gastronómicas, recomendadas para os meses de inverno:
- Sopas quentes. É o caso do caldo tlalpeño, do caldo de jitomate con nopales (sopa de tomate com nopales), do caldo de chile pasilla (sopa de malagueta), etc.
- Guisados com muito tempero para combater o frio. Por exemplo, feijão com almôndegas, chiles rellenos, tinga de frango picante, mole poblano, entre outros.
- Bebidas quentes, como o tradicional atole e o chocolate com marshmallows.
Este mercado é um dos maiores e mais movimentados, sendo considerado um destino obrigatório para quem realiza um dos melhores passeios gastronómicos na Cidade do México. Além disso, se decidir expandir a sua experiência gastronómica e participar numa aula de culinária mexicana, irá certamente dar um passeio pelo mercado para comprar alguns ingredientes.
4. Aqueça-se com degustações no Museu da Tequila e do Mezcal na Cidade do México
As temperaturas frias do inverno na Cidade do México são a desculpa perfeita para se aquecer com a degustação de algumas bebidas alcoólicas tradicionais. Para isso, pode visitar o Museu da Tequila e do Mezcal, onde conhecerá a história deste par de bebidas feitas a partir do agave.
Neste recinto cultural, encontrará uma série de exposições compostas por fotografias, uma coleção de mais de 300 garrafas de tequila e mezcal, entre outros objectos. Além disso, terá a oportunidade de participar numa degustação guiada, onde poderá provar a tequila blanco, reposado ou cristalino e o mezcal tobala ou cupreata.
De igual modo, se desejar comprar uma garrafa de tequila e mezcal ou uma recordação da sua visita, poderá fazê-lo na loja do museu. E, se preferir relaxar um pouco, na área do restaurante encontrará um menu variado capaz de satisfazer os paladares mais exigentes.
Depois, pode continuar com o itinerário planeado para a sua viagem de 1 ou 2 dias na Cidade do México, ou até mais. Talvez seja possível comprar bilhetes para o miradouro da Torre Latinoamericana e ter uma vista aérea da cidade.
5. Deixar um cadeado de amor no Museo del Objeto del Objeto para o Dia dos Namorados
É possível que a sua visita de pelo menos 1 a 5 dias na Cidade do México coincida com o Dia dos Namorados. Se assim for, pode dirigir-se ao Museo del Objeto del Objeto (MODO) e deixar um tradicional cadeado do amor.
Ao chegar ao MODO, a primeira coisa que verá é uma série de cadeados de fitas coloridas pendurados na área de cultivo. Todos eles foram deixados por habitantes locais e turistas ao longo dos anos como um símbolo de amor ou amizade. Pode colocar o seu ou simplesmente tirar algumas fotografias deste local pitoresco.
Esta é certamente uma atividade muito original que pode incorporar no seu itinerário. Pode também aproveitar para explorar o MODO, considerado um dos melhores museus da Cidade do México. Lá, encontrará as habituais exposições permanentes quecontam diferentes histórias através de objectos e uma exposição temporária dedicada ao amor e à amizade.
No final desta experiência, pode complementar o seu Dia dos Namorados com um jantar romântico, que costuma ter lugar todos os anos na Casa Azul de Frida e Diego. Para tal, é necessário adquirir bilhetes para o Museu Frida Kahlo, na Cidade do México.
6. Assistir a mais uma edição da Semana de Arte Contemporânea na Cidade do México
Assistir à Semana de Arte é outra coisa a incorporar no seu itinerário de 7 dias na Cidade do México ou mais durante o mês de fevereiro. Terá a oportunidade de admirar o trabalho de artistas emergentes, tanto nacionais como internacionais, numa das maiores feiras de arte do país.
Durante cerca de uma semana, poderá visitar os vários espaços culturais instalados na cidade. Alguns deles nos bairros Juárez, Roma, Condesa, Polanco, San Miguel Chapultepec, entre outros. Todos eles com exposições temporárias de arte surpreendente (pinturas, instalações, fotografias, esculturas, etc.).
Nesta feira terá um encontro direto com a arte contemporânea, interagirá com curadores, artistas e académicos, que lhe contarão a história de cada uma das obras. E, depois desta experiência, pode juntar-se a um passeio de bicicleta de arte de rua pela Cidade do México para aprender mais sobre a cena artística local.
7. Faça parte da celebração do carnaval na Cidade do México
Se a sua visita à Cidade do México em fevereiro coincidir com a segunda semana de fevereiro (nove dias antes da Quarta-feira de Cinzas), poderá fazer parte da colorida celebração do Carnaval. Poderá desfrutar de desfiles, gastronomia e um ambiente muito animado nas diferentes ruas da cidade.
Pode dirigir-se ao monumento Angel de la Independencia, na famosa avenida Paseo de la Reforma, pois este é normalmente o ponto de partida do desfile de carnaval. O desfile percorre várias ruas da cidade e termina aproximadamente na avenida Insurgentes.
Ao longo deste percurso, verá desfiles de carnaval ao ritmo da música, bandas locais e carros alegóricos fantásticos com temas diferentes que o deixarão de boca aberta. Também verá pessoas com trajes típicos mexicanos, disfarces originais, máscaras fantásticas, etc. Na verdade, pode vestir um fato e juntar-se a este pitoresco passeio.
Terá também a opção de fazer um passeio no autocarro turístico da Cidade do México para desfrutar da atmosfera de celebração de uma perspetiva diferente. Depois, pode descer na Plaza de la Constitución (El Zócalo) ou na rua pedonal Madero. Aí, encontrará bancas de comida tradicional, cerveja artesanal e cocktails, artistas de rua, danças folclóricas, música ao vivo e muito mais.
8. Dê as boas-vindas ao Ano Novo Lunar em Chinatown
Se és um amante da cultura oriental, durante a tua visita à Cidade do México em fevereiro (entre o início e o meio do mês) tens um encontro imperdível em Chinatown. Poderá dar as boas-vindas ao Ano Novo Lunar e conhecer de perto as tradições desta cultura milenar.
Visitar a Chinatown não será uma tarefa difícil, uma vez que está localizada no centro histórico da cidade, muito perto do Palácio de Belas Artes. Podes ir lá a qualquer hora do dia e desfrutar de tudo o que um dos melhores bairros da Cidade do México tem para oferecer.
Algumas das coisas que podes fazer em Chinatown durante o Ano Novo são as seguintes:
- Dar um passeio pelos restaurantes para comer alguns dos pratos tradicionais que trazem boa sorte nesta altura do ano. Por exemplo, dumplings, bolinhos de arroz, rolinhos primavera e peixe.
- Apreciar osespectáculos de artes marciais, as danças, os rituais e a música tradicional chinesa.
- Deixe-se surpreender pelo desfile do dragão e do leão chineses, que anualmente desfilam pelas ruas para afugentar os espíritos e permitir a chegada de mais um ano.
- Assista ao fogo de artifício, que ilumina o céu com o seu espetáculo colorido.
9. Divertir-se nas diferentes pistas de patinagem no gelo da Cidade do México
Visitar algumas das pistas de patinagem no gelo da Cidade do México é uma das melhores actividades na Cidade do México durante os meses de inverno. Passarás um momento diferente e divertido num ambiente animado.
Na cidade encontrarás muitas opções para patinar, que poderás visitar por conta própria. Por exemplo, algumas delas são as seguintes:
- Ice Station México, no centro comercial Forum Buenavista, com uma grande pista com capacidade para cerca de 600 pessoas.
- Pista de Gelo Santa Fé, considerada uma das maiores da América Latina, com capacidade para até 1.500 pessoas.
- Pistas de gelo disponibilizadas pela prefeitura da cidade, geralmente instaladas de janeiro a dezembro no Parque El Rotario, Plaza Reina de los Ángeles, Jardín Pushkin, etc.
10. Festejar a passagem de ano na Cidade do México
Talvez queira passar o último dia de dezembro na Cidade do México e celebrar a passagem de ano como um local. Se é esse o seu plano, então deve saber que a capital mexicana está repleta de música, eventos e discotecas, onde pode dar as boas-vindas ao novo ano.
Pode ir ao monumento Angel de la Independencia no Paseo de la Reforma, ao exterior da Catedral Metropolitana ou à Plaza de la Constitución. Nestes locais, viverá um verdadeiro ambiente de festa: bandas de música ao vivo, fogo de artifício, barracas de comida e bebidas alcoólicas e não alcoólicas, entre outros.
Também tem a opção de ir a uma das discotecas da cidade. É o caso da Mama Rumba, Foro Indie Rocks, Olimpo Roof Top Nápoles, entre outras. Em qualquer uma delas, é possível dançar e beber até o amanhecer.
Temperaturas na Cidade do México no inverno
O inverno, que vai do final de dezembro ao início de março, costuma ser bastante frio na Cidade do México, especialmente à noite. Durante esta estação, as temperaturas variam entre uma máxima de 24ºC e uma mínima de 6ºC. Raramente o termómetro desce abaixo dos 3ºC ou ultrapassa os 28ºC.
Quanto à precipitação, os Invernos mexicanos caracterizam-se por um tempo seco, com cerca de dois a quatro dias de chuva por mês. Isto difere da Cidade do México no verão, que é a estação das chuvas.
O que levar na mala quando visitar a Cidade do México no inverno?
A estação do inverno na Cidade do México é fria, especialmente depois do pôr do sol e nas primeiras horas da manhã. Por isso, é importante levar roupa quente, mas não volumosa, uma vez que não vai encontrar temperaturas abaixo dos 0ºC.
Basicamente, vai precisar de roupa casual e até desportiva, dependendo do seu estilo e dos locais que pretende visitar. Por exemplo, vestidos compridos, um casaco de noite, calças compridas, t-shirts, camisolas leves e sapatos confortáveis para caminhar. Leve também um guarda-chuva, pois a sua visita pode coincidir com dias de chuva.