10 coisas para ver e fazer na Cidade do México em dezembro

dezembro na Cidade do México é um mês em que as tradições e celebrações trazem um novo espírito à cidade, anunciando o ano que está prestes a começar. Descubra tudo o que a cidade tem para oferecer durante este mês.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer na Cidade do México em dezembro

Natal no México | Sam Beebe

Se tiver a sorte de visitar esta cidade em dezembro, descobrirá que há muitas coisas para ver e fazer na Cidade do México para se despedir do ano e começar o próximo com um espírito renovado.

Desde as tradicionais celebrações de Natal e Ano Novo, que no México têm uma cor particular; até às festividades ligadas às suas tradições mais enraizadas, como o Dia da Virgem de Guadalupe, que atrai visitantes de todo o mundo. Aqui encontrará muitas opções interessantes para explorar durante a sua estadia na Cidade do México este mês, para que possa desfrutar ao máximo.

1. Celebrar o dia da Virgem de Guadalupe, a padroeira do México

Peregrinos para a celebração| ©pepoexpress
Peregrinos para a celebração| ©pepoexpress

Todos os anos, a 12 de dezembro, o México celebra o Dia da Virgem de Guadalupe, uma festa de grande importância para o povo mexicano, que também atrai muitos visitantes ao país. É uma oportunidade única para conhecer uma das tradições mais importantes do México, uma vez que a Virgem é considerada um símbolo nacional.

Durante esta gigantesca celebração, cerca de 3000 peregrinações, constituídas por cerca de 7 milhões de pessoas, chegam à Praça Mariana na CDMX, que foi inaugurada especialmente para as receber. É aí que se situa a Basílica da Virgem de Guadalupe e onde se encontra o santuário da venerada virgem parda.

Nestas peregrinações coloridas, verá matlachines dançantes, que dançam vestidos com trajes tradicionais decorados com penas e chocalhos. Pode participar em qualquer uma destas peregrinações, que o levarão ao Átrio das Américas, no recinto da Basílica, onde poderá ouvir as mañanitas dedicadas à Virgem , cantadas por milhões de pessoas.

Também pode participar nas celebrações que começam na noite anterior, quando as igrejas fazem uma serenata à Virgem. No dia 12 de dezembro, costuma haver uma missa matinal com mariachis, representações teatrais das aparições da Virgem, o rito da Bênção das Rosas e muito mais. Se quiser conhecer melhor esta igreja, pode juntar-se a uma visita guiada à Basílica de Guadalupe, Tlatelolco e Teotihuacan, que também inclui uma visita a estes locais imperdíveis.

Mais informações sobre a visita guiada

  • Localização: Fray Juan de Zumárraga No. 2, Villa Gustavo A. Madero, Gustavo A. Madero, Cidade do México.
  • Dias e horas: da meia-noite de 11 de dezembro às 20 horas do dia seguinte.

Conhecer Teotihuacan, a Basílica de Guadalupe e Tlatelolco

2. Aproveite a oportunidade para saborear os melhores pratos mexicanos

Comida mexicana| ©Nicolas Nova
Comida mexicana| ©Nicolas Nova

O México é um país conhecido pela sua cozinha única, por isso é uma óptima ideia experimentar os pratos requintados que são preparados durante as celebrações do Natal e do Ano Novo. Além disso, como dezembro é inverno na CDMX, é um mês ideal para experimentar os seus deliciosos pratos quentes.

Os pratos típicos de Natal são o peru, a carne assada e o peito recheado. O recheio, que pode ser salgado ou agridoce, é feito com carne moída que é normalmente cozinhada com um pouco de vinho. Outro alimento tradicional preparado durante estas celebrações é o lombo ou a perna de porco, que também é confeccionado com vinho e acompanhado com molho de ameixa ou de arando.

Os tamales são outra comida típica mexicana, normalmente servidos com guisados. São feitos de milho e vêm embrulhados em folhas de vegetais. Outros pratos gourmet são o pozole, um guisado feito com milho cacahuazintle; a birria, um guisado feito com carne de vaca, cordeiro ou cabra que é cozinhado num buraco no chão, e o bacalao a la vizcaína.

Quanto às sobremesas, entre as mais tradicionais estão os churros recheados com chocolate ou doce de leite; os bolinhos fritos e as saladas de maçã natalícias, preparadas com natas, nozes, ananás, sultanas e maçãs. E entre as bebidas mais típicas, pode experimentar o atole, uma bebida quente feita com milho e leite; o pozol, feito com cacau e milho, e o ponche quente, feito com fruta e cana-de-açúcar. Sem dúvida, dezembro é um mês ideal para fazer uma visita gastronómica à CDMX.

Participe num passeio gastronómico pela Cidade do México

3. Descubra o Centro Histórico da Cidade do México sob uma nova luz

Centro Histórico da CDMX| ©David Cabrera
Centro Histórico da CDMX| ©David Cabrera

Em meados de dezembro, o Centro Histórico da Cidade do México é iluminado com uma luz especial: a das celebrações do último mês do ano. É por isso que é uma óptima ideia fazer um passeio pelos edifícios emblemáticos da cidade para descobrir o seu encanto especial sob as luzes de Natal. É uma das melhores coisas para fazer na Cidade do México à noite durante este mês.

O passeio pode começar no Zócalo, a praça principal da Cidade do México e a segunda maior praça do mundo. Aí, em meados de dezembro, realiza-se um evento especial para assinalar o acender das luzes, com música ao vivo, espectáculos e algumas luminárias gigantescas.

Além disso, os edifícios circundantes, como a Catedral Metropolitana, o Templo Mayor e o Palácio Nacional, também são decorados com luzes de Natal. Nos principais espaços públicos, verá decorações luminosas, como no Paseo de la Reforma, que também é frequentemente decorado com flores. É por isso que é uma boa altura para fazer um passeio pela Cidade do México, a pé ou de bicicleta, durante esta época festiva.

Fazer uma visita guiada nocturna à Cidade do México

4. Patinar no ringue ecológico e natalício do Zocalo

Patinagem no México| ©-Chupacabras-
Patinagem no México| ©-Chupacabras-

Durante o mês de dezembro, a Cidade do México abre as portas da pista de patinagem em acrílico, um novo material que substituiu a anterior pista de gelo. O governo mexicano decidiu mudar o material da pista para proteger o ambiente e reduzir os custos de manutenção. Além disso, não polui o ar com gases tóxicos.

Pela mesma razão, o preço da entrada é muito mais barato do que o de uma pista de gelo. A pista, situada no Zócalo, a praça principal da cidade, é composta por cerca de 4.000 m2 de gelo sintético, o que a torna a maior do mundo. A sua capacidade é para cerca de 1200 pessoas.

A pista de acrílico é segura para toda a família, uma vez que este material reduz a possibilidade de lesões, pois o impacto é menor. Outras vantagens são o facto de não se molhar, como acontece nas pistas de gelo, e de não provocar ruídos incómodos como os antigos geradores. É, sem dúvida, uma opção divertida para desfrutar em família ou com amigos.

Mais informações sobre a pista de gelo

  • Preço do bilhete: a partir de 9 euros. Em algumas ocasiões, a entrada é gratuita.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10 às 20 horas.

5. Visitar o presépio gigante de Iztacalco

Presépio de Iztacalco| ©Gary Denness
Presépio de Iztacalco| ©Gary Denness

Um dos eventos mais emblemáticos da Cidade do México é a apresentação do Presépio de Iztacalco, um incrível presépio de porcelana que pode ser visto desde o dia 1 de dezembro até ao final do mês. É feito pela família Ontiveros no pátio da sua casa desde 1967, e a entrada é gratuita.

Este presépio, que começou por ser uma tradição familiar, rapidamente ganhou importância em toda a cidade. É composto por cerca de 1200 peças de porcelana, telas e pinturas que recriam a cena e até um rio onde corre água. Uma das peças mais importantes é o Menino Jesus, que se diz ter feito um milagre a um dos membros da família Ontiveros.

As peças em miniatura são muito impressionantes, como os pequenos legumes que são colocados na relva para recriar este presépio. Além disso, o espetáculo tem muitas luzes de Natal que certamente o surpreenderão.

É uma exposição verdadeiramente admirável, em que toda a família, jovens e idosos, passa cerca de um mês a prepará-la. Há mesmo bancas de comida de rua e lojas de artesanato à volta da casa, e são apresentados diferentes espectáculos, o que, sem dúvida, enche de vida um dos melhores bairros da Cidade do México.

Mais informações sobre o bairro

  • Localização: Playa Villa del Mar (Eje 5 Sur) número 86, quase na esquina de Playa Caleta, colonia Militar Marte, alcaldía Iztacalco.
  • Dias e horários: todos os dias em dezembro e até à primeira semana de janeiro, das 8h às 23h30m.
  • Taxade entrada: gratuita

Conheça alguns dos melhores bairros da Cidade do México

6. Comemore o Natal no parque temático Six Flags

Natal no Parque Six Flags| ©Josué Pineda
Natal no Parque Six Flags| ©Josué Pineda

Entre a última semana de novembro e meados de janeiro, o parque temático Six Flags acolhe uma variedade de eventos para as celebrações de Natal. Aí pode assistir a espectáculos para toda a família e ao desfile de luzes de Natal, um desfile com milhares de luzes de Natal. Há também fogueiras para aquecer o ambiente e, muitas vezes, é lançado fogo de artifício para acompanhar a música.

Todo o parque está repleto de decorações festivas coloridas e de música ao vivo de artistas famosos. Mergulhar na espuma branca deste parque é uma das melhores coisas para fazer no Natal na Cidade do México.

Há também muitas actividades especiais para as crianças, como a piñata mexicana, que contém muitos doces e guloseimas, ou a tradicional saudação ao Pai Natal para lhe pedir um presente de Natal. Outra atração para as crianças é Las Posadas de Caramelo, onde a comida é decorada com enfeites de Natal, dos quais podem levar muitas lembranças.

Para mais informações, consultar

  • Localização: Estrada Picacho Ajusco, quilómetro 1,5, Jardines del Ajusco, Tlalpan, CDMX.
  • Taxade entrada: cerca de 47 euros por pessoa, aproximadamente.

Reserve o seu bilhete para o Six Flags Mexico

7. Comemore o Natal e a véspera de Ano Novo no Zócalo como um local

Natal no Zócalo| ©Abraham P V
Natal no Zócalo| ©Abraham P V

Se tiver a sorte de celebrar a passagem de ano no México, deve saber que o costume neste país é festejar em família, mas não faltam grandes celebrações na Cidade do México, especialmente no Zócalo, a praça central da cidade.

A partir de meados de dezembro e até ao final do mês, esta praça acolhe a Verbena Navideña, um evento que reúne concertos ao vivo, espectáculos teatrais, actividades recreativas e educativas, exposições, jogos mecânicos e instalações como escorregas de gelo e um bosque nevado, entre outros.

O palco é completado com árvores de Natal gigantes, a iluminação das principais luzes (em que os cidadãos costumam participar) e coros e concertos com temas natalícios. O convite é todos os dias, do meio-dia às 21h00.

Além disso, no dia 31 de dezembro costuma haver concertos e festas no Paseo Reforma, pelo que são datas ideais para passear pelos locais mais emblemáticos da cidade. É também uma boa ideia fazer um passeio pela Cidade do México e ver as decorações e iluminações festivas que enfeitam a cidade nesta altura do ano.

Para mais informações

  • Localização: Plaza de la Constitución S/N, Centro, Cuauhtémoc, CDMX.
  • Dias e horários: de meados de dezembro até ao final do mês, todos os dias das 12h00 às 21h00, aproximadamente.
  • Entrada: gratuita.

Conhecer os sítios emblemáticos da Cidade do México

8. Desfrutar de um jantar de Natal na Torre Latino-Americana

Torre Latinoamericana| ©Alvaro Sánchez
Torre Latinoamericana| ©Alvaro Sánchez

A Torre Latinoamericana está localizada no centro histórico da Cidade do México, e tem um dos pontos de vista mais importantes da cidade. De lá, é possível ver os monumentos históricos e as praças que em dezembro se enchem de milhares de luzes de Natal, incluindo a Catedral Metropolitana, o Palácio Nacional, o Zócalo e a Alameda Central.

A Torre é um dos lugares mais populares da cidade, devido à maravilhosa vista panorâmica que oferece, e é por isso que é também um lugar muito popular para desfrutar da ceia de Natal nos seus bares e restaurantes, como a famosa cafetaria localizada na entrada e o restaurante exclusivo no 41º andar. Além disso, é uma óptima ideia celebrar o Ano Novo no bar noturno no 40º andar.

Tenha em mente que se decidir ir durante estas datas, deve reservar os seus bilhetes para a Torre Latinoamericana com antecedência, pois é uma altura em que esgotam rapidamente. A torre, que tem uma altura de 44 andares e atinge uma altura de 181 metros, também alberga dois museus que pode visitar, o Museu do Bicentenário e o Museu da Cidade do México.

Mais informações sobre a torre

  • Localização: Balderas S/N, Colonia Centro, Centro, Cuauhtémoc, CDMX.
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 9 às 22 horas.
  • Taxa deentrada: 9 EUR aproximadamente para adultos.

Reserve o seu bilhete para o miradouro da Torre Latinoamericana

9. Brinde com uma bebida tradicional mexicana na Feira do Pulque

Feira do Pulque| ©Poleth Rivas
Feira do Pulque| ©Poleth Rivas

A Feira do Pulque é um evento que tem lugar no início de dezembro ou no final de novembro na CDMX, em que uma antiga e tradicional bebida mexicana, o pulque, é o centro das atenções. A feira tem lugar no Metro Tlatelolco.

Durante este evento, é possível ouvir música ao vivo, assistir a espectáculos de dança folclórica e, claro, provar a grande variedade de pulque de diferentes sabores e misturas oferecidos nos stands de comida e bebida.

Para além do pulque natural, poderá experimentar algumas variedades aromatizadas com tamarindo, goiaba ou ananás, entre outras. É uma bebida algo forte, pelo que pode preferir provar o curado, que inclui sumos de fruta fresca que suavizam o sabor.

A Feira do Pulque é também uma excelente oportunidade para provar comida típica mexicana, como tacos de pastor, tamales e enchiladas. A música e a dança ao vivo, ou os espectáculos de luta livre, nunca deixarão de deliciar todos os seus sentidos nesta feira única.

Assistir a um espetáculo de luta livre e de mariachi na Cidade do México

10. Apreciar o Concerto de Natal e a Ópera no Museu de Bellas Artes

Museu de Belas Artes| ©Nan Palmero
Museu de Belas Artes| ©Nan Palmero

Durante o mês de dezembro, muitos monumentos do centro histórico da Cidade do México enfeitam-se com decorações e luzes de Natal e apresentam espectáculos com este tema festivo. Um deles é o Museo del Palacio de Bellas Artes, que em dezembro costuma apresentar óperas e concertos de Natal.

A casa de ópera deste palácio é reconhecida como uma das mais importantes do mundo, pelo que assistir a um destes espectáculos em dezembro é uma óptima oportunidade para a conhecer e apreciar a sua acústica. Além disso, o teatro está localizado no Palácio Nacional, um edifício muito interessante para visitar do ponto de vista arquitetónico, com a sua impressionante fachada de mármore branco.

Como se isto não bastasse, no museu pode ver 17 murais de alguns dos pintores mais famosos do México, incluindo Diego Rivera, José Clemente Orozco e David Alfaro Siqueiros. É, sem dúvida, um dos melhores museus da Cidade do México, onde se pode aprender muito sobre a cultura, a arte e a história da cidade e do país.

Mais informações sobre o museu

  • Localização: Av. Juárez S/N, Centro Histórico da Cidade do México.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 11 às 17 horas. Visitas guiadas de terça a sexta-feira, às 13h e às 13h30, com capacidade limitada.
  • Preço do bilhete: a entrada na ópera custa a partir de 60 euros por pessoa.

Visite os melhores museus da CDMX