10 coisas para ver e fazer em Auckland no verão

O sol brilha na pele de Auckland durante o verão e é a época perfeita para visitar praias, fazer caminhadas, participar de festivais ou visitar as melhores sorveterias.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Auckland no verão

Vista Auckland |© Andreia Costa

O verão dá uma volta em Auckland de dezembro a março e é a época ideal para explorar as praias e aproveitar os dias ensolarados enquanto passeia pelas principais atrações. Desde explorar as gelatarias locais até participar em festivais que celebram as temperaturas quentes, há muitos planos para organizar.

É melhor estar equipado para se proteger do sol, para que possa desfrutar do surf, do campismo e das caminhadas sem ficar doente ou sofrer de insolação. Os planos variam consoante o tipo de verão que pretende ter - escalar um pico, visitar um dos faróis mais antigos, ver o pôr do sol num ferry, comprar bilhetes para um cruzeiro ou inscrever-se num filme ao ar livre.

1. Refresque-se nas melhores praias

Praia de Orewa|©Karl Hipolito
Praia de Orewa|©Karl Hipolito

Não há melhor maneira de começar o verão do que apanhar sol na praia ou com bilhetes para um cruzeiro. Visitar Auckland é a desculpa perfeita para dar um mergulho refrescante e apaixonar-se pelas suas vistas paradisíacas. Pode encontrar costas movimentadas e cheias de turistas a apanhar sol, ou locais mais privados e tranquilos, ideais para relaxar e bronzear-se.

O essencial para passar um bom bocado nas praias é protetor solar, repelente de insectos e não se afastar muito da costa sem um guia, pois algumas zonas tendem a ter tubarões, medusas, peixes-escorpião e correntes fortes. Aqui estão as melhores praias da cidade!

Passe a tarde na praia de Orewa

Se quiser passar um bom bocado em águas quentes e clandestinas, a praia de Orewa é o seu destino ideal. As suas ondas são adequadas para o surf, mas também pode correr ao longo da costa e partilhar com a família. Nas proximidades, há cafés para o pequeno-almoço, como o Oliver's Cafe e o Amy's Cafe, ou restaurantes para o almoço, como o Muldoon's Irish Bar, o Kofte Kofte e o Mumbaichef, e se quiser refrescar-se com um gelado, há a Casa del Gelato.

  • Localização: Perto do Kensington Park.
  • Distância: 30-40 minutos do centro da cidade de Auckland.
  • Como chegar lá: Alugue um carro, comboio, bicicleta ou opte por uma excursão de autocarro.

Assista a um pôr do sol deslumbrante na Waiake Beach

Waiake é uma das praias mais próximas, onde se pode apreciar um pôr do sol sem igual. Por favor, note que os animais de estimação não são permitidos sem um babador e que está aberto das 10:00 às 17:00 horas. Há casas de banho públicas e estacionamento nas proximidades, e pode visitar a Reserva Coventry, um espaço verde ideal para um passeio.

Waiake Beach também tem mesas de piquenique, equipamento de fitness ao ar livre, churrasqueiras, água potável e caixotes do lixo.

  • Localização: Perto do bairro de Kensington Park.
  • Distância: Dependendo do seu meio de transporte, pode levar de meia hora a uma hora para chegar lá.
  • Como chegar: Carro alugado (27 minutos), comboio (uma hora), autocarro (9-15 minutos) ou bicicleta (uma hora).

Despedir-se da temporada de Pohutukawa na Baía de Castor

Se procura um ambiente familiar, a praia de Castor Bay é o local ideal. Trata-se de uma baía clandestina com um parque infantil e maré baixa. No final do verão, neste local, é possível admirar a queda das últimas folhas da árvore Pohutukawa que floresce de novembro a fevereiro.

Castor Bay tem trilhos ideais para andar de bicicleta pela zona, fazer caminhadas e descobrir locais escondidos dominados por um estilo arquitetónico baseado na rocha. Se visitar durante o verão, recomendo que fique perto da praia para apreciar o espetáculo das estrelas à noite.

  • Localização: Nos arredores do subúrbio de North Shore.
  • Distância: Meia hora a uma hora, consoante o meio de transporte escolhido. A opção mais rápida é de carro.
  • Como chegar: Carro, comboio, bicicleta, autocarro ou a pé.

Reserve um passeio pelas praias e pela floresta tropical

2. Aproveite a alegria dos festivais de verão

Pessoas no festival|© Nicholas Green
Pessoas no festival|© Nicholas Green

A parte mais esperada do verão são os festivais anuais que se realizam durante esta época do ano. O calor, a alegria, a cerveja, a música e a boa comida são as principais atracções destes eventos. Se quiser aproveitar ao máximo os festivais, lembre-se de se hidratar bem, levar lenços refrescantes, sapatos confortáveis, doces ou salgadinhos e visualizar onde estacionar o carro ou qual a saída mais conveniente para o transporte.

Estes são os melhores festivais de verão em Auckland:

Dê as boas-vindas ao ano no Wondergarden Festival

Durante os primeiros dias do ano, o calor é agradável e todos querem aproveitá-lo ao máximo. A música está no centro deste festival e pode dançar a noite toda ao som de artistas locais e internacionais numa variedade de géneros, incluindo pop, hip hop, eletrónica, indie punk e muito mais. O estacionamento custa cerca de 5,40 euros, ou pode utilizar as carreiras de autocarro a partir de 2 euros até ao Silo Park, onde o evento tem lugar.

Celebrate St Jerome's Laneway Festival chega da Austrália

Os amantes do indie rock têm a oportunidade de ouvir a sua música favorita ao vivo no St Jerome's Laneway Festival, um evento trazido da Austrália entre janeiro e fevereiro, que se realiza em Western Spring. A entrada é limitada a maiores de 18 anos e é necessário apresentar o passaporte à entrada, sob pena de perder o dinheiro do bilhete. Para mais informações, pode visitar o sítio Web oficial.

Dance ao som das batidas no Hidden Valley Festival

Perto da cidade, pode encontrar um verdadeiro vale escondido, o Hidden Valley Festival, realizado no Makatana Country Park, que fica a uma hora de carro. Dançarinos lideram o evento, balançando no palco ao som de diferentes géneros de música - a não perder!

Não perca o Golden Run Music Festival

O Golden Run Festival chega todos os anos em fevereiro para brindar a oito horas de música ininterrupta. Realizado na Waitakere Trust Arena a 15 minutos do centro da cidade, recomendo chegar cedo para evitar as filas.

3. Dormir sob as estrelas

Zoológico de Auckland|©Pablo Garbarino
Zoológico de Auckland|©Pablo Garbarino

Se procura uma noite de sono descansada, pode acampar na praia, nas montanhas ou em jardins botânicos. O som calmante das ondas do mar ou os sons da natureza vão ajudá-lo a desestressar, e você pode desfrutar do nascer do sol, do fogo crepitante de um churrasco, da observação das estrelas e de atividades em grupo. Há muitas praias e parques botânicos que oferecem essa experiência, como o Zoológico de Auckland.

Uma opção mais segura é se hospedar em um camping ou reservar um pacote que inclua essa aventura, as opções incluem o Ambury Park, onde você pode ficar em campervans ou barracas, com uma variedade de comodidades, como banheiro, água, mesas de piquenique e churrasqueiras. As crianças pagam cerca de 6 euros e os adultos 14,5 euros, a estadia mínima é de 7 noites.

Outra opção é ficar no Takapuna Beach Holiday Camp, que tem vista para a Ilha Rangitoto e o Golfo Hauraki. Tem acesso a WiFi, cozinha, casa de banho, lavandaria e uma área de refeições ao ar livre. Existem muitas atracções e restaurantes nas proximidades e está perto do centro da cidade.

Reserve uma excursão para a cordilheira Waitakere Coastal

4. Reserve aulas de surf e mostre o seu bronzeado

surf pessoal|© Tim Marshall
surf pessoal|© Tim Marshall

Pegar as ondas durante o verão em Auckland é uma obrigação. Passará muitas horas no mar, tendo aulas que lhe proporcionarão um momento diferente. Se fores inexperiente, fica perto da costa e não te afastes do grupo ou dos instrutores.

Consoante a duração das aulas e o tipo de guia que recebe, os preços variam, mas oscilam entre os 35 e os 800 euros. Algumas aulas incluem um fato de mergulho.

Os ataques de tubarões são pouco comuns em Auckland e, em algumas áreas, é possível até mergulhar com eles. No entanto, é aconselhável verificar as áreas seguras e mergulhar com profissionais.

Mergulho com snorkel na Ilha Goat

5. Visite as sorveterias da cidade para se refrescar.

Gelado de morango|©Minha Baek
Gelado de morango|©Minha Baek

O calor é agradável, mas chega uma altura em que as temperaturas podem ser sufocantes. A coisa boa do verão é que você tem a desculpa perfeita para comer muito sorvete durante o dia e fazer um tour gastronômico pela cidade.

Há muitos lugares em Auckland onde você pode se refrescar. Uma das sorveterias mais populares é a Island Gelato Co, que tem locais em Ponsonby, Newmarket, Mission Bay e no centro da cidade, onde você pode experimentar um bolo de sorvete ou provar diferentes sabores para o seu paladar, como sorvete de Pic berry, gin, marshmallow, manteiga de amendoim ou yuzu (fruta cítrica da Ásia).

No bairro de Wynyard, fazem gelado italiano com leite neozelandês. Pode experimentar o creme de caramelo, bagas, cappuccino, banana, cheesecake ou créme brulée. Para gelados perto da praia, visite o Takapuna Beach Cafe ou o Kiwi Ice Cream Parlour, que tem sabores deliciosos como Hokey Pokey, brownie, gengibre, caju, caramelo salgado e muito mais.

6. Dê um mergulho em uma piscina de água salgada

Banhos Parnell|©russellstreet
Banhos Parnell|©russellstreet

Se quiser um plano que inclua sol, mas com a opção de fazer uma pausa na areia, pode visitar uma das piscinas de água sal gada da cidade. Uma das mais famosas é a Parnell Baths, localizada a cerca de 16 minutos do centro. Também pode pagar uma massagem relaxante ou um dia inteiro no spa.

Este tipo de piscina não irrita os olhos ou a pele e reduz o risco de bactérias na água. Quando sair, é provável que tenha fome, por isso sugiro que reserve uma excursão gastronómica para continuar a percorrer a cidade.

7. Cinema ao ar livre no Silo Park ou num parque

Cinema no Parque Silo|©Bill McIntyre
Cinema no Parque Silo|©Bill McIntyre

Em geral, os cinemas ao ar livre são uma excelente opção, pois são refrescantes. Mas se procura uma experiência única, então deve visitar o Silo Park, onde pode passar uma tarde ao ar livre. A entrada é normalmente gratuita e os filmes são exibidos às sextas-feiras ou aos sábados. Há food trucks disponíveis para maior comodidade.

A Câmara Municipal também exibe filmes nos parques da cidade, mas fique atento ao site oficial.

8. Visite o mercado da Casa Alberton

Mercado de Alberton|©Chris Veale
Mercado de Alberton|©Chris Veale

Durante o verão, um mercado é realizado na Alberton House em Mount Albert, uma mansão colonial construída em 1863 com pelo menos dezoito quartos. O interior mantém uma estrutura elegante, com salas de jantar com papel de parede, salão de baile e espaços autênticos. Pode agendar uma visita à casa e visitar o mercado de domingo, onde há workshops, hora do chá no terraço, uma variedade de barracas de comida e artesanato, artistas locais e entretenimento.

A casa pode ser visitada durante todo o ano, mas o mercado está aberto exclusivamente durante o verão.

9. Dê uma olhadela nas Cataratas de Kitekite

Cascatas de Kitekite|©John Willoughby
Cascatas de Kitekite|©John Willoughby

A praia de areia preta, mais conhecida como Piha, tem um calçadão ideal para um passeio a pé ou de bicicleta, mas sua maior atração é sua passagem secreta para o paraíso - Kitekite Falls. Piha fica a uma hora de carro do centro e depois terá de caminhar mais quarenta minutos para desbloquear este local.

Este enclave oferece um refúgio tranquilo, onde se pode nadar ou saltar de um penhasco. Lembre-se de ser bem informado ou de se aproximar da cachoeira com um profissional e um kit de primeiros socorros, pois fica um pouco longe da cidade.

10. Escale o pico mais alto de Auckland no Pirongia Park

Parque Florestal de Auckland|© Night Glow
Parque Florestal de Auckland|© Night Glow

Prepare-se para fazer caminhadas no Pirongia Forest Park, em Waikato, são mais de 13 opções de trilhas, mas o objetivo principal é chegar ao topo do pico do Monte Pirongia, escalando o Pahautea Hut. É um circuito que exige preparo físico, pois leva de uma a cinco horas, dependendo da rota escolhida e da habilidade de cada pessoa.

Para além da subida ao pico, pode fazer o Nikau Walk e visitar a Kaniwhaniwha Cave, que é um percurso muito concorrido, pelo que não estará sozinho. Em alternativa, o trilho do Monte Tyrohanga levá-lo-á a um miradouro e a um pico com vistas deslumbrantes. Para andar de bicicleta ou correr livremente, dirija-se ao Loop Park, uma opção de intensidade média localizada perto de Te Awamutu. Esta atração fica a cerca de uma hora e meia da cidade e é melhor acessada de carro.

Outras atividades para aproveitar ao máximo o verão em Auckland

Vista da Sky Tower a partir da autoestrada|©Ethan Johnson
Vista da Sky Tower a partir da autoestrada|©Ethan Johnson

O verão em Auckland é interminável, quatro meses de sol, diversão e sal na pele. Você nunca vai ficar entediado, pois há tantas coisas para fazer na cidade que você pode planejar cada dia de forma diferente.

  • Faça um passeio de balsa, visite as principais ilhas e explore os vinhedos ao redor.
  • Acorde com ioga ou pilates no Queen Wharfs, onde são oferecidas aulas gratuitas durante todo o verão.
  • Planeje um passeio pelo Eden Park, o estádio de rúgbi e críquete de Auckland, onde você pode ver como as instalações funcionam, fazer tirolesa e aterrissar no campo, ou passar a noite nas cúpulas de glamping normalmente usadas pelos jogadores de rúgbi.
  • Saia da cidade e visite a comunidade Puhoi, onde você pode almoçar no pub mais antigo do mundo, alugar um barco no lago, visitar uma fábrica de queijo ou fazer um passeio de caiaque. De volta à cidade, você pode explorar as melhores coisas para fazer em Auckland à noite.
  • Suba a Sky Tower e faça bungee jumping.
  • Faça paraquedismo em Parakai com os profissionais.
  • Faça uma viagem até o poço de água doce na antiga Warkworth Cement Works.
  • Se estiver com muito calor, leve seu carro para uma viagem de uma hora até as fontes de 10°C em Putaruru.
  • Veja o farol de Manukau Heads, um dos poucos faróis em que você ainda pode subir e admirar os iates, veleiros e baleias do alto. Fica a cerca de uma hora do centro de Auckland e a entrada é gratuita.