10 coisas para ver e fazer em Auckland em outubro
Quer fugir de tudo? Se visitar Auckland em outubro, pode desfrutar de festivais, comida, bom tempo, passeios de barco, para-quedismo e muito mais!
Auckland é uma cidade vibrante e moderna, cheia de vida social e de locais atractivos a não perder. Se visitar em outubro, poderá aproveitar as primeiras semanas da primavera, os festivais alegres, as tradições locais e as celebrações do Halloween.
Para além das muitas coisas para fazer em Auckland durante todo o ano, em outubro encontrará algo para todos os gostos e idades. O meu conselho é que vá e veja por si próprio.
1. Descubra a história de Tāmaki Makaurau e seja Maori por um dia: Bem-vindo ao Auckland Heritage Festival
Se é a sua primeira vez em Auckland, esta é provavelmente uma das melhores coisas a fazer. Ao longo de vários dias, pode desfrutar de mais de 150 eventos repletos de história, cultura Maori e arte que honram o património da cidade.
Este festival oferece passeios, visitas guiadas, bem como a oportunidade de descobrir fotografias antigas da cidade. Participe de uma caça ao tesouro, inscreva-se em uma oficina de confeção de mapas na Howick Historical Village ou faça um dos cruzeiros de Auckland. A melhor parte? Muitas atividades são gratuitas ou acessíveis.
Além disso, você pode comprar presentes para seus parentes e imortalizar os momentos com fotografias divertidas. Os Maori são um grupo étnico indígena polinésio nativo da Nova Zelândia, que o vai deixar boquiaberto com a sua cultura ligada à natureza e à espiritualidade.
2. Use os seus melhores ténis! A Maratona de Auckland espera-o na linha de chegada
Todos os anos, em outubro, realiza-se em Auckland a Barfoot & Thompson Auckland Marathon, uma maratona corrida por pessoas de todo o mundo. Esta aventura dá-lhe a experiência de correr pela cidade e apreciar as vistas.
Embora não seja como uma das visitas guiadas a Auckland, se participar verá grande parte da cidade: comece no subúrbio à beira-mar deDevonport, na Costa Norte, que, com o seu encanto vitoriano, oferece atracções para toda a família, como passeios de ferry, lojas de antiguidades, livrarias, praias e cafés.
Ao longo do percurso, verá também Takapuna, Northcote, Harbour Bridge, Viaduct Harbor, Tamaki Drive, Saint Heliers Bay, Victoria Park (onde se encontra a meta) e, se não estiver habituado a correr, pode optar pela meia maratona.
Por fim, terminará no centro de Auckland, mais concretamente no Victoria Park, um parque arborizado, ideal para um piquenique com a família ou para desfrutar de todas as actividades que a zona tem para oferecer.
3. Aproveite os últimos dias para visitar a Sky Tower
Não se preocupe! A Sky Tower está disponível durante todo o ano para turistas e locais desfrutarem, mas eu digo-lhe porque é que outubro é o mês perfeito para a visitar.
É ideal para observar toda a cidade, uma vez que tem três decks de observação e áreas de visualização. Além disso, se estiver à procura de adrenalina extra, pode fazer um salto de bungy jump a partir da plataforma Sky Jump, ou caminhar ao longo do Sky Walk.
Para as famílias, o nível Sky Deck é ideal, além de que as crianças com menos de cinco anos são gratuitas, existem passes anuais e pacotes familiares. Agora, o grande segredo... O ideal é viver esta experiência em outubro, quando se pode desfrutar de vistas claras e das cores da primavera.
Informações práticas
- Endereço: esquina das ruas Victoria e Federal
- Horário de funcionamento: Segunda e terça-feira, das 9h30 às 18h. De quarta-feira a domingo, das 9h30 às 20h.
- Preço: Depende das actividades que deseja realizar, mas um bilhete único custa pouco mais de 20 euros.
4. Participe nos eventos do feriado do Dia do Trabalhador
A melhor maneira de aprender sobre a cultura de Auckland (além de entrar em alguns dos melhores museus da cidade) é fazer um passeio pelas ruas no Dia do Trabalho.
O Dia do Trabalho é celebrado para comemorar a luta por horários de trabalho mais justos e, como é um dia de folga, há também muitos eventos disponíveis na cidade, como exibição de filmes, jogos de basquetebol, visitas guiadas e feiras de livros.
Deixe-se surpreender por Auckland e aprenda mais sobre sua comida, vinho, rituais e tradições. Outras coisas legais para fazer são visitar mercados, exposições de arte ou a House of Chocolate, uma fábrica de chocolate que oferece diferentes sabores, como o chocolate Itakuja, que é feito de maracujá e duplamente fermentado em Valrhona.
5. Participe do Auckland Diwali Festival: luzes, música, comida e muito mais sobre a cultura indiana
Este festival celebra a diversidade cultural, bem como a comunidade indiana. Dance ao som das suas canções, aprecie a sua música, prove e aprenda a preparar os seus pratos tradicionais.
Terá também a oportunidade de fazer tatuagens de hena e de fazer a sua própria Diya, que é uma lâmpada utilizada no momento do Festival das Luzes que ocorre no final da noite, quando todos os participantes apreciam o fogo de artifício e erguem as lâmpadas criadas durante o evento.
Ao entrar no Diwali, terá a oportunidade de provar o Moong Dal Halwa, um pudim de lentilhas cozinhado com leite e manteiga, o Coconut Barfi, um doce tradicional indiano feito com côco fresco, e outros pratos típicos da região.
6. Paragem para visitar as ovelhas no Cornwall Park
As ovelhas são mais numerosas do que as pessoas na Nova Zelândia, por isso não se pode sair da cidade sem ver pelo menos uma, e o Cornwall Park é o local ideal para o fazer. É um parque exuberante que é imperdível durante a primavera, e está bem ligado às ligações de transportes de Auckland, tornando-o fácil de chegar.
Visitar este parque durante o mês de outubro é perfeito, pois pode desfrutar de uma noite clara e fresca, entrar no planetário e admirar as estrelas através do telescópio, embora seja necessário reservar com antecedência para esta experiência.
Se você é um amante da natureza e dos animais, mas não quer caminhar de Auckland, você pode visitar o Albert Park. O Domain oferece um pequeno lago com uma variedade de pássaros, comícios e eventos, e de suas colinas é possível ver o Museu de Auckland, e você pode até parar para aprender mais sobre sua história.
7. Participe do dia mais assustador do ano em Auckland: fantasmas, bruxas, hospitais assombrados e casas de terror
Todos os anos, em outubro, os moradores de Auckland se reinventam para oferecer o Halloween mais assustador, mas mais divertido. Há atividades para todas as idades em diferentes partes da cidade, onde você pode criar sua própria fantasia.
Se é fã de filmes de terror, o melhor é começar a noite no antigo Kingseat Hospital, um local com casas assombradas, monstros escondidos em todos os cantos e muitos efeitos especiais para fazer disparar o seu coração.
As universidades da cidade também organizam festas temáticas, onde são atribuídos prémios aos melhores disfarces, para que possa dar largas ao seu espírito competitivo. Durante o Halloween, alguns restaurantes até transformam os seus menus e oferecem bebidas inspiradas neste dia especial de outubro.
Os cinemas de Auckland também exibem os filmes mais assustadores, há visitas guiadas a cemitérios e até se pode aprender sobre as histórias de terror da cidade. Há também festivais, oficinas de feitiços e cartomantes nas ruas.
8. Embebedar-se na ilha do vinho: um passeio por seus muitos vinhedos e vinícolas
Você não esteve em Auckland se não tiver experimentado os vinhos e a comida da cidade. Em toda a Nova Zelândia, encontrará uma variedade de festivais que se realizam apenas em outubro, como o"it! Bay of Islands Food and Wine Festival, que conta com a participação de bandas locais e, claro, há muito para provar. Ou o First Light Wine & Food de Gisborne, que atrai os melhores produtores de vinho de todo o mundo.
No entanto, se estiver à procura de algo mais perto de casa, pode fugir para Waiheke, mais conhecida como a Ilha do Vinho, que tem uma variedade de vinhas e adegas que armazenam os melhores vinhos do país. Você pode chegar lá de balsa em apenas uma hora e reservar uma visita guiada.
Outra opção é reservar uma excursão de Auckland para Kumeu, uma das mais antigas e icônicas áreas de cultivo de vinho da Nova Zelândia.
Se você preferir uma excursão de cerveja em Auckland, experimente a Codfish Trail, que o levará a diferentes cervejarias ao redor da cidade, provando petiscos, cervejas e coquetéis. Depois de toda essa bebida, você precisará recarregar as baterias, e que melhor maneira do que ir à Grande Caça à Cerveja Artesanal de Auckland.
9. Em outubro, você não pode perder Auckland vista de cima: faça um salto de paraquedas e aproveite o ar da primavera
Muitos turistas vêm a Auckland para fazer paraquedismo, pois as condições meteorológicas são ideais para este desporto radical. Fazê-lo em outubro permitir-lhe-á desfrutar do clima fresco da primavera, com o bónus de vistas desimpedidas.
Existem diferentes pacotes, mas pode fazer um salto de 3.962 metros a 20.000 metros. É melhor reservar com antecedência, pois estes planos são muito populares durante o mês de outubro, pois é a época das férias e muitas famílias aproveitam para viver novas experiências.
Poderá ver toda a vida marítima e citadina das alturas e ter uma grande aventura para contar no regresso a casa. Também pode optar por outros desportos radicais como o rapel, o rafting, o zorbing (onde estará numa bolha de plástico a rolar como um hamster e se estiver em Auckland no inverno estará no gelo) ou o jet boating, entre outros.
Atreve-se a saltar de um avião? Reserve o seu skydive em Auckland!
10. Feche com chave de ouro: nade com tubarões numa experiência totalmente segura!
Para os amantes dos animais, o Kelly Tarlton Aquarium oferece história e uma variedade de actividades, como conviver com uma população de pinguins subantárcticos, com os quais se pode alimentar e passear, visitar o centro de salvamento de tartarugas, ou nadar com tubarões, onde se mergulha numa jaula e se interage com pelo menos 15 espécies de tubarões.
Este aquário é um local de preservação, pelo que é importante seguir as regras de convivência e alimentação indicadas. O ideal é visitar em outubro, pois é a época de férias e há muitas actividades para adultos e crianças.
Outras coisas para fazer em Auckland em outubro
Se você ainda quiser explorar Auckland em outubro, vá para as melhores atrações de Auckland!
- Faça uma escapada romântica na Ilha Rangitoto.
- Medite nos Jardins Botânicos de Auckland e absorva as melhores energias da primavera.
- Saia da cidade e faça um passeio até Hobbiton, ideal para os fãs de O Senhor dos Anéis.
- Passeie pela K Road e faça compras.
- Visite o Santuário de Pássaros Tiritiri Matangi, onde espécies ameaçadas de extinção são preservadas.
Dicas para visitar Auckland em outubro
outubro é um mês com temperaturas agradáveis, que variam entre os 5° e os 20°, pelo que pode visitar muitas das atracções da cidade. Não se esqueça de usar protetor solar, uma vez que os raios UV tendem a ser fortes.
Embora seja primavera, podem ocorrer alguns aguaceiros, pelo que deve trazer roupa quente por precaução.
Em termos de preços, é considerada época média, uma vez que se situa entre a época baixa (inverno) e a época alta (verão). Encontrará voos, alojamento, aluguer de automóveis e actividades turísticas a bons preços.