11 coisas para ver e fazer em Amesterdão em agosto

agosto é um mês de boas temperaturas, quando os canais e parques de Amesterdão estão cheios de vida. Uma das melhores alturas para desfrutar da cidade. Quer saber porquê?

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 9 minutos

11 coisas para ver e fazer em Amesterdão em agosto

Barcos nos canais de Amesterdão | ©Ethan Hu

agosto em Amesterdão é um festival de cor e ambiente. As temperaturas quentes levam as pessoas para as ruas e os canais e parques da cidade ganham vida. É um mês de festivais e actividades ao ar livre.

Para saber mais sobre as melhores coisas para fazer na cidade holandesa em agosto, continue a ler.

1. A melhor altura do ano para um passeio de bicicleta na cidade

As bicicletas são o meio de transporte mais popular nos Países Baixos.| ©Anneke Vermeulen
As bicicletas são o meio de transporte mais popular nos Países Baixos.| ©Anneke Vermeulen

Uma das coisas em Amesterdão que mais impressiona os turistas é o número de bicicletas na cidade. Não é de admirar que seja considerada a melhor cidade do mundo para andar de bicicleta, o que se tornou uma verdadeira tradição.

Um passeio de bicicleta por Amesterdão é a melhor atividade que pode fazer para se sentir como um local.agosto é também um ótimo mês para alugar uma bicicleta, pois raramente há uma melhor altura para alugar uma bicicleta. Não lhe faltarão opções para adquirir algumas bicicletas. A minha recomendação é que consulte os melhores passes turísticos em Amesterdão, alguns dos quais incluem a possibilidade de utilizar as bicicletas públicas em toda a cidade.

Reservar um passeio de bicicleta por Amesterdão

2. Uma oportunidade única para um cruzeiro noturno ao ar livre

Vista de Amesterdão a partir do barco| ©35mmMan
Vista de Amesterdão a partir do barco| ©35mmMan

Fazer um cruzeiro nos canais de Amesterdão é uma experiência obrigatória durante todo o ano. Mas é em agosto que se pode desfrutar ao máximo, especialmente nos cruzeiros noturnos pelos canais de Amesterdão. As temperaturas frias durante o resto do ano tornam quase impossível desfrutar de um cruzeiro noturno ao longo dos canais ao ar livre, enquanto que em agosto pode não só fazê-lo, mas também desfrutar de um jantar ao ar livre a bordo.

É especialmente recomendado em agosto, pois a cidade respira uma atmosfera festiva especial graças aos numerosos festivais e celebrações deste mês que enchem as margens dos canais de luz e cor.

Reservar um cruzeiro noturno em Amesterdão

3. Que melhor maneira de vencer o calor do que com uma cerveja fresca?

Museu Heineken| ©Philip M
Museu Heineken| ©Philip M

Amesterdão é uma das capitais mundiais da cerveja, sobretudo por ser a sede de uma das fábricas de uma das marcas mais prestigiadas do mundo, a Heineken. A cidade holandesa abriga a cervejaria original onde a marca começou a fabricar cerveja. Neste post, eu conto como aproveitar a Heineken Experience.

Esta exposição interactiva é dedicada à história da marca e à forma como fazem as suas cervejas. E, claro, inclui uma degustação de cerveja. Para os amantes de cerveja, esta é uma visita obrigatória e uma opção muito apropriada para o mês de agosto em Amesterdão.

Reserve o seu bilhete para a Heinken Experience with Cruise

4. O melhor sítio para fugir ao calor... Um bar de gelo

O bar Xtracold| ©Veropup
O bar Xtracold| ©Veropup

Não é habitual, mas em agosto é provável que seja apanhado num dia quente com temperaturas na casa dos 30 graus. Nesses dias, há um sítio que é quase obrigatório visitar, o Xtracold. Trata-se de um bar feito de... gelo! Haverá melhor sítio para fugir ao calor? Neste sítio a temperatura mantém-se constante nos 10 graus abaixo de zero.

Mas não se preocupe se estiver de calções, pois a entrada no bardá-lhe roupa térmica para o ajudar a enfrentar o frio e inclui três bebidas geladas. Não se preocupe porque haverá muito gelo. O Xtracold é uma das atracções turísticas mais visitadas de Amesterdão, especialmente no verão, por isso recomendo que compre os seus bilhetes com antecedência.

Reservar bilhetes para o bar de gelo de Amesterdão

5. Desfrute do Grachtenfestival, o festival dos canais

Grachtenfestival| ©HankBar
Grachtenfestival| ©HankBar

Um dos mais importantes eventos culturais e festivos do ano tem lugar em agosto. É o Grachtenfestival, mais conhecido como o festival dos canais. No segundo fim de semana de agosto e durante dez dias, os canais enchem-se de barcos cheios de músicos e realizam-se mais de 150 concertos de música clássica, jazz e outros géneros por toda a cidade.

Ao mesmo tempo, realiza-se o Junior Grachtenfestival, o mesmo festival mas com concertos para crianças, ideal se estiver de visita a Amesterdão com crianças. Se é um amante da música e quer viajar para Amesterdão, agosto é o mês ideal para si.

Reservar um cruzeiro pelos canais em Amesterdão

6. agosto é o mês dos festivais

Festival Uitmarkt| ©Naval S
Festival Uitmarkt| ©Naval S

É missão impossível aborrecer-se em Amesterdão em agosto. Embora o Grachtenfestival seja o festival mais importante e mereça uma menção à parte, agosto é também o mês dos festivais para todos os gostos e feitios. Não é por acaso que é conhecido como o mês dos festivais.

Um dos mais conhecidos é o Uitmarkt. Trata-se de um festival familiar com concertos e espectáculos teatrais adequados às crianças. Para os amantes da comédia, há o Festival Internacional de verão Comedytrain e, para os fãs de danças urbanas, há o Summer Dance Forever. Não são os únicos, pois o calendário cultural de agosto em Amesterdão parece não ter fim. Pode consultar os eventos aqui.

7. Actividades de verão no Vondelpark

Vondelpark de Amesterdão| ©Franklin Heijnen
Vondelpark de Amesterdão| ©Franklin Heijnen

O Vondelpark é o principal parque da cidade de Amesterdão e em agosto torna-se o centro da vida da cidade. O parque está repleto de zonas verdes onde se fazem piqueniques, os ciclistas e os desportistas afluem ao parque, há teatros ao ar livre onde se realizam concertos gratuitos e até projecções de cinema ao ar livre.

Se viaja com crianças, é também uma óptima opção, pois há muitas actividades para crianças e centenas de parques infantis no parque.

Como pode ver, o Vondelpark em Amesterdão é um dos melhores locais para desfrutar do verão e um local a não perder se viajar para a cidade holandesa em agosto.

8. Um mergulho nas praias urbanas da cidade

Praia de Scheveningen em Amesterdão| ©Sven Wusch
Praia de Scheveningen em Amesterdão| ©Sven Wusch

agosto e verão são sinónimos de praia. E não se pense que Amesterdão não é um bom destino para o sol e a areia. A cidade holandesa tem um grande número de praias urbanas que estão perfeitamente equipadas para aproveitar o verão em agosto.

A s melhores são StranZuid, Blijburg aan Zeen, Pllek, Dok e Bloemendaal aan Zee. Todas elas são perfeitas para a diversão em família durante as manhãs e**, ao cair da noite, enchem-se de DJs, música ao vivo** e um ambiente de festa. Por isso, não se esqueça do seu fato de banho em casa, pode dar-lhe bom uso em Amesterdão.

9. A cidade fica colorida para as festividades do Orgulho

Desfile do Orgulho nos canais de Amesterdão| ©Shutterstock
Desfile do Orgulho nos canais de Amesterdão| ©Shutterstock

Amesterdão é conhecida como uma das cidades mais tolerantes e livres do mundo. É por isso que o orgulho gay é um evento tão grande, com a participação de milhares de pessoas. Realizado no primeiro fim de semana de agosto, a principal atração é o colorido desfile ao longo dos principais canais da cidade.

Não é apenas uma festa para a comunidade LGTBI+, é uma celebração da liberdade que é Amesterdão.

Concertos, palestras e festas em barcos nos canais também fazem parte das celebrações do Orgulho.

10. agosto é o mês das esplanadas nos bares

No Piso 17| ©Keli S
No Piso 17| ©Keli S

Beber numa esplanada não é, de forma alguma, uma caraterística exclusiva de Amesterdão. Mas a cidade dos canais tem algumas das esplanadas mais especiais para descobrir. Em agosto, graças ao bom tempo, muitos bares montam esplanadas dentro de barcos nos canais.

Muitas das esplanadas panorâmicas da cidade são também bem conhecidas. OFloor 17, situado no 17º andar do hotel Ramada Apollo, ou o Skylounge, situado no terraço do Hilton Doubletree, são alguns dos mais conhecidos. agosto oferece uma oportunidade única para desfrutar de uma bebida nos espectaculares terraços de Amesterdão que só podem ser apreciados nos meses de verão.

11. Piquenique nos parques da cidade

Piquenique na Museumplein| ©Pete Martin
Piquenique na Museumplein| ©Pete Martin

Uma das actividades de verão preferidas dos habitantes de Amesterdão é o piquenique. Os piqueniques são permitidos em muitos dos parques da cidade e são uma experiência altamente recomendada em agosto na cidade dos canais.

Para além do Vondelpark, os melhores espaços verdes de Amesterdão incluem o parque Museumplein, situado junto ao Museu Van Gogh e ao Stedelijk, o parque Sarphati, no bairro Pijp, e o Oosterpark, no bairro Oost.

Todos têm bancas de comida de rua e grandes áreas relvadas com sombra para um piquenique de verão.

Temperaturas em Amesterdão em agosto

verão em Amesterdão| ©Franklin Heijnen
verão em Amesterdão| ©Franklin Heijnen

muito para ver e fazer durante todo o ano em Amesterdão. No entanto, agosto é um dos melhores meses do ano para visitar a cidade. agosto tem as melhores temperaturas do ano na capital dos Países Baixos. Os Verões em Amesterdão não são particularmente quentes e em agosto a temperatura máxima ronda os 20 graus Celsius. Em dias ocasionais, pode aproximar-se dos 30 graus Celsius, mas raramente atinge ou ultrapassa os 30 graus Celsius. Quanto às temperaturas mínimas, situam-se normalmente entre os 12 e os 14 graus Celsius. Em suma, é um verão fresco e agradável em que o calor não desempenha um papel importante.

No entanto, não é raro que o céu esteja nublado em agosto. Cerca de 45% dos dias de agosto são nublados. Quanto à chuva, há 30% de probabilidades de chover durante o mês de agosto.

Número de turistas em Amesterdão em agosto

Desfrutar do parque em Amesterdão| ©Franklin Heijnen
Desfrutar do parque em Amesterdão| ©Franklin Heijnen

O verão é a época alta em Amesterdão. Graças aos períodos de férias e, sobretudo, às boas temperaturas, a cidade está cheia de turistas.

Além disso, há vários festivais que atraem milhares de pessoas e, por isso, é o mês em que é mais difícil conseguir um quarto de hotel ou uma reserva num restaurante. As filas de espera para museus e atracções turísticas são mais comuns, pelo que em agosto é quase obrigatório reservar tudo com antecedência. Aqui está o link para comprar bilhetes para os principais museus de Amesterdão:

Reservar bilhetes e visitas ao Museu Van Gogh

Preços de Amesterdão em agosto

Pagar em euros| ©cottonbro
Pagar em euros| ©cottonbro

Como é típico dos meses de época alta, os preços sobem consideravelmente. De facto, agosto é, a seguir a julho, o mês mais caro para visitar Amesterdão. Devido à elevada procura, os preços dos hotéis e dos apartamentos turísticos aumentam significativamente. Os restaurantes também são muitas vezes mais caros para comer fora, especialmente os que ficam perto das principais atracções turísticas.

O que levar na mala quando visitar Amesterdão em agosto

Fazer a mala| ©Craig Adderley
Fazer a mala| ©Craig Adderley

O verão em Amesterdão é um pouco diferente daquele a que estamos habituados em Espanha. As temperaturas são mais amenas e as noites são mais frescas, pelo que terá de fazer as malas com uma mentalidade diferente. Os elementos essenciais que deve levar na sua mala se viajar para Amesterdão em agosto são:

  • Calças e calções típicos de verão.
  • Sapatos confortáveis e frescos para passear.
  • Casaco leve e roupa mais quente para os dias e noites mais frios.
  • Roupade banho e chinelos para visitar as praias artificiais de Amesterdão.
  • É preferível levar um chapéu de chuva do que um guarda-chuva, pois os ventos são frequentemente fortes em Amesterdão.