Mais sobre: As 5 melhores excursões a partir de Amesterdão
Viajar para Amesterdão permite-lhe visitar locais interessantes num único dia. Pode perder-se no campo com os seus famosos moinhos de vento, aldeias piscatórias e jardins de papoilas; visitar Roterdão ou Haia ou mesmo viajar até Bruges e Bruxelas.
1. Excursões a Roterdão e Haia

Uma viagem de um dia de Amesterdão a Roterdão e Haia é obrigatória, e se puder combiná-la com uma visita a outra cidade histórica, Haia, é uma viagem vencedora. Numa viagem de um dia a Roterdão, Delft e Haia, a partir de Amesterdão, pode descobrir três cidades imperdíveis dos Países Baixos.
Sobre Roterdão
Roterdão é conhecida como "A Manhattan do Mosa" pelo seu moderno planeamento urbano, construído desde a destruição da cidade durante os bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial; é a segunda cidade mais populosa dos Países Baixos e tem o maior porto da Europa.
Famosa também pela sua vida cultural e património marítimo, com vistas deslumbrantes da cidade a partir do porto e das margens do rio Mosa, a cidade é considerada um museu ao ar livre por edifícios como a Câmara Municipal e a antiga Igreja de São Lourenço, bem como pela sua arquitetura contemporânea, com o edifício original Markthal, as suas Casas Cubo e a Fábrica Van Nelle dos anos 30, Património Mundial.
Sobre Haia
A cidade de Haia é conhecida pelo Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas. Esta cidade costeira, apelidada de "a capital judicial do mundo", não é apenas importante pelo seu papel decisivo na história. Haia tem atracções interessantes, como o Museu Mauritshuis, com a famosa "Rapariga com Brinco de Pérola" de Vermeer e outras de Rembrandt; o Parlamento holandês, o Palácio Noordeinde, a Avenida Lange Voorhout e o parque em miniatura Madurodam.
Sobre Delft
A apenas uma hora de Amesterdão, esta bela cidade medieval é o lar da torre inclinada e da imponente Igreja Nova, que data de 1300. Embora menos conhecida do que as outras, Delft é sem dúvida um destino essencial na sua viagem a partir de Amesterdão, onde pode aprender em primeira mão sobre a importância da cerâmica holandesa.
2. Excursões aos jardins de papoilas de Keukenhof

A 30 km de Amesterdão, entre Lisse e Hillegom, existe um Éden. São os Jardins de Keukenhof, conhecidos como o maior jardim de flores do mundo e chamados de "O Jardim da Europa". O que antes era um simples e extenso pomar no sul da Holanda é hoje, sem dúvida, um dos lugares mais bonitos dos Países Baixos. É aqui que verá a famosa flor do país, a papoila, em todo o seu esplendor nos seus 32 hectares de terrenos tão coloridos.
Com esta visita guiada a Keukenhof, que pode ser feita de manhã ou à tarde, viajará de autocarro do centro de Amesterdão até este paraíso floral. Aí, passeará ao longo de 15 quilómetros de caminhos no meio da beleza efémera de milhares de tulipas, narcisos, açafrões e jacintos rodeados de lagos e fontes. Para além de visitar a sua escultura de flores, cuja forma muda de ano para ano, e os seus jardins temáticos, o seu guia explicará a história do local, a plantação e os seus cuidados.
Sobre os jardins de papoilas de Keukenhof
Uma visita aos jardins de Keukenhof na primavera é um espetáculo de cor e fragrância a não perder. Passear pelos seus caminhos no meio de milhões de flores é uma experiência única, com estufas cheias de arranjos espectaculares e lagos rodeados de paisagens de sonho. Se estiver à procura da fotografia perfeita, cada canto de Keukenhof é um postal perfeito.
3. Excursões para Volendam, Marken e os moinhos de vento de Zaanse Schans

As excursões a Volendam, Marken e aos moinhos de vento de Zaanse Schans são normalmente muito completas: incluem tudo o que é necessário para conhecer os mais belos arredores de Amesterdão e algumas incluem mesmo um bilhete de autocarro turístico com paragens gratuitas e um cruzeiro de 1 hora nos canais de Amesterdão.
Sobre Volendam
Volendam é uma encantadora aldeia piscatória onde é um prazer passear pela parte antiga da cidade e ao longo do passeio marítimo ladeado de casas coloridas do século XIV. A partir daqui, a apenas 20 quilómetros de Amesterdão, pode apanhar um ferry para visitar Marken, uma pacata aldeia quase isolada do mundo pelas águas circundantes e pontilhada de pontes, casas de campo, pomares e animais de quinta.
Sobre Zaanse Schans
Também visitará moinhos de vento originais na área de Zaanse Schans, onde poderá participar numa série de actividades para aprender sobre a cultura e a história do país, com provas de queijo, demonstrações do icónico fabrico de tamancos ou operações de moinhos de vento.
4. Excursões a Bruxelas a partir de Amesterdão

Sabia que em menos de 3 horas de carro pode apanhar o mapa de Amesterdão para Bruxelas? A excursão a Bruxelas recolhe-o no centro de Amesterdão e leva-o de autocarro até Bruxelas, a capital da Bélgica e da União Europeia, com uma visita guiada a pé aos principais pontos turísticos da cidade, em inglês.
Sobre Bruxelas
Bruxelas, sede do Parlamento Europeu, merece uma visita por ser uma das cidades europeias mais dinâmicas e modernas, com inúmeras atracções culturais e de lazer. Durante este passeio, verá a sua famosa escultura Atomium, o emblema da cidade que comemora a Exposição Universal de 1958, juntamente com o seu centro histórico, passando por locais como a Catedral de São Miguel, o Mont des Arts, o seu famoso Manneken Pis e a joia de Bruxelas: a Grand Place.
A praça, centro nevrálgico da cidade, foi o principal mercado durante os séculos XII e XV, altura em que se tornou a sede da Câmara Municipal, num estilo gótico bravantino marcadamente assimétrico. Depois do passeio a pé, terá algum tempo livre. Aproveite-o para passear pelas suas ruas e deliciar-se nos seus cafés e lojas com os melhores chocolates, waffles doces, cerveja fermentada ou os seus populares mexilhões e batatas fritas.
5. Excursões a Bruges a partir de Amesterdão

Também pode aproveitar a sua estadia em Amesterdão para descobrir outra das principais cidades da Bélgica, Bruges, uma idílica cidade medieval rodeada por muitos canais estreitos atravessados por pontes encantadoras. Bruges é a cidade mais visitada da Bélgica, devido à sua beleza e ao seu maravilhoso centro histórico, Património da Humanidade. Não quer perder? Veja este outro artigo em que lhe conto Excursões a Bruges a partir de Amesterdão.
Sobre Bruges
Passear por Bruges é como entrar num conto de fadas. Os seus canais, pontes de pedra e casas medievais criam uma atmosfera mágica que o vai cativar desde o primeiro momento. Não perca a praça principal (Markt) com a sua imponente torre sineira, um passeio de barco pelos canais ou a beleza do Beguinage, um refúgio de paz no coração do centro da cidade. E, claro, nenhuma viagem a Bruges está completa sem provar o seu chocolate artesanal e uma boa cerveja belga numa taberna tradicional.
Outras actividades interessantes em Amesterdão

Se lhe apetecer conhecer a cidade a fundo, recomendo que considere fazer um típico cruzeiro pelos canais e explore a opção de adquirir o Amsterdam Tourist Card, que lhe permitirá poupar muito dinheiro na compra de bilhetes para as muitas atracções. Leia mais aqui: Cartões turísticos de Amesterdão.