Mais sobre: Os 6 melhores tours de Amesterdão
Amesterdão é uma cidade muito agradável para os visitantes. É fácil deslocar-se a pé e uma visita guiada pelas ruas ajudá-lo-á a conhecer a sua história e o modo de vida dos seus habitantes.
1. Passeios a pé pelo centro da cidade
Se está a visitar Amesterdão pela primeira vez, pode querer passear pelas suas ruas calcetadas, recantos encantadores e pelos seus monumentos e canais para ter uma ideia de como é a capital holandesa antes de explorar os pontos turísticos. Este passeio a pé em pequenos grupos de Amesterdão, onde um guia profissional o acompanhará na sua excursão com um máximo de 15 pessoas, foi concebido para fazer isso mesmo.
O guia explicará em inglês os pontos altos da cidade e a sua história, desde o seu início como uma aldeia lamacenta no rio Amstel até se tornar a cidade comercial mais importante da Europa. Passará em revista a sua trágica passagem pela ocupação nazi durante a Segunda Guerra Mundial, através do seu antigo bairro judeu e da sua história controversa em torno da prostituição no Red Light District e da descriminalização das drogas nos seus Coffee Shops.
Explorará áreas como a Praça Dam, o coração de Amesterdão hoje em dia e a partir da qual a cidade foi moldada, com edifícios históricos como o Monumento Nacional e o Palácio Real. Verá outros bairros da cidade, como o bairro chinês, onde se encontra o templo budista de Amesterdão, e outros mercados movimentados, como o Nieuwmarkt e o colorido Mercado das Flores.
Itinerário
Preparei uma lista dos principais pontos turísticos que estão incluídos no itinerário das excursões mais populares da cidade:
- Praça Dam, Praça Dam, situada no coração de Amesterdão.
- Oudekerkstoren, no meio do Bairro da Luz Vermelha, onde também verá a Oudekerk, a Igreja Velha.
- Zeedijk, a Chinatown, onde se encontra o templo budista de Amesterdão.
- Nieuwmarkt, o novo mercado e a Porta de Santo António.
- Zuiderkerk, o bairro judeu e a triste história da Segunda Guerra Mundial.
- Begijnhof, na praça Spui, com os jardins e a Igreja de São Francisco.
- Bloemenmarkt, o mercado das flores.
- Museu de Amesterdão, o museu sobre a história da cidade.
- Estátua de Multatuli, a estátua em honra do famoso escritor holandês.
- Homomonument, The Westerkerk, o memorial a todos os homossexuais, gays e lésbicas perseguidos pela sua orientação sexual.
2. Visitas privadas e personalizadas à cidade
Se já tem uma ideia clara do que quer ver e fazer em Amesterdão e procura uma experiência diferente de uma excursão organizada mais convencional, recomendo que faça esta excursão a pé totalmente personalizada em inglês com um guia local, os chamados "lokafyers".
Estes "lokafyers" são habitantes de Amesterdão que não se dedicam exclusivamente a guiar, mas que fazem excursões por devoção à sua cidade e têm um grande conhecimento da sua história. O curioso deste passeio é que é organizado de acordo com os seus gostos e interesses e tem uma duração variável, desde ver apenas os monumentos mais essenciais da capital holandesa, até conhecer também as zonas mais quotidianas visitadas pelos habitantes locais.
As explicações destes guias são realmente ricas, uma vez que não só ficam na informação mais importante sobre cada enclave, como lhe mostram a vida real de Amesterdão através das suas próprias experiências, anedotas e histórias, como se fossem um amigo que lhe mostra a sua cidade!
Itinerário
O itinerário da excursão dependerá do que você mesmo escolher, com recomendações e dicas de excursão do próprio guia.
3. Passeios em bairros alternativos
Como em qualquer grande cidade que se preze, há alguns pontos imponderáveis a visitar em termos de monumentos, museus e zonas que nos são mais ou menos familiares antes de partirmos para a nossa viagem. Mas se quiser aprofundar a verdadeira Amesterdão, esse lado da cidade que os locais adoram e que os visitantes vêm descobrir, recomendo-lhe que procure um passeio diferente.
Descobrirá, num passeio a pé alternativo guiado em inglês e com grupos de não mais de 9 pessoas, alguns dos locais mais típicos de Amesterdão, como a Praça Dam, os seus canais ou o Red Light District, mas de um ponto de vista mais cultural e social. Este é o passeio que lhe dará a conhecer a intra-história de Amesterdão através da sua vida alternativa e subculturas, a sua relação com o consumo de drogas nos seus Coffee Shops, a origem e o funcionamento da prostituição nas suas montras.
Ficará também a conhecer a cultura da bicicleta como modo de vida, o fenómeno das casas flutuantes e dos ocupantes provocado pela crise imobiliária após a Segunda Guerra Mundial, bem como os movimentos contraculturais que deram origem à sua paisagem urbana única com cafés exclusivos. Opcionalmente, pode visitar a exposição do genial Bansky no Moco, o seu Museu de Arte Moderna Contemporânea.
Também pode fazer um dos passeios de duas rodas disponíveis, como este passeio histórico de bicicleta em Amesterdão, onde aprenderá sobre a história dos monumentos mais importantes de Amesterdão, ao mesmo tempo que terá um gostinho da vida cultural da cidade.
4. Passeios turísticos de autocarro
Se é a sua primeira vez em Amesterdão ou se tem pouco tempo para a visitar, esta visita guiada em inglês com paragem no museu foi concebida para lhe dar uma visão geral de tudo o que deve ver e aprender sobre a cidade através de uma visita panorâmica de autocarro aos seus principais pontos de interesse, com a possibilidade de sair de manhã ou à tarde e acrescentar um cruzeiro turístico ao longo dos seus canais ou uma visita à sua principal galeria, o Rijksmuseum.
Sobre o passeio de autocarro
Confortavelmente sentado, com comentários a bordo de um guia profissional e das alturas do autocarro de turismo, pode admirar pontos turísticos como o Palácio Real e o Monumento Nacional na Praça Dam, o Magere Brug e o Mercado Albert Cuyp, o mais popular e maior não só da cidade, mas de toda a Holanda, e que tem o nome de Albert Cuyp, um pintor holandês do século XVII.
Combine-o com uma visita ao Rijksmuseum
Em seguida, pode optar por visitar o imperdível Rijksmuseum, um dos maiores museus dos Países Baixos, com mais de dois milhões de visitantes por ano e que alberga a melhor coleção de arte da Idade de Ouro holandesa do mundo, com obras fundamentais, que vão de 1200 a 2000, como "A Vigília Nocturna" de Rembrandt, "A Leiteira" de Johannes Vermeer e "O Bebedor Alegre" de Frans Hals, entre outras de génios como Vincent Van Gogh.
Combine-o com um cruzeiro
Se, por outro lado, optar por fazer o cruzeiro, desfrutará de outra das experiências imperdíveis de Amesterdão com um passeio ao longo do anel de canais da cidade , classificado como Património Mundial, ladeado por elaboradas casas de comerciantes, encantadoras pontes de tijolo, armazéns e igrejas construídas no século XVII, a Idade de Ouro holandesa, terminando no antigo porto de Amesterdão antes de regressar ao cais de partida.
Itinerário
- Praça Dam, a praça principal de Amesterdão
- OPalácio Real de Amesterdão, de estilo arquitetónico classicista, foi construído como Câmara Municipal da cidade durante o século XVII.
- O Amstel, parte dos canais da cidade
- Magere Brug, a ponte mais estreita dos canais
- Monumento Nacional, oMonumento Nacional na Praça Dam, que data de 1956 e comemora os mortos da Segunda Guerra Mundial e dos conflitos armados subsequentes.
- Mercado Albert Cuyp, o maior mercado da cidade e dos Países Baixos.
- Diamant Museum Amsterdam, um museu educativo sobre a história das mais importantes colecções de diamantes de Amesterdão
- Rijksmuseum, a galeria de arte mais importante dos Países Baixos
5. Excursões ao Bairro Judeu de Anne Frank
Esta visita guiada ao antigo bairro judeu de Amesterdão centra-se no estabelecimento da comunidade judaica na capital a partir de 1600, com visitas a locais-chave como o Museu Histórico Judaico, a Sinagoga Portuguesa e o Memorial de Auschwitz e outros como o exterior do Museu Casa de Anne Frank.
A entrada neste museu não está incluída, mas o guia explicará a história desta menina que nos deixou um relato arrepiante, mas absolutamente necessário, dos dias negros que se seguiram à ocupação dos Países Baixos pelos alemães, entre 1940 e 1945. Um passado turbulento que reviverá em grupos de, no máximo, 15 pessoas e através de monumentos e edifícios que ainda mostram sinais da guerra.
Descobrirá os locais que a Resistência holandesa ofereceu como esconderijos secretos para famílias como a família Frank e os efeitos deste regime brutal não só na comunidade judaica, mas também na vida quotidiana de todos os holandeses, descobrindo como se comportavam e porque tentavam coexistir com o exército de ocupação.
Itinerário
- Joods Historisch Museum, o único museu dos Países Baixos dedicado à história judaica.
- SinagogaPortuguesa, a Sinagoga Judaica Portuguesa é uma sinagoga sefardita do século XVII.
- Dokwerker, estátua e monumento na Jonas Daniël Meijerplein em memória da greve de fevereiro de 1941
- Monumento a Auschwitz, em memória dos que sofreram no campo de concentração
- Praça Dam, a praça histórica de Amesterdão
- Estátua de Anne Frank, a estátua em memória de Anne Frank
- Casa de Anne Frank, a casa-museu da família Frank
6. Visitas ao Bairro da Luz Vermelha
Opiniões à parte, uma visita ao lendário Red Light District de Amesterdão é uma experiência imperdível e segura. Pode visitá-lo sozinho com os muitos turistas que passeiam pelas suas ruas todos os dias, ou pode fazer esta visita guiada em inglês, onde um especialista explicará as origens, o funcionamento e os pontos de interesse do bairro mais antigo de Amesterdão, o Red Light District, em grupos de 20 pessoas no máximo.
Com este passeio pelo Red Light District de Amesterdão, percorrerá ruas que albergam uma mistura de galerias de arte, importantes esculturas mais desconhecidas do turista convencional, cinemas, cafés, cafetarias , sex shops e alguns dos monumentos mais importantes da cidade, como a Igreja Velha, Oude Kerk.
Sem esquecer, claro, as suas famosas montras banhadas a néon e luzes vermelhas, onde a prostituição é praticada de forma completamente legal desde que surgiram as primeiras montras na zona no século XVII, fazendo de Amesterdão uma das treze cidades holandesas com prostituição nas montras, sendo legal nos Países Baixos desde 1911.
Itinerário
- O Condomínio
- Oude Kerk, a Igreja Velha
- Warmoesstraat, o bairro dos cabedais
- Sex Shop
- Cabines de vídeo
- Ruas de elite
- O centro de informação sobre a prostituição
- Esculturas escondidas
Se estiver interessado em visitas guiadas a Amesterdão, também terá interesse em
Depois de ter feito o seu passeio a pé pela cidade, é hora de relaxar fazendo um cruzeiro pelo canal, se ainda não o fez. E se preferir terminar a sua visita a Amesterdão com uma excursão pelo país, recomendo-lhe que leia este artigo sobre As 5 melhores excursões a partir de Amesterdãoonde encontrará uma seleção das que considero serem as melhores.