Mais sobre: 31 Melhores Coisas Para Fazer em Amsterdã
Amesterdão possui um rico património cultural de igrejas, monumentos e museus, com obras de grandes artistas holandeses, como Van Gogh, Vermeer e Rembrandt. A sua localização geográfica única também faz dela uma boa base para excursões à área circundante. Há muitas coisas originais para fazer em Amesterdão e aqui está uma lista de algumas das coisas a não perder.
1. Visitar a Casa de Anne Frank
Uma atividade imperdível em Amesterdão é visitar a casa que abrigou a família Frank e onde a jovem Anne escreveu o seu famoso diário, um livro de memórias sobre os dias trágicos da comunidade judaica durante a ocupação nazi na Segunda Guerra Mundial.
É uma experiência comovente e angustiante, e eu recomendo uma visita à Casa de Anne Frank com um guia profissional que explique a história da Casa de Anne Frank e a história da grande comunidade judaica que vive em Amesterdão desde o século XI.
2. Descubra o bairro boémio de Jordaan
Se vai à Casa de Anne Frank, provavelmente já passou pelas suas ruas estreitas e sinuosas. Se não, vale a pena uma visita para descobrir este bairro no coração de Amesterdão.
Com os seus canais encantadores, a sua arquitetura clássica e as suas feiras da ladra, o Jordaan é um local ideal para passear e mergulhar na vida urbana de Amesterdão. Mas este bairro tem uma história, pois era um dos mais pobres da cidade. Nos anos 90, artistas e estudantes começaram a habitá-lo, dando-lhe um ar boémio e descontraído. Se se inscrever numa dasvisitas guiadas da cidade, ficará a saber mais sobre este local imperdível da capital holandesa.
3. Visita ao Museu Van Gogh
O melhor museu do mundo sobre o grande artista pós-impressionista e o segundo museu mais visitado da capital holandesa, com mais de 2 milhões de visitantes por ano. Admire de perto mais de 200 pinturas, como "O Quarto em Arles" e uma versão de "Girassóis", 500 desenhos e centenas de cartas de Van Gogh.
Pode visitar o Museu Van Gogh comprando um bilhete individual, mas é também uma das atracções incluídas no Amsterdam Pass.
4. Maravilhe-se com o Rijksmuseum
O Rijksmuseum é o Museu Nacional dos Países Baixos e o melhor do país, pois traça a história da arte da Idade de Ouro holandesa com mais de 8.000 obras, incluindo pinturas notáveis como 'Round by Night' de Rembrandt, 'The Milkmaid' de Johannes Vermeer e 'The Merry Drinker' de Frans Hals.
Recomendo que compre os seus bilhetes para o Rijksmuseum online com antecedência, uma vez que os seus 2 milhões de visitantes por ano significam longas filas à entrada. Outra opção é fazer uma visita guiada incluída no passeio de autocarro turístico pela cidade de Amesterdão.
5. Passear de barco pelos canais de Amesterdão
Navegar pelos canais de Amesterdão é a essência da cidade, por isso não hesite em reservar um passeio de barco pelos canais. Com os passeios de barco em Amesterdão, verá a cidade de uma perspetiva diferente e com o conforto de um assento de barco, uma experiência muito relaxante. Leia mais sobre isso no meu artigo sobre cruzeiros nos canais em Amesterdão.
6. Veja de perto o curioso Pátio Begijnhof
Um canto de Amesterdão que muitas pessoas ignoram é o encantador Pátio Begijnhof. Embora esteja muito perto da Praça Dam, é um local escondido que não deve ser perdido, pois é um jardim mágico, cheio de luz, rodeado pelas casas das antigas Beguinas. Estas eram mulheres religiosas que, no século XII, dedicaram as suas vidas a cuidar dos doentes e dos desfavorecidos, e algumas das suas casas ainda conservam a estrutura gótica da época.
Trata-se de um local curioso e muito tranquilo para visitar em Amesterdão, pelo que se deve respeitar o silêncio deste bairro privado e preservar a essência deste pequeno oásis no centro da cidade.
7. Visitar as igrejas de Amesterdão
ANieuwe kerk é a Igreja Nova do século XV, com os seus arcos pontiagudos e impressionantes vitrais, que acolheu casamentos reais e a coroação de monarcas holandeses desde 1814. A Oudekerk é a Igreja Velha e a igreja mais importante de Amesterdão, sendo o seu edifício histórico mais antigo. Paradoxalmente, está localizada no coração do bairro mais controverso e "debochado" da cidade, o Red Light District. Pode visitá-la como parte do passeio a pé pelo Red Light District de Amesterdão.
O Museu Amstelkring é o local de uma das igrejas mais surpreendentes de Amesterdão, situada no sótão de um antigo edifício comercial. Curioso, não é? Após a Reforma Protestante, o culto católico foi proibido, e rapidamente surgiram igrejas subterrâneas deste género para os católicos da cidade. Não há nada no exterior do edifício que sugira que ali se encontra uma igreja. Para visitar a Nossa Senhora do Sótão, é preciso subir um lance de escadas íngreme e estreito, mas o belo altar barroco tardio vale bem a pena ser visitado.
8. Visite o Vondelpark, o maior parque de Amesterdão
Outro local fantástico para pedalar é o pulmão verde de Amesterdão, o Vondelpark. É um parque urbano com mais de 47 hectares, onde turistas e habitantes locais vão para relaxar e descontrair da agitação da cidade. Perto do Museu Van Gogh e do Rijksmuseum, está aberto 24 horas por dia e é um local altamente recomendado se estiver a viajar com a sua família ou se quiser desfrutar de actividades ao ar livre, como assistir a uma peça de teatro ou tomar um café.
9. Desfrutar de uma bebida na Heineken Experience
Uma das coisas mais divertidas para fazer em Amesterdão é visitar a fábrica de cerveja Heineken, com dois séculos de existência, onde a bebida mais famosa do país teve origem.
Poderá conhecer os segredos da sua história e da sua produção numa visita interactiva às instalações originais, experimentar fazer a sua própria cerveja e provar dois copos de Heineken. Se ainda não está convencido, pode ler a minha crónica sobre esta experiência no meu artigo sobre a Heineken Experience.
10. Andar de bicicleta pela cidade
As bicicletas são o método de transporte número um para se deslocar em Amesterdão, por isso, se quiser explorar a cidade como um local, fazer um passeio de bicicleta por Amesterdão é uma das experiências mais genuínas que pode escolher para a sua viagem. Além disso, a cidade está tão preparada para isso que há todo o tipo de passeios de bicicleta e aluguer de bicicletas disponíveis.
11. Faça um passeio pelo Red Light District
Igualmente controverso e fascinante, o Red Light District de Amesterdão é um local imperdível, surpreendente e totalmente seguro para visitar devido aos seus famosos cafés, onde se pode consumir uma variedade de drogas legais, e às suas fantásticas montras iluminadas a vermelho, onde a prostituição é completamente legal.
Pode conhecer o Red Light District numa visita guiada ou visitá-lo como parte de uma excursão de autocarro turístico de Amesterdão.
12. Tomar uma bebida nos típicos cafés castanhos
Este é o nome dado à mistura de cafés e tabernas em Amesterdão, onde se pode ir tomar um aperitivo ou provar a deliciosa cerveja holandesa. Os cafés castanhos são assim chamados devido à sua fraca iluminação e decoração em madeira, tendem a ser muito pequenos e alguns ainda mantêm o seu autêntico ambiente do século XVII.
Os mais populares entre os amsterdaneses são:
13. Absorver a atmosfera de Amesterdão nas suas praças
A Praça Leiden (Leidseplein) é uma das zonas mais visitadas de Amesterdão, com uma atmosfera animada de músicos de rua, esplanadas, arquitetura Art Deco e uma intensa vida nocturna.
A Praça Dam é o centro nevrálgico e a praça mais importante de Amesterdão, com monumentos como o Monumento Nacional de 1956, que comemora os mortos da Segunda Guerra Mundial e dos conflitos armados subsequentes, e o Palácio Real de Amesterdão, de estilo clássico.
APraça Spui é conhecida por estar a poucos metros do Begijnhof, um grupo de casas majestosas construídas em 1346 para albergar uma irmandade de mulheres. Pode visitar estas praças como parte dos passeios a pé pela cidade ou como parte das paragens dos autocarros turísticos e cruzeiros de Amesterdão. Coloquei um link parao meu artigo sobre os melhores autocarros turísticos de Amesterdão para que possa explorar esta opção em profundidade.
14. Procure o famoso sinal I Amsterdam
O icónico sinal I Amsterdam da cidade mudou de local várias vezes, por isso recomendo que descubra onde está antes de visitar a capital holandesa se quiser tirar uma selfie nele. Aqui fica uma dica: quando saíres do avião no aeroporto, vais conseguir encontrar um deles. E há vários deles. Saiba mais sobre o agora marco histórico de Amesterdão em .
15. Procure o melhor pôr do sol a partir do miradouro de A'dam e de outros pontos de vista
O miradouro de A'dam é o mais impressionante de Amesterdão e tem uma taxa, mas pode aceder-lhe com o Amsterdam Pass. Outro lugar para assistir a um belo pôr do sol é na West Kerk: tem uma torre de 85 metros de altura. Custa 7,50 euros para entrar, mas as vistas não o vão deixar indiferente.
16. Prove a gastronomia local nos mercados de Amesterdão
O Mercado Albert Cuyp é o maior e mais popular mercado da cidade e dos Países Baixos, fundado em 1904, com mais de 300 bancas variadas e localizado no Bairro Latino de Amesterdão.
O Mercado de Waterlooplein é uma feira da ladra que se realiza diariamente na turística Praça de Waterlooplein, onde se encontram edifícios notáveis como a Stopera, a sede do conselho municipal, e a ópera.
O Bloemenmarkt, o mercado das flores, é um mercado flutuante com 140 anos e um dos locais preferidos dos habitantes de Amesterdão para comprarem as suas plantas. É um local imperdível para ver a flor holandesa por excelência, a tulipa, e comprar algumas sementes como recordação.
17. Não perca o Templo Budista de Amesterdão
Sim, Amesterdão nunca deixa de surpreender e outro dos locais curiosos que pode visitar é o Templo Budista Fo Guang Shan He Hua, o maior templo budista da Europa. Situado no bairro da luz vermelha, mais concretamente no número 106 da rua Zeedijk, é uma representação da arquitetura chinesa no coração da capital holandesa. As suas escadarias de madeira e as estátuas de Buda e outras dedicadas a deuses tradicionais transportá-lo-ão para a cultura asiática.
18. Admire o impressionante Palácio Real de Amesterdão
Embora a família real holandesa não resida aqui e seja atualmente utilizado para eventos solenes e visitas de Estado, este majestoso Palácio Real pode ser visitado e é, de facto, um dos edifícios monumentais mais populares entre os turistas, uma vez que está localizado no centro da Praça Dam.
Apresenta exposições de obras de arte da Idade de Ouro e os seus imponentes salões e o interior ricamente decorado fazem dele um local obrigatório na sua visita a Amesterdão. Reserve um bilhete sem filas para o Palácio Real e descubra a sua história com o guia áudio incluído.
19. Ver a Ponte Magere Brug
A imagem típica das pontes dos canais de Amesterdão tem um porta-estandarte na forma da Ponte Magere Brug, provavelmente a ponte mais fotografada da cidade. Trata-se de uma ponte levadiça sobre o rio Amstel que abre e fecha a cada 20 minutos para deixar passar os barcos, pelo que não é possível atravessá-la a pé ou de bicicleta.
No entanto, com um dos cruzeiros pelos canais de Amesterdão, terá a melhor vista possível desta e de outras pontes da cidade. A Magere Brug, em particular, recomendo que a veja à noite, pois a sua iluminação fá-lo-á compreender porque é chamada a "Ponte dos Amantes".
20. Passear pelas Nove Ruas
Conhecido na língua local como Negen Straatjes, este é um bairro de galerias de arte, lojas vintage e cafés encantadores. A uma curta distância a pé da Praça Dam, entre a Leidsestraat e a Raadhuisstraat, é o local ideal para passar a manhã a passear entre compras e petiscos.
21. Explore o Museu Casa de Rembrandt
Rembrandt é provavelmente o artista mais importante da história dos Países Baixos. Na sua casa original do século XVII, que foi convertida em museu e restaurada, pode mergulhar na história pessoal e profissional deste mestre da gravura, pintura e desenho.
E se for um amante da arte, pode também participar na Experiência Rembrandt em Amesterdão, uma atividade imersiva de cerca de 25 minutos, juntamente com um pequeno grupo de 8 pessoas, que o fará mergulhar na Amesterdão do século XVII, onde aprenderá sobre a vida e obra de Rembrandt.
22. Ver os leões no Artis Royal Zoo
Sim, Amesterdão também tem o seu próprio jardim zoológico e é o jardim zoológico mais antigo dos Países Baixos, por isso vale bem a pena uma visita. É um jardim zoológico histórico com tudo, desde leões, lobos e elefantes a um jardim botânico com centenas de variedades de plantas, um planetário e até dois museus que vai adorar. Está aberto todos os dias e é um lugar ideal para ir com toda a família.
23. Realizar o sonho holandês Jardins de Keukenhof
Mais de 7 milhões de flores são plantadas nos Jardins Keukenhof todos os anos, o que constitui um campo espetacular de tulipas, jacintos, narcisos, orquídeas, rosas, cravos, íris, lírios, lírios e muitas outras flores. Um espetáculo para ver e cheirar, recomendo que reserve uma visita organizada aos Jardins de Keukenhof.
24. Conhecer o Bairro Judeu
Este bairro interessante e histórico preserva as áreas onde as comunidades de refugiados judeus se estabeleceram a partir do século XI, devido à liberdade de culto que prevalecia em Amesterdão, então conhecida como "a Jerusalém Europeia".
É o lar de numerosos monumentos, museus e locais de grande interesse, como a Casa de Anne Frank e o Museu da Resistência, Verzetsmuseum, onde pode aprender sobre os tempos turbulentos que esta comunidade viveu durante a ocupação alemã na Segunda Guerra Mundial. A minha recomendação é conhecer o Bairro Judeu com umavisita guiada a pé ao antigo Bairro Judeu de Amesterdão.
25. Dar um passeio pelo Westerpark
Este bairro dinâmico e alternativo de Amesterdão está cheio de espaços verdes, restaurantes da moda, arquitetura icónica e galerias de arte e pode ser alcançado através de um autocarro turístico ou de um cruzeiro.
26. Faça um passeio pela Holanda rural
Para além de visitar a fascinante cidade de Amesterdão, existem muitos outros locais de interesse na área circundante que pode descobrir através de convenientes e práticas excursões organizadas.
Mergulhe na paisagem rural holandesa e faça uma viagem a Marken, Zaanse Schans e Volendam a partir de Amesterdão, com os seus icónicos moinhos de vento, deslumbrantes jardins de tulipas e fábricas de queijo artesanal e de tamancos. Pode fazer estas excursões por conta própria, mas se me permite uma dica, a experiência é mais fácil e mais confortável com umaexcursão organizada a partir de Amesterdão Se estiver interessado num contraste com a cidade grande, recomendo que escolha a visita guiada a Zaanse Schans para ver os moinhos de vento
27. Prove a gastronomia de todo o mundo no Foodhallen
Localizado num antigo depósito de eléctricos, o Foodhallen é um mercado de alimentos onde pode encontrar literalmente tudo o que quiser comer. Donuts gourmet, carne grelhada, dim sum, tacos premium... já está com água na boca? Lembre-se de trazer um bom saco do Ikea e decorações para a casa, eles vendem sempre coisas muito modernas.
28. Viajar para outro mundo na Electric Ladyland
Este pequeno sítio no bairro de Jordaan é um dos únicos museus dedicados à luz fluorescente e à arte da luz ultravioleta. É uma experiência para os olhos e uma curiosidade que, sem dúvida, recordará durante muito tempo. Só é possível entrar se reservar a sua visita com antecedência, mas vale mesmo a pena.
29. Viaje no tempo com uma visita a Bruges a partir de Amesterdão
Graças à localização geográfica de Amesterdão, é possível ir a Bruges e voltar num só dia. Eu fiz isso com uma excursão organizada que me permitiu aproveitar ao máximo a minha visita e recomendo-a a 100%. Aqui fica o meu resumo da experiência, caso esteja a pensar visitar o país vizinho: visite Bruges a partir de Amesterdão com uma excursão organizada Também pode fazer uma das excursões mais populares na zona: Amesterdão, Bruges e Bruxelas
30. NDSM
Um antigo cais transformado em espaço criativo, com bancos, camiões de comida, arte de rua e estética industrial. Encontre mercados de roupa vintage, festivais de música ocasionais, projecções de filmes ao ar livre e relaxe na atmosfera de praia deste local favorito dos habitantes de Amesterdão.
31. Outros museus em Amesterdão que o vão surpreender
O Museu Van Gogh, a Casa de Anne Frank ou o Rijksmuseum são provavelmente os museus mais famosos de Amesterdão, mas há muitos outros museus menos conhecidos onde pode passar um tempo agradável a absorver a cultura holandesa.
Por exemplo, se viajar para Amesterdão em família, recomendo uma visita ao Madame Tussauds ou ao Museu da Ciência NEMO, onde as crianças vão divertir-se imenso com todas as surpresas que lhes estão reservadas!
No Madame Tussauds podem tirar uma foto com muitas das suas personagens favoritas, como os super-heróis da Marvel, enquanto no NEMO vão aprender sobre ciência e tecnologia tocando e brincando com as exposições interactivas do museu. No entanto, existem muitos outros museus em Amesterdão onde pode passar um dia divertido! Veja o postdos 10 melhores museus de Amesterdão para os colocar na sua lista.
Quando viajar para Amsterdão
Cada época do ano tem as suas vantagens e, embora viajar para Amesterdão no inverno signifique preparar-se para passar frio, ver Amesterdão no Natal pode valer bem o sacrifício. Se pretende fugir ao calor, uma viagem a Amesterdão no verão ou uma viagem a Amesterdão na primavera é provavelmente um bom plano, uma vez que Amesterdão nunca atinge as temperaturas elevadas que se verificam noutros países do sul da Europa.
- Viajar para Amesterdão em janeiro
- Viajar para Amesterdão em fevereiro
- Viajar para Amesterdão em abril
- Viajar para Amesterdão em agosto
- Viajar para Amesterdão em setembro
- Amsterdão em outubro
- Amsterdão em novembro
- Amsterdão em dezembro
Quantos dias gastar numa viagem a Amesterdão
Amesterdão e os seus arredores têm muito para oferecer ao viajante. Aqui está uma lista de itinerários em torno de Amesterdão, dependendo do número de dias que lá vai passar. No entanto, se for apenas por alguns dias, tente poupar tempo reservando o seu transfer do aeroporto de Amesterdão (seja ele qual for) com antecedência.