10 coisas para ver e fazer em Amesterdão em janeiro

O tempo de inverno pode ser intimidante e fazer com que se desconfie de viajar para a Europa. Mas se vier com as roupas certas e vontade de explorar, poderá desfrutar desta cidade fantástica que apaixona toda a gente.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Amesterdão em janeiro

Edifício Amesterdão | ©Pixabay

A Holanda caracteriza-se pelos seus inconfundíveis passeios pelos canais de Amesterdão e pelos fantásticos passeios de bicicleta em Amesterdão. A cidade sofre uma metamorfose em todas as estações do ano e Amesterdão no inverno oferece-lhe outras cores, outras paisagens e outros eventos que tornarão o tempo frio meramente anedótico. Aqui estão as nossas melhores dicas sobre o que fazer em Amesterdão em janeiro para o ajudar a tirar o máximo partido da sua aventura neste canto do mundo.

1. Fazer um passeio de autocarro turístico

Autocarro turístico de Amesterdão| ©John D
Autocarro turístico de Amesterdão| ©John D

Saia do frio e veja a cidade no conforto do seu assento. Os autocarros têm guias que lhe contarão um pouco da história do que vê a partir do topo do autocarro, e pode fazer-lhes todas as perguntas que quiser. Não só vai gostar de ver a cidade, como também vai aprender sobre ela.

Onde se realiza

O itinerário principal inclui os pontos turísticos mais importantes, mas também é possível combiná-lo com visitas a museus ou passeios de cruzeiro. Veja o nosso post sobre os melhores autocarros turísticos de Amesterdão para mais informações e detalhes.

Reserve o seu lugar no autocarro turístico de Amesterdão

2. Comece o ano com um mergulho na água

Praia de Scheveningen| ©Sven Wusch
Praia de Scheveningen| ©Sven Wusch

Sim, leu bem. Não importa as baixas temperaturas quando se trata de seguir as tradições locais. Esta, em particular, nasceu em 1965, quando um clube de natação decidiu começar o ano com um mergulho no mar frio de janeiro. Estes nadadores espirituosos foram sendo seguidos por um número cada vez maior de pessoas. Depois, o evento foi patrocinado por uma marca famosa, selando o costume neerlandês.

A natação mais concorrida tem lugar na praia de Scheveningen, onde mais de.... 10.000 pessoas! tomam coragem e usam o seu fato de banho e mergulham no mar todos os anos.

Onde se realiza

A praia de Scheveningen fica a cerca de uma hora de carro de Amesterdão, mas há mais de 200 municípios no país onde se pode saltar para o mar ou para um lago. Aqui está uma lista para que não tenha desculpas - a escolha é sua!

  • Praias do Mar do Norte: Scheveningen, Zandvoort, Bloemendaal, Wijk aan Zee, Egmond aan Zee e Bergen aan Zee.
  • Ilhas Wadden: Texel, Terschelling, Vlieland, Ameland e Schiermonnikoog
  • IJsselmeer: Hoorn, Medemblik, Hindeloopen, Lemmer, Gaasperplas, IJburg e Sloterpas

Reservar uma excursão a partir de Amesterdão

3. Patinagem no gelo no meio da cidade

Patinagem no gelo na cidade| ©EVERT ELZINGA
Patinagem no gelo na cidade| ©EVERT ELZINGA

As temperaturas frias são exatamente o que precisamos para podermos patinar nos canais de Amesterdão. A água congela durante vários dias em janeiro, criando pistas de gelo perfeitas por toda a cidade. Parece ótimo, não é?

Além disso, Amesterdão tem música para nos fazer sentir como se estivéssemos num filme. E para aqueles que gostam, são instalados pequenos quiosques onde pode encontrar bebidas quentes e espirituosas para aquecer o seu corpo enquanto se diverte.

Onde se realiza

  • Pista de gelo de Rembrandtplein,
  • Pista Jaap Eden IJsbaan (patinadores experientes)
  • Pista de gelo da Museumplein (com o bónus do Rijksmuseum ao fundo)

Bilhetes

Passe de um dia: 2,50 euros. Aluguer: 5 euros.

4. Celebrar o "Dia Nacional das Tulipas"

Tulipas| ©Boudewijn Huysmans
Tulipas| ©Boudewijn Huysmans

Caso não saiba, Amesterdão é chamada "A Loja de Flores do Mundo". Isto porque, na primavera, os campos de flores dos Países Baixos transformam-se num manto de belas tulipas.

Provavelmente, já viu o clássico postal e agora pode vê-lo pessoalmente, adquirindo os seus :::link|text=tickets para os Jardins Keukenhof|element=pa-2823::. Visitando a cidade em janeiro, pode assistir ao festival:::link|text=do Dia Nacional das Tulipas|url=https://tulipfestivalamsterdam.com/event/national-tulip-day-centre-amsterdam/:::, que se realiza no terceiro sábado do mês e dá as boas-vindas à estação, que decorre até abril.

Onde se realiza

O melhor de tudo é que o evento acontece na Praça Dam, a mais importante e central da cidade, e não é preciso comprar ingresso para participar - todos são bem-vindos! Dica do viajante Faça parte da tradição! Quem for à praça neste dia especial pode colher uma tulipa gratuitamente e levá-la para casa. Lembre-se que não se trata apenas de uma flor. Foram cultivadas por holandeses orgulhosos do seu esforço e dedicação - existem cerca de 200.000!

5. Desfrute do "Festival das Luzes"!

Festival das Luzes de Amesterdão| ©Hector Montero
Festival das Luzes de Amesterdão| ©Hector Montero

Este festival de renome mundial realiza-se em dezembro e na maior parte de janeiro. Por isso, ainda há tempo para apreciar as mais incríveis projecções de luz na cidade velha. No Festival das Luzes de Amesterdão, todos os canais são iluminados com desenhos dos melhores artistas de luz nacionais e internacionais.

Onde se realiza

Há dois itinerários pela cidade e cada percurso segue um tema diferente concebido pelo artista. Estes itinerários são concebidos numa ordem específica, para que se possa compreender o conceito da obra.

  • Percursopedestre: o acesso é livre e encontrará indicações ao longo do canal Keizersgracht. Também pode pedir um dos mapas gratuitos. Recomendo que faça um passeio guiado a pé por Amesterdão durante a manhã, para se familiarizar com os percursos e com a própria cidade.
  • Passeio de barco pelo canal: o trabalho artístico é diferente do passeio a pé, mas também o é o facto de estar a navegar enquanto aprecia a arte. Lembre-se de reservar o seu cruzeiro noturno pelos canais de Amesterdão com antecedência, uma vez que esgotam muito rapidamente nesta altura do ano.

Horário de abertura do festival

Das 17h00 às 23h00 diariamente. Também pode desfrutar de eventos especiais em torno do Festival noutras áreas da cidade para além dos canais. Visite o Jardim Botânico e o Parque Frankendael para ver mais luzes e mais arte.

Reserve o seu cruzeiro noturno em Amesterdão

6. Visite os melhores museus de Amesterdão

É bom desfrutar de Amesterdão ao ar livre, mesmo no inverno, mas também deve haver momentos para se abrigar. E que melhor maneira de o fazer do que visitar alguns dos melhores museus da cidade.

Há muitos museus em Amesterdão, mas estes são os que eu pessoalmente recomendo (clique nos nomes para aceder aos bilhetes):

  • Museu Van Gogh: um dos museus mais populares da cidade que contém a maior coleção de obras do artista e de outros pintores contemporâneos.
  • The Upside Down Museum: o maior museu da Europa dedicado ao Instagram. Tem cenas divertidas e fotogénicas cheias de ilusões de ótica.
  • Stedelijk Museum: o museu de arte contemporânea, moderna e design da cidade. Recomendo vivamente o áudio-guia para o apreciar a outro nível.
  • Museu Ripley: possui a mais importante coleção de raridades humanas, naturais, científicas e artísticas do mundo. Atreve-se a visitá-lo?
  • Museu dos Segredos da Luz Vermelha: poderá conhecer a história completa do Red Light District a partir de um antigo bordel do século XVII.

Reserve o seu bilhete para os museus de Amesterdão

7. Assistir à "Feira de Arte Realisme".

Na Feira de Arte Realisme| ©Gary Top
Na Feira de Arte Realisme| ©Gary Top

Esta feira é uma das mais importantes feiras de arte contemporânea do mundo.

Uma vez por ano, normalmente durante a primeira quinzena de janeiro, são expostas obras relacionadas com um género típico dos Países Baixos, uma mistura de arte realista e figurativa. Além disso, os visitantes poderão desenhar e pintar no estilo realista com aulas que serão dadas gratuitamente aos participantes. Está preparado?

Onde se realiza

Terminal de Passageiros de Amesterdão - PTA. Eis o endereço exato: Piet Heinkade 27, 1019 BR Amesterdão.

Bilhetes

O bilhete geral custa 12,50 euros, mas os menores de 18 anos pagam apenas 8 euros. As crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita.

8. Desfrute da música no festival Eurosonic Noorderslag

Festival Eurosonic Noorderslag| ©zak mc
Festival Eurosonic Noorderslag| ©zak mc

Todos os anos, realiza-se o Festival Eurosonic Noorderslag e durante 4 dias inteiros, artistas de toda a Europa sobem ao palco para promover a sua nova música.

O festival deve o seu nome à ESNS (Eurosonic Noorderslag), uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a circulação da música europeia no continente europeu e fora dele. O festival é conhecido por ser a oportunidade para muitos artistas se afirmarem e atingirem a fama. No coração de Groningen, assiste-se a cerca de 300 actuações de alto nível e são também atribuídos prémios às melhores actuações.

Onde se realiza

O festival tem lugar em vários locais no centro da cidade de Groningen. A partir de Amesterdão, demora-se cerca de duas horas de carro, mas também se pode lá chegar de comboio.

Bilhetes

Pode comprar os seus bilhetes aqui. Vai perder o festival?

9. Aproveite os últimos dias dos Mercados de Natal de Leiden!

Mercado de Natal de Amesterdão| ©Colin D
Mercado de Natal de Amesterdão| ©Colin D

Apesar de o Natal já ter passado, este mercado de Natal está aberto até 5 de janeiro todos os anos.

Em Leiden, encontra a desculpa perfeita para dar um passeio pelo único mercado de Natal flutuante da Holanda. A cidade, considerada uma das mais bonitas e antigas do país, apresentaum mercado cheio de luzes e uma atmosfera única, onde pode assistir a espectáculos, comer e desfrutar do ambiente especial que só esta época do ano oferece.

Onde se realiza

Realiza-se em torno do Novo Rio Reno (Nieuwe Rijn), mas aqui está a localização exacta: Stationsweg 26, 2312 AV Leiden, Países Baixos. Pode lá chegar facilmente de comboio a partir de Amesterdão, demora cerca de meia hora e o bilhete custa cerca de 10 euros.

Bilhetes

A entrada é totalmente gratuita.

10. Assistir ao maior festival de cinema dos Países Baixos em Roterdão

Festival de Cinema de Roterdão| ©Travelinglao
Festival de Cinema de Roterdão| ©Travelinglao

De 26 de janeiro a 8 de fevereiro de cada ano, a cidade de Roterdão acolhe este evento de cinema, artes visuais e espectáculos ao vivo. Conhecerá os novos realizadores e os talentos em ascensão no mundo do cinema, e a coroa de glória: os prémios VPRO Tiger.

Onde se realiza

Roterdão fica a cerca de uma hora de carro de Amesterdão. Se optar por ir de comboio, o bilhete custa cerca de 15 euros e a viagem tem uma duração estimada de 45 minutos.

Bilhetes

Pode comprar os seus bilhetes aqui.

11. Provar a gastronomia de inverno

Erwtensoep, o prato típico de inverno de Amesterdão| ©Ivinst
Erwtensoep, o prato típico de inverno de Amesterdão| ©Ivinst

Depois de uma visita guiada à cidade de Amesterdão, todos nós ficamos com fome, especialmente no inverno, quando o nosso corpo anseia por algo quente para nos manter vivos.

E ainda mais no inverno, quando o nosso corpo anseia por algo quente para nos mantermos vivos. Bem, está com sorte, porque Amesterdão tem alguns pratos de inverno deliciosos que não pode perder. Aqui seleccionei os melhores para experimentar e depois diga-me o que achou.

  • Erwtensoep: esta é a tradicional sopa holandesa feita de ervilhas verdes. É simplesmente deliciosa e, se preferir, pode acompanhá-la com salsicha holandesa. Desta forma, pode experimentar dois pratos típicos num só almoço.
  • Stamppot: Este é um maravilhoso guisado típico dos Países Baixos, ideal para o inverno e para as temperaturas frias. É feito de couve, chucrute e carne fumada. Mas como já se apercebeu, a salsicha pode ser adicionada a absolutamente tudo. E os neerlandeses fazem-no sem dúvida. É melhor comer muito do que pouco.
  • Oliebollen: Passando à sobremesa, se viajar para Amesterdão no inverno será um privilegiado. Porquê? Os Oliebollen só estão disponíveis nesta altura do ano, pois estão geralmente associados às celebrações da passagem de ano. São bolinhos fritos cobertos de açúcar em pó. Também vêm com rum e sultanas, se desejado. Estes bolinhos estarão quentes e à sua espera.
  • Poffertjes: estas panquecas holandesas são uma bomba de açúcar e doces. O impulso energético necessário para qualquer turista de inverno. Adicione manteiga e, porque não, mais açúcar.

O tempo em Amesterdão em janeiro

Amesterdão ao frio| ©Sjaak Kempe
Amesterdão ao frio| ©Sjaak Kempe

No mês de janeiro, as temperaturas variam entre os 5 e os 10 graus Celsius, e ficam ainda mais frias no final do mês. Sim, é a época mais fria e mais húmida do ano.

Mas isso também abre um novo universo de possibilidades para umas férias diferentes e igualmente agradáveis. O melhor conselho que lhe posso dar, de acordo com a minha experiência, é pensar cuidadosamente quando fizer as suas malas. Não se esqueça deincluir roupas quentes, bem como casacos de inverno, luvas, cachecol, chapéu e, porque não, um impermeável. Com o vestuário adequado, as baixas temperaturas não serão um incómodo e poderá desfrutar desta cidade fantástica da forma que merece. Boa viagem!