Mais sobre: Excursões a Zaanse Schans e seus moinhos a partir de Amesterdão
Amesterdão é uma cidade excitante, com uma estética única e muitas atracções interessantes para ver.
Mas porque não aproveitar esta viagem à Holanda para conhecer outros locais do país? Não hesite e embarque numa aventura na bela paisagem holandesa.
Faça uma viagem organizada a Zaanse Schans
Moinhos de vento, queijarias, fabricantes de tamancos, casas de chá, lagos, belos canteiros de flores... Se quiser descobrir os tesouros da Holanda rural, a melhor opção é fazer uma viagem de um dia a Zaanse Schans, Edam, Volendam e Marken de autocarro. A primeira paragem desta excursão é Zaanse Schans, uma aldeia nas margens do rio Zaan, famosa pelos seus moinhos de vento.
Se quiser descobrir como era a vida na Holanda nos séculos XVII e XVIII, um passeio por esta pequena aldeia no campo holandês é uma boa maneira de o fazer. Prepare a sua máquina fotográfica porque a paisagem bucólica parece saída de um conto de fadas e vai querer tirar fotografias a toda a hora.
Os moinhos de vento junto ao rio são a principal atração de Zaanse Schans. O guia explicou que esta região se tornou a primeira região industrial do país no século XVII, com mais de 600 moinhos de vento construídos para produzir óleos, corantes, tintas, tábuas de madeira e para moer especiarias.
Combine a sua excursão a Zaanse Schans com outras visitas, como Edam, Volendam e Marken ou os Jardins Keukenhof
Se quiser aproveitar ao máximo o seu dia fora de Amesterdão e conhecer a paisagem holandesa, pode complementar a sua excursão a Zaanse Schans com uma visita a Edam, Volendam e Mar ken ou mesmo com uma viagem aos jardins de tulipas de Keukenhof.
Qualquer que seja a opção escolhida, terá a oportunidade de conhecer muito melhor o país e de tirar partido da proximidade da capital a sítios naturais fantásticos.
O que é que uma viagem a Zaanse Schans, Edam, Volendam e Marken inclui?
- Guia profissional.
- Transporte em autocarro.
- Visita aos moinhos de vento de Zaanse Schans.
- Visita ao mercado do queijo ou às casas de chá junto ao canal de Edam.
- Visita à aldeia de Volendam, uma oficina de tamancos, uma queijaria tradicional e degustação gratuita de produtos típicos.
- Visita à ilha de Marken.
Dicas para visitar o Zaanse Schans
O que é que precisa de levar?
- Roupa e calçado confortáveis.
- Um guarda-chuva ou um mackintosh é sempre uma boa ideia nos Países Baixos, porque o tempo é variável e pode chover a qualquer altura.
- Uma garrafa de água e alguns aperitivos
- Vontade de passar um bom bocado.
Vai viajar com bagagem?
Não se preocupe, pode deixá-la no autocarro durante a viagem. Quando regressar a Amesterdão, o motorista estaciona mesmo ao lado da Estação Central para que possa apanhar o comboio para o aeroporto ou para o seu próximo destino.
Qual é a melhor altura para visitar Zaanse Schans?
De maio a outubro é a melhor altura para visitar Amesterdão ou qualquer outra parte do país.
- A primavera é uma altura especial porque os campos estão em flor e a natureza está no seu estado mais belo.
- Os Verões são amenos, os dias são mais longos e as temperaturas rondam os 26°C, pelo que é um prazer fazer turismo nesta altura do ano.
- No outono, por outro lado, os dias começam a ficar mais curtos e é necessário vestir roupas quentes, pois o tempo começa a arrefecer.
- Os Invernos, devido à influência do Oceano Atlântico, são frios, com chuva frequente, nevoeiro, geada e ventos fortes. Por outras palavras, o clima não é tão favorável como noutras épocas do ano para a prática de caminhadas, embora para algumas pessoas também possa ter o seu encanto.
Como é Edam, a cidade do popular queijo holandês
A próxima paragem neste passeio pelo campo holandês é Edam, e quando se fala desta pequena cidade não se pode deixar de pensar no seu queijo. No século XVII, a Holanda já exportava este famoso produto e, desde então, há séculos que o queijo chega a todos os cantos do mundo.
Esta viagem dá-nos a oportunidade de visitar o seu famoso mercado tradicional de queijo, que funciona desde a Idade Média e que, no verão, organiza reconstituições históricas para que os turistas possam ver como era antigamente. Visitar o mercado de queijo de Edam com um guia é uma experiência muito interessante que mantém viva uma parte da história da cidade.
Mas Edam é mais do que apenas queijo. É uma bela cidade situada a 20 quilómetros de Amesterdão, numa zona chamada Laag Holland, que parece saída de um conto de fadas.
Passeando pela cidade velha desta típica aldeia nas margens do lago IJsselmeer, encontrará pequenas ruas comerciais, bonitas casas de chá junto ao canal e acolhedores terraços onde poderá tomar uma bebida. Alguns dos principais pontos turísticos são a Igreja de São Nicolau, a Câmara Municipal, o Carrilhão do século XVI e o Museu de Edam.
Como é Volendam, o porto de Edam?
Situada entre Edam e Marken, esta pequena aldeia piscatória a apenas 20 minutos de Amesterdão é uma das mais belas e autênticas aldeias do interior dos Países Baixos, graças ao seu belo porto, ruas estreitas e casas coloridas.
Por isso, a melhor maneira de descobrir Volendam é a pé. A guia conduzi-lo-á por locais fantásticos para que possa tirar belas fotografias do passeio enquanto explica a história de Volendam e a sua ligação ao mar.
Durante o passeio, verá lugares como o Doolhof e o Dijk, dois bairros antigos cheios de casas de pescadores num labirinto de ruas e canais estreitos e altamente decorados, que fascinaram muitos artistas durante séculos.
Também verá lugares como o dique do porto de pesca, as suas belas igrejas, as suas lojas... e descobrirá as origens desta cidade como o porto de Edam.
Mas antes da visita à cidade, visitámos uma queijaria tradicional onde nos explicaram como se fabricam os queijos típicos da região, como o Gouda ou o Edam e, no final, fomos brindados com uma degustação gratuita de produtos tradicionais que estavam deliciosos. Foi um dos momentos mais agradáveis do dia, porque adoro este tipo de excursões.
Depois fomos levados a uma oficina tradicional de tamancos ou "klompen", como são chamados em holandês. Tal como as tulipas ou os moinhos de vento, estes sapatos de madeira são outro ícone nacional dos Países Baixos. Durante a visita, o mestre fabricante de tamancos mostrar-lhe-á como são feitos e algumas das suas criações mais impressionantes. Nunca tinha visto nada assim e é um processo artesanal bastante trabalhoso e curioso - imperdível!
Como é Marken, a ilha idílica?
Do outro lado do lago IJsselmeer, mesmo em frente a Volendam, fica Marken, uma ilha que foi separada da Holanda continental no século XIII por uma tempestade.
Uma das coisas que mais nos impressionou nesta cidade são as suas casas de madeira sobre montes de terra e artificiais chamados "terpen". São únicas no mundo! O guia explicou-nos que foram construídas desta forma para evitar os danos causados pela chuva e pelas inundações, muito frequentes nesta zona.
É espantoso ver o grande engenho que estas pessoas tiveram para enfrentar as marés, apesar de a água estar a ganhar terreno gradualmente sobre a aldeia. Durante séculos, as pessoas de Marken viveram isoladas e só em 1957 foi construído um dique que pôs fim às inundações e permitiu que a cidade se tornasse uma península, ligando-a ao continente.
Ao passear por Marken, notará que este lugar está cheio de encanto, não admira que o realizador Tim Burton se tenha inspirado nele para o seu filme "Big Fish".
Passear pelas ruas e observar de perto as casas de pescadores e as igrejas protestantes dá-lhe a sensação de estar a caminhar por uma aldeia-museu que conseguiu manter a sua autenticidade apesar do passar dos anos - é como fazer uma viagem no tempo até à Idade de Ouro holandesa!
Se gostaste desta excursão, talvez estejas interessado em...
Uma viagem a Amesterdão é uma óptima maneira de sair da cidade e ver outros lugares num só dia, não é?
No artigo As melhores excursões a partir de Amesterdão encontrará algumas sugestões fantásticas para completar a sua viagem à capital holandesa. Não perca!