Lisboa em 2 dias: tudo o que precisas de saber

Se está a pensar numa escapadela de fim de semana a Lisboa, consulte este guia para visitar a capital portuguesa em 48 horas.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 7 minutos

Lisboa em 2 dias: tudo o que precisas de saber

Vista aérea de Lisboa | ©Gemmmm

É possível ver os principais monumentos de Lisboa e conhecer a cidade num fim de semana. E, para além disso, podemos fazê-lo com relativa tranquilidade, desfrutando-a à nossa vontade. Para isso, partilho convosco este roteiro para visitar a cidade em 48 horas. Embora alguns pontos menos importantes sejam deixados de fora, em dois dias terá tempo para conhecer o centro histórico, os bairros mais importantes e monumentos como o Convento dos Jerónimos e a Torre de Belém.

Dia 1: Visita ao centro histórico: bairros de Alfama e Baixas

O miradouro das Portas do Sol| ©Vitor Oliveira
O miradouro das Portas do Sol| ©Vitor Oliveira

O primeiro dia do itinerário foi concebido para descobrir e apreciar o centro histórico de Lisboa. O percurso passa pelos bairros vizinhos de Alfama e Baixas, em cujas ruas encontraremos alguns dos pontos mais significativos da cidade: a Sé de Lisboa, o Castelo de São Jorge ou a Praça do Comércio são alguns dos pontos principais deste primeiro dia em Lisboa.

Tire as melhores fotografias nos miradouros da Porta do Sol e de Santa Luzia

O dia pode começar nos miradouros da colina do Castelo de S. Jorge. As Portas do Sol e Santa Luzia são duas das melhores vistas do centro de Lisboa com o rio Tejo como pano de fundo, e certamente terá a oportunidade de ver mais se reservar uma visita guiada a Alfama e São Jorge.

Perto de ambos os miradouros existem várias esplanadas que são perfeitas para o pequeno-almoço e para ganhar forças para o dia.

Reserve uma visita guiada a Alfama e ao Castelo de S. Jorge

Entrar no Castelo de S. Jorge

No topo da colina, no coração do bairro de Alfama, encontra-se o Castelo de S. Jorge, uma visita obrigatória se reservar uma visita guiada ao Castelo de S. Jorge. O esforço de subir as ruas íngremes vale bem a pena para ver este castelo do século XII.

A taxa de entrada de 10 euros dá-lhe acesso ao interior do castelo, que apresenta o ponto de vista do periscópio da Torre de Ulisses, o sítio arqueológico e os jardins do castelo, onde pode passear rodeado de patos e pavões enquanto aprecia as vistas espectaculares da cidade.

Reservar uma visita guiada ao Castelo de São Jorge

Não perca a Catedral de Lisboa

Ao descer do castelo em direção ao Tejo, irá deparar-se com a Sé Catedral de Lisboa. O templo mais importante da cidade pode ser visitado gratuitamente e por mais 2,5€ pode acrescentar à visita o seu claustro e o tesouro que alberga esta igreja de origem românica. Uma visita altamente recomendada que pode conhecer melhor se reservar uma visita guiada a Lisboa.

Reservar uma visita guiada a Lisboa

Descobrir o bairro de Alfama

Depois de ver os seus monumentos, é aconselhável dar um pequeno passeio pelas ruas do bairro de Alfama. Originalmente um bairro de pescadores que cresceu sob as muralhas do Castelo de São Jorge, é atualmente um dos mais belos bairros de Lisboa.

Se se deixar perder nas suas ruas, irá certamente encontrar um músico de rua a cantar Fado, pois este bairro é considerado o berço deste género musical português. Podemos aproveitar o passeio para ir a um restaurante e desfrutar da gastronomia portuguesa. O bacalhau e outros pratos de peixe são especialmente recomendados, uma vez que Alfama é um bairro historicamente ligado à pesca.

E se preferir não perder nenhum pormenor sobre a história deste bairro popular e peculiar, não hesite em reservar uma visita guiada a Alfama.

Reservar uma visita guiada a Alfama

Passeio pela Praça Pedro IV

Praça Pedro IV em Lisboa| ©Thomas
Praça Pedro IV em Lisboa| ©Thomas

Do bairro de Alfama, descemos até à Praça Pedro IV, uma das paragens da nossa visita guiada a Lisboa. Anteriormente conhecida como Praça do Rossio, é um dos centros nevrálgicos de Lisboa. No centro da praça está o monumento em forma de coluna a D. Pedro IV, o primeiro imperador do Brasil e rei constitucional português.

Nos arredores, há uma infinidade de lojas e restaurantes que podemos aproveitar para comer, se ainda não o tivermos feito. No entanto, recomendo que procurem melhores opções de restauração nas ruas próximas da praça, pois os preços na praça são em média mais elevados.

Reservar uma visita guiada a Lisboa

Dar um passeio pela Rua Augusta

Esta rua é uma das principais vias de Lisboa e liga a Praça Pedro IV à Praça do Comércio. As duas praças mais importantes de Lisboa, que pode visitar se reservar uma visita guiada a Lisboa.

A Rua Augusta é uma rua pedonal e nos seus mais de 600 metros encontram-se as principais lojas e estabelecimentos comerciais da cidade. Podemos aproveitar o passeio para nos sentarmos numa esplanada a tomar um café e entrar nas lojas para comprar uma lembrança ou simplesmente deliciarmo-nos.

Reservar uma visita guiada a Lisboa

Não perca a Praça do Comércio

No final da tarde, chegaremos à famosa Praça do Comércio. Um dos locais mais representativos de Lisboa. Acedemos a ela através do arco da Rua Augusta ao qual podemos aceder para subir ao seu miradouro e ver a praça e a Rua Augusta de cima.

A subida ao miradouro custa apenas 2,5€. Na Praça do Comércio podemos ainda ver a estátua equestre de D. José I e o cais que se debruça sobre o rio Tejo e a sua excelente vista panorâmica.

Este é um bom local para terminar o dia, pois oferece um belo pôr do sol sobre o rio e nas proximidades existem muitas opções de restaurantes para jantar antes de regressar ao seu alojamento ou começar a desfrutar da vida nocturna de Lisboa. Se não se quer enganar quanto ao local a visitar, não hesite em reservar uma visita gastronómica a Lisboa.

Reservar uma visita gastronómica a Lisboa

Dia 2: Desfrutar do Elevador de Santa Justa, do Convento do Carmo e de Belém

Elevador de Santa Justa e Rua Augusta| ©Rob Oo
Elevador de Santa Justa e Rua Augusta| ©Rob Oo

Já conhecemos o centro de Lisboa, por isso no segundo dia é altura de terminar o trabalho e visitar o bairro de Belém, onde se encontram dois dos monumentos mais importantes de Lisboa e de Portugal. Mas isso é depois de apanhar um elevador especial para visitar uma impressionante igreja em ruínas.

Apanhar o elevador de Santa Justa

O segundo dia em Lisboa pode começar com uma visita ao elevador de Santa Justa. Localizado na Rua do Ouro, este elevador em particular liga os bairros da Baixa Pombalina e do Chiado através de um elevador e de um passadiço de 45 metros de altura. A parte superior alberga um terraço com boas vistas sobre o centro de Lisboa.

Como as filas de espera são frequentes, é aconselhável ir de manhã cedo. O elevador começa a funcionar às 7h30 e custa 5,30 euros, o que inclui uma viagem de ida e volta no elevador e o acesso ao miradouro.

Reservar uma visita guiada a Lisboa

Visitar o Convento do Carmo

Ao sairmos do passadiço superior do elevador de Santa Justa, deparamo-nos com o antigo Convento do Carmo. Este foi o mais importante edifício gótico de Lisboa até 1755. Em 1755 ocorreu um terramoto histórico que deixou este e muitos outros edifícios em ruínas.

Hoje é possível visitar as ruínas da igreja que alberga o Museu Arqueológico do Carmo. A estrutura principal do templo está preservada, mas sem o telhado, o que permite um postal simplesmente espetacular. A visita ao convento e ao museu custa 5 euros.

Apanhar o elétrico para Belém

Uma das experiências mais autênticas em Lisboa é andar de elétrico. Como o nosso próximo destino é o bairro de Belém e é um pouco longe do centro, não hesite em reservar o elétrico turístico de Lisboa para lá chegar.

O melhor é fazer uma caminhada de 10 ou 15 minutos do convento do Carmo até à praça do Comércio, onde se pode apanhar o elétrico número 15 que nos levará a Belém em cerca de 20 minutos.

Quando chegarmos e antes de visitarmos o Mosteiro dos Jerónimos, vamos procurar um sítio para comer. Há muitas opções perto do próprio mosteiro. Recomendo comer antes, pois a visita ao monumento pode demorar mais do que se pensa.

Reservar o Elétrico Turístico de Lisboa

Deixe-se deslumbrar pelo Mosteiro dos Jerónimos

Sairemos do elétrico na paragem mesmo em frente ao Mosteiro dos Jerónimos. Este edifício foi reconhecido como Património Mundial graças ao seu valor artístico e arquitetónico. O seu convento e igreja são espectaculares e fazem dele uma visita obrigatória em Lisboa.

Recomendo que reserve o seu bilhete para o Mosteiro dos Jerónimos com antecedência, pois é o monumento mais visitado de Lisboa. O preço começa em cerca de 17 euros. Está aberto todos os dias da semana, exceto às segundas-feiras.

Reservar bilhetes para o Mosteiro dos Jerónimos

Provar os pastéis de Belém

Enquanto estiver no bairro de Belém, não pode perder a oportunidade de experimentar os pastéis tradicionais. São os folhados confeccionados pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos.

Podem ser provados por toda a cidade, mas junto ao mosteiro encontra-se a fábrica original e é o melhor e mais típico local para provar estes doces. Vale a pena fazer uma paragem no caminho para provar este famoso petisco.

Reservar um tour gastronómico por Lisboa

Admire a vista do Padrão dos Descobrimentos

O Mosteiro dos Jerónimos| ©Minh TRAN
O Mosteiro dos Jerónimos| ©Minh TRAN

Depois de nos abastecermos com pastéis de Belém, vamos visitar o Padrão dos Descobrimentos. Esta impressionante construção está localizada perto do mosteiro, junto ao rio Tejo. A construção tem mais de 50 metros de altura e foi erguida em homenagem a todos os aventureiros e descobridores que marcaram a história de Portugal. É um local agradável para parar por alguns minutos para admirar e tirar fotografias junto ao Tejo.

Termine o seu passeio na Torre de Belém

Como pode ver, é possível ver os principais monumentos de Lisboa e desfrutar da cidade em 48 horas. A última paragem deste itinerário será num dos monumentos mais famosos de Lisboa, a Torre de Belém. Esta torre projecta-se para o rio e foi construída para servir de forte e farol.

De notar que, se comprar o bilhete para a Torre de Belém, pode visitar o interior para ver as masmorras e subir ao topo para ver as vistas. O preço para entrar no interior é de aproximadamente 19 euros.

Quando sair, é aconselhável sentar-se durante alguns minutos e esperar pelo pôr do sol. As águas do rio banhadas pelo sol poente é a melhor forma possível de se despedir de Lisboa.

Reservar bilhetes para a Torre de Belém