10 coisas para fazer em Lisboa no inverno
O seu ambiente romântico, boémio e algo decadente, bem como o número de actividades oferecidas, fazem de Lisboa um destino de inverno ao nível das grandes capitais europeias.
Embora as temperaturas sejam um pouco mais amenas do que noutras partes do mundo, a capital portuguesa vive o inverno com muito menos visitantes do que na época alta. Para aqueles que preferem visitar as atracções de Lisboa de uma forma mais calma, este é um período perfeito, especialmente se tiver em conta a quantidade de coisas para fazer: mercados, feiras de Natal, carnaval, meia maratona e uma sugestiva atmosfera de inverno cheia de luzes, cores e aromas agradáveis.
1. Descubra os Mercados de Natal em Lisboa
Como pode ler mais detalhadamente no meu artigo sobre Lisboa no Natal, na capital portuguesa existem vários mercados que farão as delícias de miúdos e graúdos:
- Mercado de Natal da Praça do Campo Pequeno: as bancas instaladas nesta antiga praça de touros oferecem tudo, desde comida a artesanato, todos produtos nacionais.
- Mercado deNatal Lisboa Wonderland: todos os anos, o Parque Eduardo VII acolhe este mercado de Natal diferente, cujas atracções (roda gigante, carrosséis, uma pista de gelo ou uma aldeia de Natal) o tornam perfeito se estiver em Lisboa com crianças.
- Mercado de Natal de Alvalade: este é, sem dúvida, um dos favoritos de Lisboa. As suas barracas de madeira oferecem comida, decorações de Natal e artesanato. Também se pode visitar a casa do Pai Natal.
- Mercado deNatal do Miradouro de Santa Catalina: embora não seja muito grande, é um dos mais atractivos, pois está situado num dos miradouros mais espectaculares da cidade.
2. Participar despudoradamente no Carnaval de Lisboa
É certo que o carnaval de Lisboa não é tão conhecido como o de outras cidades europeias. No entanto, muitos afirmam que não só é um dos carnavais mais antigos da Europa, como também está na origem dos famosos carnavais do Rio. A animação das ruas de Lisboa vale bem a pena juntar-se à festa, e fazer um passeio por Lisboa pode ser uma óptima maneira de o fazer.
Se estiver em Lisboa em fevereiro, mês em que se celebra o carnaval (as datas não são fixas), deve participar no chamado Carnaval dos Vilões. Para além disso, muitos dos bairros da cidade organizam as suas próprias festas. São sobretudo as crianças que se vestem a rigor, embora também se possam ver alguns adultos a seguir este costume.
Naturalmente, desfrutar do carnaval é também uma das melhores coisas para fazer em Lisboa à noite. Praticamente todos os locais de diversão nocturna organizam as suas próprias actividades para a diversão dos habitantes locais e dos visitantes.
3. Aplaudir o espetáculo da Meia Maratona de Lisboa
Se estiver em Lisboa em março, pode juntar-se a uma corrida que tem um número recorde mundial de participantes. É também uma oportunidade única para atravessar a ponte 25 de abril a pé e desfrutar de uma vista única sobre toda a capital portuguesa.
De facto, nesse dia realizam-se duas corridas diferentes:
- A primeira, mais oficial, é a Meia Maratona de Lisboa, na qual participam os melhores atletas do mundo. Esta corrida começa no Largo da Portagem e termina junto ao Mosteiro dos Jerónimos, que conhecerá se tiver feito um percurso pelo bairro de Belém.
- A outra prova, aberta a todos os amadores, é a Mini-Maratona. Trata-se de um percurso de 7.200 metros e, mais do que uma competição, é um dia de convívio.
Naturalmente, não faltam actividades divertidas durante o dia da corrida.
4. Fugir do frio nos cafés de Lisboa.
Os cafés e confeitarias de Lisboa são uma instituição da cidade. Apesar de estarem obviamente abertos todo o ano, poucas sensações são melhores do que entrar neles para se abrigar do frio ou da chuva nas tardes de inverno, enquanto se bebe um bom café e um doce.
Não se pode sair da cidade sem provar um dos doces mais típicos do país e se for acabado de fazer e ainda estiver um pouco quente, melhor será a experiência. O pastel de Belém é omnipresente em todos os cafés, como o Café Nicola, no Rossio, e A Brasileira, talvez o mais famoso de toda a cidade.
No entanto, poucos se comparam ao que é preparado nos Pasteis de Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos. Quer um plano que combine cultura e gastronomia? Visite o Mosteiro dos Jer ónimos e, quando sair, delicie-se com alguns pastéis de Belém.
5. Desfrute da gastronomia de inverno em Lisboa
Provar a gastronomia portuguesa, neste caso em Lisboa, é uma das melhores experiências que qualquer viajante pode ter. No inverno, além disso, encontrará alguns pratos sazonais que o farão querer voltar para mais:
- Caldeirada: este prato é feito com peixe, marisco ou bacalhau com batatas, tomate, pimento, alho e cebola num caldo com vinho branco.
- Cocido a la portuguesa: esteguisado de inverno inclui carne, batatas, vários legumes e leguminosas. Ideal para esquecer o frio durante algumas horas.
- Caldo verde: os seus ingredientes incluem chouriço, batatas, couve, cebola e feijão e é considerado um dos melhores que se pode comer no inverno.
- Feijoada: feijão e cenoura são a base deste prato, que costuma ser acompanhado de toucinho, arroz branco e chouriço. Bastante farto e apropriado para o inverno.
- Castanhas: se viajar para Lisboa em dezembro ou nos meses seguintes, vai encontrar bancas a vender estas castanhas assadas em muitas esquinas da cidade.
- Licor de Ginjinha: uma das bebidas mais tradicionais do inverno lisboeta. Tradicionalmente, era considerado um ótimo remédio para as constipações de inverno.
Também é possível reservar uma mesa com menu no Hard Rock Cafe em Lisboa para um almoço ou jantar com bebidas e música ao vivo.
6. Fazer uma viagem a Sintra e ao Cabo da Roca
No inverno, reservar uma excursão a Sintra e ao Cabo da Roca a partir de Lisboa tem a vantagem de ser pouco concorrida, já para não falar da beleza das florestas e jardins à luz do inverno, que lhes confere uma atmosfera ainda mais misteriosa do que noutras estações.
Como lhe digo no meu artigo sobre como chegar a Sintra a partir de Lisboa, não lhe faltarão opções. Seja qual for a sua escolha, no entanto, recomendo que não perca as principais atracções de Sintra:
- O Palácio da Pena.
- A Quinta da Regaleira.
- O Castelo dos Mouros.
- O Convento dos Capuchos.
- Os jardins do palácio e da Quinta.
Certifique-se também de que a excursão inclui uma paragem no Cabo da Roca. Este oferece-lhe uma vista magnífica sobre o Atlântico, cuja força de rebentação contra as falésias é ainda mais espetacular nesta época do ano.
7. Viva o Ano Novo Chinês no coração de Lisboa
A celebração do Ano Novo Chinês em Lisboa já se realiza há alguns anos, mas está a tornar-se cada vez mais popular na cidade. O evento, com toda a sua cor e beleza, é altamente recomendável se estiver na capital portuguesa na altura em que se realiza (não há uma data fixa, mas é normalmente no final de janeiro ou início de fevereiro).
Um dos principais eventos desta celebração é um grande desfile ao longo da Avenida Almirante Reis, artéria que atravessa um bairro onde se instalou a maior comunidade chinesa da cidade, ao longo do qual centenas de pessoas desfilam com trajes tradicionais e fazem demonstrações de artes marciais e danças tradicionais.
Para além do desfile, são montadas várias bancas numa praça onde se vende comida, artesanato e vestuário chineses. Ao cair da noite, realiza-se uma grande festa num parque próximo. Centenas de pessoas costumam assistir a vários espectáculos tradicionais chineses, incluindo uma espetacular dança do dragão e do leão.
8. Evite a chuva com um passeio de elétrico.
Poucas imagens são mais representativas de Lisboa do que os seus eléctricos, por isso, reservar o elétrico turístico de Lisboapermitir-lhe-á fazer um pequeno passeio turístico que também é seguro contra a chuva e o frio no inverno.
Os eléctricos, modernos ou antigos, são hoje em dia uma atração turística por direito próprio. O mais popular entre os visitantes é, sem dúvida, a linha 28, que recomendo que utilize para percorrer uma parte da cidade. Não só evitará o mau tempo, como também o ajudará a aprender a deslocar-se pelas ruas e depois a voltar a pé.
Esta linha sobe para percorrer os bairros da Graça, Baixa ou Estrela e passa perto de locais importantes como o Castelo de S. Jorge, a Sé Catedral, o Bairro Alto ou o Chiado. O meu conselho é terminar o passeio no miradouro da Graça, um dos mais espectaculares de Lisboa. Se já passeou por Alfama, talvez já o conheça, mas quer o tenha feito ou não, as suas vistas vão cativá-lo.
9. Proteja-se do frio visitando os museus mais interessantes de Lisboa
Embora o inverno em Lisboa não seja demasiado frio, chove em muitas ocasiões. O meu conselho é que prepare a sua viagem com isso em mente e visite alguns dos museus mais interessantes da cidade.
A beleza das ruas de Lisboa faz com que os seus museus sejam muitas vezes esquecidos. No entanto, alguns deles merecem uma visita sem pressas.
- Reservarbilhetes para o Museu Calouste Gulbenkian: alberga uma das maiores colecções privadas da Europa, com obras de Warhol, Picasso, Dalí, Duchamp e Pollock.
Reservar bilhetes para o Museu do Tesouro Real: o Palácio Nacional de Ajud alberga a mais impressionante coleção de jóias do país.
- Museu Nacional do Azulejo: a visita proporciona uma visão muito completa de um dos objectos mais típicos e presentes em Portugal, os azulejos.
- Oceanário: o maior aquário coberto da Europa é uma verdadeira obra de arte e simula um porto flutuante. Está localizado no Parque das Nações.
- Museu do Fado: se já desfrutou de um jantar com um espetáculo de fado, já sabe alguma coisa sobre este género musical. Este museu explica a sua história, características e principais expoentes.
10. Aproveite os saldos para comprar os seus bilhetes
A época natalícia, com as ruas iluminadas do centro da cidade, é muitas vezes identificada com as compras. No entanto, se estiver em Lisboa em janeiro, terá a oportunidade de aproveitar os saldos que começam logo a seguir às férias.
Os melhores locais para encontrar grandes pechinchas são a Avenida da Liberdade, pois é aqui que se encontram muitas lojas de moda de luxo com preços muito reduzidos durante os saldos.
Outra zona interessante para quem quer encontrar pechinchas é o bairro do Chiado, uma das zonas mais tradicionais do centro de Lisboa. O melhor é passear pelas ruas e entrar nas lojas que lhe chamarem a atenção, com pequenas paragens para tomar uma bebida nos grandes cafés.
Tempo em Lisboa no inverno
O inverno é considerado a época baixa em Lisboa, o que tem um impacto significativo no número de turistas, com exceção do fim do ano e do Carnaval.
A temperatura máxima em dezembro não costuma ultrapassar os 15ºC, enquanto a mínima ronda os 9ºC. Por outro lado, escurece por volta das 17:15 (recorde-se que Portugal tem menos uma hora do que Espanha).
janeiro é o mês mais frio do ano, embora o frio não seja muito intenso, com uma máxima de 15ºC e uma mínima média de cerca de 7ºC. Em fevereiro, as temperaturas quase não diferem das do mês anterior. As médias registam apenas uma diferença de um grau em relação a janeiro.
O que levar na mala para Lisboa no inverno
Mais do que o frio, o que é preciso ter em atenção quando se viaja para Lisboa no inverno é a chuva. Por isso, nunca deve faltar um guarda-chuva na sua bagagem, bem como um bom mackintosh.
Se possível, leve também sapatos impermeáveis e com sola de borracha, mas tenha sempre em atenção que devem ser confortáveis para não sofrer durante as longas subidas e descidas das encostas de Lisboa.
Não se esqueça também de um bom casaco, especialmente se planeia sair à noite. Quanto aos cachecóis e luvas, tudo depende do frio que se faz sentir.