Mais sobre: Espectáculos de fado com jantar em Lisboa
Para conhecer verdadeiramente a essência de um país ou de uma cidade, não basta visitar os seus monumentos. Todos sabemos quantas atracções Lisboa tem para oferecer, mas também sabemos que a capital portuguesa tem um aroma particular de melancolia, romantismo e beleza.
Todas estas características fazem parte do género musical mais famoso de Portugal: o fado. Declarado Património da Humanidade, este tipo de música nasceu nos bairros populares do país, pelo que não é de estranhar que ainda esteja presente em zonas como Alfama ou o Bairro Alto, em Lisboa. Muitos restaurantes oferecem aos seus clientes jantares acompanhados pelos melhores fadistas, numa combinação que ninguém deve perder.
Tour de fado em Lisboa com jantar
Desfrute de um passeio a pé e prove o melhor da gastronomia portuguesa
Passeie pelos bairros mais emblemáticos e pitorescos de Lisboa com um guia local. Termine o seu passeio numa típica casa de fados enquanto saboreia uma deliciosa refeição caseira com vinho português.
Esta atividade é ideal se quiser mergulhar na cultura portuguesa através dos cinco sentidos. Durante cerca de 4 horas, poderá passear com um guia local pelos bairros antigos de Lisboa, como Alfama e Mouraria, onde nasceu o Fado, conhecendo a história e a importância cultural deste género musical, bem como a influência que teve na sociedade.
Uma vez terminado o passeio, com a sua reserva para este tour de Fado, terá a oportunidade de se sentar à mesa de uma casa de Fado tradicional e saborear pratos típicos e caseiros, acompanhados por um bom vinho regional.
E se quiser continuar a desfrutar do talento musical e da sua fusão com a gastronomia local, aqui fica uma lista de locais e recomendações para que possa desfrutar da capital portuguesa no seu melhor.
Recomendado se... quiser viver uma experiência totalmente portuguesa, baseada no melhor da sua gastronomia e no mais tradicional da sua música.
1. Tasca do chico, uma instituição do fado em Lisboa
O Bairro Alto é uma das zonas mais boémias da cidade. É onde se encontra um dos locais mais populares para jantar enquanto se desfruta do melhor fado, a Tasca do chico.
Este local caracteriza-se por uma estética tradicional e por acolher os novos talentos do género fado, o que o transformou numa verdadeira instituição para quem quer ouvir estas canções.
A entrada é gratuita, embora seja obrigado a pagar uma bebida. Se quiser jantar, recomendo as deliciosas salsichas que fazem, acompanhadas por um copo de vinho tinto.
A popularidade deste local faz com que esteja sempre muito concorrido, especialmente às segundas e quartas-feiras a partir das 21:00, quando se realizam os espectáculos. Não se esqueça de reservar ou de chegar com bastante antecedência para evitar ficar sem lugar.
Informações práticas
- Endereço: R. do Diário de Notícias, 39
- Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 19h às 2h.
2. Uma das melhores opções no coração de Alfama: o Clube de Fado
O Clube de Fado tem-se posicionado como um dos locais mais exclusivos de Lisboa para ouvir este género musical. Se fez uma visita guiada a Alfama, pode ter passado pela sua porta sem suspeitar que esconde um excelente restaurante e alguns dos melhores espectáculos musicais da cidade.
Na vertente gastronómica, o restaurante oferece comida tradicional de Lisboa e destaca-se pela variedade de pratos de bacalhau e polvo.
Todas as noites actuam três cantores diferentes, oferecendo grande parte do melhor repertório possível de fado. A noite dura normalmente cerca de duas horas e meia no total.
Se decidir ir ao Clube de Fado, deve ter em conta que poderá ter de fazer reserva. É também um local com preços mais elevados do que outros na mesma zona, mas a qualidade dos espectáculos e da comida compensa.
Informações práticas
- Endereço: Rua São João da Praça, 94
- Horário de funcionamento: diariamente das 20h às 2h
3. O ambiente familiar do Sr. Fado em Alfama
O melhor do Sr. Fado de Alfama, situado no bairro com o mesmo nome, é o ambiente quase familiar que se vive no seu interior. É um espaço muito pequeno, o que ajuda a envolver os clientes no espetáculo, mas torna difícil encontrar um lugar livre.
Quando o jantar termina, os proprietários do restaurante passam alguns minutos a explicar alguns dos segredos do Fado e das suas variantes. Depois começam as actuações, normalmente compostas por três artistas diferentes.
A magia do espaço e a qualidade dos fadistas fazem do Sr. Fado de Alfama um dos melhores locais para jantar e apreciar o fado. Quase todos os clientes escolhem a opção de menu fechado por cerca de 45 €, que inclui três pratos e, claro, o espetáculo.
Informações práticas
- Morada: Rua dos Remédios 176 Alfama
- Horário: das 19:30 à meia-noite
4. A grande tradição da Parreirinha de Alfama
Se está à procura de um restaurante para jantar enquanto ouve um bom fado, há pouco em Lisboa com tanta tradição e tradição como a Parreirinha de Alfama. O restaurante é dirigido por uma das mais conceituadas fadistas do país, Argentina Santos, e traz frequentemente ao seu palco algumas das mais importantes vozes do género.
Durante os seus mais de 60 anos de história, o restaurante alcançou uma merecida reputação, tanto pela sua comida como pelos seus espectáculos. A bela decoração do restaurante, especialmente os azulejos nas paredes, também merece ser admirada.
O chamado menu de fado custa 45 euros por pessoa, embora também tenha a opção de pedir o jantar à la carte, o que normalmente aumenta bastante o preço.
Informações práticas
- Endereço: Beco do Espírito Santo, 1
- Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 20h00 às 02h00
5. A grande proposta gastronómica da Adega Machado
A história deste restaurante começou em 1937, quando a fadista Maria Lourdes Machado e o seu marido o abriram no Bairro Alto, em Lisboa. Hoje, o local tem um aspeto muito mais moderno, uma vez que foi totalmente restaurado em 2012.
Para além dos esplêndidos espectáculos que oferece, a Adega Machado destaca-se pela sua oferta gastronómica. Aí poderá provar algumas especialidades como os lombos de bacalhau seco grelhados ou as postas de bacalhau glaceadas, dois pratos difíceis de esquecer e que fazem desta visita uma das melhores coisas para fazer em Lisboa à noite.
A Adega Machado oferece ainda a possibilidade de reservar um pacote chamado Fado Inside the Box. Trata-se de uma série de espectáculos que se realizam à noite (por volta das 17:00) com a duração de 45 minutos. Em vez de jantar, esta opção oferece um aperitivo e uma prova de vinhos.
À noite, poderá escolher (se reservar com antecedência e se for a Lisboa no verão) sentar-se no belo terraço ou no interior.
Informações práticas
- Endereço: Rua do Norte, 91
- Horário de abertura: Segunda-feira a Domingo das 19h30 às 2h00
6. Casa de Linhares: fado e bacalhau
A Casa deLinhares é considerada um dos melhores sítios em Lisboa para desfrutar de um jantar de fado.
Alguns dos seus pratos têm como protagonista um dos ingredientes estrela da gastronomia portuguesa, o **bacalhau. ** É também popular pelos seus pratos de arroz e queijo. Ao contrário de outros locais deste género, na Casa de Linhares não existe um menu fixo, mas pode optar por pedir à la carte ou a partir do menu de degustação.
Quanto aos espectáculos de fado, durante o jantar há normalmente entre 4 e 5 espectáculos e não faltam canções que mostram diferentes estilos de fado aos mais clássicos.
Informações práticas
- Endereço: Beco Armazéns do Linho 2
- Horário de funcionamento: das 20h00 à 01h00 diariamente.
7. Restaurante O Faia, um pedaço de história do Fado
Fundado pela famosa Lucília do Carmo em 1974, O Faia é considerado um dos restaurantes mais prestigiados para jantar enquanto se ouve os melhores fados. Para além de um ambiente especial, a comida e o serviço são simplesmente fabulosos. A refeição é intercalada com cerca de 20 minutos de actuações de quatro cantores diferentes.
É necessário reservar com bastante antecedência se quiser ir a este belo restaurante no Bairro Alto. O preço do jantar mais o espetáculo é de cerca de 55 euros.
Informações práticas
- Endereço: Rua da Barroca, 54-56
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 20h às 2h.
8. A Severa, um clássico da cena lisboeta
Um dos restaurantes mais clássicos com espectáculos de fado no Bairro Alto é A Severa, inaugurado em 1955. Se decidir ir até lá, tenha em conta que o preço é mais elevado do que noutros locais e que exige um consumo mínimo de cerca de 30 € por pessoa.
A aposta numa gastronomia de qualidade, com deliciosos pratos de carne e peixe, é uma das razões do sucesso deste restaurante. E, claro, há também o sensacional espetáculo de fado à luz das velas.
Informações práticas
- Endereço: Rua das Gáveas, 51/61
- Horário de funcionamento: de quinta a terça-feira entre as 20:00 e as 2:00.
9. A Baiuca: fado numa taberna
Se quer jantar enquanto ouve fado, mas não lhe apetece fazê-lo num ambiente formal, A Baiuca pode ser o local ideal para si. Mais do que um restaurante, o local mantém todas as características de uma taberna típica de Lisboa. Entre outras coisas, isto significa que não tem muitas mesas, pelo que terá de reservar com antecedência.
Embora também tenha uma esplanada na praça, para ouvir o espetáculo de fado é melhor reservar no interior. Os cantores vão-se alternando e, por vezes, há até artistas espontâneos da vizinhança.
A ementa, ao contrário de outros restaurantes de fado, não é fechada e, ao jantar, pode escolher entre os pratos da interessante ementa. Em todo o caso, as doses servidas são fartas e o bacalhau é excelente.
Informações práticas
- Endereço: Rua São Miguel, 20
- Horário de funcionamento: abre às 19h30m e fecha às 23h30m.
10. Um novo conceito de fado na Povo Lisboa
O Povo Lisboa tenta manter o espírito das tabernas tradicionais portuguesas para se tornar um ponto de encontro dos lisboetas. O fado, ou como os próprios proprietários dizem, o "novo fado", não podia faltar nesta tentativa .
Se escolher este restaurante, vai encontrar um grande espetáculo num ambiente não concebido para o turismo. O restaurante é bastante pequeno e a comida, apesar de despretensiosa, é muito boa.
Para desfrutar dos seus serões apenas tem de pagar uma pequena entrada de 4 € por pessoa, à qual terá de acrescentar o que consumir no interior. As actuações são divididas em dois turnos, um às 20:00 e outro às 22:00. Os cantores saem a cada 20 minutos para interpretar quatro canções de cada vez.
Informações práticas
- Endereço: Rua Nova do Carvalho, 32-36
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, o restaurante está aberto das 12:00 às 15:00. À noite, o restaurante está aberto das 18:00 às 2:00 (de domingo a quarta-feira) e das 18:00 às 4:00 (de quinta-feira a sábado).
Fado no Chiado: se só quer ouvir Fado sem ter de jantar
Embora a opção de jantar com um espetáculo de Fado esteja muito difundida na cidade, se quiser apenas apreciar a música, também terá opções.
A mais destacada chama-se Fado no Chiado, um espetáculo que tem lugar numa sala de concertos situada no bairro com o mesmo nome. Cada sessão dura cerca de 50 minutos, com a participação de 2 cantores e 2 guitarristas.
O que é o Fado?
O Fado vai para além da sua mera conceção musical. Para muitos, este género musical representa um país inteiro, Portugal, e as suas canções reflectem parte da vida e das experiências dos seus habitantes. Por isso, há quem chame ao fado "a alma de Lisboa".
A palavra fado vem do latim "fatum", que significa destino. Considera-se que este estilo musical teve origem nos bairros pobres da capital e as suas letras exprimem muitas vezes sentimentos como o fatalismo, a frustração ou a conhecida saudade ou melancolia.
O fado é geralmente cantado por uma só pessoa acompanhada por uma guitarra chamada viola. Após um período de certo declínio, o fado recuperou parte da sua presença na capital portuguesa, onde se tornou uma verdadeira atração turística.