O que ver em Karlovy Vary
Karlovy Vary é a segunda cidade mais visitada da República Checa, a seguir a Praga. É um destino termal que se tornou o lar de uma série de artistas europeus. Tome nota de tudo o que não pode perder na sua viagem.
Historicamente conhecida como um refúgio para a nobreza, bem como um local de inspiração para artistas como Bethoven, Chopin, Nietzsche, Kipling e Goethe, Karlovy Vary é um local de visita obrigatória na sua viagem à República Checa.
Fica a130 quilómetros de Praga e pode optar por ir e voltar de Praga ou passar a noite. Aqui está uma lista de todos os pontos turísticos imperdíveis que não pode perder. E se quiser planear a sua viagem em pormenor, não hesite em ler o post O que ver e fazer em Praga e obter as melhores ideias.
Dar um mergulho num spa em Karlovy Vary
Na sua visita a Karlovy Vary, não hesite em visitar um spa e mergulhar nas suas famosas águas medicinais, que são populares como tratamento para muitas doenças.
Atualmente, existem mais de uma dúzia de spas e estâncias de saúde na cidade:
- O mais popular é o Vrídlo Spa, de onde jorra água a uma temperatura superior a 70ºC.
- Também pode optar pelo The Imperial Spa.
- Ou o Beer Spa Berrland, que, como o próprio nome indica, é um spa de cerveja. Sim, tal como leu, um spa onde, enquanto toma banho, pode provar a cerveja Krušovice lager e stout e depois relaxar numa cama de palha.
Se quiser ir por conta própria, deve saber como ir de Praga a Karlovy Vary. No entanto, eu pessoalmente recomendo reservar uma excursão a Karlovy Vary a partir de Praga: não terás de te preocupar com transferes ou almoços, verás os pontos turísticos mais importantes da cidade e, claro, poderás desfrutar das fontes termais.
Admire um exemplo de uma igreja ortodoxa
Situada na parte alta de Karlovy Vary, a Igreja Ortodoxa de São Pedro e Paulo data do final do século XIX e caracteriza-se pela sua arquitetura de estilo bizantino, as suas cinco cúpulas douradas e a sua torre de 40 metros de altura.
Esta igreja é reconhecida internacionalmente pela sua beleza, o que faz dela um ponto de passagem obrigatório na sua viagem a Karlovy Vary.
Deslumbre-se com um espetáculo no Teatro Mestké Divadlo
Concebido pelos arquitectos F. Fellner e H. Helmer, o Teatro Mestké Divadlo é um ponto de passagem obrigatório na sua viagem a Karlovy Vary. Foi inaugurado no final do século XIX e tem um estilo neo-barroco.
No interior, destacam-se o pano de fundo, os lustres de estilo rococó e os frescos do teto, incluindo o "Banquete à Mesa" de Gustav Klimt e "O Jogo de Xadrez" de Franz Matsch.
Durante todo o ano, o Teatro Mestké Divadlo oferece um programa completo de teatro, musicais e concertos. Se tiver a oportunidade de passar mais do que um dia em Karlovy Vary, não hesite em consultar o programa e assistir a um espetáculo.
Dica do viajante
Karlovy Vary é um destino obrigatório na sua viagem à República Checa, onde pode desfrutar de uma grande variedade de actividades, como tomar banho nas águas medicinais de um spa, provar o licor Becherovka ou admirar a vista da Torre Diana.
Visite as colunatas, um símbolo da arquitetura de Karlovy Vary.
Se fizer uma viagem a Karlovy Vary a partir de Praga, poderá certamente ver as colunatas, que são estruturas com arcadas muito populares em Karlovy Vary.
Antes da sua visita, não hesite em comprar um jarro de cerâmica, que é vendido nas lojas da cidade e é o recipiente típico utilizado para beber a água termal que emana das fontes alojadas nas colunatas.
- A Colunata do Moinho é um edifício neo-renascentista de finais do século XIX, com mais de 130 metros de comprimento e um total de 124 colunas de estilo coríntio. É a maior colunata de Karlovy Vary e alberga seis fontes (a Fonte do Moinho, a Fonte da Rocha, a Fonte de Rulsalka, a Fonte do Príncipe Venceslau I, a Fonte do Príncipe Venceslau II e a Fonte de Libuše), das quais jorra água medicinal a uma temperatura entre 53 e 65ºC.
- A Colunata do Mercado é um edifício de madeira branca que também data do final do século XIX e que se caracteriza pela sua decoração entalhada. Tem duas fontes: a Fuente del Mercado e a Fuente de Carlos IV.
- A Colunata do Parque data de finais do século XIX e é de estilo neo-barroco. Está situada no Parque do Parque Dvorak e é constituída por uma série de pavilhões de arquitetura metálica.
Deslumbre-se com as casas de arquitetura imperial
Karlovy Vary destaca-se pela sua arquitetura de estilo imperial. Se passear ao longo das margens do rio Teplá, conhecido como o Prado Velho, irá deparar-se com algumas das mais belas casas:
- A Casa Mozart.
- A antiga sede dos Cavaleiros de Malta.
- A Casa Strauss.
- O Café Elefant, associado ao escritor Goethe e a outros artistas.
Reserve uma excursão a Karlovy Vary a partir de Praga e deixe o seu guia especializado contar-lhe todos os segredos desta bela cidade.
Experimente a temperatura mais alta da água em Karlovy Vary no Gêiser Vrídlo
O Pavilhão das Termas situa-se no centro de Karlovy Vary e alberga o Géiser Vrídlo, de onde jorra a água medicinal mais quente de Karlovy Vary, a uma temperatura de 72ºC. Os jactos estão localizados a uma altura de até 12 metros.
Recomendo uma visita guiada ao géiser, que se encontra no subsolo, onde também lhe serão mostradas as outras cinco nascentes desta colunata.
Atualmente, o edifício que cobre as fontes é um edifício moderno, envidraçado, datado dos anos 70, mas foi transformado em diferentes momentos ao longo da história, desde o século XVIII. O Pavilhão das Termas está aberto das 6h30 às 19h00.
Desfrute de um concerto de órgão na Igreja de Santa Maria Madalena
Situada em frente ao Pavilhão das Termas, a Igreja de Santa Maria Madalena caracteriza-se pela sua decoração barroca e é um dos maiores expoentes deste tipo de arquitetura na República Checa.
No seu interior, alberga uma importante e bela coleção de arte do século XVIII. Terá também a oportunidade de explorar a sua cripta e um ossário cuja abóbada foi construída com ossos humanos. Durante a sua visita, poderá ter a sorte de assistir a um concerto de órgão - um espetáculo e tanto!
Procure as placas no pátio do Grand Hotel Pupp
Se seguir o passeio pedestre ao longo do rio, chegará a uma praça no final da qual se encontra o Grand Hotel Pupp, um exemplo de arquitetura imperial.
Este hotel serviu de cenário a vários filmes, como "Casino Royale", e no chão do pátio há uma série de placas gravadas com os nomes de pessoas famosas e o ano em que passaram pelo hotel, ao estilo do passeio da fama de Hollywood, como as de:
- Richard Wagner (1835).
- Ludwin Van Beethoven (1812).
- Franz Kafka (1916).
- Pedro, o Grande (1711).
- Luis Buñuel (1956).
- Karl Marx (1874).
- Susan Sarandon (2012).
Não hesite em parar para tomar um café.
Desfrute das melhores vistas panorâmicas a partir da Torre Diana
A partir do Grand Hotel Pupp, pode caminhar ou apanhar um comboio de cremalheira até à Colina da Amizade, onde se encontra a Torre de Diana.
A minha recomendação é apanhar o funicular, que data do início do século XX e é uma experiência e tanto. Uma vez no topo, está a menos de cinco minutos de distância. Se, por outro lado, decidires ir a pé, não te preocupes, só terás de subir uma escadaria de aproximadamente 150 degraus para chegar a este observatório e vale a pena o esforço, pois do topo poderás desfrutar das melhores vistas da cidade. Não hesites em levar a tua máquina fotográfica para capturar as melhores fotografias da cidade!
O funicular está aberto das 9h às 19h durante os meses de verão e das 9h às 17h durante todo o ano.
Visite o Museu Jan Becher e prove o licor Becherovka
O licor Becherovka é um dos produtos mais típicos de Karlova Vary, uma bebida digestiva à prova de 38, feita com cerca de vinte ervas.
Se quiser saber mais sobre a história deste licor popular, não hesite em visitar o Museu Jan Becher, situado no centro da cidade, onde pode ver uma antiga fábrica de produção e caves. Poderá também assistir a um pequeno documentário que explica todos os pormenores da produção e da história do licor.
A visita inclui uma degustação e é possível comprar uma garrafa para oferecer como presente típico aos amigos e familiares.
Visitar o Museu Moser
Não se esqueça que Karlovy Vary está situada na região da Boémia Ocidental, onde é produzido o famoso vidro da Boémia. A cidade alberga o Museu Moser, onde são fabricados os objectos de Ludwig Moser, uma das mais prestigiadas marcas internacionais deste tipo de cristal.
Recomendo que, se decidir fazer uma visita, faça uma reserva com antecedência, pois são muito procurados e têm um número específico de lugares disponíveis. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h00.
Se reservar uma excursão a Karlovy Vary a partir de Praga, a visita ao Museu de Cristal Moser está incluída.
Degustação das bolachas de Karlovy Vary
Ao passear pelo centro de Karlovy Vary, verá algumas bancas de rua que vendem wafers de Karlovy Vary, um doce muito típico para os sentidos, que é fabricado desde 1788.
São feitas de farinha e água termal e estão disponíveis em baunilha, chocolate, amêndoa, chocolate branco, canela, avelã.... E se puder, não hesite em comê-los quentes. São ainda mais saborosos.
Além disso, são um presente ideal para levar aos amigos e à família, pois são vendidos em caixas de dez. Não hesite em visitar o sítio Web oficial e saber tudo sobre a história destes doces.
Descobrir a Fábrica de Porcelana de Thun
Em Karlovy Vary tem a possibilidade de visitar o centro de visitantes da Fábrica de Porcelana de Thun 1794 e fazer uma visita guiada. Atualmente, é o maior produtor de porcelana da República Checa e é visitado por mais de 10.000 pessoas todos os anos.
A visita é feita ao longo das instalações de produção, enquanto um guia especializado lhe dá todos os pormenores sobre a história desta marca de porcelana e visita a exposição. A visita inclui também a projeção de uma apresentação audiovisual que explica todo o processo de produção da porcelana.
O horário de visita é das 9 às 15 horas. No entanto, pode encontrar mais pormenores no sítio Web oficial em
.