10 coisas para ver em Praga em janeiro
Em janeiro, a cidade de Praga transforma-se no país das maravilhas de inverno da Europa.
Em janeiro, a cidade de Praga é interessante de ver, apesar das baixas temperaturas, sendo janeiro o mês mais frio do ano. No entanto, esta caraterística fará com que se divirta a esquiar nos rios gelados, uma atividade que recordará para o resto da sua vida. Também pode desfrutar de vários eventos culturais, como mercados de Natal e espectáculos relacionados com o Natal.
1. Não se esqueça do dia de Jan Palach
O dia 19 de janeiro é um dia muito importante para os checos e especialmente em Praga, mesmo que a causa não tenha sido muito alegre. É um dia para recordar como um estudante se incendiou em protesto contra a invasão soviética. Sim, este país também teve o seu passado comunista.
Embora pareça uma causa triste, os checos celebram-na com grande orgulho (porque foi um ponto de viragem), colocando flores em várias praças da cidade, acendendo velas na Praça Venceslau e pendurando a bandeira da República Checa em vários edifícios importantes. Também encontrará muita música patriótica e celebrações com fogo de artifício à noite para terminar o dia.
Se quiser saber mais sobre o passado soviético da República Checa para compreender melhor o seu presente, recomendo que faça a interessante visita guiada do comunismo soviético, onde também poderá entrar num bunker nuclear.
2. Visitar o Castelo de Praga
O Castelo de Praga é um dos locais mais visitados da cidade checa. Por isso, é um ponto obrigatório na sua visita à capital em janeiro.
Apesar de ter sofrido várias invasões e incêndios ao longo da sua história, não perdeu o seu esplendor, e o seu interior alberga nada mais nada menos que a Catedral de Praga, a basílica e o convento de São Jorge, várias galerias de pinturas barrocas e renascentistas, entre outros espaços.
Uma das coisas boas de visitar no início de janeiro é que poderá ver os mercados de Natal nas proximidades e apreciar a deliciosa comida e o artesanato local, bem como as belas decorações.
3. Passe pelas bancas de comida tradicional checa
A abundância de deliciosa comida de rua é um ponto alto da sua visita a Praga em janeiro, uma vez que não é comum nos outros meses do ano. À medida que o Natal se aproxima, as ruas de Praga enchem-se de opções gastronómicas, com tantas variedades de comida de rua que talvez nem chegue a pôr os pés em nenhum dos restaurantes de Praga.
Entre o melhor da cozinha checa em janeiro estão os langosse (uma espécie de pão frito com molho de tomate e queijo ralado), os chlebicky (sanduíches abertas com queijo, fiambre, ovo, salame e pickles), as salsichas checas e os Palacinky (panquecas de estilo francês). Não se esqueça de provar o Trdelnik (uma massa macia em forma de cilindro com recheio de canela e açúcar e chocolate), que é exclusivo de Praga.
Não se esgote também nas bebidas, lembre-se que as melhores cervejarias de Praga são também algumas das melhores cervejarias da República Checa. Recomendo que prove o svarak (vinho quente checo com maçãs).
4. Assistir ao Festival de inverno da Boémia
A forma de os checos prolongarem a celebração do Ano Novo é com o Festival de inverno da Boémia, uma celebração anual que dura a primeira semana de janeiro e que se centra nas artes clássicas da dança, ópera, ballet e música clássica. Estes concertos têm normalmente lugar no Teatro Nacional de Praga.
A celebração tradicional também se reflecte na rua, onde o fogo de artifício ilumina o céu e o rio Vltava. Também é frequente a projeção de vídeos nas paredes dos edifícios mais importantes da cidade, incluindo o Museu Nacional.
Se procura uma celebração mais animada e barulhenta, recomendo que faça uma excursão à Boémia e se dirija à Praça da Cidade Velha, onde as multidões criam uma atmosfera e a música dos artistas de rua a acompanha.
5. Desfrute de um espetáculo num cenário único
Embora os teatros e igrejas de Praga ofereçam concertos durante todo o ano, há muitos espectáculos especiais para ver em janeiro. Espectáculos de dança, coros, orquestras e concertos especiais.
Além disso, muitos dos espectáculos de janeiro são também oportunidades únicas para ver o interior dos edifícios habitualmente fechados ao público.
Se estiver em Praga em janeiro, procure espectáculos especiais de música clássica na Basílica de São Jorge, no Castelo de Praga ou na Capela dos Espelhos no complexo da Biblioteca Klementinum, um dos locais preferidos de Mozart. A Sala de Concertos Smetana na Câmara Municipal e o Palácio Lobkowicz também têm o seu próprio programa de concertos em janeiro - portanto, há muito para ver em Praga!
6. Viaje de elétrico ou de autocarro e veja a cidade de uma forma diferente
Se precisar de uma pausa nas ruas frias da cidade, apanhe os peculiares eléctricos de Natal, que são adornados com milhares de pequenas luzes e funcionam desde o final de dezembro até à Epifania, a 6 de janeiro. Os eléctricos circulam nas rotas 2 e 22 (que sobem até ao Castelo), e nas rotas 42 e 43, que percorrem a cidade num pitoresco percurso circular, onde se podem ver os monumentos mais importantes da cidade, como a Ponte Carlos, o Castelo de Praga e a Porta da Pólvora.
Mas se visitar Praga em janeiro, depois do Natal, também pode desfrutar da cidade sobre rodas enquanto se abriga do frio. Eis algumas das opções disponíveis:
- Autocarro turístico: pode subir e descer a qualquer momento nas 9 paragens que faz durante 24 ou 48 horas. Se preferir, também pode simplesmente ficar no autocarro durante toda a viagem e desfrutar da cidade com todo o conforto.
- Autocarro turístico: normalmente inclui almoço e até um cruzeiro no rio Vltava para ver a cidade de uma perspetiva diferente.
- Excursãoem miniautocarro: esta opção é perfeita se quiser fazer um passeio expresso pela cidade, pelo que é ideal se não tiver muito tempo mas não quiser perder os pontos altos.
7. Ver os candelabros na Ponte Carlos
Na maior parte dos dias de janeiro, um acendedor vestido com trajes da época chega à Ponte Carlos às 16 horas para acender manualmente os candeeiros a gás e tirar fotografias com os turistas. Esta tradição remonta ao século XIX, quando foi instalada a maior parte da iluminação pública de Praga, incluindo os candeeiros dos parques e das ilhas.
Aproveite a oportunidade para tirar uma fotografia com o acendedor de candeeiros da Ponte Carlos ou para o ver acender candeeiro a candeeiro, logo ao anoitecer.
Enquanto a maior parte da iluminação pública de Praga já funcionava com energia eléctrica nos anos 50, os candeeiros da Ponte Carlos ainda funcionam a gás, tal como mais de 700 outros candeeiros a gás espalhados pela cidade, principalmente para fins turísticos. Os candeeiros a gás da Ponte Carlos costumam acender-se automaticamente quando o sol se põe, mas em janeiro as coisas são um pouco diferentes, dando à ponte um ar muito romântico.
8. Levante-se cedo e veja o nascer do sol
O mês de janeiro é bem conhecido por um fenómeno visual relacionado com a posição geográfica de Praga que torna possível tirar fotografias e desfrutar de vistas sem precedentes de Praga, especialmente durante a segunda e terceira semana de janeiro. Se se levantar cedo nesses dias, poderá apreciar uma combinação de nevoeiro e luz, uma luz que se reflecte no nevoeiro espesso em três cores (amarelo, laranja e vermelho).
O sol nasce tarde em janeiro em Praga (6:30 a 7 da manhã), por isso não terá de se levantar muito cedo para tirar algumas fotografias deslumbrantes.
A minha recomendação preferida é apanhar o nevoeiro colorido enquanto este abraça a Ponte Carlos. Outros locais fantásticos para fotografar o nascer do sol com um toque de nevoeiro incluem o terraço do Mosteiro Strahov (mesmo atrás do restaurante do mosteiro), a Colina Petrin (embora tenha de subir uma colina íngreme) e o Pavilhão Hanavsky no Parque Letna.
9. Inscrever-se para esquiar no rio
A República Checa tem uma longa tradição de hóquei no gelo, por isso não é de admirar que os habitantes locais também tenham uma paixão inata pela patinagem no gelo. Sendo janeiro o mês mais frio de Praga, não é raro ver muitos pequenos rios e riachos congel arem e transformarem-se em espectaculares pistas de gelo.
Quando a água congela, os checos podem ser vistos a patinar no gelo no rio Vltava ou na barragem Slapy, a uma hora de carro de Praga. Além disso, poder patinar no meio da natureza e por cima de um rio dá à patinagem uma sensação única.
Se preferir algo muito mais seguro, nesse caso recomendo as pistas de gelo à volta da cidade, onde também terá uma grande experiência de patinagem entre edifícios barrocos no frio mês de janeiro. A maioria das pistas de gelo ao ar livre também oferece aluguer de equipamento, por isso não precisa de trazer nada de casa. O Tower Ice Park, sob a famosa Torre de TV Zizkov, e o ringue Na Frantisku, perto do rio Vltava, são os mais populares.
10. Desfrutar dos concertos da Ópera Estatal
Um dos eventos artísticos mais interessantes em Praga durante o mês de janeiro é a abertura da Ópera Estatal para uma maratona de concertos de música clássica. Seria tão impressionante como ver a ópera em Viena, mas a um preço muito mais baixo. Os bilhetes em janeiro têm de ser reservados com bastante antecedência, pelo que recomendo que os reserve no sítio oficial da Ópera Estatal.
Não se esqueça que Praga tem uma longa história musical e, quando visitar a cidade em janeiro, não pode deixar passar a oportunidade de assistir a uma noite de orquestras, coros e espectáculos de dança de cortar a respiração.
Mesmo que não aprecie ballet ou música clássica, os interiores neo-renascentistas e rococó colocam os teatros de Praga entre os mais belos teatros e edifícios de ópera da Europa.
O tempo em Praga em janeiro
janeiro é o mês mais frio do ano, com temperaturas diurnas que raramente ultrapassam os 2ºC. Em média, há entre 6 e 7 horas de luz do dia por dia e muitas nuvens, especialmente no final do mês.
Além disso, a humidade média da cidade nesta época do ano é de 84%, o que faz com que as temperaturas negativas pareçam ainda mais frias do que já são.
Quase não chove durante o mês, mas há muita neve, que costuma nevar uma média de 11 dias.
O que levar na mala para uma visita a Praga em janeiro
É essencial levar roupaquente para visitar Praga em janeiro. Além disso, tenha em conta que vai estar ao ar livre durante muito tempo e que o melhor de Praga em janeiro, para além dos concertos, é o exterior.
Por isso, recomendo um casaco de inverno comprido, um bom cachecol, luvas quentes e botas ou sapatos quentes e confortáveis. As meias, se possível de lã, e um chapéu ou gorro para proteger a cabeça do frio da neve também são úteis.
Também recomendo levar algumas camisolas de lã, um guarda-chuva para o caso de chover e, claro, uma boa máquina fotográfica para captar a estética desta cidade mágica.
Dicas para viajar para Praga em janeiro
Uma das melhores dicas para viajar para Praga em janeiro é aquecer e descansar os pés depois de uma longa caminhada, entrando num dos restaurantes ou bares de Praga; para além de ser uma desculpa para não apanhar frio, é uma óptima forma de provar a gastronomia local.
Quando está demasiado frio para caminhar, recomendo a utilização do sistema de transportes públicos de Praga. Não se esqueça de verificar o horário de funcionamento dos museus e de outras atracções, pois janeiro é um mês muito festivo para os checos.
Se tiver pouca roupa ou quiser comprar alguma coisa, recomendo que visite a Cidade Nova, pois costuma haver muitos saldos em janeiro.