Mais sobre: 10 coisas para ver em Praga em março
Entre os destaques de março está o FebioFest, um festival de cinema internacional e de renome mundial. Também se pode desfrutar dos mercados da Páscoa, que têm uma atmosfera muito agradável. Alguns jardins já estão a abrir os seus portões e a vida nocturna começa a ganhar vida com a noite de Zizkov. Para além disso, e devido à melhoria notória do tempo, pode aproveitar para fazer excursões para explorar os arredores de Praga.
1. Aprecie a melhor cerveja de Praga na noite de Zizkov

A Noite de Zizkov é um festival que se realiza no último fim de semana de março. O nome refere-se à zona onde o evento tem lugar (Zizkov) e apresenta teatros, cinemas, bares, jardins de cerveja de Praga, cafés e outros locais para vários programas de comédia, música e curtas-metragens.
A ideia do festival é que por cerca de 24 euros, o preço do bilhete, pode ter acesso durante 3 noites a qualquer estabelecimento localizado na zona e desfrutar da maioria dos eventos. Também é possível comprar bilhetes separados para espectáculos específicos.
E se for um amante de cerveja mas a sua estadia não coincidir com a Noite de Zizkov, não pode perder a excursão da cerveja em Praga, onde irá provar cervejas ilimitadas.
2. Faça um passeio de barco no rio e celebre o início do bom tempo

Um cruzeiro panorâmico à volta de Praga é obrigatório quando se visita a capital checa, mas é ainda mais apelativo quando as temperaturas geladas do inverno dão lugar a um tempo mais ameno com poucas probabilidades de chuva, como é o caso nesta altura do ano.
O rio Vltava, em Praga, é animado e há frequentemente festivais ao ar livre onde se pode provar o melhor da comida popular checa.
Se não for este o caso e não coincidir com a sua estadia na capital checa, pode sempre reservar um cruzeiro com almoço ou um cruzeiro com jantar. Ótimo!
3. Os melhores pubs do Irish Music Festival

Apesar da distância, há muita atmosfera irlandesa na cidade de Praga. Além disso, em meados de março, realiza-se um festival de música e dança ao estilo irlandês em vários pubs da cidade. Os grupos de música e dança vêm da Irlanda e da República Checa e incluem uma variedade de estilos diferentes de música irlandesa, desde a tradicional à moderna.
Todos os concertos e actuações do Festival de Música Irlandesa têm lugar em diferentes pubs irlandeses em Praga, embora o pub mais proeminente para esta celebração seja o Caffrey's, conhecido pelas suas actuações folclóricas tradicionais.
Se estiver em Praga em março, não pode perder este evento musical e gastronómico e, se gosta de relaxar no bar, não pode perder o Prague pub crawl. Vai adorar!
4. Relaxar na cidade termal de Karlovy Vary

A apenas duas horas de Praga encontra-se uma das mais belas cidades da República Checa. Estou a falar de Karlovy Vary, um lugar cheio de encanto ao qual se pode chegar facilmente reservando uma excursão a partir de Praga, para desfrutar de um dia relaxante visitando um spa com sauna, hidromassagem e banho de vapor.
No entanto, não encontrará apenas este banho relaxante, pois há muito para ver em Karlovy Vary.
O centro histórico com as famosas colunatas, símbolos da cidade, as fontes termais e a fonte Vridlo são alguns dos sítios a não perder.
5. Visitar os mercados de Páscoa de Praga

A Páscoa é um feriado importante na República Checa, tal como o é em muitas culturas da Europa de Leste. Normalmente, ocorre no final de março ou no início de abril; no entanto, pode visitar os Mercados de Páscoa de Praga nas semanas que antecedem a celebração e durante todo o mês de março, onde encontrará ovos de Páscoa tradicionalmente pintados (chamados kraslice em checo) e lembranças para comprar.
Dois dos mercados de Páscoa mais populares de Praga estão localizados a 5 minutos um do outro e ambos oferecem
- Na Praça da Cidade Velha.
- Praça Venceslau.
Além disso, durante o mês de março, toda a cidade estará decorada com a parafernália da Páscoa. A Ponte Carlos será decorada com ramos de bétula, fitas e flores, pelo que recomendo que a visite.
6. Dar um passeio pelo elegante mercado de Dyzajn.

O mercado Dyzajn é uma espécie de feira que se realiza em meados de março para dar as boas-vindas à primavera com arte e estilo. Neste mercado, vários estilistas aproveitam a popularidade da feira para expor os seus desenhos e oferecer algumas das suas colecções para venda.
Muitos dos habitantes locais aproveitam este mercado transitório para comprarem algumas peças de vestuário de produção limitada e ficarem elegantes durante toda a estação da primavera. Apesar da produção limitada, os preços são acessíveis.
A entrada é totalmente gratuita e o mercado está aberto das 10 às 18 horas.
7. Visitar a Feira de São Mateus

A Feira de São Mateus (Matějská pouť) tem lugar em Výstaviště e está acessível a partir das 10h, até às 22h. A entrada é gratuita; no entanto, cada atração tem um custo diferente.
A Feira de São Mateus abre no final de fevereiro, mas decorre durante todo o mês de março! Nesta feira, pode visitar mais de 120 atracções, incluindo montanhas-russas, casas de diversões, carrosséis de corrente e baloiços de diferentes alturas, dependendo do seu grau de aventura.
8. Festival da Jovem Boémia de Praga

O Festival dos Jovens Boémios de Praga tem lugar no final de março e dura cerca de três dias.
É um evento para jovens dos 8 aos 26 anos, com muita música, comida, canto e dança. Todos os dias há actividades diferentes, por isso não se vai aborrecer.
A localização do evento varia de ano para ano, mas pode ser possível lá chegar reservando um lugar no autocarro turístico de Praga.
9. Não te esqueças da Feira de Heřmaňák

A Feira de Heřmaňák é um mercado sazonal de frutas e legumes que só está aberto durante o mês de março, nomeadamente aos sábados das 08:00 às 14:00.
No entanto, está tão bem decorado e tem tantos produtos deliciosos e variados que atrai locais e turistas que aproveitam o ambiente para tirar fotografias antes de fazer compras. Se tem saudades da comida vegetariana, este é o momento!
10. Passear pelos jardins de Vojanovy Sady

Durante o mês de março, a maioria dos parques ainda não está aberta ao público, com exceção dos Jardins Vojanovy Sady, um dos maiores jardins de Praga, que se encontra escondido atrás das ruas e muralhas de Mala Strana, a apenas três minutos a pé da Ponte Carlos.
Assim, durante esta época do ano, terá o privilégio de ver árvores de magnólia e um mar de narcisos. Isto contrasta fortemente com a maior parte de Praga, onde as consequências do inverno ainda estão em pleno vigor.
Em Vojanovy Sady, os pavões pavoneiam e grasnam para chamar a atenção, trepando às magnólias para observar os habitantes locais à distância. Um sítio maravilhoso para fugir às multidões e respirar o cheiro da primavera.
Tempo em Praga em março

Embora as temperaturas subam rapidamente ao longo do mês de março, a primavera em Praga só começa oficialmente a 21 de março, pelo que não é de estranhar que esteja frio no início do mês. A temperatura média alta é de cerca de 8°C, enquanto a temperatura média baixa é de cerca de 1°C.
A nebulosidade continua durante o mês de março, embora a precipitação diminua consideravelmente. Se estiver muito frio, é possível nevar, embora as probabilidades sejam ainda muito reduzidas. Nos dias de sol, recomendo que dê um passeio pela cidade com um casaco leve ou uma camisola - verá como é agradável.
O que levar na mala para uma visita a Praga em março

Quando fizer as malas para a sua viagem a Praga em março, lembre-se de levar camisolas e camisas de manga comprida, pois o tempo pode mudar quando menos se espera. Um casaco ou casaco pesado também é uma boa ideia, juntamente com luvas e um chapéu, para o caso de haver necessidade (especialmente se planear ir no início do mês).
A vida nocturna de Praga começa a ganhar vida em março, por isso leve roupa confortável para sair. Há algo para todos, desde bares locais a clubes techno selvagens, mas também pode optar por algo mais calmo e cultural , reservando uma excursão nocturna a Praga.
Dicas para viajar para Praga em março

A hora de verão começa na República Checa, e na maior parte da Europa, no último domingo de março, por isso não se esqueça de atualizar o seu relógio.
Como é época baixa, muitas das atracções mais populares da cidade, como a Cidade Velha de Praga e o Castelo de Praga, terão poucos visitantes. Recomendo que se aproveite para ver os edifícios mais importantes da cidade e, por exemplo, fazer uma visita guiada ao Castelo de Praga
A semana que antecede a Páscoa é considerada a semana de férias da primavera para a maioria dos estudantes em toda a Europa, embora não na República Checa. No entanto, Praga é um destino popular para muitos estudantes estrangeiros, pelo que é possível que os preços aumentem ao longo do mês. Reserve com antecedência!