As melhores vistas de Praga: onde encontrá-las

Elaborámos uma lista dos melhores miradouros de Praga!

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 9 minutos

As melhores vistas de Praga: onde encontrá-las

Ponte Carlos, Praga | ©Rodrigo Ardilha

Não é segredo que qualquer férias ou escapadela numa capital europeia tem de incluir necessariamente um ponto de vista panorâmico. Uma vista aérea dos telhados é uma bela forma de compreender a geografia de uma cidade e de desfrutar de uma paisagem inesquecível, e é certamente uma das coisas imperdíveis a fazer em Praga.

1. Aprecie o panorama de 360° a partir da Torre Petřín.

Vista da Torre Petřín| ©Dennis Jarvis
Vista da Torre Petřín| ©Dennis Jarvis

Você sabia que Praga tem uma versão em miniatura da Torre Eiffel? Sim, a Torre de Vigia de Petřín (Petřínská rozhledna) foi construída em 1891 por ocasião da Exposição do Jubileu e é uma réplica mais pequena da sua prima francesa.

A torre está rodeada por um grande parque que alberga os Jardins Lobkowicz, o Observatório Štefánik e o Museu Etnográfico Letohrádek Kinských. Durante os meses mais quentes, os residentes de Praga e os turistas vêm aqui para escapar à azáfama e subir os 299 degraus da torre de vigia para admirar a linha do horizonte.

A Torre Petřín não é muito alta (63 metros), mas estando no topo da colina com o mesmo nome, o seu ponto de vista tem vista sobre a cidade. Os fotógrafos profissionais costumam vir aqui por duas razões: a vista incomparável e a ausência de barreiras de vidro ou plástico. Em dias claros, é possível ver o pico mais alto do país, Snezka, uma montanha a 150 km de distância, mesmo na fronteira entre a República Checa e a Polónia.

  • Endereço: Petřínské sady 633
  • Como chegar lá: A melhor maneira de chegar aqui é de funicular. Este meio de transporte parte do distrito de Malá Strana (Rua Ujezd) e chega ao pé da torre de vigia. Em alternativa, pode apanhar o elétrico (linha 22 ou 23) até à paragem Pohořelec.

Reservar uma visita privada a Praga

2. Passeio ao longo das muralhas do Castelo de Praga

Entrada do Castelo de Praga guardada pela Guarda Real| ©Ryan Park
Entrada do Castelo de Praga guardada pela Guarda Real| ©Ryan Park

Fundado no século IX, o Castelo de Praga é o maior castelo do mundo. Os seus 45 hectares contêm fortificações, jardins, palácios históricos e dois importantes locais de culto: a Catedral de São Vito e a Basílica de São Jorge. Das alturas, as vistas sobre a cidade são de cortar a respiração.

Na minha opinião, a melhor opção é visitar esta zona ao pôr do sol. Quando a luz do dia dá lugar à noite, o ambiente torna-se mágico. Se quiseres mais informações sobre esta fortaleza, recomendo o post sobre as 10 melhores visitas guiadas ao Castelo de Praga.

  • Endereço: Hradčany, 119
  • Como chegar: a maneira mais fácil de chegar lá é de elétrico (linha 22).

Reservar bilhetes para o Castelo de Praga

3. Fazer uma pausa no Parque Letná

Parque Letná| ©Aktron
Parque Letná| ©Aktron

O Parque Letná é um dos mais belos parques da capital checa. Situa-se na margem ocidental do rio e tem uma caraterística peculiar: a partir daqui, pode ver todas as pontes de Praga. Este pulmão verde é um verdadeiro oásis urbano. Na primavera e no verão, turistas e habitantes locais vêm ao Parque Letná para andar de skate, de bicicleta ou simplesmente para passear.

Outros vêm aqui pelo seu biergarten, literalmente um "jardim de cerveja". Trata-se de um espaço com bancos e mesas de madeira onde as pessoas se podem sentar e beber algumas cervejas. Se estiver interessado neste assunto, recomendo que leia o artigo sobre os melhores jardins de cerveja em Praga.

Este espaço verde situa-se a uma curta distância do centro e é obrigatório em qualquer feriado ou fim de semana prolongado na capital checa. No entanto, não poderá desfrutar destas vistas se viajar no outono ou no inverno. De facto, o Parque Letná abre na primavera e fecha em outubro. Neste caso, recomendo-lhe que consulte um pequeno guia com 10 coisas para ver e fazer em Praga durante o inverno.

  • Endereço: Letná, 170
  • Como chegar lá: Se estiver alojado na Cidade Velha, pode subir a colina Letná em cerca de 20 minutos a pé. Se não lhe apetecer caminhar, pode apanhar o elétrico (linhas 2 ou 18) e sair na estação Chotkovy sady.

Reservar um passeio de bicicleta por Praga

4. Abrir a boca no terraço do Hotel U Prince

Terraço no telhado do Hotel U Prince| ©Nan Palmero
Terraço no telhado do Hotel U Prince| ©Nan Palmero

A Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí) é o coração da Cidade Velha e uma das principais atracções turísticas de Praga, juntamente com a Ponte Carlos e o Castelo. Esta área central alberga o famoso Relógio Astronómico, o conjunto de edifícios que compõem a Câmara Municipal Velha, a Igreja Týn (Týnský chrám) e a joia rococó do Palácio Kinský.

O Hotel U Prince está situado numa esquina da praça e o seu restaurante no telhado goza de uma vista incomparável sobre os edifícios vizinhos. Uma imagem vale mais do que mil palavras, por isso aconselho-o a visitar o perfil do hotel no Instagram. O seu menu gourmet é complementado por um extenso menu de cocktails que pode desfrutar enquanto a luz do dia dá lugar à noite.

  • Morada: Staroměstské náměstí 29
  • Como chegar lá: A Praça da Cidade Velha é o centro nevrálgico da capital checa. Não se preocupe, vai passar por aqui mais do que uma vez durante as suas férias.

5. Suba ao miradouro do Castelo de Vyšehrad

Fortaleza de Vyšehrad| ©Dmitry Djouce
Fortaleza de Vyšehrad| ©Dmitry Djouce

Fundado no século X, o Castelo de Vyšehrad fica na margem oriental do rio Vltava. A partir da sua posição privilegiada, a fortaleza domina a cidade e o seu ponto de vista é uma varanda com vista para a Ponte Carlos e para os telhados da Cidade Velha. Como é menos conhecido do que o castelo gótico tardio no distrito de Hradcany, encontrará menos turistas e poderá dar um passeio sem pressas.

A colina alberga também o Gorlice (um armazém subterrâneo que alberga seis esculturas que outrora adornavam a Ponte Carlos), o Cemitério Slavin (onde estão enterradas muitas personalidades que ligaram os seus nomes à história da República Checa) e as ruínas das Termas de Libuse.

Libuse foi uma princesa que se tornou a primeira mulher a reinar em Praga. Segundo a lenda, Libuse casou-se com um humilde camponês, Premysl, e juntos deram início à dinastia Premyslid, que reinaria durante 400 anos. Era também uma profetisa e previu a fundação de Praga, dizendo: "Vejo uma grande cidade, cuja fama chegará às estrelas".

  • Endereço: V Pevnosti 159
  • Como chegar lá: O Castelo de Vyšehrad está localizado a poucos quilómetros da Cidade Velha. Para chegar aqui, pode apanhar o elétrico 18 da paragem Staroměstská e sair em Ostrčilovo náměstí. Demorará menos de cinco minutos a chegar ao topo.

6. Mime-se com um jantar com vista

A Casa Dançante.| ©Charles16e
A Casa Dançante.| ©Charles16e

Este edifício único nas margens do rio Vltava é uma joia da arquitetura de vanguarda. Foi concebido por arquitectos mundialmente famosos - Vlado Milunić e Frank O. Gehry - que se inspiraram num casal de bailarinos: Fred Astaire e Ginger Rogers. A Casa Dançante (Tančící dům) tem uma área útil de mais de 5.000 m2; os pisos intermédios albergam a sede do banco Nationale-Nederlanden, enquanto os restantes são ocupados por um hotel.

O restaurante no sétimo andar tem uma vista magnífica sobre a capital checa e é o local perfeito para uma noite romântica. As suas janelas têm vista para Hradčany, o bairro do castelo. A partir desta posição privilegiada, pode desfrutar de uma deliciosa refeição com vista para as torres do maior castelo do mundo ao longe. Se quiser descobrir a gastronomia checa, recomendo-lhe que leia o post sobre os 10 melhores restaurantes da capital checa.

  • Endereço: Jiráskovo námestí
  • Como chegar lá: se não estiver com pressa, pode ir a pé a partir da cidade velha. A viagem demora entre vinte e trinta minutos. Em alternativa, pode apanhar o metro. A paragem Karlovo náměstí fica nas imediações do edifício.

7. Deixe-se cativar pela atmosfera da Ponte Carlos

Ponte Carlos antes do pôr do sol| ©R Boed
Ponte Carlos antes do pôr do sol| ©R Boed

A Ponte Carlos é a ponte mais antiga da cidade e liga a Cidade Velha ao bairro de Malá Strana. É um verdadeiro símbolo de Praga e é visitada por milhares de turistas. No entanto, poucos são os que sobem à Torre da Cidade Velha (Staromestska mostecka vez). Esta torre de vigia está situada numa das extremidades da ponte e foi construída por vontade do rei Carlos IV. A torre tem 50 metros de altura e é um miradouro com vista para a margem ocidental do rio Vltava.

Para chegar ao topo , terá de subir 138 degraus, mas garanto-lhe que vale a pena. Malá Strana é o bairro mais encantador da capital checa. No século XVI, alguns nobres instalaram-se aqui e construíram as suas residências. A eles se devem os magníficos edifícios barrocos que se podem ver atualmente. Das alturas, é possível ver a grande cúpula da Igreja de São Nicolau.

  • Endereço: Karlův most, 110
  • Como chegar lá: as paragens de metro Staroměstská e Mustek ficam a poucos metros da ponte. Também pode apanhar o elétrico. As linhas 12, 20, 22 e 57 vão deixá-lo em Malostranské náměstí, enquanto as linhas 17, 18 e 53 vão levá-lo a Karlovy lázně, ambas a uma curta distância a pé do marco da cidade.

8. Chegue ao topo do edifício mais alto da República Checa

Torre de TV de Zizkov| ©Norbert Požár
Torre de TV de Zizkov| ©Norbert Požár

Para ter as melhores vistas, às vezes é preciso subir o mais alto possível. Na capital checa, esta é a Torre de TV Zizkov. Construída entre 1984 e 1989, esta torre gigantesca domina toda a cidade e é um monumento bastante controverso. De acordo com um inquérito realizado por um sítio Web, é o segundo edifício mais feio do mundo. Na minha opinião, o resultado é um pouco injusto, mas prefiro que o julgue pessoalmente.

O que é certo é que o seu miradouro panorâmico é de cortar a respiração. Se o céu estiver limpo de nuvens, poderá ver as construções a uma distância de 100 quilómetros! Dois elevadores rápidos levam-no até ao topo que, para além do miradouro, tem um restaurante gourmet que privilegia os ingredientes frescos e os produtos locais. Depois do jantar, é possível tomar um cocktail ou um digestivo enquanto se contempla a cidade iluminada. A torre já não parece tão feia, pois não?

  • Endereço: Mahlerovy sady 1,
  • Como chegar lá: se estiver hospedado na Cidade Velha, apanhe o metro (linha verde) de Staroměstská e saia na paragem Jiřího z Poděbrad.

9. Entre numa das mais belas igrejas da capital

Igreja de São Nicolau em Praga| ©Henry Burrows
Igreja de São Nicolau em Praga| ©Henry Burrows

São Nicolau é a igreja barroca mais famosa de Praga. Foi construída pelos jesuítas que adquiriram o terreno no século XVII. No mesmo local existia um outro local de culto medieval, que foi demolido para dar lugar à atual igreja. A construção demorou cerca de um século e envolveu três gerações de arquitectos: Kryštof Dientzenhofer, Kilián Ignác Dientzenhofer e Anselmo Lurago.

No interior, a igreja é adornada com esculturas, frescos e um órgão que foi utilizado por Wolfgang Amadeus Mozart. Outro destaque são os seus dois miradouros com vista para o bairro de Malá Strana. Na minha opinião, não é necessário subir até o segundo, pois ele é "coberto" por janelas. Importante: este monumento não deve ser confundido com a igreja com o mesmo nome na cidade velha.

  • Endereço: Malostranské námestí
  • Como chegar lá: a partir da cidade velha, basta atravessar a Ponte Carlos. A viagem demora cerca de 20 minutos. Se preferir utilizar os transportes públicos, pode apanhar o autocarro (linha 194) de Pařížská e sair em Malostranské náměstí.

10. Desfrute de uma experiência clássica na Cidade Velha

Torre da Pólvora| ©maggiejp
Torre da Pólvora| ©maggiejp

A Torre da Pólvora (Prašná brána) é uma torre gótica e uma das portas de entrada originais da cidade. Este monumento é muito importante para a história checa, uma vez que marcou o início da Rota Real, uma rota seguida pelos futuros monarcas no dia da sua coroação.

Atualmente, alberga uma exposição fotográfica dedicada às torres de Praga, enquanto no topo do monumento se encontra um miradouro. Depois de subir cerca de 186 degraus, chegará a um miradouro com vista para a Cidade Velha. A partir daqui, pode admirar a Casa Municipal Art Nouveau (Obecni dum) e o Banco Nacional.

  • Endereço: Malostranské námestí
  • Como chegar lá: apanhe o metro e saia em Náměstí republiky ou Můstek (ambos na linha amarela).

Chegámos ao fim. Na minha opinião, estas são as melhores vistas da capital checa. Se tiver pouco tempo e precisar de aproveitar ao máximo as suas férias, recomendo a leitura do post Praga em 1 dia: um guia para aproveitar ao máximo a sua visita a Praga. Se tenciona ficar mais tempo, pode ler Praga em 5 dias: um guia para a descobrir em pormenor. Boa viagem!