Dicas para viajar a Berlim
Berlim é uma cidade que vale a pena visitar uma vez na vida. Descubra todas as dicas que precisa para tornar a sua experiência na capital alemã perfeita.
Berlim está cheia de coisas para ver e fazer. Independentemente da altura do ano em que se venha e do tempo de que se disponha, esta cidade nunca desilude os seus turistas com a sua vasta gama de actividades culturais, históricas e de lazer. Sendo uma grande referência entre as cidades europeias, Berlim é coroada todos os anos como uma das mais visitadas.
No entanto, apesar de se gabar de ser uma capital cosmopolita e na onda da economia mundial, deve sempre ter em conta algumas dicas para viajar para Berlim que poderá não ter considerado ao planear a sua viagem. O clima, a forma de se deslocar, os tipos de excursões e os métodos de pagamento são factores que, se os tiver aprendido em casa, facilitarão muito as coisas. Quer saber mais? Então, continue a ler que eu conto-lhe tudo!
1. Apanhar um autocarro turístico para se deslocar confortavelmente
Certamente que mais do que um de nós gostaria de ter umas férias intermináveis onde pudesse passar todo o tempo do mundo a viajar. No entanto, a realidade é que a maioria das cidades europeias costuma ser visitada em 2 ou 3 dias e isso, infelizmente, limita muito o tempo para visitar e conhecer em profundidade.
Felizmente, existe uma forma muito cómoda e útil de conhecer em apenas duas horas todos os pontos mais importantes de Berlim. Recomendo que, se só tiveres 2 dias para conhecer Berlim, te metas num autocarro turístico que, por cerca de 25 euros, te dá uma volta de duas horas pela cidade. Desta forma, poderá ter uma ideia aproximada da cidade, ver locais emblemáticos como a Porta de Brandenburgo e também o ajudará a orientar-se para o resto da viagem.
Este tipo de visita guiada também é adequado para qualquer clima, pelo que pode ser feito no verão, subindo as escadas para aproveitar o bom tempo, ou no inverno, abrigando-se no rés do chão do frio e da chuva.
2. Alugar uma bicicleta para explorar a cidade
Berlim, tal como outras cidades europeias, é completamente amiga das bicicletas. De tal forma que se tornou num meio de transporte mais. Se quiser circular livremente e conhecer a cidade de uma forma mais descontraída e pessoal, é sempre uma boa opção alugar uma bicicleta por um dia e explorar o centro da cidade à sua vontade.
Este tipo de transporte tornou-se tão popular que é possível encontrar diferentes rotas e passeios de bicicleta, adaptados às vias e zonas acessíveis e nos quais é possível passar pelos pontos mais importantes da cidade. Berlim é uma cidade bastante plana em termos de terreno, pelo que não será um grande esforço andar de bicicleta durante todo o dia.
Por menos de 20 euros, pode adquirir uma bicicleta para todo o dia, ou mesmo obter um cartão quando a levar consigo e aceder ao sistema de bicicletas públicas, onde pode andar durante a primeira hora por apenas 1 euro. É uma forma divertida e única de conhecer a cidade e queimar algumas calorias enquanto o faz.
3. Conheça os bairros para poder organizar a sua visita
Um dos melhores conselhos que lhe posso dar se vier a Berlim por apenas dois ou três dias é organizar a sua visita conhecendo os diferentes bairros. A capital alemã é muito grande e, por vezes, pode ser demasiado grande. Uma forma de otimizar a sua viagem e o seu tempo é organizar as diferentes actividades por bairros e explorar em profundidade cada zona e tudo o que ela tem para oferecer.
Eis uma lista dos principais bairros de Berlim e dos seus pontos fortes para que possa escolher os que mais lhe interessam durante a sua visita:
- Mitte: o centro da cidade, a zona onde se situa a maior parte das atracções turísticas e onde se situava o bairro judeu.
- Charlottenburg: um dos bairros mais tradicionais e clássicos, é uma amostra da Berlim mais burguesa.
- Kreuzberg: é o bairro mais artístico e urbano, onde se encontram os famosos graffitis e a atmosfera mais jovem.
- Prenzlauer Berg: é um bairro residencial que conserva uma arquitetura muito tradicional nas suas casas. Há restaurantes e locais para sair à noite.
- Neikölln: o bairro mais desocupado, ideal para se divertir e passear.
4. Comprar um dos cartões turísticos de Berlim
Quando se trata de viajar para cidades tão grandes como Berlim, uma das coisas mais importantes que pode determinar o sucesso da sua viagem é a forma como escolhe para se deslocar. Algumas cidades podem ser facilmente percorridas a pé num dia, mas a capital alemã necessita de um meio de transporte para aproveitar ao máximo a sua visita.
Toda a cidade é servida por uma rede de transportes públicos composta por autocarro, metro e elétrico. Estes três meios de transporte ligam todos os pontos da cidade. Um dos mais confortáveis e recomendáveis é o elétrico, que foi instalado na época soviética e passa pelos pontos mais importantes da cidade. O preço médio dos transportes públicos em Berlim é de 1,50 euros por bilhete simples.
Passe de Berlim
Apesar de existirem passes para reduzir custos, recomendo que, se vieres à cidade por mais de dois dias e estiveres focado em fazer turismo e conhecer a cidade a fundo, compres o [Berlin Pass](/alemanha/berlim/Berlin Pass/sc-158-1154), um passe pensado para os visitantes que vêm para ver os pontos mais importantes. Com este passe, não só terá acesso à maioria dos museus e actividades, como também estará coberto por todos os transportes públicos. O preço ronda normalmente os 50 euros, com tudo incluído.
Cartão de boas-vindas de Berlim
Se quiser circular livremente pela cidade durante a sua estadia e obter descontos nas atracções, outra opção é obter o Berlin Welcome Card, um passe que lhe dá acesso a todos os transportes necessários por um preço fixo de cerca de 25 euros.
5. Viaje para Berlim na primavera ou no verão para aproveitar ao máximo o bom tempo
Berlim vai surpreendê-lo em qualquer altura do ano, mas quando se trata de recomendar a melhor altura do ano, é sem dúvida quando as temperaturas são altas e não há risco de chuva. Deve saber que durante os meses de outono, Berlim pode atingir os -4 graus Celsius e pode ser um pouco desagradável passear pela cidade.
No entanto, a partir de maio, as temperaturas começam a subir e as ruas e praças começam a ganhar vida com esplanadas e uma atmosfera jovem. Berlim no verão pode estar mais cheia de turistas, mas garanto-lhe que, se se organizar bem, isso não será um problema e poderá desfrutar de todas as actividades ao ar livre para conhecer a capital alemã a 100%.
6. Aproveite ao máximo os planos semanais gratuitos de Berlim
Só de passear pelo centro de Berlim e tomar uma bebida numa das suas esplanadas já vale a pena. No entanto, se souber um pouco mais sobre como a cidade funciona ao longo da semana, pode aproveitar ao máximo e conhecer a capital alemã de uma forma muito mais barata, próxima e popular. Vou falar-lhe de alguns dos planos semanais que não pode perder.
Ouvir a Filarmónica gratuitamente às terças-feiras
Ouvir ao vivo a incrível Orquestra Filarmónica de Berlim parece ser um luxo ao alcance de poucos. No entanto, todas as terças-feiras, às 13h00, o edifício da Filarmónica na Herbert-von-Karajan-Str. 1 abre as suas portas gratuitamente a todos os que queiram ouvir.
Não há taxa de entrada e é gratuito. A única coisa que recomendo é que chegue 30 a 40 minutos mais cedo para não ficar sem lugar.
Desfrutar da melhor comida de rua às quintas-feiras
A gastronomia alemã é bastante rica e reconfortante, mas se não quiser ir a restaurantes de faca e garfo e preferir experimentar comida mais quotidiana, deve saber que todas as quintas-feiras há uma Street Food Thursday, uma feira semanal de comida que tem lugar na Eisebahnstraße 42/43 e oferece uma grande variedade de pratos a um preço muito barato e com acesso livre, caso queira simplesmente dar um passeio e conhecer um pouco melhor esta deliciosa cozinha.
7. Aproveite a oportunidade para fazer um passeio de um dia
Se vierem a Berlim por mais de três dias, aconselho-vos vivamente a aproveitarem o tempo para conhecerem os arredores da cidade. É claro que a capital, por si só, pode proporcionar-lhe uma experiência turística inesquecível. Mas, uma vez que já fez a viagem completa à capital alemã, é interessante conhecer os seus arredores.
O bom de Berlim é que se situa numa zona do país a partir da qual tem vários locais de interesse a uma hora de carro. Como tal, há muitas excursões e passeios a partir de Berlim que mostram uma parte importante da história da Alemanha e que valem bem a pena fazer parte da sua viagem.
Campo de concentração de Sachsenhausen
Não vos vou enganar, esta excursão pode ser bastante dura e não é recomendada para crianças pequenas. Mas se quiser aprender sobre a história da Alemanha, é uma visita obrigatória. Trata-se de uma visita ao campo de concentração de Sachsenhausen, utilizado durante a era nazi.
Aí, pode fazer uma visita guiada a todos os barracões, crematórios e pátios onde foram cometidas as barbaridades que condicionaram a história mundial. A entrada para estas visitas custa normalmente cerca de 25 euros, costumam durar meio dia e garanto-vos que não vão ficar indiferentes.
Potsdam
Se o que pretende é uma pequena excursão para conhecer a era do esplendor alemão, recomendo que contrate uma visita guiada a Potsdam, uma das cidades mais imponentes da Alemanha.
Foi mandada construir por Frederico II e possui uma infinidade de castelos e palácios a apenas uma hora de Berlim. Estas excursões custam normalmente 20 euros e são ideais se quiser conhecer um lado mais burguês da cultura alemã.
8. Se viajar na época alta, reserve as visitas e as atracções com antecedência
Berlim é uma cidade que se pode orgulhar de receber visitantes durante todo o ano. No entanto, na época alta, milhões de pessoas vêm passear pelas suas ruas, visitar os seus museus e ver em primeira mão os restos do Muro de Berlim. É por isso que uma das melhores recomendações que lhe posso dar, especialmente se viajar com crianças para Berlim, é que faça a sua reserva com antecedência para evitar longas filas de espera.
Esta pode ser uma recomendação bastante geral, mas acredite que há atracções turísticas em Berlim que, se não garantir os seus bilhetes antes de vir para a cidade com duas ou três semanas de antecedência, será impossível entrar.
Um desses sítios é o famoso Parlamento alemão. Para entrar, é obrigatório apresentar o seu bilhete reservado. Não se vendem bilhetes nas bilheteiras e, devido à sua grande popularidade, é impossível obter bilhetes durante a noite. Se não quiser perder as vistas espectaculares da cúpula do Bundestag, recomendo que visite o site oficial e reserve com antecedência.
Por último, mas não menos importante, se viajar para Berlim com antecedência, é melhor reservar um lugar de estacionamento no aeroporto. Assim, poupará algum dinheiro que poderá utilizar em actividades durante a sua viagem.
9. Aproveite a oportunidade para conhecer a vida nocturna de Berlim
Berlim é conhecida como uma das capitais tecnológicas da Europa e, por isso, uma das melhores dicas que posso dar é aproveitar uma saída nocturna para conhecer o ambiente de Berlim.
Embora, como a maioria das cidades europeias, Berlim feche as suas lojas e atracções cedo, a vida nocturna é muito extensa e pode encontrar clubes que estão abertos toda a noite, como o Berghain.
Se decidir sair à noite em Berlim, tenho duas recomendações para si. A primeira é que, apesar da sua fama de festeira, Berlim não costuma ter zonas ou bairros dedicados exclusivamente à diversão, pelo que as discotecas estão espalhadas pela cidade e é difícil deslocar-se de uma para outra; o melhor é saber de antemão onde quer passar a noite.
Em segundo lugar, antes de ir, certifique-se de que sabe a que tipo de festa vai. Embora Berlim seja bastante flexível em relação aos estereótipos da moda, há algumas festas ou eventos que exigem um determinado tipo de roupa e podem mesmo proibi-lo se não for como o convite determina.
10. Leve dinheiro; nem todos os estabelecimentos aceitam cartões de crédito
Pode parecer um pouco estranho nos dias que correm, mas Berlim é uma cidade onde andar com dinheiro vivo pode sempre tirar-te de um aperto.
É verdade que, no centro da cidade e nas imediações das atracções turísticas, a maior parte das lojas, lojas de recordações e restaurantes aceitam o pagamento com cartão, sem montante mínimo. No entanto, se se afastar um pouco dos circuitos habituais, é muito provável que as lojas só aceitem dinheiro.
Se estiver a passear pela cidade em pleno verão e quiser comprar uma garrafa de água num quiosque, é possível que não o deixem pagar com cartão e tenha de recorrer a dinheiro. Tenha isto em mente quando viajar e leve sempre algo solto na carteira para evitar incidentes.
Com todas estas dicas, a sua visita a Berlim será certamente perfeita e inesquecível. Agora só tem de fazer as malas e apanhar um avião para descobrir a fascinante capital alemã.