13 coisas para ver e fazer em Berlim em dezembro
Berlim em dezembro é uma escolha ideal. A cidade revela o seu lado natalício sem abandonar o toque alternativo que a distingue.
A capital alemã é um ótimo destino em qualquer estação do ano, incluindo dezembro. No último mês do ano, é possível desfrutar de diferentes actividades, como um museu de manhã e um passeio de trenó à tarde.
Continue a ler para saber o que ver e fazer na Cidade da Muralha!
1. Encontrar uma lembrança original nos mercados de Natal
O Natal está mesmo ao virar da esquina, e que melhor altura para mergulhar na magia da época? Se gosta de cenas românticas e dos encantos de uma cidade histórica, recomendo uma visita ao mercado de Natal de Spandau. Realiza-se todos os anos nas imediações da Igreja de São Nicolau, uma igreja gótica com três naves. Pode chegar aqui de metro (linha 7, fermata Rathaus Spandau).
Se não tiver tempo ou preferir ficar no centro, recomendo uma visita à feira da ladra Gendarmenmarkt. Aos pés da Catedral Alemã (Deutscher Dom) e da Catedral Francesa (Französischer Dom), encontrará dezenas de bancas com comida típica e artesanato. Todos os dias, artistas tocam música clássica, jazz ou gospel, enquanto os malabaristas atraem a atenção dos mais pequenos. Aberto todos os dias da semana, das 11 às 20 horas.
Uma boa maneira de explorar o centro de Berlim e descobrir as suas ruas e monumentos é fazer uma das visitas guiadas à cidade.
2. Fugir do frio nos museus
O inverno em Berlim pode por vezes ser um desafio. Com uma temperatura média de 5°C, é melhor procurar um lugar quente e fechado. Os museus são sempre uma boa opção e a capital alemã tem alguns destinos que merecem uma visita.
- Bilhetes para o Neues Museum de Berlim: Se é apaixonado por história antiga, esta é a sua melhor aposta. Tem mais de 6.000 artefactos arqueológicos desde a Idade da Pedra até à Idade Média, incluindo a escultura de Nefertiti.
- Bilhetes para o Museu do Muro de Berlim: Uma visita obrigatória para conhecer a história do Muro de Berlim e aprofundar a divisão entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental.
- Museu das Ilusões de Berlim: Uma experiência divertida e imersiva com diferentes exposições baseadas em ilusões de ótica.
- Madame Tussauds em Berlim: E, claro, Berlim também tem o seu próprio museu de cera com mais de 120 réplicas. Ideal para um dia divertido com a família.
- Hamburger Bahnhof - Museu de Arte Contemporânea: Para além da incrível coleção de arte que alberga, destaca-se o local onde está situado, uma antiga estação de comboios neo-renascentista.
- Gemäldegalerie: Mais de 1.500 obras de arte dos séculos XIII a XVIII de influentes artistas alemães esperam por si neste museu.
- Alte Nationalgalerie: Artistas de renome como Manet, Cézanne e Monet são alguns dos protagonistas deste museu com mais de 1800 pinturas e 1500 esculturas.
3. Desfrute de uma experiência gelada no bar de gelo de Berlim
O Bar de Gelo de Berlim é, sem dúvida, uma das atracções mais invulgares de Berlim.
Situa-se no centro da cidade e, seja qual for a altura do ano em que vá, a temperatura está abaixo de zero. Mesmo assim, a minha recomendação é que vá durante os meses de inverno. De facto,dezembro é o mês ideal- porquê, perguntam vocês? Como pode imaginar, é essencial estar bem agasalhado, obviamente com um casaco, luvas e até mesmo um chapéu, e visitar este bar noutra altura do ano é bastante desconfortável, especialmente se estiver de férias e for passar o dia inteiro a fazer turismo, pois terá de carregar toda esta roupa extra a toda a hora.
Outra opção é terminar o dia com uma visita ao bar de gelo e desfrutar de um cocktail fresco.
4. Desfrute das melhores vistas de Berlim a partir de cima
Com o seu bilhete para o passeio de balão Die Welt, poderá desfrutar de incríveis vistas panorâmicas dos monumentos mais importantes de Berlim a partir de nada menos do que 150 metros acima do solo. Será também acompanhado por uma equipa de pilotos e guias que o acompanharão durante todo o passeio, que dura aproximadamente15 minutos.
Uma experiência irrepetível na qual poderá tirar as melhores fotografias da sua viagem para fazer inveja a toda a sua família e amigos.
5. Teste a sua adrenalina com um voo de helicóptero.
O mês de dezembro, com a cidade iluminada para o Natal, é uma altura incomparável para desfrutar de um voo de helicóptero sobre Berlim. Um plano ideal para se deixar deslumbrar com as vistas deslumbrantes da capital da Alemanha, bem como de todos os seus monumentos. O Muro de Berlim, a Torre de TV, o Portão de Brandenburgo e a Catedral são apenas alguns dos muitos pontos turísticos que verá como nunca imaginou.
Durante todo o passeio, que dura cerca de 20 minutos, usará um auricular para comunicar com o piloto profissional que o acompanhará e guiará.
E uma curiosidade: após esta experiência de voo, ser-lhe-á entregue um certificado de voo turístico.
6. Provar as cervejas de Natal
Quando se aproxima o Natal, as cervejeiras alemãs produzem cervejas especiais. Geralmente, as cervejas de Natal são mais encorpadas e o seu sabor caracteriza-se por ingredientes como a canela, o cravinho ou a baunilha.
Não é uma prática exclusiva da Alemanha - também é comum na Bélgica, nos Países Baixos e em partes de França - mas, sendo um país com uma longa tradição, não faltam opções quando se trata de pedir uma boa cerveja.
Chamam-se Weihnachtsbier e são fabricadas com o primeiro malte fresco e o lúpulo colhido no outono. A sua cor varia entre o âmbar escuro e o castanho avelã. Têm um teor alcoólico mais elevado do que o habitual - cerca de 8° - e acompanham bem as sobremesas tradicionais, como o pão de gengibre.
7. Provar a cozinha de inverno local
Quando o tempo frio se instala, a cozinha alemã, quente e saudável, vem em socorro. Ao contrário de outras cidades do país, Berlim é uma cidade multicultural e a sua oferta gastronómica está orientada para a cozinha internacional. No entanto, não faltam locais característicos e cheios de tradição. A lista que se segue cobre todos os orçamentos e reúne os melhores restaurantes especializados em cozinha alemã:
- Zur Letzten Instanz, o decano de Berlim. Ocupa o mesmo local desde 1621 e entre os seus clientes mais famosos contam-se figuras como Napoleão, Beethoven e Charly Chaplin. As suas famosas Buletten (almôndegas de carne de porco e de vaca) e as salsichas Bratwurst são feitas com carne de produtores locais (Waisenstraße 14/16).
- Henne, outro dos restaurantes históricos da capital. Desde 1908, serve frango frito estaladiço preparado segundo uma receita secreta. Situa-se no bairro turco (Kreuzberg) e é frequentemente frequentado. Recomenda-se, portanto, fazer reserva (Leuschnerdamm 25).
- Schneeweiß, o restaurante alpino. As suas paredes e decorações brancas criam um ambiente aberto e elegante. As especialidades são o Wiener Schnitzel (lombo de porco panado ou costeleta de vitela) e o Spätzle, um nhoque típico do sul da Alemanha. Situado no bairro de Friedrichshain (Simplonstraße 16).
- Die Stulle, uma boa escolha para começar o dia com energia. Como o nome sugere, o foco é o Stulle, um termo berlinense que significa "fatia de pão revestida". Pode escolher entre dezenas de ingredientes frescos e sazonais. Está localizado a uma curta distância a pé do Jardim Zoológico (Carmerstraße 10).
- Schwarzwaldstuben, um estabelecimento centrado na cozinha da Suábia, uma região do sudeste da Alemanha. A especialidade - apenas disponível na época - é a tarte salgada de espargos e cebola (Tucholskystraße 48).
Uma dica: peça Eisbein, a famosa junta de porco alemã. É obtido após uma longa cozedura de uma perna de presunto. Outros pratos que valem a pena comer no inverno são o Kassler (carne de porco fumada com chucrute e puré de batata), o Königsberger Klopse (bolinhos de vitela e anchovas) e o Apfelstrudel, uma tarte de maçã. E se quiser aprofundar ainda mais a gastronomia alemã, não hesite em reservar uma excursão gastronómica.
8. Descobrir as luzes de Natal em Ku'Damm
A Kurfürstendamm - apelidada de Ku'Damm pelos habitantes locais - é a avenida mais elegante da capital alemã. Começa na Igreja Memorial Kaiser Wilhelm e estende-se até à zona residencial de Halensee.
Em dezembro, enche-se de cor graças às iluminações de Natal: o Pai Natal e as suas renas, bonecos de neve e árvores decoradas esperam-no nesta zona da cidade.
Está localizada na parte ocidental da cidade e pode ser facilmente alcançada de metro (paragem Kurfürstendamm).
9. Compras na Kaufhaus des Westens
A loja de departamentos Kaufhaus des Westens - muitas vezes apelidada de "KaDeWe" - tem oito andares dedicados a diferentes tipos de mercadorias. Encontrará roupas, jóias, perfumes, delicatessen e muito mais. A particularidade deste local é a atenção ao luxo e os serviços prestados, que incluem câmbio de moeda, serviços de alfaiataria, armazenamento de bagagem ou um personal shopper que o guiará pelas lojas do KaDeWe.
Fica a uma curta distância a pé do Jardim Zoológico de Berlim. Está aberto todos os dias da semana das 10h às 20h e a forma mais rápida de lá chegar é de metro até à estação Wittenbergplatz (Tauentzienstraße 21-24). É o local ideal para comprar os últimos presentes de Natal, renovar o guarda-roupa ou provar comida gourmet.
10. Fique de boca aberta no Jardim de Natal
Em dezembro, o Jardim Botânico de Berlim acolhe o Jardim de Natal. Trata-se de um percurso de cerca de 1,5 quilómetros animado por iluminações e figuras 3D. Este espaço verde merece uma visita, com mais de 20.000 plantas e uma das maiores estufas do mundo.
Aberto todos os dias das 9 às 20 horas.
11. Viajar para Dresden
Se tiver quatro dias em Berlim (ou mais), vale a pena passar um dia em Dresden. As cidades estão bem ligadas por comboio: os comboios regionais e de alta velocidade (directos e sem paragens) levam-no da Berlin Hauptbahnhof (Estação Central de Berlim) para Dresden-Neustadt ou Dresden Hauptbahnhof. Em alternativa, pode optar pelo autocarro. As principais empresas de autocarros operam a partir da Alexanderplatz, do aeroporto e da Hauptbahnhof de Berlim.
Berlim é moderna e cosmopolita, enquanto a capital da Saxónia é uma joia barroca. Ambas foram bombardeadas na Segunda Guerra Mundial, mas a última foi reconstruída com respeito pela arquitetura tradicional. A Frauenkirche (igreja luterana de Nossa Senhora), o Zwinger (palácio barroco do século XVIII) e a Semperoper (casa de ópera) renasceram das cinzas graças aos esforços dos cidadãos.
Para além disso, Dresden pode orgulhar-se do mercado de Natal mais antigo e mais famoso da Alemanha: o Striezelmarkt, onde não há apenas bancas com doces, artesanato e lembranças, mas também uma pirâmide de degraus, um grande arco de velas, um ringue de patinagem e o Pflaumentoffel, uma estátua de ameixas que representa um limpa-chaminés.
12. Andar de tobogã!
Sabias que a capital alemã tem uma pista de tobogã? Sim, descer as colinas de trenó é uma tradição local e, quando chega o inverno, os berlinenses afluem aos relevos da cidade. Suponho que não tenha feito o check-in de um trenó como bagagem especial, mas não faz mal - muitas empresas de aluguer de bicicletas alugam-lhe um. Um dos melhores sítios para visitar é Teufelsberg, a Montanha do Diabo.
É constituída por escombros pós-Segunda Guerra Mundial e, antes de se tornar um destino de lazer, foi um local crucial da Guerra Fria, elevando-se sobre a antiga estação de escuta dos EUA no seu cume. É facilmente acessível apanhando um comboio na Estação Central.
Outros pontos de trenó incluem o Viktoriapark (Katzbachstraße), Humboldthain (Brunnenstraße) ou Insulaner, uma colina de 75 metros perto do Planetário.
13. Mime-se com um dia de spa
Antes de ir para casa e voltar à sua vida normal, pode dedicar uma manhã ao seu bem-estar. Em dezembro, as temperaturas não descem muito abaixo de zero e um spa relaxante é a forma ideal de escapar ao frio. Como qualquer capital que se preze, Berlim também tem algumas opções para restaurar as suas energias. Continue a ler para descobrir as 5 melhores:
- Vabali, um canto de Bali no coração de Berlim. É muito extenso e tem passes de 2 e 4 horas, bem como um bilhete diário. Situa-se no interior do Parque Fritz Schloß e a uma curta distância a pé da Estação Central (Seydlitzstraße 6).
- Liquidrom, o centro de bem-estar futurista. Do lado de fora, assemelha-se a uma tenda indiana estilizada, mas a extravagância não acaba aí. O carro-chefe é a piscina de água salgada aquecida com efeitos de luz e um fio de música clássica ou eletrónica (Möckernstraße 10).
- Stadtbad Oderberger, os antigos banhos públicos da capital. O edifício foi concebido por Ludwig Hoffman, o arquiteto do Museu Pergamon e da Fonte dos Contos de Fadas, entre outros (Oderberberger Straße 57).
- Louisa's Place, um hotel boutique perto da Adenauerplatz. Está instalado num edifício de estilo prussiano e tem uma piscina de boas dimensões, sauna e salas de massagem (Kurfürstendamm 160).
- Hamam, o banho turco para mulheres. Aberto todos os dias, exceto às segundas-feiras (Mariannenstraße 6).
Qual é a temperatura em Berlim em dezembro?
No último mês do ano, a temperatura média diária é de cerca de 1°C. Mas isso não o deve impedir de desfrutar de tudo o que Berlim tem para oferecer. Mas isso não o deve impedir de desfrutar de tudo o que há para ver e fazer em Berlim. No entanto, deve estar ciente da possibilidade de neve**, por isso aconselho-o a trazer algo prático: luvas, um chapéu e um par de sapatos bem calçados são essenciais para evitar o frio.
Apesar de tudo isto, continua a ser uma boa altura para visitar Berlim. Se um manto de neve cobrir a superfície, a cidade torna-se ainda mais encantadora. E não faltam actividades de interior para manter a diversão das férias.