Bilhetes para o Museu Pergamon de Berlim: como comprar e preços

O Museu Pergamon está atualmente encerrado para obras de renovação e não voltará a abrir durante vários anos. Não tenho dúvidas de que, quando regressar, continuará a ser considerado um dos museus mais importantes da Europa.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

Bilhetes para o Museu Pergamon de Berlim: como comprar e preços

Museu Pergamon de Berlim | ©Geneva Karr

Uma das coisas mais populares para fazer em Berlim é visitar os museus mais importantes desta cidade cosmopolita. Um dos mais visitados e mais importantes no panorama cultural berlinense é o Museu Pergamon, embora permaneça fechado para obras durante vários anos, pelo que terá de esperar pela sua reabertura para continuar a desfrutar do Altar Pergamon ou de qualquer uma das incríveis obras de grande valor histórico que alberga.

Quanto custam os bilhetes para o Museu Pergamon em Berlim?

Interior do Museu Pergamon| ©Paul VanDerWerf
Interior do Museu Pergamon| ©Paul VanDerWerf

Existem diferentes preços de bilhetes para o Museu Pergamon de Berlim que atendem a diferentes necessidades de diferentes tipos de consumidores. O bilhete básico, que pode ser comprado através de sites oficiais como o Hellotickets, custa cerca de 13 euros para adultos.

Esta é a forma mais económica de aceder a este museu essencial em Berlim, onde verá tesouros artísticos como o Altar de Pérgamo, o Museu do Antigo Oriente ou a Porta do Mercado de Mileto. Em suma, jóias históricas que não pode perder na sua viagem à capital alemã.

Como obter bilhetes para o Museu Pergamon em Berlim na bilheteira?

Pergamonmuseum, Bodestraße, Berlim, Alemanha| ©op23
Pergamonmuseum, Bodestraße, Berlim, Alemanha| ©op23

Existem diferentes formas viáveis e recomendáveis de obter bilhetes para o Museu Pergamon em Berlim e claramente a bilheteira é uma delas. Neste caso, estamos a falar apenas do bilhete básico e convencional de 12 euros por pessoa, que não inclui o acesso guiado ao museu ou a qualquer um dos outros estabelecimentos desta famosa ilha de Berlim.

Não é muito complexo entender a fórmula por trás da compra na bilheteira, pois só terá que chegar à entrada do museu. O museu situa-se na Bodestraße, no extremo norte da ilha e no conhecido campus onde se situam todos os museus que mencionei.

Dependendo da época turística que escolher , pode demorar mais ou menos tempo na fila para comprar os bilhetes. Claro que pode pagar em dinheiro, com cartão de crédito e até com outras alternativas de pagamento eletrónico.

Devo salientar que muitos dos melhores autocarros turísticos de Berlim passam por esta zona do centro da cidade. Por conseguinte, podem ser uma boa alternativa de entretenimento para desfrutar depois de visitar este museu, se preferir um bilhete individual sem uma visita guiada devido à falta de interesse nas outras alternativas da ilha.

Compre os seus bilhetes para o Neues Museum

Os bilhetes para o Museu Pergamon de Berlim estão incluídos num passe turístico de Berlim?

Mural do Museu Pergamon| ©Girl with red hat
Mural do Museu Pergamon| ©Girl with red hat

O Museu Pergamon, sendo uma das mais importantes atracções turísticas da cena museológica de Berlim, está incluído como uma opção principal em qualquer passe turístico da cidade.

No entanto, a melhor alternativa que tem se quiser comprar um bilhete combinado que inclua várias atracções no mesmo pagamento é optar pela entrada guiada para este museu, bem como para o Novo Museu de Berlim. Isto porque com esta compra fica assegurado o acesso a todos os museus da mesma ilha no mesmo dia, recebendo ainda um serviço exclusivo de guia turístico.

O Berlin Pass é um dos melhores passes turísticos da cidade e é vendido em formato de 2 ou 3 dias por cerca de 99 ou 119 euros, respetivamente. É uma boa opção se quiser aproveitar ao máximo as atracções da cidade, sabendo que só dispõe de alguns dias para o efeito. Embora continue a ser um bilhete convencional sem guia à sua disposição, se tiver acesso preferencial no sentido em que não terá de fazer fila para aceder.

No entanto, existem outros passes turísticos que, embora não incluam o Museu Pergamon como atividade principal do serviço, o fazem mediante o pagamento de uma taxa adicional. Trata-se do Berlin Welcome Card e, embora se centre sobretudo em descontos nos transportes públicos da cidade, tem também uma espécie de serviço alargado que dá acesso a todos os museus da Ilha dos Museus. Embora claramente sem um guia e tendo que encurtar o tempo de visita se quiser aproveitar o tempo do Berlin Welcome Card para as outras atracções incluídas.

Reserve os melhores passes turísticos em Berlim

Existem bilhetes especiais para crianças?

Crianças numa visita turística| ©Note thanun
Crianças numa visita turística| ©Note thanun

A maioria das atracções de Berlim tende a ter preços especiais para crianças e o Museu Pergamon, sendo um dos locais mais visitados da cidade , não é claramente uma exceção a esta tendência. Os bilhetes básicos sem visita guiada estão disponíveis por 6 euros para crianças com menos de 18 anos, desempregados e pessoas com deficiência. Este preço mantém-se tanto na bilheteira como nos sítios oficiais de turismo da cidade.

Há também um desconto significativo para o bilhete de visita guiada conveniente para este museu e para o Novo Museu de Berlim. Trata-se de uma redução de 20 euros, o que deixa a tarifa aproximada em 40 euros para as pessoas que cumprem o critério de ter menos de 18 anos de idade. O que pode ser demasiado económico para um grupo familiar com várias crianças e adolescentes ou para um grupo de excursão que esteja à procura de coisas para ver e fazer em Berlim com crianças.

No entanto, vale a pena notar o facto de este museu se centrar na exposição de réplicas e monumentos reais associados às importantes construções históricas da antiga Babilónia e de outras sociedades consideradas como o berço das civilizações modernas. Por esta razão, pode não ser a atividade mais divertida para as crianças, pelo menos se forem bebés muito pequenos que não estejam habituados a navegar neste tipo de espaço.

Há visitas guiadas ao Museu Pergamon em Berlim, e vale a pena?

Museu Pergamon, Berlim, Alemanha| ©op23
Museu Pergamon, Berlim, Alemanha| ©op23

A visita guiada que até agora sugeri como alternativa favorável é, sem dúvida, um serviço turístico que vale a pena sob todas as perspectivas possíveis. Ter um guia garante que não há um único pormenor relevante que escape ao seu âmbito de interesse, para além de facilitar a compreensão de muitas das exposições do museu.

Além disso, a visita é acelerada, uma vez que se segue o ritmo do guia, que não tem tempo a perder. Além disso, tem à sua disposição alguém que está totalmente preparado para responder a todas as suas perguntas.

Como se não bastasse, o facto de estes bilhetes combinados oferecerem também uma visita guiada ao Novo Museu de Berlim duplica o valor do dinheiro que está a investir. Isto significa que, no final das 3 ou 4 horas de ambas as visitas, terá usufruído de um serviço de primeira classe e ainda terá a oportunidade de entrar nos outros 3 museus da ilha sem ter de pagar um único euro adicional.

De facto, um bilhete com visita guiada com as características que estou a sugerir é uma das melhores formas de tirar o máximo partido de uma viagem de 5 dias a Berlim. A verdade é que esta é uma grande cidade com um número infinito de planos que mantêm os visitantes ocupados desde o momento em que chegam até ao momento em que partem, pelo que otimizar tempo e dinheiro é uma verdadeira prioridade logística.

Como chegar ao Museu Pergamon em Berlim?

Autocarro turístico pelas ruas de Berlim| ©Janusz Jakubowski
Autocarro turístico pelas ruas de Berlim| ©Janusz Jakubowski

A resposta a esta pergunta depende da zona onde se situa o seu alojamento, bem como da sua posição na cidade imediatamente antes da sua visita ao belo e interessante Museu Pergamon em Berlim.

Estando no centro de Berlim, é lógico supor que chegar de metro é uma boa ideia, uma vez que o sistema de comboios subterrâneos e subterrâneos da cidade é um dos melhores do planeta. Neste caso, a estação de Friedrichstraße, na linha U6, é uma alternativa ideal, uma vez que lhe permite chegar a pé em menos de 10 minutos e lhe dá a oportunidade de admirar a beleza da Ponte Eiserne.

A estação de Friedrichstraße é também uma boa alternativa se estiver a deslocar-se no sistema de comboios interurbanos da cidade através de mais linhas S1, S2 e S25. Do outro lado do rio, na estação Hackescher Markt, também pode sair se as linhas S5, S7 e S75 forem convenientes. A estação de Alexanderplatz também fica relativamente perto e pode ser interessante se pretender desfrutar desta importante zona turística durante a sua caminhada do comboio para o museu.

Esta última opção é bastante atraente, considerando que poderá ver vários dos locais mais importantes do que ver e fazer no centro de Berlim ao longo do caminho. Como o edifício do Museu da DDR, a Catedral de Berlim e a icónica torre Fernsehturm.

Coisas a não perder no Museu Pergamon de Berlim

Estátuas do Museu Pergamon| ©Levent Simsek
Estátuas do Museu Pergamon| ©Levent Simsek

Como o próprio nome sugere, o Altar de Pérgamo, também conhecido como Altar de Zeus, é a obra mais importante desta instituição. De facto, o museu foi criado para albergar este monumento religioso da Grécia Antiga com 2000 anos, que foi trazido das escavações arqueológicas de uma necrópole para este local, onde foi exposto após uma cuidadosa reconstrução.

A Fachada Mushatta é outra das principais atracções do museu e é o portão de entrada de um antigo palácio pertencente aos Omíadas, que foi transferido da Jordânia para Berlim como um presente de fraternidade entre as duas nações no início do século XIX. Existe também uma famosa exposição permanente de arte islâmica e réplicas de outros elementos históricos importantes, como a famosa Porta de Ishtar, que era a entrada da antiga cidade da Babilónia.

Seguindo a tendência, a Porta do Mercado de Mileto é outro dos elementos mais importantes desta instituição e consiste numa das peças arqueológicas mais importantes que mostram como era um mercado romano há 2000 anos. Destaca-se pelo seu impressionante estado de conservação, o que a faz sobressair entre outras exposições arqueológicas da atualidade.

Quanto tempo precisa para visitar o Museu Pergamon de Berlim?

Kurt-Schumacher| ©Oleks K. 2.0
Kurt-Schumacher| ©Oleks K. 2.0

Não são necessárias muitas horas para visitar o Museu Pergamon na sua totalidade, uma vez que se trata de um local que possui várias peças arqueológicas de grandes dimensões, complementadas por outros artefactos históricos. No entanto, não são comparáveis ao volume de exposições de um local como o Museu Britânico ou o Museu de História Natural de Nova Iorque.

Isto significa que com cerca de 2 horas pode desfrutar da maior parte deste museu, o que significa que a visita guiada de 1,5 horas é tempo mais do que suficiente para conhecer em pormenor todos os elementos mais importantes deste local.

Também deve apreciar o facto de um museu com ar condicionado como este ser uma das melhores coisas para ver ou fazer em Berlim no inverno, devido às condições ambientais desafiantes que definem a experiência de visitar a cidade numa estação tão fria. Por isso, durante esta época do ano, é provável que queira prolongar a sua visita o mais possível, se não tiver outras actividades planeadas imediatamente após a sua visita ao Museu Pergamon de Berlim.

Horário de abertura do Museu Pergamon de Berlim

Autocarro turístico, Berlim| ©Emilio Labrador
Autocarro turístico, Berlim| ©Emilio Labrador

Para sua conveniência, o Museu Pergamon de Berlim está aberto todos os dias da semana. Isto é lógico, uma vez que é uma das atracções turísticas mais populares da cidade e faz também parte do circuito de museus mais importante da capital alemã.

Está aberto diariamente das 10:00 às 18:00 horas. No entanto, às quintas-feiras, o horário de funcionamento é alargado até às 20:00 horas, para que os visitantes possam aproveitar ao máximo os seus passes para visitar a Ilha dos Museus de Berlim. Tenha em mente que, em qualquer caso, as visitas guiadas para bilhetes combinados são normalmente reservadas para a manhã ou para um turno ocasional da tarde também.

Dicas para visitar o Museu Pergamon de Berlim

Arrumar a bagagem| ©Ketut Subiyanto
Arrumar a bagagem| ©Ketut Subiyanto

Não há muitos conselhos a dar em relação à sua visita ao Museu Pergamon de Berlim, uma vez que se trata de um local seguro, confortável e divertido que lhe oferece uma experiência turística interessante no coração da capital alemã. O conforto do seu calçado pode ser um deles, pois caminhar será definitivamente uma atividade importante durante toda a sua viagem e especificamente durante o dia que escolher para visitar os diferentes museus desta conhecida ilha.

A escolha da sua roupa de acordo com o clima da estação da sua viagem é outro fator relevante, pois os Verões são bastante quentes e os Invernos extremamente frios. No entanto, esta é uma recomendação que se enquadra nas dicas de viagem a Berlim que podem ser aplicadas a diferentes locais e actividades na cidade.

Posso também aconselhar a visitar o museu no início do dia ou na última parte do dia. Estas são as alturas em que há menos visitantes, deixando o início da tarde como a altura mais concorrida do dia.

Onde comer perto do Museu Pergamon de Berlim?

Eisbein, comida típica alemã| ©Joselu Blanco
Eisbein, comida típica alemã| ©Joselu Blanco

Estando no centro de Berlim, não é de estranhar que existam dezenas de opções de restauração para todos os orçamentos e apetites num raio de 500 metros do museu. Só na extremidade norte da Ilha dos Museus existem três cafés diferentes, deixando o Cu 29 como uma alternativa recomendável devido à beleza das suas instalações.

O Dolcafe im Berliner Dom também se encontra na zona próxima do museu e destaca-se pela sua vista direta para a bela Catedral de Berlim. O Café il Altem Museum também oferece vistas impressionantes da praça da catedral, enquanto o Bistro Lebenswelten - Humboldt Forum pode ser outra alternativa se quiser afastar-se do Museu Pergamon em direção ao sul da ilha.

Se atravessar a ponte a caminho da Alexanderplatz, encontrará uma centena de restaurantes, tabernas, cafés e bares. E um passeio gastronómico por esta zona pode ser considerado uma das melhores coisas para fazer em Berlim à noite. Especialmente sabendo que uma cidade tão moderna e cosmopolita como esta se junta a outras capitais mundiais na categoria das cidades que nunca dormem.