Mais sobre: Tours gastronómicos em Munique
Se vai comer em Munique, não o pode fazer sem uma boa cerveja- não sabia que é conhecida como a capital mundial da cerveja? Muitas pessoas dizem que sim. Fazer um passeio gastronómico e beber uma cerveja é uma das melhores coisas que pode fazer e ver se estiver em Munique.
As tabernas alemãs são locais tradicionais, e na cidade de Munique é onde pode provar as mais saborosas e populares cervejas bávaras, bem como a sua variada gastronomia bávara e alemã. Aqui ficam os melhores roteiros gastronómicos para que saiba o que pedir durante a sua visita aos pubs mais emblemáticos.
1. Conheça a cultura da cerveja na Hofbräuhaus e visite o Biergarten.
Augustiner, Hacker-Pschorr, Hofbräu, Löwenbräu, Paulaner e Spaten-Franziskaner são algumas das cervejas mais marcantes de Munique e uma visita guiada com degustação de cerveja é uma das coisas que tem de fazer se ficar na cidade durante dois dias. Nesta excursão, convido-o a visitar o tradicional Biergarten, onde poderá provar o sabor distinto de cada uma destas cervejas numa tarde.
Biergartens são cervejarias, mas com as suas próprias características distintas. É habitual que cada Biergarten tenha a sua própria marca de cerveja, pelo que a sua experiência será única. Alguns podem estar localizados ao ar livre e à sombra de árvores ou são jardins de cerveja interiores, mas tendem a ter mesas e bancos de madeira, pelo que vai adorar estar num local tão indígena.
O meu conselho é começar pelo Hofbräuhaus, um biergarten com quase 500 anos de história e localizado na Platzl 9, a 4 minutos a pé da histórica Marienplatz. Pode terminar o seu dia cervejeiro provando uma das suas cervejas autênticas por menos de 12 euros.
Quando acabar de visitar o Hofbräuhaus, dirija-se ao Park Café na Spielplatz Alter Botanischer Garten, Sophienstraße. Aqui podem ser-lhe servidas as deliciosas cervejas Löwenbräu, Franziskaner e Beck's. Este local é conhecido por ser um dos preferidos quando a seleção alemã joga um jogo de futebol ou quando o Bayern de Munique tem importantes duelos.
Conclua a sua visita com uma última cerveja e um bom Pretzel Biergarten da Torre Chinesa no Englischer Garten ou Jardim Inglês. Uma vez no Englischer Garten, o maior e mais famoso jardim da cidade, procure a Torre Chinesa no centro do parque. Desfrute do passeio até à torre, onde encontrará os maiores pretzels da cidade, bem como a sua cerveja escura, de aroma forte mas sabor refrescante.
Por lei, na Baviera, é livre de trazer a sua própria comida num recipiente e consumir apenas a cerveja oferecida. Este aspeto cultural das cervejarias da Baviera é pouco conhecido dos estrangeiros.
Detalhes interessantes
-
Preço: o custo médio por cerveja é de 10-15 euros.
-
Duração: 2 a 3 horas - Meios de transporte: apanhar o metro das linhas U3 e U6 até Marienplatz e, a partir daí, percorrer os vários biergartens.
-
Vantagens desta opção: os jardins de cerveja e os biergartens são muito populares entre os habitantes locais e os turistas. Terá a oportunidade de socializar com outras culturas enquanto partilha uma boa caneca de cerveja.
-
Desvantagens desta opção: as doses de cerveja são grandes e, se for sensível ao álcool, é preferível pedir cervejas pequenas.
2. Prove a cozinha alemã no Viktualienmarkt, no Biergarten
Frutas, queijos, flores e muitos produtos coloridos encontram-se no coração de Munique. Visite o Viktualienmarkt, o maior e mais popular mercado da cidade, onde 140 lojas abrem e oferecem os seus produtos aos visitantes todos os dias. Aqui pode comer os tradicionais pretzels, damascos, pickles, chocolates e até cerveja, tudo num local concebido para os turistas de hoje.
Comece o seu passeio na Marienplatz. Pode chegar a ela a partir das mesmas estações de metro que partilham o seu nome, nas linhas U3 e U6. À volta da praça, encontrará vendedores ambulantes que oferecem pretzels quentes e estaladiços para saborear com um bom sumo de maçã gaseificado das bancas de legumes.
Pode arriscar e experimentar uma tábua de pickles especial da Wilde Zeiten que oferece sortidos de veado, javali, queijo de cabra e marmelada de laranja. Se estiver com mais fome, pode pedir um hambúrguer de veado ou de javali ou provar os Tölzer Kasladen, os melhores queijos artesanais do mercado.
No Biergarten, a esplanada-cervejaria situada no centro do mercado, tem acesso a um menu que oferece uma mistura de pratos tradicionais da Baviera e de comida típica alemã. Este estabelecimento é uma boa escolha se quiser desfrutar de um almoço fantástico ou de um lanche quente ao ar livre.
Conclua a visita depois de passear pelo resto do mercado e de comprar lembranças com uma sobremesa. Pode adoçar a visita com um creme bávaro na Chocolaterie Beluga e pedir-lhes que lhe sirvam uma prova dos seus melhores chocolates. As lojas de chocolate e chocolates do mercado são conhecidas por fundirem o amargor das suas cervejas com chocolates amargos e doces.
Detalhes interessantes
-
Preço: a visita ao mercado é gratuita, mas, dependendo dos pratos e produtos consumidos, o custo médio pode situar-se entre 20 e 80 euros - Duração: 2 a 3 horas - Meios de transporte: apanhar o metro das linhas U3 e U6 para Marienplatz e, a partir daí, caminhar até ao mercado.
-
Vantagens desta opção: este mercado é especializado em oferecer produtos locais e difíceis de encontrar. O que vê aqui será difícil de encontrar noutro local da cidade.
-
Desvantagens desta opção: como se trata de um local popular e central, os preços dos produtos e pratos podem ser um pouco mais elevados do que o habitual.
3. Conheça todos os diferentes tipos de salsichas em Munique
Não há como passar por Munique sem provar um dos símbolos característicos da sua gastronomia e identidade nacional: a salsicha. A partir da Marienplatz pode fazer uma excursão que o levará a diferentes tipos de salsichas, como a Weisswurst, a Bierwurst ou a Bratwurstherzl. Está pronto para uma excursão cheia de salsichas?
Não há nada como começar a sua excursão com um prato típico de pequeno-almoço bávaro. Na Schneider Bräuhaus serve-se Weisswurst, uma salsicha branca autóctone alemã, feita a partir da combinação de vitela e porco, misturada com especiarias e depois cozida em caldo, acompanhada de mostarda doce à moda da Baviera. Este pequeno-almoço é acompanhado por Brezenknödel, que são bolinhos ou pretzels, e por uma Weißbier local, uma cerveja de trigo servida ao pequeno-almoço que a Schneider Bräuhau fabrica desde 1872.
Siga pela Kaufingerstraße até à Augustiner Stammahaus, onde comerá uma travessa com as típicas salsichas alemãs: Bierwurst e Bratwurstherzl. A primeira, embora literalmente chamada de salsicha de cerveja, não tem cerveja, mas é a sua companhia ideal e é feita com alho e pimenta. O Bratwurstherzl, por outro lado, pode ser feito de vaca ou ovelha e é recheado na tripa natural do animal. Ir ao Augustiner Stammahaus é uma das coisas a fazer e ver em Munique no inverno, porque é muito popular pelos seus pratos de Natal.
A 400 metros do local onde se encontra, desça a Heiliggeiststraße até ao antigo Bratwurstherzl, esta cervejaria fica adjacente ao Viktualienmarkt e é famosa por estar em atividade desde 1633. Aqui, pode pedir o prato de assinatura, a Bratwurst de Bremen. Trata-se de uma travessa de salsichas exclusivamente alemãs, incluindo a Thüringer Rostbratwurst, uma salsicha de receita secreta do estado da Turíngia, no centro-leste do país.
Em todo o lado, as salsichas são acompanhadas por uma caneca de cerveja. Esta excursão concentra-se no centro histórico da cidade e só terá de apanhar o metro da estação central para a estação de Marienplatz e depois caminhar até aos seus próximos destinos. Os preços do tabuleiro variam e pode encomendar cada salsicha separadamente, normalmente acompanhada de uma porção de chucrute e batatas. O preço pode rondar os 30 euros.
Detalhes interessantes
-
Preço: entre 20 e 30 euros - Duração: 3 a 4 horas - Meio de transporte: utilizar o metro das linhas U3 e U6 até Marienplatz.
-
Vantagens desta opção: os locais são populares, pelo que pode conhecer os costumes dos residentes que festejam e partilham as suas refeições.
-
Desvantagens desta opção: os locais podem ficar bastante cheios.
4. Adoce a sua viagem com as melhores sobremesas das pastelarias de Munique
Açúcar, açúcar e mais açúcar é o que se obtém nesta excursão às padarias mais populares de Munique, uma das melhores coisas para fazer com crianças na cidade. Nesta visita guiada, poderá comer bolos de fruta estranhos e tradicionais, bem como várias panquecas para adoçar o seu paladar.
Começamos, claro, no Viktualienmarkt, no centro de Munique, a quatro minutos a pé da Marienplatz. Aqui vou recomendar alguns sítios onde se pode deliciar com as sobremesas alemãs e bávaras. Comecemos com os bolos artesanais da Lea Zap Markpatisserie.
A magia da pastelaria artesanal aliada às receitas tradicionais, com ingredientes 100% biológicos e de origem de Munique, são aqui festejados. Não perca a oportunidade de provar o Rhabarberkuchen ou a tarte de ruibarbo, um fruto-vegetal desconhecido dos turistas, mas cobiçado pelos locais pela frescura do seu sabor.
A poucos metros da Lea Zap Markpatisserie, encontrará o Konditorei Cafe Vienna. Este café é especializado em pastelaria e bolos tradicionais vienenses. Aqui, como se costuma dizer, não se fazem bolos, criam-se bolos. Experimente as deliciosas panquecas imperiais e delicie-se com um café escuro.
Finalmente, pode ir ao Schmalznudel Cafe Frischhut. Vai entrar num dos melhores cafés de Munique, devido aos prémios que ganhou a nível municipal e nacional. Aqui encontrará os melhores bolos tradicionais da Baviera. Peça o Baiser-Käsekuchen, um cheesecake único. Se isto não for suficiente para experimentar a pastelaria austríaca, recomendo as excursões a Salzburgo a partir de Munique, onde também pode visitar várias padarias.
Pormenores interessantes
-
Preço: os doces em Munique são baratos, é muito difícil que pequenas porções dos que vos recomendei custem mais de 6 € - Duração: 3 a 4 horas - Meios de transporte: utilizar o metro das linhas U3 e U6 até à Marienplatz e daí caminhar até ao mercado.
-
Vantagens desta opção: conhecerá os pecados gastronómicos dos habitantes locais.
-
Desvantagens desta opção: Se ficar com tesão rápido ou se for intolerante à lactose, tenha isso em conta quando pedir uma sobremesa.
5. Melhores restaurantes de comida bávara e alemã
Munique tem um catálogo de restaurantes de topo. Proponho um roteiro pouco convencional: comer entrada, prato principal e sobremesa em restaurantes diferentes, de modo a aproveitar o melhor de cada um deles.
No coração de Munique, mais concretamente na Nova Câmara Municipal, na Marienplatz, encontra-se o célebre Ratskeller. Para lá chegar, é preciso descer umas escadas que o levarão às antigas adegas medievais da cidade, agora convertidas no Ratskeller. O menu inclui pratos típicos alemães, mas recomendo que comece a sua visita com um prato de aperitivos. Aqui pode saborear as melhores salsichas alemãs e queijos da melhor qualidade.
Agora é a vez de experimentar um restaurante que é popular entre os residentes da cidade. A apenas 5 minutos a pé da Marienplatz, encontra-se o Opatija Easy. Este restaurante é conhecido por servir pratos italianos e dos Balcãs num estilo de fast-food com um sabor alemão. Sugiro que peça uma salada italiana com couve cozida, que pode ser um acompanhamento. Este sítio, para além de ser generoso nas doses, é barato: um prato caro não custará mais de 30 euros.
Agora, sem sair do centro, dirija-se à Schwanthalerstraße, onde encontrará o Steinheil 16, o sítio mais popular de Munique pelos seus preços baratos. Este restaurante é o melhor sítio para comer um prato principal e tornou-se popular por oferecer porções fartas a preços acessíveis numa zona de estudantes universitários. O prato mais popular é o schnitzel gigante com batatas fritas e salada, que não custa mais de 13 euros. Vai sentir saudades?
Pormenores interessantes
- Preço: estará nos restaurantes mais baratos do centro da cidade, por isso pode ser entre 60 e 90 €, dependendo dos pratos e bebidas que pedir dentro do local - Duração: 3 a 4 horas - Meios de transporte: use o metro das linhas U3 e U6 para Marienplatz, mas o passeio é feito principalmente a pé - Vantagens desta opção: poderá provar diferentes pratos de um caldeirão de cozinhas locais por uma pequena taxa - Desvantagens desta opção: se quiser provar todos os pratos dos locais a que vai, lembre-se que pode encomendar um takeaway para não ficar enjoado com tanta comida.
Dica de viajante
A zona central de Munique, que é a zona turística, é bastante compacta. Pode percorrê-la facilmente a pé sem utilizar o metro, que só recomendo para lá chegar.
Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada de comida versus visitar restaurantes por conta própria?
Comer é uma experiência única e como tudo, há vantagens e desvantagens em contratar uma visita guiada, mas se for gastronómica há que ter em conta que Munique é uma cidade muito aberta aos turistas. Mas aqui terá de definir prioridades: prefere abordar cada local por sua conta e pedir o que lhe apetece ou quer um planeamento mais rígido em que tudo já está pago e tratado?
O meu conselho é que, se souber alemão ou algum inglês e tiver tempo, vá por sua conta e ao seu ritmo. A melhor coisa quando se trata de comida é poder ir com calma e desfrutar de cada dentada, sem a pressão do grupo que não está a ir ao mesmo ritmo que você. Se quiser reservar visitas guiadas, há excursões fantásticas de Munique a Berchtesgaden ou mesmo a Rothenburg, por isso pode gastar os seus recursos aí.
No entanto, se tiver apenas tempo suficiente e um orçamento fixo, então reservar uma visita guiada gastronómica será uma opção muito atractiva para si. Em geral, os guias dar-lhe-ão os pormenores de cada prato que comer e os custos estarão incluídos no pacote, pelo que não terá de se preocupar com despesas extra.
Dicas para uma visita gastronómica em Munique
Comer é um prazer, mas é preciso estar confortável para o fazer. O transporte não pode ser um problema para chegar aos restaurantes e cervejarias que recomendei aqui, por isso a melhor maneira de se deslocar é o metro, que em Munique é conhecido como U-Bahn. Também pode utilizar o sistema de comboios local, o S-Bahn, se estiver alojado nos subúrbios. Os autocarros e os eléctricos também são boas opções, para que as suas excursões se concentrem nos locais e na comida e não no stress de chegar lá.
Mas também pode misturar outras alternativas possíveis, como alguns dos melhores autocarros turísticos de Munique, que o podem deixar no centro da cidade e que pode apanhar no final da sua excursão. Existem ainda excelentes passeios em Munique, a partir do conforto de uma bicicleta, que podem ser dedicados à gastronomia, mas nesse caso deve considerar se o seu estômago está adaptado a andar de bicicleta depois do almoço.
Deve ter em conta que, se não estiver habituado a diferentes sabores ou ingredientes, é possível que a digestão se torne um pouco complicada, pelo que deve evitar grandes obstáculos e não misturar demasiados sabores. Além disso, se beber cerveja, deve ter em conta que não pode conduzir, pelo que os transportes públicos ou um autocarro turístico serão a sua melhor opção para regressar.