Mais sobre: Bilhetes e visitas aos palácios e castelos de Munique
Munique é uma das cidades mais importantes da Alemanha, cuja proeminência durante os últimos séculos deixou a sua marca em todos os cantos, como comprovam os vários palácios e castelos, tanto na zona central da cidade como nos arredores. Visitar estes destinos é uma das coisas a ver e fazer em Munique, para apreciar a arte, a beleza e aprender sobre a história da região.
Descubra edifícios inspirados no Palácio de Versalhes, como o Castelo de Neuschwanstein, o Palácio de Linderhof e o Palácio de Herrenchiemsee, admire a sumptuosidade da Residência de Munique, com 400 anos, veja o Palácio de Nymphenburg, de estilo barroco, visite a fortaleza mais longa da Europa: o Castelo de Burghausen e muito mais.
1. Castelo de Neuschwanstein
O Castelo de Neuschwanstein é um dos castelos mais emblemáticos da Alemanha. Foi construído em 1869 a pedido do Rei Ludwig II como um retiro pessoal. A imponente estrutura ergue-se numa colina perto de Füssen, no sudoeste da Baviera.
No geral, este castelo reflecte o estilo românico, com elementos góticos e bizantinos.
Uma visita guiada ao castelo revela as 200 divisões dos edifícios, os aposentos reais, a Sala dos Cantores, criada em homenagem a Richard Wagner, e a Sala do Trono, decorada com murais e uma cúpula dourada. No exterior, há também muito para ver, incluindo aPonte Marienbrücke, que oferece uma bela vista do castelo, e o Museu do Rei Ludwig II, na área circundante. Em suma, este imponente edifício parece saído de um conto de fadas, ou mesmo o contrário, uma vez que este castelo foi a inspiração para o castelo da Bela Adormecida da Disney.
É também um destino recomendado para quem deseja visitar os campos de concentração de Dachau. Com menos de uma hora de carro entre os dois locais, uma visita ao Castelo de Neuschwansteiné muitas vezes combinada com uma visita ao Palácio Linderhof, que é o próximo nesta lista.
Informações úteis
- Preço: cerca de 80 euros por pessoa.
- Duração: dependendo da velocidade da visita, pode variar entre 30 minutos e 2 horas.
2. Palácio Linderhof
O Palácio Linderhof é também um dos edifícios criados por iniciativa do rei Ludwig II da Baviera. É mais pequeno do que as outras estruturas e a sua construção foi concluída por volta de 1879. Foi o único palácio que o rei conseguiu ver concluído.
Ao explorar este edifício, é possível ver a influência marcante do estilo rococó francês.
De facto, diz-se que foi inspirado no Palácio de Versalhes e o edifício principal está rodeado de jardins com fontes e estátuas. Nas salas do palácio é possível apreciar o virtuosismo decorativo de cada espaço. Destaca-se aSala dos Espelhos, com as suas superfícies reflectoras que criam a sensação de estar num espaço infinito.
Também no quarto real se encontra a enorme cama dourada com tapeçarias muito elaboradas. Na zona dos jardins não posso deixar de mencionar aGruta de Vénus, uma gruta artificial com um lago subterrâneo por onde o rei costumava passear enquanto assistia a espectáculos privados das óperas de Wagner. Se estiver em Munique por 2 dias ou mais, considere adicionar este destino ao seu itinerário para saber mais sobre a vida da corte durante o reinado de Ludwig II.
Informações úteis
- Preço: apenas disponível em visita guiada, cerca de 10 euros por pessoa.
- Duração: geralmente, o tempo estipulado para uma visita ao sítio é de uma a duas horas.
3. Residenz München
A Residenz München ou Residência de Munique é outra opção imperdível na sua visita à cidade.
É o maior palácio urbano da Alemanha e durante cerca de 400 anos (do século XIV ao século XIX) foi o palácio dos duques e reis da Baviera. Opulência é uma palavra que descreve o interior deste enorme complexo real, que mistura vários estilos arquitectónicos como orenascentista, o barroco e o neoclássico.
Entre as maravilhas do interior encontram-se o Antiquarium, um vasto salão renascentista; o Edifício Real, um amplo palácio onde viveu Luís I; a Sala de Hércules, cenário de concertos clássicos e modernos; eo Tesouro da residência, onde se guardam as jóias da coroa, relíquias e obras de arte de ourivesaria.
Para complementar todo este brilho, o Teatro Cuvilliés, decorado com peças de ouro e veludo, representativas do movimento rococó. A visita pode serautónoma e, em ocasiões específicas, são organizadas visitas guiadas. O melhor é que, estando situado no coração da cidade, é muito fácil visitar este destino, uma vez que se encontra a apenas 1 km da Prinzregentenstraße 26 ou Jardim Inglês, uma das paragens do autocarro turístico de Munique. Assim, poderá utilizar este meio de transporte para visitar o palácio.
Informações úteis
- Preço: a partir de 9 euros por pessoa.
- Duração: entre 2 e 4 horas, consoante as zonas da residência que deseja visitar.
4. Palácio de Nymphenburg
Quando se fala de palácios na Europa em geral e na Alemanha em particular, o Palácio de Nymphenburg vem sempre à baila, porque é um dos maiores palácios barrocos da Europa.
O complexo de 200 hectares inclui o edifício principal do palácio, os jardins barrocos e vários pavilhões. Para além disso, existe um museu de carruagens e trenós na zona dos estábulos, que exibe cerca de 40 carruagens, trenós e carruagens puxadas por cavalos.
A fachada do castelo tem cerca de 700 metros de largura.
No interior, pode explorar as salas ricamente decoradas, como os frescos barrocos da Sala de Pedra, bem como a Galeria das Belezas do Rei Luís I, que alberga pinturas de várias mulheres consideradas bonitas na época, com cerca de 18 retratos. Vale também a pena dar um passeio pelos jardins, pontuados por fontes e cascatas. Ao longo dos seus caminhos, é possível chegar a alguns pavilhões famosos, comoo Pagodenburg, inspirado na arquitetura chinesa, e o Amalienburg, uma área dedicada à caça. A localização do palácio na zona oeste de Munique permite combinar a experiência com outras actividades, comprando bilhetes para o Aquário Munich Sea Life, que fica apenas a 15 minutos de carro.
Informações úteis
- Preço: geralmente entre 8 e 15 euros por pessoa, dependendo das atracções que deseja visitar.
- Duração: três a cinco horas.
5. Palácio Schleissheim
O Palácio Schleissheim está localizado na parte norte de Munique e é composto por três palácios: o Palácio Velho, o Palácio Novo e o Palácio Lusthein.
Estes edifícios foram construídos entre os séculos XVII e XVIII e serviam de residência de verão dos príncipes eleitores da Baviera. O Palácio Novo também se inspira no Palácio de Versalhes e é consideradorepresentativo do barroco tardio.
No seu interior, encontram-se várias salas com frescos de façanhas militares, retratos e pinturas barrocas. No Palácio Velho, é possível ver a influência do estilo renascentista e aprender sobre acultura religiosa da Baviera na época.
O Palácio de Lustheim caracteriza-se por um pavilhão de caça de estilo italiano, uma coleção de porcelana, etc. O recinto possui uma rede de jardinsde estilo barroco, com fontes e canais que servem de ponto de passagem dentro do complexo. Além disso, o local é palco de concertos e outros eventos culturais, especialmente durante o verão.
Informações úteis
- Preço: cerca de 6 euros por pessoa.
- Duração: entre 1 e 3 horas, dependendo das atracções a visitar.
6. Castelo de Blutenburg
No Castelo de Blutenburg, a noroeste do centro histórico da cidade, encontram-se valiosos exemplos de arquitetura e arte. O edifício foi erguido no século XIII e transformado em fortaleza no século XV.
É considerado representativo da arquitetura gótica e tem um desenho quadrangular de quatro torres com um pátio interior. Ao passear pelo local, pode ver a capela gótica, que alberga obras de arte do século XV, incluindo umpainel de pintura de Jan Polack na área do altar.
Atualmente, o castelo alberga a Biblioteca Internacional da Juventude e contém uma interessante coleção de literatura para crianças e jovens, o que o torna um destino ideal se estiver de visita a Munique com crianças. Devido à sua localização nas margens dorio Würm, este local oferece paisagens pitorescas com áreas verdes e jardins. É também palco de vários eventos ao longo do ano. Por exemplo, se for a Munique na altura do Natal, pode ir ao mercado de Natal sazonal e ver a decoração do castelo durante a noite.
Informações úteis
- Preço: gratuito, exceto para alguns eventos ou exposições.
- Duração: entre uma e duas horas.
7. Palácio de Dachau
Situado na cidade de Dachau, a poucos quilómetros a norte de Munique, encontra-se o Palácio de Dachau.
Este edifício renascentista foi construído no século XVI e serviu de residência de verão para os cortesãos da região. Ao longo dos séculos, a estrutura sofreu algumas modificações até chegar ao edifício atual. No século XVIII, foram acrescentadoselementos barrocos, como o imponente salão de baile e a capela.
Um passeio pelo seu interior revela a decoração composta por frescos, pinturas e estuques como vestígios da transição entre estilos artísticos.
Da mesma forma, destacam-se os seus jardins, que passaram do estilo renascentista para o barroco e que atualmente se caracterizam pela sua cor e pela presença de flores. Como se encontra numa colina de 500 metros, a partir do palácio é possível obter umabela vista dos arredores, tal como a partir do jardim é possível obter uma excelente panorâmica do edifício . Também deve saber que uma visita a este local pode ser combinada com uma visita ao estádio do FC Bayern de Munique, uma vez que este fica apenas a 20 minutos de carro do palácio.
Informações úteis
- Preço: gratuito para crianças com menos de 18 anos e para adultos a partir de 2 euros por pessoa.
- Duração: geralmente, o tempo estipulado para este passeio é de duas horas e meia.
8. Palácio Herrenchiemsee
Um destino um pouco mais distante do centro de Munique é o Palácio Herrenchiemsee. Este edifício situa-se numa pequena ilha do Lago Chiemsee e é mais um dos palácios que Ludwig II mandou construir em homenagem ao Palácio de Versalhes .
Visitá-lo é quase um privilégio, pois nada foi poupado no interior desta estrutura. De facto, asala dos espelhos é maior do que a do Palácio de Versalhes e é iluminada por 2.000 velas.
Os apartamentos reais, por sua vez, apresentam tapeçarias de seda, lustres de cristal e peças de ouro. Ostentação e sumptuosidade podem descrever cada canto deste palácio. Quanto aos jardins, podem ser explorados livremente para admirar a beleza davegetação, as fontes e as esculturas, bem como para desfrutar da tranquilidade do ambiente. Pode também visitar o Museu do Rei Luís II, que faz parte do complexo e que lhe permite conhecer a vida do chamado Rei Louco.
Informações úteis
- Preço: cerca de 11 euros por pessoa para todas as atracções (o transporte para o palácio não está incluído).
- Duração: entre 2 e 4 horas, incluindo o passeio de barco.
9. Palácio de Fürstenried
O Palácio de Fürstenried é outra das residências de verão construídas para os príncipes eleitorais da Baviera e data do século XVIII.
A sua arquitetura e decoração são principalmente de estilo barroco. No interior do palácio existem luxuosas salasdecoradas com frescos, a maioria dos quais retratando cenas da mitologia.
No entanto, o acesso ao interior não está aberto ao público, uma vez que o local funciona como um retiro espiritual sob a administração da Arquidiocese de Munique e Freising. O que se pode ver, para além dafachada ricamente decorada com relevos, é o jardim, onde se pode passear, relaxar e admirar alguma da vegetação, bem como a fonte. Além disso, pode facilmente combinar a visita com outras actividades na cidade, como visitar o Viktualienmarkt em Munique, que fica a cerca de 20 minutos de carro.
Informações úteis
- Preço: gratuito, na zona exterior.
- Duração: 30 minutos a 1 hora, para a área exterior.
10. Castelo de Burghausen
Considerado um dos mais longos castelos da Europa, com mais de 1 km de extensão, o Castelo de Burghausen é outro dos preferidos dos visitantes. Situa-se a pouco mais de uma hora de carro de Munique e a cerca de 2 horas de comboio.
O castelo, que data do século IX, mas cuja construção atual remonta aos séculos XIII e XIV, foi residência dos duques da Baviera-Landshut e ergue-se numa colina junto ao rio Salzach, formando um extenso fortificado.
Dividido em seis zonas, cada uma com as suas próprias muralhas, a grande estrutura é um exemplo dearquitetura gótica e renascentista, misturando estilos. Por exemplo, o palácio ducal tem salas decoradas em estilo renascentista e medieval.
A Sala das Damas e a Sala dos Cavaleiros têm tectos pintados e lareiras bem acabadas. Há muitos edifícios e pátios para explorar. OMuseu do Estado, onde estão expostas colecções de arte do gótico tardio, merece uma visita. A partir das muralhas do castelo, é possível obter belas vistas de Burghausen e da área circundante e o local é frequentemente palco de concertos ou de mercados de pulgas.
Informações úteis
- Preço: cerca de 5 euros por pessoa.
- Duração: 1 a 2 horas, excluindo o tempo de deslocação.