O que ver e o que fazer em Munique em dois dias: o guia definitivo

Munique, conhecida como o berço da cultura bávara, está cheia de surpresas. Conheça as suas principais atracções com este guia para a sua estadia de dois dias.

Jhonfrank  Sánchez

Jhonfrank Sánchez

leitura de 11 minutos

O que ver e o que fazer em Munique em dois dias: o guia definitivo

Munique | ©Jan Antonin Kolar

Munique é conhecida pela sua rica história (como lar da cultura bávara) e pela sua arquitetura. É claro que há muitas coisas para ver e fazer em Munique, mas mesmo que só disponha de dois dias para explorar a cidade, este itinerário permitir-lhe-á visitar todas as atracções essenciais.

Este itinerário parte do centro da cidade para os arredores. A razão para esta organização é facilitar a deslocação dos turistas. Lembre-se de que o tempo e o dinheiro são recursos limitados, por isso, aproveite-os ao máximo.

Dia 1: Não perca o centro histórico de Munique, o jardim da cerveja e o Parque Inglês

Dentro da cervejaria Hofbräuhaus| ©Marco Tamburro
Dentro da cervejaria Hofbräuhaus| ©Marco Tamburro

Munique é uma experiência maravilhosa. O seu primeiro dia em Munique começa com um passeio a pé pelo centro histórico da cidade. Depois, inscreva-se para uma visita à Hofbrauhaus, a principal fábrica de cerveja de Munique. Por fim, dirija-se ao Parque Inglês para terminar o dia com um jantar ao pôr do sol.

Faça uma visita guiada ao centro histórico de Munique

Se reservar uma visita guiada a Munique, poderá visitar várias das principais atracções do centro da cidade, enquanto um guia profissional lhe explica a sua história e importância cultural. Esta visita dura cerca de duas horas.

O preço desta visita é de cerca de 22 euros. Recomendo que reserve o seu lugar com pelo menos um dia de antecedência. Se quiser, pode começar a visita já com o pequeno-almoço tomado, mas se não quiser, há uma paragem para o pequeno-almoço ao longo do percurso.

É claro que também pode fazer a visita sozinho, mas não terá as interessantes explicações dos guias. Em qualquer dos casos, aqui está uma parte da visita em pormenor.

Reservar uma visita guiada a Munique

Ir para Karlsplatz

Saia do seu hotel por volta das 9h30 e caminhe em direção à Rua Dachauer - recomendamos que fique numa zona central da cidade, se possível, para manter a viagem curta. Aqui encontrará o seu guia e o resto do grupo que o levará numa visita guiada ao centro histórico de Munique.

Este tipo de passeio começa normalmente por volta das 10h15. No caminho, a primeira paragem é normalmente a Karlsplatz, uma praça movimentada de considerável valor histórico, onde turistas e habitantes locais se misturam diariamente.

Aqui, o arco Karlstor, um enorme monumento medieval digno de ser fotografado, marca o início do centro da cidade.

Reservar uma visita guiada a Munique

Surpreenda-se com a Frauenkirche

A segunda paragem da excursão fica a menos de 10 minutos da primeira paragem. Também conhecida como a Catedral de Nossa Senhora de Munique, a Frauenkirche é um dos edifícios religiosos mais antigos de Munique e foi concluída em 1488.

A catedral chama a atenção pelo seu tamanho (tem capacidade para 20.000 paroquianos) e pelos seus vitrais medievais. Um pormenor curioso é que em Munique existe um regulamento governamental segundo o qual nenhum edifício no centro da cidade pode ser mais alto do que a catedral.

Reservar uma visita guiada a Munique

Entrar na Marienplatz/Carillon Rathaus-Glockenspiel

Marienplatz| ©jay8085
Marienplatz| ©jay8085

A próxima paragem, Marienplatz, marca o centro do centro histórico de Munique (este é provavelmente o ponto onde a cidade teve origem). No interior desta praça encontrará algumas atracções, como a Coluna de Maria, um monumento de 11 metros dedicado à santa padroeira da Baviera.

Aqui também se encontra uma das principais atracções históricas de Munique,o carrilhão Glockenspiels, que se encontra na torre do relógio da Neue Rathau (Nova Câmara Municipal). Este carrilhão é famoso pela atuação das suas figuras mecânicas três vezes por dia. As figuras da parte superior representam um torneio medieval (jousting) e as da parte inferior executam uma dança tradicional (o "Schäffletanz"), que foi inventada pela guilda dos fabricantes de barris para animar a população após o surto de peste (1517).

As figuras do carrilhão ganham vida quando os sinos do relógio tocam às 11 horas, às 12 horas e às 17 horas. Esta paragem dura 20 minutos, pelo que deve chegar a tempo para a primeira atuação.

Reservar uma visita guiada a Munique

Não perca o Viktualienmarkt

Quando chegar ao Viktualienmarkt, o mercado ao ar livre mais popular de Munique, rapidamente perceberá que é o local ideal para provar uma autêntica refeição bávara, caso não tenha tomado o pequeno-almoço no seu hotel.

Recomendo que prove os pretzels com obatzda, um tipo de queijo bávaro cremoso feito com especiarias. Mas o seu pequeno-almoço à alemã não estaria completo sem uma cerveja para acompanhar o seu pedido, e este mercado é a casa da melhor cervejaria de Munique.

Dica de viajante

Se telefonar para reservar uma mesa (é uma opção em algumas das bancas de comida do mercado), pode poupar alguns minutos valiosos.

Visitar a Igreja de São Pedro

Ao lado do mercado fica a Igreja de São Pedro, que data do século XII d.C.. É a igreja mais antiga de Munique.

Esta igreja foi parcialmente destruída e reconstruída várias vezes e, como resultado, a sua estrutura mistura elementos da arquitetura gótica, barroca e rococó.

Como esta paragem é curta, recomendo que use os seus minutos para observar a maravilhosa vista de Munique a partir da torre mais alta (91 metros) da igreja e para tirar pelo menos uma fotografia panorâmica da cidade!

Reservar o autocarro turístico de Munique

Admire a residência da família real Wittelsbach

A próxima paragem é a Residenzstraße. Aqui fica a residência dos Wittelsbachs, a família real que governou a Baviera durante quase um milénio (desde que o monarca Otto I fundou o Império Romano Germânico em 962, até à sua dissolução em 1806).

Na minha opinião, a principal atração deste palácio-museu é a sala dos antiquários: uma longa galeria repleta de esculturas renascentistas e frescos decorativos no teto. A entrada para a sala dos antiquários custa 13 euros.

Como esta paragem não é muito longa, deixo ao seu critério a decisão de pagar a visita agora ou deixar a visita mais extensa para outra altura. Mas posso dizer-lhe desde já que uma visita completa pode demorar pelo menos duas horas.

Reservar uma visita guiada a Munique

Mergulhe na história da Odeonsplatz

Se gosta de história, a Odeonsplatz, o ponto final da visita, será de especial interesse, pois foi aqui que Hitler tentou derrubar o governo alemão pela primeira vez em 1923; o evento é conhecido como o "Beer Hall Putsch". Nesta ocasião, Hitler e os seus conspiradores foram impedidos a tempo pela polícia bávara.

Se este assunto lhe interessar particularmente, pode também reservar uma visita guiada ao Terceiro Reich, onde lhe serão dados inúmeros pormenores sobre a história da Alemanha em geral e da cidade de Munique em particular.

Reservar uma excursão ao Terceiro Reich

Desfrutar de uma cerveja na Hofbrauhaus

Às 12h45, volte a caminhar pela Residenzstraße, um passeio de 10 minutos que o levará ao seu próximo destino: a cervejaria Hofbrauhaus. Aberta desde o século XVI, esta é a cervejaria oficial da casa real da Baviera, e é também o local onde irá almoçar. De facto, se reservar uma visita gastronómica, é um dos locais que normalmente está incluído.

Nesta lendária cervejaria pode beber cerveja ao estilo alemão, ou seja, servida num jarro de um litro. Pode escolher entre diferentes marcas de cerveja, sendo a minha preferida a Augustiner. Se quiser evitar ficar embriagado, um truque que pode ajudar é pedir uma cerveja radler, que é servida no mesmo jarro de um litro, mas é uma mistura de meio litro de cerveja com meio litro de limonada.

Na Hofbrauhaus terá várias opções de pratos para o almoço, mas recomendo que peça weisswurst, que é uma salsicha branca, recheada com vitela/suíno, (que normalmente é servida com mostarda doce).

Reservar uma visita gastronómica a Munique

Jantar no Parque Inglês

No Parque Inglês| ©Nic Hines
No Parque Inglês| ©Nic Hines

Uma das opções para chegar à sua próxima paragem, o Parque Inglês, é reservar o autocarro turístico de Munique. Criado no século XVIII, o Parque Inglês é o maior parque de Munique, e o seu esplendor e beleza naturais fazem dele o local ideal para tirar uma fotografia.

No interior do parque, pode visitar a casa de chá japonesa, o monopólio grego na colina ou a famosa torre chinesa. Esta torre, para além de oferecer uma vista deslumbrante sobre o parque, tem também uma cervejaria/restaurante, onde pode jantar e beber mais cerveja. O parque fecha às 22 horas.

Reservar o autocarro turístico de Munique

Ver a vida nocturna na Feierbanane

Se já está de volta ao centro, já escureceu, mas ainda não quer ir para o seu hotel dormir, ainda pode aproveitar a vida nocturna de Munique.

O meu conselho é que se dirija a Feierbanane, uma zona de cerca de um quilómetro e meio, que se estende entre as ruas Brienner e Blumen.

A maioria dos bares desta zona fecha entre a 1 e as 2 da manhã, pelo que terá muito tempo para escolher o que mais lhe agrada. Se preferir a experiência de bar e discoteca ao mesmo tempo, a minha recomendação é visitar o Blitz Music Club.

Reservar uma visita guiada a Munique

Dia 2: Visita a Dachau, Palácio de Nymphenburg e Parque Olímpico

Entrada do campo de concentração de Dachau| ©David Pursehouse
Entrada do campo de concentração de Dachau| ©David Pursehouse

Para conhecer a fundo a história da Alemanha, é preciso aprender sobre os horrores do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. Assim, no seu segundo dia, começará com uma visita guiada ao campo de concentração de Dachau. De seguida, irá ao Palácio de Nymphenburg. De seguida, visitará a antiga galeria de arte (Casa das Artes). Por fim, terminará o seu dia com um jantar no Parque Olímpico.

Visita guiada ao Campo de Concentração de Dachau

Um dos maiores horrores da Segunda Guerra Mundial foram os campos de concentração, e Munique é o lar de um dos maiores da Alemanha: Dachau. Há mais do que uma maneira de o visitar, mas a minha recomendação é reservar uma excursão a Dachau.

É melhor sair cedo para a principal estação ferroviária de Munique (facilmente acessível a pé a partir do centro da cidade), para partir de comboio com o seu guia e o seu grupo. Após 20 minutos, chegará à estação de Dachau, onde o autocarro para o campo de concentração estará à sua espera. A visita guiada ao campo de concentração de Dachau dura entre três e cinco horas. Aqui verá, entre outras coisas, os seguintes pontos de interesse:

  • Portão de entrada principal (com o lema nazi: "Arbeit Macht Frei" [O trabalho libertar-vos-á]).
  • Museu Memorial/Exposição (onde se pode ver o pequeno documentário "O Campo de Concentração de Dachau 1933-1945", entre outros materiais informativos).
  • As casernas dos prisioneiros (réplicas, uma vez que as originais foram destruídas em 1945).
  • Quatro monumentos religiosos.
  • Monumento ao Soldado Desconhecido (em homenagem aos soldados alemães que se opuseram ao regime nazi).
  • Monumento a Nandor Glid.
  • A praça do registo.
  • Campo de treino das tropas SS.

Se não comeu no seu hotel porque saiu muito cedo, há uma cafetaria em Dachau aberta das 9h às 17h (horário contínuo), onde pode tomar o pequeno-almoço. A excursão deve terminar por volta das 13:00 e por volta das 13:30 pode regressar ao centro da cidade de Munique utilizando o mesmo autocarro e o mesmo metro da ida.

Reservar uma excursão a Dachau

Passeio pelo Palácio de Nymphenburg

Está de volta à Hauptbahnhof (estação central), são 14h e tem meia hora para almoçar. Aconselho-o a comer no Wirtshaus Rechthaler Hof, um restaurante tradicional da Baviera situado em frente à Hauptbahnhof. Depois do almoço, regresse à Estação Central para apanhar o autocarro turístico Nymphenburg-Olympia (deve ter reservado o seu bilhete com antecedência) por volta das 14:30. Este autocarro leva-o até ao Palácio de Nymphenburg, no extremo ocidental de Munique. A entrada no palácio custa 8 €.

Nymphenburg foi a residência de verão da família real da Baviera. Há muito para ver neste palácio barroco, mas terá de passar uma hora aqui para seguir este itinerário. Aqui estão as atracções obrigatórias:

  • O Grande Salão (sala de jantar da família real).
  • A Galeria das Belezas (uma coleção de 36 pinturas das mulheres mais "bonitas" da Baviera, pintadas entre 1827 e 1850, para o deleite do Rei Ludwig I).
  • O Museu das Car ruagens (uma coleção de dezenas de carruagens elegantes utilizadas em algum momento pela família real).

Por volta das 15h30, apanhará o autocarro turístico de regresso à estação central de Munique. Chegará lá entre as 16-16:30.

Reservar o autocarro turístico de Munique

Visita à Alte Pinakothek (a antiga Casa das Artes)

Na Alte Pinakothek| ©Andreas Praefcke
Na Alte Pinakothek| ©Andreas Praefcke

Uma vez na estação principal, dirija-se ao bairro dos museus de Munique. Neste bairro encontra-se a Alte Pinakothek (antiga Casa das Artes), um museu dedicado à arte renascentista e pré-moderna, onde se podem ver obras de mestres como Dürer, Da Vinci, Velázquez, Brueguel, Rubens, Goya, etc. O preço da entrada é de 7 euros. A sua visita à Alte Pinanothek terminará por volta das 18 horas, uma vez que o museu encerra a esta hora ( às terças e quartas-feiras está aberto até às 20 horas).

Uma alternativa se estiver mais interessado na arte do século XX é a Pinakothek der Moderne (Casa da Arte Moderna), localizada em frente à Alte Pinakothek. Neste museu encontrará obras de artistas como Dalí, Picasso, Gerhard Ritcher, J. Beuys, entre outros. Encerra às quintas-feiras às 20 horas e no resto da semana (exceto às segundas-feiras, em que, tal como os restantes museus de Munique, não abre) às 18 horas.

Com a notável exceção de Dürer, quase todas as obras que verá nestes museus são de artistas não alemães. No entanto, estas são colecções imperdíveis que o ajudarão a compreender a importância de Munique na paisagem cultural da Europa.

Reservar o autocarro turístico de Munique

Jantar no Parque Olímpico

Às 18h15, regressará à Estação Central de Munique, onde apanhará o metro para o Parque Olímpico. A entrada custa entre 3 e 5 euros, dependendo do dia. Este parque tem várias atracções, como um fantástico aquário, um ringue de patinagem e a Torre Olímpica, um edifício de 291 metros de altura, ideal para vistas panorâmicas da cidade.

Se ainda tiveres energia, sugiro que dês um passeio pelo parque, porque mesmo à noite é encantador (o parque está aberto até à 1h). Mas recomendo que jantem primeiro. Pode fazê-lo numa cervejaria mesmo ao lado da Torre Olímpica. Quando sair, utilize a mesma linha de metro que utilizou quando chegou, para regressar ao centro de Munique.

Reservar o autocarro turístico de Munique

Alternativas de transporte a utilizar durante a sua estadia em Munique?

Autocarro turístico de Munique pelas ruas de Munique| ©Paul Burroughs
Autocarro turístico de Munique pelas ruas de Munique| ©Paul Burroughs

Se é a sua primeira vez em Munique, recomendo que utilize os autocarros turísticos ou o metro como primeira opção de transporte quando não estiver a viajar a pé.

No entanto, agora é possível reservar um passeio de bicicleta por Munique e deslocar-se confortavelmente desta forma. Recomendo-lhe que leia o seguinte artigo com algumas das excursões de bicicleta em Munique, para o ajudar a iniciar a viagem.

Outra opção divertida é reservar um passeio de segway por Munique, que dura entre uma hora e meia e duas horas e será acompanhado por um guia local.

Reservar um passeio de bicicleta em Munique

Qual é a melhor altura do ano para viajar para Munique?

Jardim Inglês no inverno| ©Janos Kertesz
Jardim Inglês no inverno| ©Janos Kertesz

Isto dependerá principalmente do seu orçamento e do que está disposto a sacrificar. Se viajar no verão (junho-setembro), poderá aproveitar o tempo mais quente em Munique para desfrutar de todas as coisas para ver e fazer em Munique, mas a quantidade de turistas na cidade também será maior.

Por outro lado, se visitar Munique no inverno (dezembro-março), os preços serão mais baratos e poderá encontrar menos turistas, mas também terá de estar mais quente.

Em ambos os casos, recomendo que organize a sua viagem de dois dias de modo a coincidir com um fim de semana, pois aos domingos há descontos nas entradas em certas atracções públicas. A entrada em vários museus, por exemplo, custa apenas 1 euro.

Reservar uma visita guiada a Munique