Coisas Para Fazer Em Buenos Aires Em Março

Buenos Aires em março dá as boas-vindas ao outono com o seu clima fresco e paisagens de cor ocre. Descubra todas as actividades ao ar livre que a cidade tem para si.
Coisas Para Fazer Em Buenos Aires Em Março

Outras atividades populares em Buenos Aires

Mais sobre: Coisas Para Fazer Em Buenos Aires Em Março

Buenos Aires é uma cidade de contrastes arquitectónicos e sociais, que lhe oferecerá uma grande riqueza cultural durante a sua estadia. Além disso, descobrirá muitos espaços naturais com belas paisagens e um ambiente tranquilo para relaxar e afastar-se da agitação da cidade.

Durante a sua visita em março, encontrará muitas coisas para fazer em Buenos Aires e, assim, aproveitar o bom tempo da época. Comemore o Festival Chinês do Meio outono, o Dia de São Patrício e o Dia Internacional da Mulher. Também podem visitar os Bosques do Bairro de Palermo, a Reserva Ecológica, entre outros destinos de que vos falarei daqui a pouco.

1. Participe das atividades do Dia da Mulher na Plaza San Martín, em Buenos Aires

Praça San Martín| ©José Luis Lara
Praça San Martín| ©José Luis Lara

Se você viajar para Buenos Aires durante a primeira semana de março, especificamente no dia 8 de março, terá a oportunidade de celebrar o Dia Internacional da Mulher na Praça San Martín.

Este pulmão natural está localizado a 28 minutos de carro do centro da cidade. Para além de participar na comemoração, poderá conhecer esta praça, que é uma paragem obrigatória no seu percurso pela capital argentina, estando inclusivamente incluída na rota dos passeios de autocarro por Buenos Aires com paragens gratuitas.

Ao longo do dia, encontrará uma série de workshops relacionados com a perspetiva de género e centrados nos direitos humanos, sexualidade e corpo feminino, violência, economia social, amamentação, entre outros temas. Encontrará também actividades desportivas e recreativas destinadas aos mais jovens da família.

Informações úteis

  • Preço: todas as oficinas e actividades por ocasião do Dia Internacional da Mulher são gratuitas.
  • Horário de funcionamento: do meio-dia até cerca das 20:00 horas.

Reservar uma visita guiada a Buenos Aires

2. Conheça as tradições irlandesas e comemore o Dia de São Patrício em Buenos Aires

Dia de São Patrício| ©A.C. Amigos Diplomáticos
Dia de São Patrício| ©A.C. Amigos Diplomáticos

A melhor época para ir a Buenos Aires e vivenciar a cultura irlandesa é certamente em meados de março. Pode vestir-se de verde e dirigir-se à Av. de Mayo para desfrutar do tradicional desfile do Dia de São Patrício, com concertos de rua e muitas outras actividades festivas.

Do meio-dia até cerca das 19:00 horas, encontrará um mercado de rua com mais de 50 bancas. Pode comprar artesanato e provar pratos tradicionais como o ensopado de borrego, acompanhado de cerveja. Para além disso, descobrirá parte dos costumes, da história e da cultura irlandesa.

Também pode visitar alguns pubs, como o The Kilkenny, situado em Marcelo Torcuato de Alvear 399, ou o Sláinte Irish Pub, na Avenida San Martín al 6066, entre outros. Desta forma, viverá a vida nocturna da cidade com autêntica música irlandesa e cervejas artesanais.

Reservar um passeio de bicicleta em Buenos Aires

3. Celebrar o festival do meio do outono na Chinatown de Buenos Aires

Chinatown| ©Pilar F
Chinatown| ©Pilar F

Se a sua visita a Buenos Aires coincide com o equinócio de outono em meados de março e você está interessado na cultura oriental, então você deve visitar Chinatown , onde você pode desfrutar de danças, comida, espectáculos de rua e muito mais.

Ao chegar, você verá o arco de cerca de 11 metros de altura, decorado com dragões em alto relevo. Também ficará surpreendido com o ambiente festivo, as lanternas vermelhas, os talismãs e os míticos leões Fu nas entradas das casas e das lojas (casas de chá, restaurantes, supermercados, lojas de manga e anime).

Durante o festival, descobrirá uma série de actividades para desfrutar. Por exemplo, as exibições de artes marciais ou a esperada dança com o dragão e o leão, que percorrem todas as ruas do bairro ao ritmo da animada música chinesa.

Há também os mercados gastronómicos, ideais para um dos melhores passeios gastronómicos em Buenos Aires. Podes provar o tradicional bolo da lua com uma chávena de chá, um prato de caracóis do rio, pato ou caranguejo com vinho fermentado de flores de osmanthus.

4. Passeie pela Reserva Ecológica Costanera Sur e descubra todos os tesouros naturais que ela guarda

Reserva Ecológica Costanera Sur| ©Miguel Martinez
Reserva Ecológica Costanera Sur| ©Miguel Martinez

A Reserva Ecológica Costanera Sur é outra visita obrigatória durante a sua visita a Buenos Aires em março. O clima é bastante fresco neste mês que marca o início do outono, sendo ideal para caminhar pelas trilhas deste pulmão natural sem se preocupar em sofrer uma insolação.

No parque você verá paisagens incríveis, trilhas sinalizadas, uma variedade de ambientes naturais, como bosques, lagoas artificiais, pastos; e fauna como mamíferos, aves e répteis. Além disso, contemplará uma vista panorâmica privilegiada do Rio da Prata.

Durante o passeio, encontrará algumas zonas para descansar ou fazer um piquenique. Isto enquanto relaxa e respira ar puro, observando a queda das folhas das árvores e a tranquila paisagem outonal da estação.

Informações úteis

  • Preço: A entrada no parque é gratuita.
  • Horário de abertura: A reserva está aberta de terça-feira a domingo (das 9:00 às 18:00 horas). Fechado às segundas-feiras, exceto nos feriados.
  • Endereço: Av. Tristán Achával Rodríguez, 1550.

5. Visite os bosques do bairro de Palermo em Buenos Aires

Bosques de Palermo de bicicleta| ©Turismo Buenos Aire
Bosques de Palermo de bicicleta| ©Turismo Buenos Aire

Entre as melhores coisas para fazer em Palermo Buenos Aires durante o mês de março, destaca-se uma visita ao Parque Tres de Febrero. Graças ao início do outono, as folhas das suas árvores adquirem uma tonalidade amarela, avermelhada e alaranjada, proporcionando um cenário quente e acolhedor.

Neste grande pulmão natural, popularmente conhecido como Bosques de Palermo, descobrirá lagos e bosques com mais de 170 espécies de aves. Também pode visitar o Jardim das Rosas, que tem dezenas de variedades de roseiras. A entrada em alguns jardins do parque é gratuita, enquanto noutros é necessário pagar uma taxa para entrar, se assim o desejar.

O Jardim Japonês

O Jardim Jap onês fá-lo-á sentir-se como se tivesse viajado para o Japão. Neste pulmão verde, a cerca de 12 minutos de carro do centro da cidade, encontrará bonsai, kokedamas, azáleas e muito mais. Há também lagos tradicionais de estilo oriental com peixes koi, um viveiro, uma casa de chá e um restaurante de sushi.

  • Preço: A entrada custa cerca de 42 euros por pessoa. A entrada é gratuita para crianças com menos de 12 anos, maiores de 65 anos, deficientes e residentes.
  • Horário de abertura: diariamente, das 10:00 às 18:45 horas.

Jardim Botânico Carlos Thays

O JardimBotânico, como é conhecido este parque, é uma área de aproximadamente sete mil hectares, localizada a 16 minutos de carro do centro de Buenos Aires. Aqui encontrará três jardins, divididos em Oriental, Romano e Francês, com uma média de 4.000 espécies de plantas.

  • Preço: a entrada é gratuita.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h30min, sábado e domingo, das 9h às 18h30min. Fechado às segundas-feiras.

6. Conheça a cidade de Buenos Aires numa visita guiada a pé

Caminito| ©Comunicación Ciudad
Caminito| ©Comunicación Ciudad

O clima no mês de março começa a arrefecer devido ao início do outono, o que torna bastante conveniente juntar-se a um dos melhores passeios em Buenos Aires, para conhecer a cidade a pé com um guia local. Uma oportunidade para se deslocar tranquilamente sem suar devido ao sol exaustivo.

Este passeio é normalmente feito utilizando os transportes públicos da cidade, ou seja, autocarro e metro. Desta forma, é possível deslocar-se de um bairro para outro rapidamente e, assim, fazer o passeio a pé em cada destino.

Alguns dos locais habitualmente visitados são:

  • Bairro de San Telmo, considerado um dos mais antigos de Buenos Aires. Desfrutará de um ambiente boémio, fará uma paragem no mercado local que data de 1897 e na Plaza Dorrego.
  • O bairro deLa Boca, onde passeará pela sua pitoresca rua Caminito e em frente ao estádio do Boca Juniors.
  • O bairro de Puerto Madero, com os seus arranha-céus, a ponte Puente de la Mujer e, no extremo oposto, a Catedral, a Câmara Municipal, a Casa Rosada, entre outros locais de interesse.
  • A Avenida 9 de Julio, com o seu monumental obelisco, considerado um dos principais símbolos da cidade.

Informações de interesse

  • Preço: o passeio custa cerca de 77€ por pessoa.
  • Duração: a atividade tem geralmente a duração de cinco horas.

Reservar uma visita guiada a Buenos Aires

7. Embarque em um passeio de bicicleta em circuito fechado nos parques da cidade de Buenos Aires

Conhecer Buenos Aires de bicicleta| ©Dirceu S. Oliveira
Conhecer Buenos Aires de bicicleta| ©Dirceu S. Oliveira

Se é um entusiasta do ciclismo e está na cidade em março, então deve embarcar num passeio de bicicleta num parque local. Desfrutará do clima fresco deste mês outonal enquanto pedala livremente por belos trilhos de cor amarelo ocre. Também é possível encontrar alguns passeios de bicicleta em Buenos Aires que se realizam dentro desses espaços naturais.

Parque Manuel Belgrano

A cerca de 11 minutos de carro do centro de Buenos Aires, encontra-se o Parque Manuel Belgrano. Este é um lugar com uma pista de 1200 metros, onde se pode mover livremente. Para além disso, encontrará várias descidas e subidas ideais para profissionais ou amadores.

  • Preço: o preço médio desta atividade começa nos 10 euros por ciclista (diurno) e nos 14 euros (noturno). Existe também um preço reduzido de cerca de 7 euros para as crianças (9 a 12 anos).
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 8:30 às 21:00 horas.
  • Localização: Salguero 3450.

Parque Sarmiento

O Parque Sarmiento está localizado a cerca de 19 minutos de carro do centro da cidade. Aí encontrará uma ciclovia de cerca de 3.000 metros e uma pista de BMX freestyle. Além disso, se comparecer às 17:00 todas as sextas-feiras, ou todas as manhãs de fim de semana, pode juntar-se a um grupo de treino.

  • Preço: a entrada é gratuita de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, a entrada custa cerca de 8 euros (adultos) e cerca de 6 euros (crianças dos 9 aos 12 anos).
  • Horário de funcionamento: O parque está aberto todos os dias da semana (8:00 às 19:00).
  • Endereço: Av. Dr. Ricardo Balbín 4750.

Reservar um passeio de bicicleta em Buenos Aires

8. Venha à Plaza Intendente Alvear, na Recoleta, e relaxe à sombra das suas árvores

Praça França| ©Gustavo Roldan
Praça França| ©Gustavo Roldan

A Plaza Intendente Alvear, ou Plaza Francia, é um destino imperdível durante a sua estadia na cidade em março. Terá a oportunidade de desfrutar do calor da luz do sol no meio de uma atmosfera fresca, caraterística do início do outono. Poderá também afastar-se da agitação da cidade sem sair dela.

Nesta praça, estará rodeado de árvores, palmeiras e arbustos. Pode deitar-se na relva, fazer um piquenique e relaxar enquanto observa a queda das folhas das árvores, que tingem o chão com as suas cores ocre. E, se estiver em Buenos Aires com crianças, elas terão um espaço agradável para correr ao ar livre.

Além disso, se visitar este pequeno pulmão natural durante o fim de semana, encontrará a Feira de Artesanato Intendente Alvear, considerada uma das melhores coisas para fazer em Recoleta Buenos Aires. Encontrará roupas, pinturas, jóias, cerâmicas, fotografias, artesanato, produtos de couro, livros, velas, doces e salgados, entre outros.

Informações úteis

  • Preço: a entrada na praça e na Feira de Artesanato é gratuita.
  • Horário de funcionamento: a praça está aberta 24 horas por dia. Já a Feira de Artesanato funciona de sexta a domingo, das 10:00 às 19:00.
  • Endereço: Bairro da Recoleta. Av. Pueyrredón, C1113 Buenos Aires.

Reservar uma visita guiada ao Cemitério da Recoleta

9. Faça um passeio panorâmico de barco e surpreenda-se com o mágico pôr do sol de outono

Rio da Prata| ©lizmendez1
Rio da Prata| ©lizmendez1

Fazer um passeio panorâmico de barco é outra forma de explorar a cidade em março. Terá a oportunidade de assistir a um pôr do sol mág ico sobre as águas do Rio de la Plata. Ficará maravilhado com o contraste das cores outonais, que gradualmente cobrem o mar, o céu e a cidade durante o pôr do sol.

Esta é, sem dúvida, uma atividade ideal se não souber o que fazer em Buenos Aires à noite. Embarcará num barco em Puerto Madero e da sua plataforma verá como o céu se torna vermelho à medida que o sol se põe no horizonte.

Terá uma visão geral da cidade, podendo identificar alguns arranha-céus e edifícios. Também verá algumas áreas verdes, incluindo a Reserva Ecológica Costanera Sur.

Informações úteis

  • Preço: o preço do passeio começa em 27€ por pessoa.
  • Duração: a atividade tem normalmente uma duração máxima de uma hora.
  • Vantagens: desfrutará de uma vista panorâmica diferente da cidade.

10. Fazer um passeio fotográfico por Puerto Madero em Buenos Aires

Porto Madero| ©Hernán Piñera
Porto Madero| ©Hernán Piñera

O bairro de Puerto Madero é um lugar com contrastes que são realmente atraentes para a lente da câmara. Isto, especialmente em março, porque o tom da luz natural é muito mais quente, permitindo obter diferentes perspectivas dos arranha-céus, do rio, dos luxuosos iates ancorados no cais, etc.

Pode fazer esta atividade juntando-se a uma visita guiada por um especialista que lhe ensinará alguns truques para obter imagens profissionais. Ou fazer um passeio autoguiado por este sofisticado bairro portuário, a 38 minutos a pé do centro da cidade.

Alguns dos locais incorporados no itinerário são habitualmente os seguintes:

  • A Puente de la Mujer, projectada por Santiago Calatrava e inspirada no tango argentino.
  • A Fragata Sarmiento. Um navio com mais de 100 anos e um museu no seu interior.
  • O passeio marítimo, com um cais de mais de três quilómetros e uma vista privilegiada sobre o rio da Prata.
  • As torres residenciais de estilo arquitetónico americano entre as quais se destaca o arranha-céus Torre Alvear, considerado entre os 10 melhores edifícios de Buenos Aires, por ser o mais alto da cidade.

Informações de interesse

  • Preço: o preço da visita fotográfica guiada começa em 80€ por pessoa.
  • Duração: se quiser fazer a visita guiada, esta terá uma duração máxima de duas horas. No entanto, se fizer a visita por conta própria, não há limite de tempo.

Temperaturas em Buenos Aires em março

Obelisco de Buenos Aires| ©leonardo samrani
Obelisco de Buenos Aires| ©leonardo samrani

Na cidade de Buenos Aires, durante o mês de março, as temperaturas costumam oscilar entre uma máxima de 26ºC e uma mínima de 20ºC, registando uma descida de 3ºC diariamente. De facto, raramente verá o termómetro ultrapassar os 30ºC ou registar menos de 20ºC.

Ao longo deste mês as temperaturas em Buenos Aires caracterizam-se por serem um pouco variáveis, pois é o início da estação outonal. O ambiente será um pouco mais fresco e haverá um máximo de oito dias de chuva.

O que levar na mala para visitar Buenos Aires em março?

Bagagem| ©tookapic
Bagagem| ©tookapic

Se planeia visitar Buenos Aires em março, então terá de levar roupa de meia-estação: calças de ganga, vestidos, saias e camisas de manga curta. Não se esqueça de levar um casaco de tecido leve, pois as noites podem ser um pouco frias.

Também deve levar um mackintosh para os dias de chuva, bem como protetor solar e óculos de sol para as tardes de sol. Quanto ao calçado, deve ser preferencialmente fechado e confortável.

Reviews from other travelers

4.7
· 1948 Avaliações
  • G
    G.
    5
    (0 Avaliações)
    Esta visita deveria ser feita com um guia, a primeira vez que fui sozinho e, apesar de a achar interessante, o guia explicou-nos absolutamente tudo.
  • C
    C.
    5
    (0 Avaliações)
    Guia soberbo, muito conhecedor e muito conhecedor da área, da história e das pessoas que lá vivem. Aprendemos muito mais sobre Eva Perón. 100% recomendado.
  • E
    E.
    4
    (0 Avaliações)
    Cemitério muito bonito e organizado. Sinto que eles estão lentamente a sair de uso e foi interessante ver a diferença de classe através dos nichos.
  • D
    D.
    5
    (0 Avaliações)
    Cemitério histórico, muito interessante de visitar.
  • C
    C.
    5
    (0 Avaliações)
    Foi um passeio muito interessante, especialmente para adultos e entusiastas da história. O cemitério tem uma vibração única e está muito bem conservado.