Mais sobre: Melhores Coisas Para Fazer Em Buenos Aires
Desde as ruas coloridas de La Boca, passando pelos clássicos asados e alfajores, até à arquitetura moderna e elegante de Puerto Madero, a vibrante cidade de Buenos Aires é um destino que promete oferecer uma incrível variedade de experiências.
Se você é um viajante experiente à procura de novas aventuras ou um visitante de primeira viagem ansioso para descobrir todas as coisas para ver e fazer em Buenos Aires, neste artigo você vai encontrar uma lista de 14 coisas imperdíveis para explorar e mergulhar na cultura local além dos passeios em Buenos Aires.
1. Diga sim ao tango!
Por mais crioulo que seja o choripán, o calor portenho ou a paixão por Messi, só tem tango e está na meca desta disciplina, por isso não deve perder os melhores espectáculos de Tango em Buenos Aires. Para isso, deve dirigir-se ao vibrante bairro de La Boca.
Se você é um dançarino de tango experiente ou um recém-chegado à forma de arte, há algo verdadeiramente especial em ver os dançarinos se moverem e deslizarem pela pista de dança com graça sem esforço. E, se você se atrever, você pode tentar a sua mão em teraulas de tango em Buenos Aires. Mas além da dança, há muitas outras razões para visitar La Boca, desde explorar as muitas galerias de arte e murais de rua do bairro até provar a culinária local.
Neste bairro, a rua Caminito é o epicentro da atividade. Não perca a oportunidade de passear pelos restaurantes e antigos cortiços que a rodeiam. Se procura uma experiência autêntica da cultura argentina, recomendamos que prove uma pizza tradicional na famosa Pizzaria Banchero. Em suma, este é apenas o começo de uma aventura inesquecível.
2. Visitar o Teatro Colón
No seu itinerário de coisas para fazer e ver em Buenos Aires deve tomar nota do bairro de San Nicolás, cujo epicentro é o maravilhoso Teatro Colón, um dos monumentos mais emblemáticos do país.
Este majestoso teatro, mais conhecido pelos portenhos como Microcentro, foi inaugurado em 1908 na rua Cerrito, 628, e desde então tem-se destacado entre os melhores teatros do mundo, graças à sua acústica, à sua arquitetura impecável e à sua beleza imaculada.
Alguns dos maiores artistas do mundo actuaram ali, como Igor Stravinsky e Luciano Pavarotti. Foi também o local de nascimento de algumas das mais emblemáticas óperas, ballets e orquestras da história. Os visitantes podem ficar maravilhados com o incrível detalhe e cuidado que foi posto na conceção do teatro. Vale a pena dar uma olhadela aos bastidores, por isso recomendo uma visita guiada ao Teatro Colón.
3. Junte-se à febre do futebol a partir de La Bombonera
Quando se trata de experiências imperdíveis em Buenos Aires, o lendário estádio Bombonera é imperdível. Localizado no vibrante bairro de La Boca, o icónico estádio é uma homenagem espetacular a Alberto J. Armando.
Com uma das culturas futebolísticas mais apaixonadas do mundo, vale a pena acompanhar o estádio do Boca Juniors, um dos times mais tradicionais de Buenos Aires. La Bombonera é mais do que um local desportivo: é uma instituição cultural que representa o coração e a alma de Buenos Aires.
4. Visitar o mercado de San Telmo
De antiguidades a lembranças, do melhor da comida de rua a todo o tipo de produtos locais, nas suas bancas coloridas pode encontrar quase tudo o que quiser. O Mercado de San Tel mo é o ponto de encontro preferido dos turistas e dos habitantes locais.
Esta famosa feira de bairro está localizada na Plaza Dorrego todos os domingos.
Apesar dos seus 13.000 metros quadrados,o mercado de San Telmo existe desde 1897. Tem sido o lar de muitos dos artistas mais famosos da cidade ao longo dos anos, e a sua presença ainda hoje pode ser sentida na arte de rua e nos murais que adornam as paredes. Em suma, o Mercado de San Telmo é um santuário para os entusiastas da história e da arte, que pode ser visitado na Avenida Defensa 963.
5. Visite o Café Tortoni
Visitar um dos cafés mais antigos de Buenos Aires, o Café Tortoni foi fundado em 1858, como a sua entrada afirma com orgulho.
Localizado na Avenida de Mayo 825, é um importante centro cultural da cidade e sede de "La Peña del Tortoni", um grupo de intelectuais e escritores que organizavam actividades culturais. É ideal para um pequeno-almoço tradicional argentino de café com leite, para um lanche da tarde com uma medialuna clássica, -medialunas são pequenos bolos recheados com doce de leite caramelizado ou compota de fruta-, ou pode também optar por este local para a sobremesa do jantar.
6. Visitar a Casa Rosada
Localizada no coração da cidade, é o Palácio Presidencial da Argentina e o centro de todas as decisões políticas tomadas no país. Construída no século XIX, testemunhou a tumultuada história da Argentina, desde os vice-reinados espanhóis, passando pela ditadura e pela democracia.
A entrada é gratuita para visitas auto-guiadas. As principais atracções deste palácio monumental são o seu exterior cor-de-rosa e a emblemática varanda onde Eva Perón proferiu os seus famosos discursos.
Curiosamente, apesar de ser um palácio, os habitantes locais chamam-lhe "kuća" (pronuncia-se "kucha") e significa casa, que é a origem da Casa Rosada da Argentina. Os visitantes podem fazer visitas guiadas ao palácio presidencial para explorar as suas várias câmaras e salas, incluindo afamosa Sala Amarela ou o seu Museu do Bicentenário. A intrincada arquitetura e o design interior da Casa Rosada são de cortar a respiração, e é fácil passar horas a olhar para eles. E este espetáculo visual pode ser apreciado na Avenida Paseo Colón, 100.
7. Dar um passeio nos seus comboios tradicionais
Em Buenos Aires, os comboios clássicos ainda estão em funcionamento nas seis linhas de metro disponíveis na cidade, conhecidas como "subte". Até se pode baixar as janelas manualmente.
Embora possa parecer absurdo na era do comboio-bala, parte do encanto de Buenos Aires é o contraste entre o clássico e o moderno, e este é um verdadeiro teste que merece ser experimentado. Além disso, esta opção é económica, uma vez que cada viagem custa 7,50 pesos argentinos**(aproximadamente 20 cêntimos de euro**), e permite aos viajantes mergulharem no ritmo e na vida quotidiana da cidade.
8. Experimente o asado argentino (churrasco)
O asado argentino, uma das jóias culinárias do país, é uma parte fundamental dos melhores passeios gastronómicos em Buenos Aires. É um prato tradicional que consiste em carne de vaca, porco ou cordeiro cozinhada numa grelha de carvão. A carne é temperada com sal e cozinhada lentamente para obter uma textura e um sabor únicos que derretem na boca.
Embora soe como qualquer outro churrasco, o asado argentino é mais do que uma refeição, é um ritual social, e partilhar uma boa refeição é uma forma de se ligar à cultura local nas suas raízes.
Aqui está uma das 20 razões para largar tudo e ir a Buenos Aires, de acordo com os especialistas da Traveler - experimente, não se vai arrepender!
9. Adoce seu paladar com alfajores argentinos
Se você gosta de doces, não pode visitar Buenos Aires sem experimentar os famosos alfajores argentinos. Esta sobremesa tradicional que consiste em dois biscoitos macios e tenros recheados com doce de leite é um produto de qualidade de exportação, e a marca principal é a Havanna, uma empresa orgulhosamente de Mar de Plata.
O sabor é requintado, mas estando na Argentina as variações são infinitas e o mais importante é que são frescos e adequados para a maioria das dietas, existem até alfajores veganos. Presenteie-se com esta deliciosa lembrança, ou aprenda a prepará-las com especialistas em uma das melhores aulas de culinária em Buenos Aires e adoce sua viagem.
10. Conheça La Recoleta, o bairro mais exclusivo de Buenos Aires
La Recoleta é um dos bairros mais prestigiados e elegantes de Buenos Aires, onde o tango, o futebol e os cafés se encontram no lugar mais parisiense da América Latina.
Este bairro é conhecido por sua arquitetura luxuosa, seu esplendor, variedade de locais de compras e sua vibrante vida cultural.
Entre as melhores coisas para ver neste bairro de Buenos Aires estão o Centro Cultural Recoleta, a bela livraria Ateneo, a Basílica de Nuestra Señora del Pilar, o Museu Nacional de Belas Artes e a poucos metros da Plaza Francia, o seu icónico Cemitério da Recoleta. Este cemitério é um lugar histórico e emocionante que abriga os túmulos de algumas das figuras mais influentes da Argentina, comoEvita Perón ou a chamada Dama de Branco e sua história mítica.
11. Visite a Plaza de Mayo
A Plaza de Mayo é uma das praças mais emblemáticas e históricas de Buenos Aires. É conhecida por ser o local das mais importantes manifestações políticas e sociais da Argentina.
Nesta praça encontram-se alguns dos melhores edifícios de Buenos Aires, como a Casa Rosada, sede do governo argentino, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires e vários monumentos e estátuas, como a Pirâmide de maio e o Monumento à Revolução de maio. Um facto interessante é que todas as quintas-feiras se realiza o evento "Mães da Praça de maio", comemorando os acontecimentos históricos que tiveram lugar na praça. É uma visita obrigatória para quem quer aprender sobre a história, cultura e política da Argentina.
12. Passeio por Puerto Madero
Puerto Madero é o destino final da cidade para jantares finos, compras de classe mundial, uma infinidade de restaurantes e bares contemporâneos, bem como uma animada vida nocturna.
Não deixe de provar os pratos tradicionais argentinos, como empanadas, empadas de carne e bife, acompanhados por um copo de Malbec, o vinho tinto de assinatura do país. E embora seja uma das zonas mais recentes da cidade, Puerto Madero transpira história, com armazéns restaurados e atracções magníficas, como aPuente de la Mujer, a Fuente de las Nereidas, o Puerto Cristal e a sua reserva natural.
Seja para um passeio romântico ao longo do canal, uma tarde passeando pelos caminhos ou uma festa em um dos clubes da moda da área, Puerto Madero tem algo para todos. Este bairro à beira-mar sofreu uma enorme transformação nos últimos anos, de uma área portuária dilapidada para um centro de moda e atividade de luxo - não é por acaso que este é um dosbairros mais bonitos da América Latina.
13. Visite o Museu de Arte Latino-Americana (MALBA)
O Museu de Arte Latino-Americano(MALBA) é uma visita obrigatória para os amantes da arte. É um dos melhores museus recentes de Buenos Aires.
Fundado em 2001 com o objetivo de divulgar as obras dos artistas latino-americanos dos últimos séculos, alberga uma extensa coleção de arte desde o século XX até à atualidade.
Um dos factos mais interessantes sobre a sua exposição é que não só apoia artistas consagrados como Frida Kahlo, Diego Rivera, Alejandro Xul Solar ou Tarsila do Amaral, mas também apoia talentos emergentes em diversas áreas como a pintura, escultura, cinema e ArteCoVisite o MALBA na Avenida Figueroa Alcorta, 3415 e não perca a sua excitante atmosfera cultural dinâmica por um preço médio de 5,5 €.
14. Visitar os Bosques de Palermo
Este extenso centro de atividade cultural no coração da cidade é o local perfeito para escapar à azáfama da capital durante algumas horas.
O seu nome oficial é Parque Tres de Febrero, mas é mais conhecido pelos habitantes locais como Bosques de Palermo, um pulmão natural localizado entre a Avenida Sarmiento e a Libertador, especificamente na Avenida Infanta Isabel 110. Aos fins-de-semana, o parque enche-se de artistas de rua, vendedores de artesanato local e famílias que desfrutam de um piquenique ao sol.A entrada é gratuita, no entanto, para os entusiastas da história, há várias atracções imperdíveis por uma taxa adicional.
Também pode aproveitar a oportunidade para recordar este belo parque fazendo um dos passeios de bicicleta por Buenos Aires. Hámuitas coisas para ver e fazer nos Bosques de Palermo.
Entre elas, você pode visitar o Planetário Galileu Galilei, o Zoológico de Buenos Aires, o Museu de Artes Plásticas Eduardo Sívori, o hipódromo, praças, lagos e o Jardim de Rosas de Palermo, um charmoso jardim de rosas muito apreciado por moradores e visitantes. Aliás, Palermo é um bairro da capital argentina que você não deve deixar de conhecer. Aqui está o nosso post sobre asmelhores coisas para fazer em Palermo, Buenos Aires.
15. Fazer uma viagem aos arredores de Buenos Aires
Se você é um dos sortudos que visitam a cidade com calma e tem vários dias para explorá-la, outro plano que sugiro é fazer algumas das melhores excursões de Buenos Aires. Entre as favoritas estão as que o levam a ver o estilo gaúcho nas estâncias argentinas, uma festa onde pode descobrir as tradições e costumes do seu povo.
Outra opção muito recomendada são as excursões ao Delta do Tigre, onde se encontra todo um complexo de ilhas, canais e riachos habitados por numerosas espécies vegetais e animais, que se pode explorar em barco pelo rio Paraná.
Para além disso, com estas excursões pode ver as mansões da periferia norte e a Quinta de Olivos, onde vive o presidente argentino. E para os mais aventureiros, que tal visitar dois países na mesma viagem? Se estiver disposto a isso, inscreva-se numaexcursão ao Uruguai a partir de Buenos Aires. É possível visitar Montevidéu em um dia de viagem a partir da capital argentina de balsa ou trem e acredite, você vai se surpreender com a rica cultura e as belas paisagens dessa cidade.
Planeje sua viagem para Buenos Aires
Buenos Aires é uma cidade enorme, com muitas atracções para descobrir e é importante que planeie a sua viagem ao máximo para a desfrutar bem. Aqui ficam algumas dicas para que esta viagem seja uma das melhores da sua vida:
Quando ir e quantos dias passar em Buenos Aires
À pergunta típica sobre qual é a melhor altura para viajar para Buenos Aires eu digo sempre a mesma coisa: qualquer altura. Há tanto para ver que, em qualquer altura, a cidade oferecerá aos seus turistas um número infindável de actividades. Para o ajudar na sua decisão, deixo-lhe os seguintes artigos onde verá seleccionados os melhores planos por meses ou épocas do ano:
- 10 coisas para ver e fazer em Buenos Aires em janeiro
- 10 coisas para ver e fazer em Buenos Aires em fevereiro
- 10 coisas para ver e fazer em Buenos Aires em março
- 10 coisas para ver e fazer em Buenos Aires em abril
- 10 coisas para ver e fazer em Buenos Aires em julho
- 10 coisas para ver e fazer em Buenos Aires em novembro
- 10 coisas para ver e fazer em Buenos Aires em dezembro
- 10 coisas para ver e fazer em Buenos Aires no Natal
- 10 coisas para ver e fazer em Buenos Aires na primavera
- 10 coisas para ver e fazer em Buenos Aires no verão
- 10 coisas para ver e fazer em Buenos Aires no inverno
E se queres saber quantos dias dedicar a esta viagem, como é uma cidade grande, recomendo sempre um mínimo de 3 dias. No entanto, isso também depende muito do ponto de partida. Para mais informações, visite os nossos itinerários por dias para ter a certeza de que não perde nada:
- O que ver e fazer em Buenos Aires em 3 dias
- O que ver e fazer em Buenos Aires em 5 dias
- O que ver e fazer em Buenos Aires em 7 dias
Como se deslocar na cidade
Aqui o meu primeiro conselho é que, desde o início da viagem, organize os transfers entre o aeroporto e o centro de Buenos Aires ou, se chegar de navio de cruzeiro, veja os transfers entre o porto do navio de cruzeiro e a cidade.
Devido à grande extensão da capital argentina, terá de utilizar os transportes públicos para se deslocar, desde o "subte" ou metro, aos autocarros urbanos e até aos táxis. Todos eles são 100% seguros e muito cómodos quando se trata de viver a vida nocturna de Buenos Aires e, mais ainda, se viajar com crianças na cidade.
Neste último caso, também recomendo que você dê uma olhada nos passeios de ônibus em Buenos Aires. Agora você tem todas as informações necessárias para descobrir Buenos Aires em todo o seu esplendor. Aproveite!