Mais sobre: Passeios gastronómicos em Buenos Aires
Se quiser conhecer Buenos Aires a fundo, não pode perder a sua gastronomia, que é uma das mais saborosas da região e também muito variada. Combina as tradições locais com os costumes das diferentes culturas que povoaram o país, pelo que uma das melhores formas de desfrutar da capital argentina é através da sua cozinha.
Entre as melhores actividades que pode ver e fazer em Buenos Aires para descobrir a sua gastronomia, pode visitar Palermo Soho, o Mercado de Carruagens, fazer uma excursão gastronómica que combina um jantar com um espetáculo de tango, descobrir San Telmo através dos seus restaurantes ou até mesmo desfrutar de uma aula de culinária.
1. Viva uma experiência dupla: um espetáculo de tango com jantar
Se você quiser viver uma experiência que combina duas das melhores atividades em Buenos Aires, você pode desfrutar de um show de tango com jantar. Este passeio irá mergulhá-lo na vibrante cena culinária da cidade enquanto desfruta de um espetáculo de música tradicional ao vivo.
Nestas excursões, visitará um restaurante tradicional argentino para desfrutar de um jantar completo enquanto aprecia um espetáculo de tango ao vivo com música e dança. O tango é um género musical e de dança que teve origem em Buenos Aires no início do século XX e é uma parte importante da cultura portenha, reflectindo nas suas melodias a falta de amor e a melancolia de Buenos Aires. Aqui estão duas propostas muito interessantes:
- Show detango na Esquina Homero Manzi em Buenos Aires.
- Espetáculo de tangono Café de los Angelitos em Buenos Aires.
E se quiser aprofundar os seus conhecimentos de tango, pode também reservar uma aula de tango.
Detalhes interessantes
- Preço: o custo é de aproximadamente 100 euros por pessoa, incluindo o jantar e o espetáculo ao vivo.
- Duração: aproximadamente 4 horas.
- Vantagens destas excursões: se tiver pouco tempo, pode combinar 2 das actividades tradicionais de Buenos Aires.
- Desvantagens destas excursões: os transferes não estão incluídos, pelo que terá de caminhar entre cada um dos locais escolhidos nas excursões.
2. Mergulhe na cozinha argentina com uma aula de empanadas
A minha opção favorita e tenho a certeza que a sua, se for uma pessoa ativa, é reservar uma aula de culinária de empanadas argent inas, onde aprenderá a cozinhar um dos principais pratos da cultura gaúcha.
A aula dura 3 horas e inclui tudo sobre a preparação deste prato, desde a massa até o recheio. Tudo isso em um lugar aconchegante em um bairro argentino com história. Além disso, durante a atividade você desfrutará de uma entrada, prato principal, bebidas e, claro, o famoso e tradicional mate.
E o melhor de tudo é que a experiência é muito íntima, já que os grupos não ultrapassarão seis pessoas.
Detalhes de interesse
- Preço: custa aproximadamente 50 euros.
- Duração: aproximadamente 3 horas.
- Vantagens destas excursões: estará totalmente imerso na cozinha argentina.
- Desvantagens destas excursões: uma vez aprendida esta receita, vai querer continuar a aprender a receita de todos os pratos da gastronomia argentina.
3. Desfrute de um passeio gastronómico em Palermo Soho
Se você está procurando um tour gastronómico em Buenos Aires, Palermo Soho é um lugar de visita obrigatória, pois é um dos centros gastronómicos da capital argentina. Este bairro da moda é conhecido pela sua vibrante cena culinária, com uma grande variedade de restaurantes e bares que oferecem tudo, desde comida tradicional a pratos internacionais, bem como diferentes lugares para tomar uma bebida e discotecas. Um ótimo lugar para conhecer se você reservar uma visita guiada a Buenos Aires.
O tour gastronômico de Palermo Soho o levará pelas coloridas ruas de paralelepípedos do bairro mais badalado de Buenos Aires, onde você poderá provar alguns dos pratos mais deliciosos da cidade. Normalmente, estes passeios começam com uma paragem num bar local para um aperitivo e bebidas locais, bem como uma entrada de empanadas, um prato típico que alguns passeios também ensinam a fazer em aulas de culinária.
Ao longo do passeio poderá provar:
- A tradicional parrillada argentina, onde se degustam cortes de carne bovina, como o asado e o bife de chorizo, além de experimentar alguns dos deliciosos acompanhamentos, como saladas, provoletas e achuras.
- Opções vegetarianas e veganas também estão disponíveis em alguns dos restaurantes da região.
- Sorvete artesanal, já que o passeio continuará com uma parada em uma sorveteria. Os sabores vão desde os clássicos como doce de leite e chocolate até sabores mais criativos como maracujá e limão.
- Doces típicos, já que algumas excursões também podem incluir uma visita a uma loja onde se pode experimentar alfajores, o doce local mais emblemático da Argentina.
Detalhes interessantes
- Preço: o custo inicial é de aproximadamente 55 euros por pessoa e inclui as degustações.
- Duração: aproximadamente 3 horas.
- Vantagens destas excursões: poderá combinar uma excursão gastronómica com um passeio por uma das zonas mais badaladas de Buenos Aires.
- Desvantagens destas excursões: estas excursões geralmente requerem longas caminhadas, por isso não são recomendadas para pessoas com mobilidade reduzida.
4. Não perca um passeio gastronómico pelo Mercado de los Carruajes (Mercado das Carruagens)
Uma das melhores opções para um passeio gastronómico em Buenos Aires é visitar os mercados históricos, entre os quais se destaca o Mercado de los Carruajes, um antigo depósito de veículos do governo localizado no bairro do Retiro, que foi reconvertido num pólo culinário e oferece uma grande variedade de comida local e tradicional num ambiente animado e pitoresco.
O passeio gastronómico pelo Mercado de los Carruajes levá-lo-á pelos corredores do mercado, onde poderá provar alguns dos pratos mais emblemáticos da gastronomia de Buenos Aires, desde as tradicionais empanadas às parrillas. Também pode visitar as padarias para saborear as facturas argentinas e as típicas medialunas, um tipo de croissant argentino que se come ao pequeno-almoço ou ao lanche da tarde.
No Mercado de los Carruajes, que se encontra a poucas ruas do Obelisco, do porto de cruzeiros de Buenos Aires e do Teatro Colón, poderá saborear as típicas medialunas, um tipo de croissant argentino que se come ao pequeno-almoço ou ao lanche da tarde. De facto, recomendo que aproveite este dia para reservar uma visita guiada ao Teatro Colón. Além disso, e dada a proximidade do Mercado de los Carruajes com alguns dos melhores edifícios de Buenos Aires, pode combinar um passeio gastronómico neste local com um passeio a pé pelo centro histórico da capital argentina.
Detalhes interessantes
- Preço: o custo inicial é de aproximadamente 32 euros por pessoa, incluindo as degustações.
- Duração: aproximadamente 2 horas e meia.
- Vantagens destes passeios: é um passeio barato e está localizado numa área muito movimentada da cidade.
- Desvantagens destes passeios: não inclui um passeio pelo bairro, apenas o interior do mercado.
5. Inscrever-se para uma visita gastronómica a San Telmo
San Telmo é um dos bairros mais pitorescos e tradicionais de Buenos Aires, e um passeio por esta área irá levá-lo através de sua rica história e cultura culinária. Uma das melhores maneiras de o conhecer é reservar uma visita guiada a Buenos Aires e, se possível, incluir um almoço tradicional argentino num dos restaurantes mais emblemáticos da zona.
O passeio começará na Plaza Dorrego, uma das praças mais antigas da cidade, onde todos os domingos se realiza uma feira de antiguidades e artesanato. Aqui poderá passear e desfrutar da animada atividade do mercado e deambular livremente pela zona onde se encontram alguns dos melhores museus de Buenos Aires.
No restaurante escolhido, que variará em função da época do ano em que visitar Buenos Aires, poderá provar alguns dos pratos tradicionais da gastronomia local, como o bife de chouriço, uma suculenta porção de carne de vaca, ou o guisado de lentilhas, um prato reconfortante para os dias frios, ideal se planear visitar a cidade no inverno. Para terminar o almoço, pode provar algumas das sobremesas típicas da Argentina, como o flan com doce de leite ou o pudim de pão.
Detalhes interessantes
- Preço: o custo inicial é de aproximadamente 96 € por pessoa, incluindo degustações, almoço e um passeio guiado.
- Duração: aproximadamente 3 horas.
- Vantagens destes passeios: conhecer uma das zonas históricas tradicionais de Buenos Aires.
- Desvantagens destes passeios: pode ser um passeio caro.
6. Faça um passeio gastronómico pelos sabores de Buenos Aires.
Se é um amante da comida, um passeio gastronómico pelos sabores de Buenos Aires é algo a não perder. A capital argentina é famosa pela sua deliciosa cozinha, que é uma mistura de influências espanholas, italianas e sul-americanas, e desde a famosa carne de vaca até aos doces típicos, encontrará algo para todos.
Terá a oportunidade de experimentar o asado argentino e conhecerá alguns dos melhores restaurantes da cidade, que normalmente se encontram em Palermo e Recoleta, especialmente na zona do Cemitério, onde também pode reservar uma visita guiada ao Cemitério da Recoleta.
Alguns dos pratos típicos que pode experimentar são:
- A carne de vaca é a estrela da cozinha local e pode ser encontrada em quase todas as parrillas. O corte mais famoso é o bife de chorizo, que é servido com chimichurri, um molho feito com salsa, alho, azeite e vinagre.
- Milanesa empanada e frita, que é preparada com carne de vaca ou de frango. É geralmente servida com batatas fritas e salada. Poderá descobri-la nos famosos bodegones porteños, que visitará com o seu guia local especializado.
- Também vale a pena experimentar a pizza argentina, que é muito diferente da italiana, pois tem uma massa mais grossa e esponjosa, e é coberta com queijo e outros ingredientes.
- Quem gosta de doces, não pode deixar Buenos Aires sem experimentar os alfajores. Esses doces típicos consistem em dois biscoitos recheados com doce de leite e cobertos com chocolate ou coco ralado.
- Também se pode provar os churros con dulce de leche, que são uma reformulação da receita espanhola, mas mais largos e recheados.
Detalhes interessantes
- Preço: o custo inicial é de aproximadamente 78 euros por pessoa, incluindo alguns transferes e degustações.
- Duração: aproximadamente 4 horas.
- Vantagens destas excursões: poderá conhecer em termos gerais as opções mais destacadas da cozinha argentina.
- Desvantagens destas excursões: não terá muito tempo livre para descansar ou optar por explorar cada bairro por conta própria.
Como reservar uma excursão gastronómica em Buenos Aires?
Pode reservar um tour gastronómico em Buenos Aires com antecedência online ou também pode reservá-los quando estiver na cidade, embora se estiver a planear visitar a cidade no verão ou durante os meses de época alta, aconselho-o a reservar o tour antes da sua viagem para evitar aumentos de última hora ou ficar sem lugares nos tours.
Também poderá organizar um itinerário com antecedência e planear as atracções da cidade que pretende ver, o que será benéfico se estiver a planear uma estadia curta. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para descobrir Buenos Aires em 3 dias.
O que é que eu vou ver neste tipo de excursões?
Um passeio gastronómico é uma das melhores coisas para ver e fazer em Buenos Aires. O principal desta atividade é que poderá provar os melhores sabores da cidade e degustar alguns dos pratos tradicionais, que são deliciosos, mas também, dependendo do passeio escolhido, poderá visitar os bairros portenhos mais famosos, como Palermo, Recoleta ou San Telmo.
Mesmo nos passeios mais restritos em termos de lugares a visitar, poderá visitar alguns lugares emblemáticos como o Mercado de los Carruajes de Retiro, que atualmente alberga um variado mercado de pulgas e está localizado numa das zonas nevrálgicas de Buenos Aires.
Dicas para um passeio gastronómico em Buenos Aires
Se você está planejando um passeio gastronómico em Buenos Aires, aqui estão algumas dicas que serão úteis para maximizar a sua experiência:
- Pesquise a cozinha argentina: antes da sua excursão, faça alguma pesquisa sobre a tradição culinária do país e os pratos típicos de Buenos Aires. Desta forma, saberá o que esperar e decidirá o que quer experimentar, embora possa relaxar, pois a cozinha local é muito amigável.
- Reservar com antecedência: É aconselhável reservar o seu passeio com antecedência, especialmente se estiver a planear viajar durante a época alta ou se quiser fazer um passeio que visite uma área popular, como Palermo ou Recoleta.
- Vista-se confortavelmente: Buenos Aires é uma cidade onde se vai andar muito, por isso é importante usar sapatos confortáveis e roupa adequada ao clima, especialmente durante o verão.
- Levar dinheiro: embora muitos lugares aceitem cartões de crédito, é aconselhável levar dinheiro, pois também há muitos serviços informais. Além disso, alguns locais podem oferecer descontos para pagamentos em dinheiro.
- Experimente novos sabores: aproveite a oportunidade para experimentar novos sabores e pratos típicos de Buenos Aires. A gastronomia argentina é muito variada e rica em sabores e texturas.
- Não se esqueçade desfrutar do ambiente: Os passeios gastronómicos não são apenas sobre a comida, mas também sobre a idiossincrasia e a cultura de Buenos Aires. Aproveite o tempo para desfrutar do ambiente, da música e da companhia de outros viajantes.
Por que é aconselhável fazer um tour gastronómico em Buenos Aires?
Fazer um tour gastronómico em Buenos Aires vai ajudá-lo a conhecer em profundidade a cultura argentina, que está intimamente relacionada com os costumes culinários. Para além disso, poderá descobrir os sabores e os pratos típicos da cidade. Algumas excursões também incluem visitas a mercados e outros lugares muito importantes da capital argentina.
Buenos Aires é também uma cidade grande e diversificada e, através de uma excursão gastronómica, poderá descobrir novos bairros e lugares que talvez não tenha descoberto sozinho, como o Mercado de los Carruajes em Retiro, que está localizado num local muito próximo do Microcentro portenho e de outros bairros mais visitados como San Telmo e Puerto Madero.
Por último, se planeia visitar Buenos Aires em janeiro ou durante os meses de época alta, uma excursão gastronómica permitir-lhe-á poupar tempo e dinheiro, pois poderá visitar vários locais e provar vários pratos num só dia, o que optimizará o seu passeio. Alguns passeios também incluem descontos especiais em restaurantes e bares.