10 coisas para ver e fazer em Buenos Aires em novembro
novembro em Buenos Aires é o mês ideal para explorar a cidade, aqui está tudo o que precisa de saber para aproveitar ao máximo a sua viagem.
Se está a planear visitar Buenos Aires em novembro, devo dizer-lhe que não podia ter escolhido uma melhor altura. O clima no mês que antecede o último mês do ano é perfeito, uma vez que a primavera está a chegar ao fim, e as temperaturas quentes permitem desfrutar de uma infinidade de actividades ao ar livre. Além disso, em novembro, Buenos Aires acolhe uma série de festivais em que vale a pena participar.
Durante este mês, há muitas coisas para ver e fazer em Buenos Aires, incluindo passeios pelos seus bairros mais pitorescos, espectáculos de tango e festas gaúchas, deslumbrar-se com a arquitetura de zonas como o Congreso ou o Centro de Buenos Aires ou passear pelas suas feiras e parques. Há tanto para descobrir!
1. Pedale pelos bairros de San Telmo e La Boca
novembro é o mês perfeito para visitar de bicicleta dois dos bairros mais emblemáticos de Buenos Aires, pois as temperaturas são muito agradáveis e é um mês em que praticamente não chove. Esta é uma experiência única, onde poderá visitar San Telmo e La Boca, dois lugares que, juntamente com La Recoleta, são considerados os mais pitorescos da cidade, com a ajuda do seu guia local especializado.
San Telmo
San Telmo é um bairro muito ligado ao tango, aos cafés e à boémia portenha, onde se encontram feiras de antiguidades, ruas empedradas, murais e uma arquitetura requintada. Muitos dos edifícios do bairro datam do século XIX. É também um bairro ideal para visitar uma loja de vinhos e comprar um bom vinho Malbec argentino. Recomendo que visite o Bar Británico, localizado em frente ao Parque Lezama. Aqui, o escritor Ernesto Sábato escreveu o seu famoso romance Sobre Héroes y Tumbas (Sobre Heróis e Tumbas).
La Boca
Continue o seu passeio de bicicleta até ao bairro de La Boca. Aqui passará pela famosa "Bombonera", o estádio do Boca Juniors, um dos locais de peregrinação dos adeptos de futebol de todo o mundo.
Também pode visitar o Caminito, uma rua com fachadas de casas pintadas de cores vivas. Devido à sua proximidade com o porto, um grande número de imigrantes de Espanha, Itália, França e Polónia instalou-se aqui em meados do século XX, principalmente após a Segunda Guerra Mundial.
Era uma zona de cortiços e hotéis para os trabalhadores portuários. Hoje em dia, tornou-se uma atração turística, onde se pode desfrutar de todo o encanto do bairro, espectáculos de rua de tango, comida tradicional e feiras onde se podem comprar algumas recordações. Este é um dos melhores passeios de bicicleta em Buenos Aires.
2. Viva o festival Ciudad Emergente
Se estiveres de visita a Buenos Aires em novembro, não podes perder o Festival Ciudad Emergente. Trata-se de um mega festival organizado pelo governo da cidade, onde se pode ouvir o melhor da música emergente argentina.
Para além dos concertos, no festival pode desfrutar de um espaço gastronómico com food trucks, e também de actividades orientadas para a sustentabilidade e o cuidado do meio ambiente, bem como de artes visuais, exposições de NFT's, e muito mais.
E se ainda quiser estar em contacto com as novas expressões artísticas da Argentina e fazer parte do pulsar vivo da cidade, nada melhor do que percorrer os melhores graffitis da capital argentina acompanhado por um especialista em graffiti.
3. Passeio por La Recoleta
Um dos bairros mais charmosos e com ótimas opções para aproveitar o ar livre é La Recoleta, onde é possível visitar muitos lugares e atrações que não podem faltar na sua visita à cidade:
- A Plaza Francia e a sua feira de artesanato.
- AUniversidade de Direito.
- OMuseu de Belas Artes.
- O Cemitério da Recoleta, onde se encontram, entre outros, os túmulos de Juan Domingo e Eva Perón.
- A Biblioteca Nacional, com a sua curiosa estrutura desenhada pelo famoso arquiteto Clorindo Testa.
- A imponente livraria Ateneo Grand Splendid, considerada a maior e mais bonita da América Latina.
Finalmente, outro dos passeios que se pode fazer em novembro na Recoleta é o Parque Thays, um espaço verde de nada menos que 4500 m2, com várias esculturas de artistas como Marta Minujín ou Fernando Botero. Estas são apenas algumas das melhores coisas para fazer na Recoleta, mas o bairro tem tanto encanto que se pode passar lá o dia inteiro.
4. Caminhar pelas ruas do bairro de Palermo em Buenos Aires
O bairro de Palermo é um dos lugares mais badalados da cidade. Sempre cool, aqui você vai encontrar uma grande variedade de bares, cafés de assinatura, restaurantes gourmet, feiras com artistas e artesãos vendendo seus trabalhos, clubes de jazz e muito mais. Mas outro ponto alto do bairro é o seu lado artístico. Aqui podes ver uma boa quantidade de murais e expressões de arte de rua mais radicais.
Estas são algumas das melhores coisas para fazer em Palermo, mas certamente encontrarás muitas mais, pois este bairro tem um eterno espírito jovem que cativa e cativa todos os que por ele passam. Se estiver na cidade em novembro, deixe-me dizer-lhe que é a melhor altura para visitar Buenos Aires, pois as temperaturas permitir-lhe-ão passear pelas suas pequenas ruas, tomar um café com leite enquanto come um delicioso croissant de amêndoas ou um com o tradicional doce de leite.
5. Fazer uma excursão ao delta do Tigre com um cruzeiro
Com as temperaturas agradáveis de novembro, uma das melhores excursões que se pode fazer a partir de Buenos Aires é, sem dúvida, visitar o Delta do Tigre. Trata-se de uma zona junto ao rio, onde se pode fazer um passeio de barco, visitar as ilhas que o formam, comprar algumas lembranças ou artesanato no Puerto de Frutos ou almoçar numa churrasqueira com vista para o rio.
Esta é uma excursão perfeita para sair do centro da cidade, já que Buenos Aires não é só edifícios e cimento. No delta do Tigre pode-se desfrutar da natureza e do encanto do rio. A zona é muito pitoresca e um grande centro turístico, tanto local como internacional. Também se pode fazer um cruzeiro ou actividades aquáticas no rio.
6. Viva o encanto de uma autêntica festa gaúcha
Se estiver interessado em aprender um pouco mais sobre uma das tradições mais antigas do país, recomendo que reserve uma excursão de um dia inteiro a uma estância nos arredores de Buenos Aires. Aí poderá viver uma autêntica festa gaúcha argentina. Neste tipo de excursão, terás a oportunidade de passar o dia entre cavalos, gaúchos e campos verdes que se estendem até ao infinito. Conhecerá as tradições e costumes gaúchos.
E na hora do almoço, nada melhor do que umas empanadas de carne argentina, um churrasco e um copo de bom vinho. Desde o início da manhã, sentir-se-á o aroma do carvão, da lenha e da carne, misturado com o cheiro do campo. Vai provar algumas das iguarias da gastronomia local num ambiente verdadeiramente único. Esta é uma experiência a não perder.
Estando no meio do campo, este tipo de atividade não se realiza nos meses mais frios do ano, por isso, se planeia visitar Buenos Aires em novembro, esta é uma das coisas que não pode perder. Sentir o espírito dos autóctones.
7. Aprender a dançar tango em Buenos Aires
Internacionalmente, Buenos Aires é sinónimo de cultura e, sem dúvida, uma grande parte dessa cultura é representada pelo tango. Nascido como uma música dos subúrbios, o tango evoluiu para uma miríade de nuances diferentes. Tanto a música como a dança conseguiram destacar-se em todo o lado. Hoje em dia, não se pode visitar Buenos Aires sem assistir a um espetáculo de tango.
Seja num teatro na rua Corrientes ou numa milonga tradicional no bairro de Boedo, o tango é um must na sua viagem. Hoje em dia, há espectáculos que estão realmente ao nível de um espetáculo da Broadway, com centenas de músicos e dançarinos em palco. novembro é uma altura perfeita para viver o tango e, graças às temperaturas agradáveis, em locais como a Plaza Dorrego, no bairro de San Telmo, pode encontrar pessoas a dançar ou pequenas orquestras a tocar na rua.
E se preferir uma experiência menos mainstream, não deixe de se inscrever em aulas particulares de tango, pois esta é outra forma de sentir a paixão do tango na pele. Pode aprender a dançar com um professor local, que lhe ensinará tudo o que esta dança simboliza, bem como os passos. A sensualidade dos movimentos e os códigos que os dançarinos devem manejar, assim como a história do género.
8. Aproveite o Festival de Jazz de Buenos Aires
Se é daqueles que gostam de bom jazz, não pode perder o Festival de Jazz de Buenos Aires. Todos os anos, no início de novembro, a cidade acolhe uma série de concertos, workshops e jams sessions organizados pelo governo da cidade, onde, para além dos músicos locais, pode desfrutar de convidados internacionais de primeira classe.
Os locais variam de ano para ano, embora o Centro Cultural Recoleta e a Usina del Arte sejam já clássicos. Uma excelente forma de entrar em contacto com a vida nocturna da cidade e, ao mesmo tempo, desfrutar de um dos eventos mais esperados pelos amantes do jazz. O BA Jazz é também o mais importante festival de jazz da América Latina.
9. Assistir ao Festival de Cinema de Mar del Plata
Se é um amante da sétima arte e está em Buenos Aires em novembro, não pode perder o Festival de Cinema de Mar del Plata, um dos mais prestigiados da América Latina e do mundo. Com estrelas de todo o mundo e uma seleção muito cuidada de novas produções, o festival é um dos eventos mais aguardados pelos fãs de cinema.
É também uma óptima desculpa para fazer uma das melhores viagens de um dia a partir de Buenos Aires e visitar a bela cidade de Mar del Plata. Com os seus edifícios de pedra, o seu passeio marítimo ondulante e a sua deliciosa gastronomia, Mar del Plata ganhou o seu lugar entre as cidades mais visitadas da Argentina, e novembro também oferece temperaturas perfeitas.
Dica de viajante
Experimentar uns churros estaladiços no Manolo ou comer paella no clube de pescadores são duas das coisas que não pode perder.
10. Participe da Parada do Orgulho LGBTQ+ em Buenos Aires
Em novembro, Buenos Aires acolhe a mundialmente famosa Parada do Orgulho LGBTQ+. É a oportunidade perfeita para se misturar com os habitantes locais numa festa ao ar livre que percorre as ruas centrais da cidade. É um evento muito popular, onde se afirma o direito à liberdade de expressão e de escolha sexual de cada indivíduo.
Para além do habitual desfile, com carros alegóricos e muita purpurina, há concertos, espectáculos, comida de rua e muito mais. Uma festa cheia de cor e com um ambiente incrível que não pode perder por nada se estiver de passagem por Buenos Aires em novembro. O evento acontece ao longo da Avenida de Mayo, e geralmente vai da Casa Rosada até o Congresso Nacional.