10 coisas para ver e fazer em Viena em fevereiro
No inverno de fevereiro, pode desfrutar das muitas actividades e pontos turísticos maravilhosos que a bela capital da Áustria tem para oferecer.
Oferecer a si próprio uma escapadela à capital austríaca em fevereiro é extremamente apelativo, uma vez que, tal como no resto do ano, há muitas coisas para ver e fazer em Viena.
Desde os majestosos palácios de Viena, passando pelo impressionante centro histórico, até à época do Carnaval, a capital austríaca oferece muitas festividades em toda a cidade nesta altura do ano, bem como todo o romantismo que advém da celebração do Dia dos Namorados em grande estilo.
1. Descubra o Palácio de Schönbrunn coberto de neve
Este é um dos pontos turísticos mais interessantes de Viena, por isso não perca a oportunidade de visitar este incrível palácio e os seus jardins. Numa visita guiada ao Palácio Schoenbrunn, ser-lhe-á apresentada a história do palácio e dos seus famosos habitantes.
O Salão Cerimonial é particularmente ostensivo, mas os aposentos de Francisco José e Maria Teresa são também muito encantadores. Os jardins barrocos são imperdíveis.
Durante a sua visita ao Palácio de Schoenbrunn, poderá observar as magníficas florestas cobertas de neve que rodeiam o palácio, bem como as vistas do Gloriette, com todas as suas fontes e lagos gelados.
2. Vestir-se a rigor para ver uma ópera clássica
A agenda cultural em fevereiro é bastante ampla e para todos os gostos, desde concertos de música clássica a grandes óperas, peças de teatro e outros tipos de espectáculos.
Muitos viajantes como você vêm todos os anos a Viena para apreciar em todo o seu esplendor a magia musical de autores notáveis como Beethoven, Mozart, Haydn e outros, já que esta cidade é a capital mundial da música clássica. Os melhores lugares que recomendo para desfrutar de grandes concertos de música clássica são:
- O Musikverein
- O Konzerthaus.
- A Ópera Estatal de Viena
- A Ópera Popular de Viena
3. Visitar a Escola de Equitação Espanhola
Devido ao frio do inverno em Viena, as melhores atracções em fevereiro são sobretudo interiores. Uma das mais famosas é a Escola Espanhola de Equitação.
Quando o visitar, irá certamente apreciar o renascimento de toda a grandiosidade de séculos passados, enquanto assiste ao treino dos velhos cavalos italianos Lipizzaner, ao mesmo tempo que ouve música clássica vienense.
Não só pode visitar os estábulos, como também pode assistir ao treino dos cavalos ou assistir a um dos espectáculos programados. Para terminar este dia de tradição vienense, uma saborosa fatia do famoso bolo Sacher espera por si na cafetaria.
Informações úteis
- Localização: Michaelerplatz 1
- Preço: Uma visita guiada para adultos custa cerca de 18 euros, enquanto os estudantes pagam apenas 14 euros.
- Recomendação: Esta é uma das actividades incluídas no Vienna Pass, por isso, se quiser assistir, bem como a outros eventos, convido-o a comprá-lo.
- Horário: geralmente há visitas guiadas às 14:00, 15:00 e 16:00, mas é aconselhável verificar com antecedência.
4. Festejar o Dia dos Namorados na Torre do Danúbio
Se se encontrar em Viena no Dia dos Namorados, não deixe de visitar a distinta Torre do Danúbio. Trata-se de uma torre muito estreita, situada na ilha do Danúbio, com uma plataforma de observação a cerca de 150 metros de altura.
Imagine-se a jantar no restaurante situado no topo desta torre, onde existe também um café e um terraço-miradouro, que está constantemente a rodar de forma quase impercetível, proporcionando-lhe uma vista panorâmica de 360 graus de toda a cidade.
Caso não se sinta confortável com as alturas, pode optar por um excelente jantar enquanto faz um cruzeiro noturno no Danúbio, admirando as luzes de Viena a partir do rio.
5. Aproveite ao máximo o Dia do Guia Turístico de Viena e faça passeios gratuitos
Se estiver em Viena no dia 21 de fevereiro, aproveite a grande oportunidade para participar em palestras e visitas guiadas gratuitas a Viena por guias turísticos profissionais autorizados.
Esta excelente ideia de todos os guias turísticos austríacos é motivada pela celebração do Dia Internacional do Guia Turístico.
Como bónus adicional, todos os anos é escolhido um tema completamente diferente.
6. Aprender a dançar a valsa
Se alguma vez sonhou em dançar uma valsa num salão de baile vienense, esta é a sua oportunidade, porque fevereiro é famoso por ser influenciado pela velha tradição vienense da dança e da música.
Halls e salões por toda a cidade abrem as suas portas para galas de dança que o transportarão para o século XIX, sendo o mais famoso:
- O Salão da Câmara Municipal, o mais tradicional a que se pode assistir.
- O Baile de Johann Strauss, no famoso "Kursalon Wien", onde actuou este grande compositor.
- A Ópera Nacional para estar presente no famoso Baile da Ópera de Viena, que é o baile mais glamoroso da Europa. Deve ir na quinta-feira antes da Quarta-feira de Cinzas.
E se fores um principiante
Se não sabe dançar, pode encontrar muitas ofertas de instrutores de dança em todo o lado, que lhe ensinarão os passos básicos da valsa em apenas uma hora.
7. Faça parte do colorido Carnaval de Viena
fevereiro é o mês do Carnaval, durante o qual pode fazer parte das enormes multidões que participam nas várias festas de máscaras, bailes, procissões e desfiles que se realizam por toda a cidade. Mas não se esqueça que a época do Carnaval termina na Quarta-feira de Cinzas.
Além disso, durante todo o mês de fevereiro, pode saborear os tradicionais donuts de Carnaval vienenses, chamados "Faschingskrapfen", generosamente recheados com doce de alperce ou creme e polvilhados com açúcar em pó. Pode encontrá-los em todas as padarias da cidade - são realmente deliciosos!
8. Patinar na pista de gelo do Mundo de Gelo de Viena
fevereiro é um ótimo mês de inverno para ir ao Mundo de Gelo de Viena, situado no coração do centro da cidade, em frente à radiante Câmara Municipal da capital.
Mesmo que não seja fã de patinagem no gelo ou que não ache que uma pista de gelo seja apelativa, irá certamente divertir-se muito no Vienna Ice Dream, que, embora comece em janeiro, atinge o seu auge durante o mês de fevereiro, oferecendo uma experiência fantástica de patinagem no gelo ao ar livre.
Não pode perder a gigantesca pista de gelo de dois níveis que, aproveitando os caminhos engenhosamente definidos no parque em frente à Câmara Municipal, os transforma em verdadeiras pistas de gelo. Pode também desfrutar de outras pistas mais pequenas anexas ao parque, onde se realizam várias competições todas as tardes.
Informações úteis
- Localização: Rathausplatz.
- Preço: um voucher para quatro horas de patinagem para adultos custa cerca de 8 euros, enquanto as crianças pagam cerca de 6 euros. Também é possível alugar patins.
- Horário de funcionamento: entre as 10:00 e as 22:00.
9. Assistir ao Festival Internacional de Acordeão
Prepare-se para ouvir dezenas de génios do acordeão, consagrados e em ascensão, que são anualmente convidados para este festival para que todos os espectadores possam celebrar o seu virtuosismo.
Este festival de música de acordeão (Akkordeon), com o melhor da música clássica, do jazz e da música popular europeia, realiza-se entre a segunda quinzena de fevereiro e a segunda quinzena de março, uma vez por ano.
Estes concertos realizam-se por toda a cidade, em mais de quinze palcos diferentes. Recomendo que reserve o seu hotel com antecedência, pois tradicionalmente, durante as datas do festival, muitos turistas vêm a Viena.
10. Aqueça-se com um bom café vienense
Se estiver a sentir muito frio, a opção mais tentadora e deliciosa é entregar-se à cultura do café e dos bolos de Viena.
Não há maior prazer do que entrar num café e tirar o frio com um café tão popular como o café vienense, bem quente e coberto com chantilly. Pode acompanhá-lo com um saboroso prato clássico, como o strudel de maçã ou o famoso bolo Sacher - simplesmente delicioso! Entre os cafés mais populares encontram-se:
- Hawelka, que tem a sua própria personalidade.
- Café Central, onde pode participar em debates com escritores e artistas.
- Landtmann, onde estará rodeado de luxo para agradar aos seus gostos mais requintados.
Outra razão para visitar Viena em fevereiro: menos turistas
Esta cidade histórica tem uma arquitetura mundialmente famosa e uma história rica em artes, para além de se situar nas margens do poderoso Danúbio.
fevereiro é a altura ideal para explorar a cidade velha de Viena em paz e sossego, pois há menos multidões. Este mês é o mês da Semesterferien, quando todas as escolas de Viena entram em férias durante 10 dias, pelo que muitos vienenses deixam a cidade, permitindo aos visitantes desfrutar da cidade à vontade.
O tempo em Viena em fevereiro
Sendo um mês de inverno, fevereiro é frio em Viena, embora seja um pouco mais ameno do que em janeiro. A temperatura mínima média que encontrará é da ordem de -1 grau Celsius, com a temperatura máxima a rondar os 4-5 graus Celsius.
Por conseguinte, se planeia passar algum tempo em actividades ao ar livre, é altamente recomendável que use roupas muito quentes e à prova de vento, especialmente para as actividades nocturnas.
Ao longo de todo o mês, poderá haver alguns aguaceiros ligeiros de chuva ou neve em cerca de sete dias. Durante o mês de fevereiro, o sol aparece no horizonte às 7 horas da manhã e põe-se às 17:20 horas.