Viena em 1 dia: o que não podes perder

Há muitas razões para vir a Viena apenas por um dia, mas se quiser gastar o seu tempo de forma sensata e ver o máximo possível, continue a ler até ao fim.

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 8 minutos

Viena em 1 dia: o que não podes perder

Viena | ©Luca Sartoni

A capital austríaca é uma cidade com muito para fazer. É por isso que organizar uma visita de um dia a Viena pode ser um verdadeiro desafio. O segredo é conhecer o seu centro histórico e aproveitar a proximidade entre os seus monumentos mais importantes.

O itinerário abaixo foi concebido para aproveitar ao máximo cada segundo, por isso não se esqueça de ter uma boa noite de sono antes da sua aventura. Boa viagem!

1. Acordar de madrugada para visitar o mercado de rua Naschmarkt

No Naschmarkt| ©Ivo Jansch
No Naschmarkt| ©Ivo Jansch

Naschmarkt é o nome pelo qual é conhecido o mercado mais conhecido de Viena; acorde cedo na manhã do seu primeiro dia para absorver a dinâmica particular desta bela cidade.

Fundado no século XVI como mercado de produtos alimentares, o Naschmarkt alberga atualmente iguarias de vários países, flores e bancas de arte e artesanato.

Pode aproveitar esta altura para fazer as suas compras de presentes e não pode deixar de fazer a sua primeira refeição do dia num dos muitos restaurantes que aqui encontrará.

  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h30; sábado, das 6h às 14h.
  • Taxa de entrada: Gratuita para o público em geral.
  • Transporte ou percurso: Pode chegar lá utilizando o metro de Viena (linha U4), a paragem mais próxima é a Kettenbrückengasse. Mas a minha recomendação é reservar um passeio de bicicleta por Viena.

Reservar um passeio de bicicleta em Viena

2. Chegar ao Palácio de Hofburg à hora de abertura

Palácio de Hofburg| ©Dennis Jarvis
Palácio de Hofburg| ©Dennis Jarvis

O Palácio de Hofburg é uma das atrações mais visitadas e um dos melhores palácios de Viena.

É também um dos que abre mais cedo, por isso recomendo chegar cedo para aproveitar melhor o dia. É um complexo com vários museus, catedrais e uma biblioteca. Vale a pena a viagem para admirar o Museu Sisi, onde se pode aprender sobre a vida daImperatriz Sissi de Viena e também ver os apartamentos reais, perfeitamente preservados até hoje.

O Palácio de Hofburg é um dos locais incluídos na compra do Vienna Pass.

  • Horário de abertura: Aberto ao público a partir das 9h. De setembro a junho, encerra às 17h30 e de julho a agosto às 18h.
  • Taxa de entrada: A partir de 15 euros para um bilhete de adulto; mas a entrada é gratuita se comprar o Vienna Pass.
  • Duração da visita: São necessárias cerca de 2 horas para efetuar toda a visita.
  • Transportes ou itinerário: A partir da sua localização no Naschmarkt, o melhor é dar um passeio tranquilo até ao Getreidemarkt e apanhar a Eschenbachgasse até ao centro histórico de Viena, o Palácio fica apenas a 12 minutos a pé.

Reserve o seu Vienna Pass

3. Aproveite a oportunidade para visitar a Biblioteca Nacional Austríaca

Biblioteca Nacional Austríaca| ©Stemonitis
Biblioteca Nacional Austríaca| ©Stemonitis

Considerada uma das mais belas bibliotecas do mundo, este importante edifício histórico é, no mínimo, impressionante devido às suas fabulosas decorações barrocas. O edifício é também considerado uma das obras mais importantes deste movimento arquitetónico.

Vale a pena pagar a visita guiada para admirar o Salão Imperial, um fantástico salão com estátuas de mármore, frescos no teto e pinturas nas paredes; aqui está guardada uma importante coleção de aproximadamente 200 mil exemplares de livros do ano de 1500 a 1850.

  • Horário de funcionamento: Aberto ao público todos os dias das 10:00 às 18:00 horas; às quintas-feiras, o horário é alargado até às 21:00 horas. Encerra todas as segundas-feiras de outubro a maio.
  • Taxa de entrada: Cerca de 8 euros por pessoa.
  • Duração da visita: 1 hora é normalmente suficiente para visitar todas as salas.
  • Transporte ou percurso: A Biblioteca fica mesmo ao lado do Palácio, apenas a cinco minutos a pé, atravessando os terrenos comuns.

4. Admirar a arquitetura na Ausgrabungen Michaelerplatz

Ausgrabungen Michaelerplatz| ©alfred lex
Ausgrabungen Michaelerplatz| ©alfred lex

Deixe a biblioteca para trás e dirija-se a uma das praças mais importantes de Viena, a Ausgrabungen Michaelerplatz, de onde pode admirar outra das fachadas do Palácio de Hofburg, mas acima de tudo a Escola Espanhola de Equitação de Viena.

Aproveite a oportunidade para tirar algumas fotografias destes importantes monumentos históricos antes de continuar o passeio.

5. Viagem até à magnífica Catedral de Viena

Catedral de Viena| ©georgianakate
Catedral de Viena| ©georgianakate

Nenhum passeio por Viena estaria completo sem uma visita à sua requintada catedral, considerada o monumento mais importante da capital; o turismo em Viena gira em torno deste importante edifício, bem como do afeto de todo o povo austríaco.

Construída sobre as fundações de um antigo templo medieval de 1147, partes da catedral, como a Porta do Gigante e as Torres Pagãs, foram preservadas, assim como as claras influências dos estilos românico e gótico.

A Catedral foi gravemente danificada durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi reparada até ao mais ínfimo pormenor. Há muito para verno interior da Catedral, mas alguns destaques são: o Sino Pummerin, o famoso Púlpito Pilgram gótico; as Catacumbas do século XVIII com os restos mortais de mais de 10.000 vienenses; a imagem de Cristo Crucificado e os túmulos de muitos da família Habsburgo. Quer tirar fotografias da cidade? A Torre da Catedral de Viena oferece algumas das melhores vistas do coração de Viena - não deixe de a subir!

  • Horário de abertura: Das 6h às 22h de segunda a sábado. Segundas-feiras a partir das 7h.
  • Taxa de admissão: Encontrará vários tipos de acesso para visitar áreas específicas do complexo, recomendo a compra do passe com tudo incluído que custa cerca de 15 euros por viajante.
  • Duração da visita: Necessitará de cerca de 2 horas para efetuar a visita completa.
  • Transportes ou itinerário: Partindo da Biblioteca Nacional, a catedral fica apenas a 8 minutos a pé na direção leste.

6. Explorar o Museu Austríaco de História da Arte

Museu Austríaco de História da Arte| ©Marcus Winter
Museu Austríaco de História da Arte| ©Marcus Winter

Considerado um dos melhores museus de Viena, o Museu de História da Arte é um espaço que pode ser apreciado tanto por especialistas em arte como por novatos que procuram aprender um pouco mais.

Este espaço alberga a fantástica coleção de obras de arte reunidas ao longo dos séculos pela dinastia dos Habsburgos, que inclui obras da Grécia e Roma Antigas, arte oriental, arte egípcia, pinturas do século XV e muito mais. Para além da fantástica coleção de arte, o Museu de História de Arte merece uma visita pela majestosa arquitetura do edifício. Ao contrário de outros importantes museus históricos que foram adaptados em antigos palácios, este museu foiconcebido desde o início com um espaço de exposição. A coleção é muito extensa, pelo que pode ser uma boa ideia fazer uma visita guiada a Viena.

Faça uma pausa para almoço no restaurante do museu

Antes da sua visita ao museu, pode precisar de recarregar as baterias. Saiba que um dos melhores restaurantes da região está localizado neste local. A área do terraço é verdadeiramente espetacular.

  • Horário de funcionamento: Aberto diariamente das 10h às 18h; horário alargado às quintas-feiras até às 21h. Encerra às segundas-feiras de setembro a maio.
  • Preço da entrada: A partir de 24 euros para um bilhete de adulto, esta atração está incluída no Vienna Pass.
  • Duração da visita: O museu é extenso, mas pode gastar cerca de duas horas para ver os destaques e os pontos altos.
  • Transporte ou percurso: Para chegar ao museu a partir da Catedral de Viena, refaça os seus passos e faça uma caminhada de 15 minutos pelos jardins do Palácio de Hofburg.

Reserve o seu bilhete para o Museu de História da Arte

7. Admire a arquitetura de Viena numa visita guiada a Rinstrase

Rinstrase Viena| ©Gugerell
Rinstrase Viena| ©Gugerell

Depois de ter mergulhado os seus sentidos na arte e na história de todas as épocas, deixe o museu para trás e dê um passeio ao longo daquela que é conhecida como a avenida mais importante do centro de Viena: a Ringstrasse. Reserve uma visita guiada a Viena e desfrute deste local caraterístico.

Construída em 1857 após a demolição da muralha que protegia a antiga Viena medieval, a avenida Ringstrasse é um dos passeios mais bonitos de Viena.

Se o fizeres a pé, poderás admirar e tirar fotografias dos importantes edifícios históricos aqui alojados, tais como: O Museu de História da Arte, O Museu de História Natural, A Igreja Votiva, A Universidade e muito mais.

Reservar uma visita guiada a Viena

8. Faça uma visita guiada ao interior da Ópera Estatal de Viena.

Ópera Estatal de Viena| ©Pierre Blaché
Ópera Estatal de Viena| ©Pierre Blaché

Wiener Staatsoper é o nome alemão da Ópera Estatal de Viena, a mais conhecida e importante casa de ópera do mundo.

Foi o primeiro edifício a ser construído na Ringstrasse após a conclusão da avenida. Devido à sua localização privilegiada, era necessária uma obra arquitetónica de primeira classe, e os dois primeiros arquitectos que se ocuparam do projeto morreram sob a pressão.

Construída em estilo renascentista, pode visitar a ópera para assistir a um espetáculo ou pode pagar uma visita guiada ao seu interior; esta é a opção recomendada se só tiver um dia em Viena. Durante a sua visita, pode admirar o hall de entrada, a fabulosa escadaria principal e o auditório principal com 2800 lugares.

  • Horário de abertura: As visitas guiadas começam às 13h00 e terminam às 15h00, de terça-feira a domingo.
  • Preço da entrada: A partir de 7,50 euros para um bilhete de adulto.
  • Duração da visita: 50 minutos a 1 hora é normalmente o tempo suficiente para uma visita ao interior do edifício.
  • Transporte ou percurso: Ao longo da Ringstrasse, a Ópera Estatal de Viena fica apenas a 9 minutos a pé do Museu de História de Arte. Também pode lá chegar confortavelmente se reservar o autocarro turístico de Viena.

Reservar o autocarro turístico de Viena

9. Fazer uma visita guiada aos Jardins do Belvedere

Jardins do Palácio| ©Vernaccia
Jardins do Palácio| ©Vernaccia

Para continuar o itinerário, reserve o seu bilhete para o Belvedere Superior. Ao chegar ao complexo do Belvedere, encontrará dois palácios deslumbrantes ligados por um jardim de estilo francês de grandes proporções.

O jardim, juntamente com as belas fachadas dos palácios, constitui uma das melhores vistas de Viena e, sem dúvida, um dos melhores locais para fotografar a beleza única da cidade.

  • Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10 às 18 horas.
  • Taxa de admissão: 17 euros por um bilhete de adulto. No entanto, se comprar o Vienna Pass, pode entrar de graça.
  • Duração da visita: Mínimo de duas horas se quiser visitar os jardins e os interiores.
  • Transporte ou rota: A partir da sua localização fora da Ópera Estatal de Viena, a melhor maneira de lá chegar é Resselpark e apanhar o elétrico da linha D até à paragem Schloss Belvedere.

Reserve o seu bilhete para Upper Belvedere

10. Despedir-se de Viena com um jantar nos arredores do Palácio

Restaurante Art Corner| ©Juliana A
Restaurante Art Corner| ©Juliana A

Como pode ver, há muito para ver e fazer em Viena, e que melhor maneira de terminar o dia do que com um bom jantar. Em particular, na área em redor do Palácio Belvedere, a variedade gastronómica é garantida. Termine a noite do seu dia em Viena com um jantar num bom restaurante no centro da cidade. Eis algumas sugestões de bons sítios:

  • Art Corner Restaurant: Situado mesmo à saída do Palácio, a oferta gastronómica inclui pratos tradicionais gregos e vienenses, sendo a melhor parte o seu espaçoso terraço, ideal se visitar Viena no verão.
  • Restaurante indiano Demi Tass: Se lhe apetecer saborear boa comida indiana servida num ambiente agradável, esta opção é um dos restaurantes indianos mais bem classificados a poucos minutos do Palácio.
  • Gorilla Kitchen: Ideal para quem procura um ambiente menos formal, o Gorilla Kitchen tem uma atmosfera jovem e o seu menu gira em torno de pratos fáceis e deliciosos que vão desde burritos, bowls ou sanduíches a cafés, bolos e cervejas.
  • Hard Rock: Se preferir algo mais internacional, pode sempre reservar um menu de hambúrgueres.

Reservar um menu no Hard Rock