Mais sobre: Coisas Para Fazer Em Viena Em Janeiro
Pode pensar-se que o frio do inverno faz com que a capital austríaca perca alguma da sua atração em janeiro. No entanto, para além das habituais actividades para ver e fazer em Viena, há uma série de actividades que são típicas do primeiro mês do ano.
Durante a sua visita a esta cidade histórica em janeiro, pode provar a cozinha austríaca de inverno, passear pelas ruas em busca de uma recordação, visitar o Palácio dos Habsburgos, desfrutar de uma noite de valsa na Ópera Estatal de Viena ou patinar no gelo.
1. Assistir (com sorte) ao Concerto de Ano Novo em Viena
Naturalmente, o principal acontecimento em Viena em janeiro é o Concerto de Ano Novo. O Golden Hall do Musikverein acolhe um concerto de música clássica que é transmitido pela televisão para mais de 90 países. Este concerto é realizado todos os anos pela Orquestra Filarmónica de Viena e o programa musical consiste principalmente em obras da dinastia Strauss e de alguns dos seus contemporâneos.
Assistir a este concerto é o sonho de muitos, mas infelizmente está longe de ser fácil. Devido à elevada procura, só é possível assistir a este concerto ao vivo através de um sorteio. No meu artigo sobre bilhetes para o Concerto de Ano Novo pode encontrar toda a informação necessária se quiser tentar a sua sorte.
Felizmente, se viajar para Viena e quiser assistir a um concerto numa das cidades musicais mais tradicionais do mundo, não lhe faltarão alternativas. É muito comum combinar concertos e jantares em vários locais da cidade, na maioria das vezes em palácios ou salas verdadeiramente espectaculares.
Informações práticas
- Localização: Musikvereinsplatz 1.
- Preço: Se for escolhido no sorteio, prepare-se para pagar entre 40 e 1200 euros.
- Quando: 1 de janeiro, por volta das 11 horas.
2. Visite o Palácio Schoenbrunn, coberto de neve, e entre nas suas vastas florestas
Um destino obrigatório na sua viagem a Viena em janeiro é o Palácio Schoenbrunn. Esta é a residência ocupada todos os anos pelos Habsburgos durante a época de verão.
Quando visitar o Palácio Schoenbrunn, poderá passear pelas suas enormes florestas nevadas. É possível que estes espaços estejam um pouco negligenciados devido às condições climatéricas, mas isso não significa que passem despercebidos aos seus olhos.
Desfrutará também do frio caraterístico da estação, enquanto observa as folhas cobertas de neve das árvores, as sombras desenhadas no chão, as fontes e os pequenos lagos congelados. Ficará também maravilhado com a vista deslumbrante da Gloriette, um edifício que data de 1775 e que foi utilizado ao longo dos anos como sala de jantar e salão de baile, entre outras coisas.
3. Faça uma viagem ao Wachau e à Abadia de Melk
Um plano ideal se viajar para Viena em janeiro é fazer uma viagem a Wachau, à Abadia de Melk e aos vales do Danúbio. Desta forma, poderá ver as espectaculares paisagens nevadas enquanto explora as vinhas, castelos, vales e abadias do interior austríaco.
Nesta excursão, que dura aproximadamente 8-9 horas, poderá desfrutar de uma das excursões mais populares de Viena com um guia local. Visitará o vale de Wachau, as ruínas do castelo medieval de Dürnstein e a abadia beneditina de Melk. Desfrutará também de uma refeição típica austríaca num restaurante local.
E, acredite ou não, a viagem será muito confortável, uma vez que viajará num autocarro moderno.
4. Visite o Museu Albertina para se proteger do frio
Uma forma ideal de espantar o frio é visitar o Museu Albertina, que alberga uma das colecções gráficas mais extensas do mundo, composta por 65.000 desenhos e cerca de um milhão de gravuras, bem como obras de artistas de renome como Katz, Mone, Cézanne, Kandinsky, Miró, Renoir, Magritte, Munch, Chagall e Picasso.
Não hesite! Planeie a sua visita ao Museu Albertina e veja obras de vários estilos artísticos, como a coleção Batliner de arte moderna europeia, bem como pinturas impressionistas e pós-impressionistas.
5. Faça algumas compras de inverno enquanto aprecia a arquitetura vienense
janeiro é considerado época baixa em Viena, pelo que encontrará pechinchas nas lojas da cidade. Se é um viciado em compras, vai querer visitar a área em redor da Catedral de Santo Estêvão. Lá, encontrará roupas, sapatos, acessórios, entre outros artigos.
Também pode dirigir-se ao centro histórico da capital austríaca. Nesta zona da cidade encontrará um grande número de possíveis presentes para oferecer aos seus familiares e amigos. Há também lojas que vendem objectos tradicionais e produtos de marca.
O melhor de tudo é que, em qualquer um destes passeios, poderá apreciar a maravilhosa arquitetura de Viena, os seus monumentos e palácios característicos, que combinam estilos barrocos e modernos.
6. Deslize pelas muitas pistas de gelo do Wiener Eistraum
janeiro é a altura ideal para desfrutar do Wiener Eistraum, ou o sonho de gelo de Viena. Trata-se de um conjunto de pistas de gelo (grandes, pequenas e com elevação), ligadas entre si por uma série de caminhos. A área total do parque é de 9.500 metros quadrados e a entrada principal fica em frente à Câmara Municipal.
Não importa se não é um patinador experiente, porque pode divertir-se muito em qualquer uma das muitas pistas do Wiener Eistraum.
Desfrutará sempre de uma paisagem de sonho, de um fundo musical animado e do calor e brilho das luzes. Além disso, existe uma bilheteira para o aluguer de patins aquecidos a ar para sua comodidade.
Informações práticas
- Localização: Rathausplatz.
- Preço: um voucher para quatro horas de patinagem para adultos custa cerca de 8 euros, enquanto as crianças pagam cerca de 6 euros. Também é possível alugar patins.
- Horário de abertura: entre as 10h e as 22h.
7. Experimente a vista deslumbrante do Danúbio congelado enquanto este atravessa Viena
Se estiver de visita a Viena em janeiro, é uma boa ideia sair do centro histórico da cidade, pois encontrará alguns cenários naturais maravilhosos que o irão impressionar.
Uma delas é o rio Danúbio, o segundo maior rio do continente europeu e cujo curso coincide com o leste de Viena.
Durante o inverno, a superfície destas águas congela, o que gera uma fina camada de gelo que o impressionará. Pode aproveitar os populares passeios fluviais ao longo das margens do rio para ver de perto a paisagem gelada, os barcos, os cisnes e os patos que por aqui circulam livremente.
8. Desfrute da melhor vista da Viena de inverno a partir de cima
Uma das coisas para fazer em Viena à noite é olhar a cidade de cima, enquanto saboreia um delicioso prato austríaco ou uma bebida quente. Para isso, basta ir à Torre do Danúbio, que é considerada o edifício mais alto de toda a Áustria. O edifício tem 252 metros de altura e um terraço de vidro no topo. Esta área mantê-lo-á protegido dos nevões e da neve, sem limitar a vista panorâmica da cidade.
Além disso, ao subir a Torre do Danúbio, pode ir ao primeiro nível, onde encontrará uma cafetaria. Aí, pode experimentar algumas especialidades de café e acompanhá-las com um bolo ou com deliciosos bolos austríacos. Mas se o que pretende é uma bebida e um prato mais elaborado para o almoço ou jantar, existe um restaurante no primeiro andar.
Uma caraterística especial desta torre é o facto de ambos os andares terem um sistema rotativo baseado num conjunto de eixos. Desta forma, tanto o café como o restaurante rodam a cada 26 minutos, permitindo-lhe variar o seu ângulo de visão sobre a lendária cidade de Viena.
Informações práticas
- Localização: Donauturmplatz 1.
- Horário de abertura: A torre está aberta das 10:00 às 23:30 horas. Note-se que o café e o restaurante fecham algumas horas antes.
9. Beba uma chávena de café vienense com história em qualquer café da cidade
Durante o ano de 1653, os turcos foram banidos de Viena e, aquando da sua partida, deixaram alguns sacos com grãos de café. Foi assim que começaram a preparar esta bebida. Posteriormente, surgiram as primeiras cafetarias que adaptavam a intensidade do café a diferentes paladares, incorporando adoçantes e leite. De facto, desenvolveram uma variedade de café chamada vienense, um expresso com uma generosa camada de natas.
É precisamente esta bebida que irá saborear durante a sua estadia em Viena e poderá obtê-la em qualquer café da cidade. No entanto, se tiver a oportunidade de ir ao Café Central, a experiência será ainda mais agradável. Este café foi o ponto de encontro de grandes intelectuais e tem uma história de pouco mais de 160 anos.
Ao entrar neste popular café, será transportado para o passado, graças à sua arquitetura ornamentada, aos retratos nas paredes, ao design elegante dos seus sofás, mesas e candeeiros. Sem dúvida, uma experiência cultural com sabor a café vienense que não pode perder durante a sua visita.
10. Ir a um spa vienense e aquecer-se enquanto relaxa numa atmosfera de sonho
janeiro em Viena é bastante frio, por isso uma tarde de spa é uma atividade ideal para qualquer turista. Aqui pode entrar numa banheira com um sistema de jactos e desfrutar de uma massagem suave. Além disso, o vapor de ervas da sauna envolverá o seu corpo enquanto o aquece e remove as impurezas dos seus poros.
A grande maioria dos spas em Viena tem uma série de piscinas com temperaturas programáveis. Desta forma, é possível que cada pessoa adapte o calor da água de acordo com as suas necessidades. E se viajou para Viena com crianças, não terá qualquer problema em levá-las consigo, pois algumas instalações têm piscinas e saunas especiais para os mais pequenos.
Basta escolher um dos spas mais populares da capital austríaca. Estes oferecem sessões de massagem, duches a 32°C e deliciosas bebidas quentes (chá e café).
11. Assista ao Baile da Ópera de Viena e desfrute de uma noite de valsa
Viena é conhecida pela sua cultura de dança, pois o compositor austríaco Johann Strauss usou a cidade onde nasceu como montra, através da qual mostrou a valsa ao mundo. Por isso, é tradição que centenas de pessoas se desloquem à cidade em janeiro e fevereiro para assistir aos deslumbrantes bailes que marcam o início do ano.
Se estiver de férias em Viena, não pode perder o Baile da Ópera, que se realiza na Ópera Estatal de Viena. Trata-se de um edifício que combina décadas de história e uma arquitetura elegante.
Assim, não só desfrutará do ritmo do Danúbio Azul de Strauss e dançará sob uma chuva de pétalas de cravos. Também se deslumbrará com os ornamentos e os detalhes arquitectónicos deste edifício, reconhecido mundialmente como o emblema da capital austríaca.
Informações práticas
- Localização: A Opernring 2.
- Preço: cerca de 15 euros se quiser apenas assistir ao ensaio na véspera, sem lugar marcado. Para a noite do baile, o custo é de cerca de 250 euros, embora com jantar seja muito mais elevado.
12. Passar um dia divertido na estância de esqui de Hohe Wand-Wiese
Se visitar a capital austríaca em janeiro, não deve limitar a sua visita à cidade velha. Pode também transformar a sua visita a Viena numa verdadeira aventura desportiva, passando um dia na estância de esqui de Hohe Wand-Wiese.
Trata-se de uma estância de esqui situada nos arredores da cidade, na floresta de Wienerwald. A pista de esqui tem 400 metros de comprimento, um teleférico e um sistema de iluminação fantástico, concebido para que possa apreciar a paisagem durante a noite.
Por exemplo, se decidir esquiar ao longo dos trilhos da estância, pode apreciar as margens do famoso rio Danúbio que, durante o mês de janeiro, tem uma superfície congelada. Mas se preferir andar de tobogã com a sua família e amigos, pode percorrer as encostas do Prater.
O tempo em Viena em janeiro
janeiro em Viena é o mês com menos precipitação e mais neve. A média de precipitação é de cerca de 14 milímetros, enquanto a média de queda de neve é de cerca de 61 milímetros. Além disso, a temperatura varia entre -3°C e 3°C e o sol nasce geralmente mais tarde do que o habitual (7h45).
Para os vienenses, este mês é geralmente um dos mais frios do ano, mas isso não os impede de prosseguir as numerosas actividades turísticas da cidade.
De facto, basta equipar-se com a roupa caraterística de inverno para se manter quente enquanto passeia pelas ruas de Viena em busca de cafés, museus, jardins zoológicos e muito mais.
Turismo em Viena em janeiro
Em janeiro, Viena é menos frequentada por turistas do que no resto do ano. Isto deve-se às baixas temperaturas registadas na cidade durante todo o mês. No entanto, apesar disso, as compras, os locais históricos e os restaurantes não param.
Por outro lado, as ruas de Viena são pouco movimentadas, o que pode ser conveniente para se deslocar à vontade e, porque não, conseguir pechinchas nos mercados de rua. Não deixe de ler o post O que ver e fazer em Viena e planear a sua viagem em pormenor.