Como ir de Viena a Praga
Uma das vantagens da posição geográfica de Viena no velho continente é a sua proximidade de outros destinos muito interessantes para visitar. Destes, poucos se comparam a Praga, a capital da República Checa.
Para ver tudo o que Viena e os seus arredores têm para oferecer, precisará de cerca de 4 dias. Se a sua viagem durar mais tempo, pode considerar fazer uma viagem mais longa e aproveitar para visitar outra cidade que lhe pareça interessante. O meu conselho é que escolha Praga, a capital da República Checa.
Praga fica apenas a cerca de 300 quilómetros de Viena, pelo que é possível ir e voltar no mesmo dia, se organizar bem a sua viagem. A capital checa tem uma série de atracções que são bastante diferentes das da cidade austríaca, o que torna a sua visita duplamente interessante. Para o ajudar a planear a sua viagem, eis as opções de transporte à sua disposição.
1. A melhor maneira de lá chegar: uma excursão organizada
Um dos aspectos a ter em conta ao decidir como ir de Viena a Praga é o conforto, bem como o número de horas que irá passar na capital checa, caso pretenda regressar à cidade austríaca. Tendo em conta estes dois aspectos, não há dúvida de que a opção mais vantajosa é a excursão organizada de Viena a Praga
. Para visitar Praga a partir de Viena, pode reservar uma viagem de um dia num autocarro moderno. Partindo de manhã cedo, terá muito tempo para explorar muitas das atracções da bela capital da República Checa, incluindo o belo centro histórico, a Catedral de S. Vito, a famosa Ponte Carlos e o bairro do castelo.
Todo o passeio é normalmente feito a pé e acompanhado por um guia que explicará a história de cada um dos monumentos por onde passar. Isto garante que aproveita ao máximo o dia antes de regressar a Viena.
Em suma, esta é definitivamente uma das melhores excursões a partir de Viena para tornar a sua viagem numa experiência ainda mais inesquecível.
Informações práticas sobre as excursões
- Preço: a partir de 131 euros.
- Duração total: cerca de 14 horas.
- Porque éque eu gosto desta opção: porque é a opção mais confortável, uma vez que não tem de se preocupar com transportes, horários ou ter de procurar cada monumento em Praga, com a consequente perda de tempo que isso implica. Além disso, a presença de um guia que explica o que se está a ver é um fator a ter em conta.
- Recomendado se: dispõe de vários dias na capital austríaca e quer aproveitá-los para visitar outras cidades próximas igualmente interessantes.
2. Comboio de Viena para Praga, a melhor opção para ir por conta própria
Se preferir viajar por conta própria de Viena para Praga, não encontrará melhor opção do que o comboio (embora este lhe custe mais do que o autocarro). As ligações ferroviárias entre as duas cidades são muito boas e, se quiser, não terá qualquer problema em ir e voltar no mesmo dia.
Há dois tipos de comboio que fazem a viagem: os comboios Regiojet (mais baratos mas menos frequentes) e os comboios ÖBB Railjet (mais caros mas com mais partidas).
A viagem demora normalmente pouco mais de 4 horas e o preço mais comum varia entre cerca de 20 euros, se tiver sorte e encontrar uma boa oferta no Regiojet, e quase 40 euros no ÖBB Railjet, que é mais frequente. Tenha em conta que este preço é por viagem, pelo que terá de adicionar o custo da viagem de regresso com o desconto correspondente para este tipo de bilhete.
Entre as duas companhias encontrará partidas quase de hora a hora. Se tenciona ir e voltar durante o dia, verifique os horários do primeiro comboio de Viena (cerca das 6h39) e do último comboio de regresso de Praga (normalmente cerca das 18h30). No entanto, certifique-se de que reserva um comboio direto, uma vez que existem também alguns comboios com transbordo que demoram um pouco mais.
Os comboios partem da Estação Central de Viena (o nome alemão Wien Hauptbahnhof, ou Wien hbf ou hbf, aparecerá nos sinais). O funcionamento interno do terminal é muito simples e basta seguir as indicações dos vários painéis informativos.
Em Praga, chegará à estação central, chamada Praha hl.n A partir daí, pode ir a pé até ao centro da cidade em menos de 20 minutos, mas também pode apanhar um elétrico.
A melhor maneira de verificar os horários e os preços é consultar o sítio Web dos comboios do país ou o sítio Web da Regiojet. Aí também pode comprar diretamente o seu bilhete. Em alternativa, pode comprá-los na própria estação, mas algumas das ofertas mais baratas não são frequentemente vendidas nas bilheteiras.
Informações práticas sobre as excursões
- Preço: a partir de 15 euros em cada sentido, mas normalmente pagará cerca de 70 euros ida e volta.
- Duração total: A viagem dura pouco mais de 4 horas.
- Porque gosto desta opção: O comboio é um dos meios de transporte mais confortáveis e não tem de se preocupar com o trânsito que o atrasa. Neste caso, a frequência das partidas também é muito conveniente.
- Recomendado se: gosta de viajar de comboio e de ver a paisagem quase tanto como no seu destino.
3. Autocarro entre Viena e Praga, a opção mais económica
O autocarro tem vindo a ganhar terreno nos últimos anos como meio de viajar pela Europa. Uma das razões para isso é o surgimento de empresas que oferecem um ótimo serviço de transporte internacional. No caso da viagem entre Viena e Praga, o autocarro é, sem dúvida, a opção mais económica.
Embora existam várias empresas que cobrem esta rota, recomendo que tente encontrar bilhetes com uma das duas mais importantes: Regiojet ou FlixBus.
A viagem demora cerca de 4 horas e 30 minutos (dependendo do trânsito à entrada e à saída das duas cidades). A frequência é bastante elevada, uma vez que encontrará autocarros que partem aproximadamente a cada 2 horas, desde as 3:20 da manhã até às 23:30.
Embora eu recomende vivamente que, se for de autocarro, considere passar uma noite em Praga, também pode planear uma viagem de regresso no mesmo dia, se sair muito cedo de manhã e aproveitar ao máximo o último minuto.
Em termos de tarifas, o bilhete mais barato custa cerca de 17 euros em cada sentido, tanto a partir da estação de Viena Erdberg como da estação ferroviária principal. A chegada a Praga é na ÚAN Florenc ou na Prague hl. n., dependendo da empresa com que viaja.
Um aspeto muito importante é que estes autocarros são muito confortáveis e têm entretenimento a bordo e WiFi gratuito.
Informações práticas para viajar de autocarro
- Preço: a partir de cerca de 17 € cada viagem
- Duraçãototal da viagem: aproximadamente 4 horas e 30 minutos.
- Porque gosto desta opção: É definitivamente a maneira mais barata de visitar Praga a partir de Viena, para não mencionar que os autocarros são muito confortáveis.
- Recomendado se: Tem um orçamento apertado, mas não quer perder a oportunidade de se aproximar de Praga.
4. Carro próprio ou aluguer de um carro, uma escolha com vantagens e desvantagens
A proximidade das duas capitais faz com que viajar de carro seja uma opção a considerar se estiver a percorrer esta parte da Europa no seu próprio carro. Também é possível alugar um carro para fazer a viagem. No entanto, na minha opinião, a elevada frequência de autocarros e comboios, bem como de circuitos organizados, torna esta opção menos interessante do que noutros locais.
A principal vantagem do automóvel é, naturalmente, a liberdade de horários que oferece. A duração da viagem não costuma ser inferior a 3 horas e 45 minutos, embora corra o risco de se atrasar quando entra numa cidade desconhecida como Praga e tem de encontrar um parque de estacionamento não muito longe do centro.
O aluguer de automóveis na Áustria não é particularmente barato. Com um pouco de sorte, conseguirá encontrar um dia de aluguer a partir de 50 euros, mais a vinheta de transporte obrigatória de 10 euros para se deslocar nas estradas.
É bem possível que também tenha de pagar um extra para atravessar a fronteira. Embora nem todas as empresas cobrem por isso, é importante informá-las da sua intenção quando aluga o carro.
Algumas das empresas onde pode alugar um carro são as seguintes
- Greenmotion: tem ofertas interessantes a partir de 50 euros, embora apenas com levantamento e entrega no aeroporto.
- Surprice Car Rental: a partir de cerca de 74 euros por dia, também no aeroporto.
- Sixt: até 135 euros por dia, embora possa levantar o carro no centro de Viena.
Informações práticas para a condução
-
Preço: a partir de 50 euros + gasolina + vinheta rodoviária + taxa de passagem da fronteira.
-
Tempo total: cerca de 3 horas e 45 minutos.
-
Porque é que eu gosto desta opção: A liberdade de viajar à hora que quiser e de parar em qualquer sítio que lhe chame a atenção.
-
Recomendado se: quiser fazer a viagem entre Viena e Praga de uma forma mais descontraída e com a possibilidade de fazer pequenas paragens em locais interessantes.
5. O avião: rápido mas inconveniente
A última opção para ir de Viena a Praga é de avião, nomeadamente a Austrian Airlines. Apesar de o voo demorar apenas cerca de 50 minutos, não me parece que valha a pena, tanto em termos de preço como porque existem alternativas muito melhores.
Apesar da curta duração da viagem, há que acrescentar o transfer de e para o aeroporto e o tempo de chegada antes do embarque. No final, será mais ou menos o mesmo que se fosse de comboio ou autocarro.
Por outro lado, será difícil encontrar bilhetes por menos de 95 euros em cada sentido, pelo que no final (contando com o custo de deslocação para os aeroportos) é fácil pagar mais de 200 euros se quiser ir e voltar.
Informações práticas para viajar de avião
- Preço: a partir de 95 euros em cada sentido.
- Tempo total: O voo demora apenas cerca de 50 minutos.
- Porque é que eu gosto desta opção: É uma forma muito rápida de chegar a Praga a partir de Viena, mas as desvantagens superam as vantagens.
- Recomendado se: Na minha opinião, pode ser uma alternativa válida se estiver a passar vários dias em Praga.
Resumo das diferentes opções para ir de Lisboa a Sintra
- Excursões
- A partir de 131 € + taxas de entrada
- Vantagens: visita guiada, transporte incluído e visita a vários sítios
- Desvantagens: poucas horas na cidade
- Comboio
- Ofertas a partir de 15 € em cada sentido (40 € bilhete normal) + bilhetes
- Vantagens: conforto e deslocação para o centro da cidade
- Desvantagens: viagem longa se quiser regressar no mesmo dia
- Autocarro
- Cerca de 17 euros por trajeto
- Vantagens: veículos muito confortáveis
- Desvantagens: Demora um pouco mais do que o comboio
- Automóvel
- Combustível + vinheta (carro de aluguer a partir de 50 € por dia)
- Vantagens: flexibilidade para parar em qualquer sítio
- Desvantagens: normalmente mais caro do que as outras opções
- Avião
- A partir de cerca de 95 euros em cada sentido
- Vantagens: tempo de voo curto
- Desvantagens: o preço e o facto de ter de se deslocar ao aeroporto.
Um breve resumo de Praga
Quando chegares a Praga, vais querer aproveitar ao máximo o teu tempo. Se fizer uma visita guiada, irá diretamente para os locais mais interessantes e, se for por conta própria, terá de descobrir primeiro onde estão. Independentemente da opção que escolher, é sempre uma boa ideia ter alguma ideia do que ver em Praga antes de chegar. Aqui está um breve resumo dos pontos turísticos mais interessantes, embora haja realmente muitos outros lugares que valem a pena visitar:
- Ponte Carlos: sem dúvida, a formidável Ponte Carlos é um dos símbolos da cidade.
é um dos símbolos da cidade. Liga o centro histórico ao interessante bairro de Malá Strana.
e a Catedral de São Vito: um dos pontos turísticos obrigatórios de Praga.
- Beco Dourado: no interior do bairro do castelo encontra-se esta pequena rua cheia de encanto.
- Relógio Astronómico: outro dos emblemas da cidade. Sem dúvida, este relógio é uma verdadeira obra de arte.
- Bairro Judeu: dentro do Bairro Judeu pode visitar 6 sinagogas e o muito interessante Cemitério Judeu.
- Praça da Cidade Velha: toda a praça é espetacular, começando com a Igreja de Nossa Senhora de Týn e continuando com a Câmara Municipal.
e a Câmara Municipal. É também o melhor sítio para descobrir as ruas do centro da cidade.