10 coisas para ver e fazer em Bruxelas em agosto
Visitar Bruxelas em agosto é uma ideia fabulosa. A cidade está repleta de actividades divertidas ao ar livre. Aqui estão todos os pormenores que precisa de saber sobre a sua visita.
O mês de agosto em Bruxelas é o mês mais quente e o mais movimentado para os turistas. Os turistas internacionais aproveitam o bom tempo e o ambiente estival para visitar a cidade, mas os mesmos turistas belgas também decidem fazer viagens domésticas, por exemplo, para visitar duas das mais famosas e belas cidades do país, Bruges e Gante, que pode reservar aqui. Muitos deles são mobilizados pelo grande número de eventos que se realizam por toda a Bélgica.
Bruxelas mantém um ambiente de festa constante durante todo o mês, com exposições, concertos, festivais e espectáculos para todos os gostos. Se ainda não sabe o que ver e fazer em Bruxelas em agosto, aqui tem um post com toda a informação.
1. Desfrute do festival mais original: o Festival do Tapete de Flores
O Tapete de Flores é uma das maiores tradições de Bruxelas. A primeira vez que o evento se realizou foi em 1971 e, desde então, todos os anos em agosto é criada esta enorme tapeçaria floral que é um verdadeiro espetáculo. É certamente uma das melhores coisas para ver no centro de Bruxelas durante este mês.
Pode parecer muito trabalhoso, mas o tapete é montado na Grand Place em apenas 4 horas. A flor de eleição é sempre a begónia, que é trazida especialmente da cidade de Gand. O desenho muda todos os anos de acordo com diferentes inspirações e é um espetáculo de luz e cor.
Esta obra de arte dura apenas 3 dias na praça e o acesso ao tapete é gratuito. Se quiser ter uma vista mais privilegiada, são vendidos bilhetes para a varanda da Câmara Municipal de Bruxelas, onde pode ver esta incrível criação de uma perspetiva mais alargada.
2. Relaxar nas praias
As praias de Bruxelas não são aquelas com águas cristalinas e areia branca e fina. Mas no calor de agosto, muitos turistas aproveitam para dar um mergulho no mar ao largo da costa belga.
Recomendo passar uma tarde à beira-mar, sobretudo ao pôr do sol. Pode assistir ao pôr do sol enquanto saboreia uma autêntica cerveja belga e um pote de mexilhões frescos.
Se quiser dar um mergulho nas águas belgas, pode lá chegar facilmente a partir da cidade, pois as ligações de elétrico são muito convenientes. Algumas cidades estão também muito bem ligadas por comboio, o que lhe permite poupar ainda mais tempo. Aqui está uma lista das melhores opções ao longo dos seus 68 quilómetros de costa.
Praia de Ostende
Uma das mais famosas e onde se podem encontrar muitos bunkers, muros e vedações da Guerra Mundial. O seu encanto particular deve-se às grandes dunas de areia. É uma das praias mais procuradas pelos surfistas.
Praia de Knokke-Heist
Esta praia caracteriza-se por um padrão mais elevado, uma vez que está rodeada de casas de luxo. Situa-se mesmo ao lado do parque natural de Zwin, onde se pode encontrar uma grande variedade de flora e fauna.
Praias de De Haan e Blankenberge
Esta é, sem dúvida, a minha preferida. A água é a mais límpida e a areia é a mais macia, em comparação com as anteriores da lista. A oferta gastronómica é variada e a preços razoáveis.
3. Desfrute das melhores esplanadas de Bruxelas
O mês de agosto em Bruxelas presta-se a passar o máximo de tempo possível ao ar livre. Quer seja para almoçar ou para beber uma cerveja, queremos fazê-lo com uma boa vista e em locais confortáveis.
Se é como eu e gosta de aproveitar o verão, não se contente com locais fechados e tome nota destes locais com as melhores esplanadas da cidade. Outra óptima opção que sugiro é conhecer os bares mais famosos da cidade contratando um pub crawl em Bruxelas, que o guiará pelos melhores.
Terraço do MIM
O Museu de Instrumentos Musicais é um dos museus mais famosos de Bruxelas. De facto, o seu estilo Art Nouveau deslumbra todos os que passam pela sua fachada. Mas não é apenas a sua arquitetura, o telhado deste edifício está a tornar-se muito popular devido ao seu terraço e à vista panorâmica dos telhados da cidade que podemos desfrutar a partir daí.
- Onde: Rue Montagne de la Cour 2, 1000 Bruxelles, Bélgica
Café Merlo
O Café Merlo é um grande bar com vários pormenores que o tornam obrigatório na sua visita a Bruxelas. A sua fachada em madeira e o seu interior moderno criam um contraste que atrai todos os visitantes da zona.
- Onde: Quai aux Briques 80, 1000 Bruxelas, Bélgica
Café Le Fontainas
Este delicado café é um sítio especial para aproveitar os dias de calor. O Café Le Fontainas tem um grande terraço com cadeiras e mesas, e um ambiente calmo e agradável.
Deve o seu nome à fonte em frente ao café, que se chama "La Fontaine Saint-Jacques", em referência ao bairro de Saint Jacques.
- Onde: Rue du Marché au Charbon Kolenmarkt 91, 1000 Bruxelas, Bélgica
Le Plattesteen
Este lugar é um popular jardim de cerveja para os habitantes locais na cidade de Bruxelas. Le Plattesteen tem um terraço que está praticamente cheio durante todo o dia, mas tem uma atmosfera incomparável se tiver a sorte de conseguir uma mesa.
- Onde: Rue du Marché au Charbon 41.
Jardins Suspensos
Este edifício só está aberto durante a época de verão, por isso agosto é a altura ideal para uma visita. Este terraço está cheio de guarda-chuvas e cadeiras extremamente confortáveis para o fazer sentir como se estivesse de férias e desfrutar do melhor menu de tapas.
- Onde: Rue du Marché aux Poulets 7, 1000 Bruxelles, Bélgica
4. Faça uma viagem a Bruges e desfrute do Klinkers
Nos primeiros dias de agosto, o Festival de Música Klinkers tem lugar na cidade de Bruges, a apenas 1 hora de Bruxelas.
O objetivo deste evento é trazer ao palco artistas de todo o mundo, relacionados com os ritmos tradicionais de diferentes culturas, como o flamenco, o fado, a rumba ou a salsa cubana.
Este grande evento tem lugar em diferentes locais especiais na cidade de Bruges: em frente às fachadas da Câmara Municipal, na épica Praça Burg, no Museu Gruthuse e no Astridpark.
5. Refresque-se com uma cerveja nas melhores cervejarias de Bruxelas
Na Bélgica, a cerveja é chamada o ouro amarelo e é uma parte importante da sua cultura geral e gastronómica. Uma viagem à cidade sem provar as melhores cervejas é, de facto, uma viagem incompleta. Mas é preciso saber onde ir, consoante o que se prefere e o que se procura.
Quer sejam de renome internacional ou tenham mantido o seu encanto original, as diferentes opções de cervejarias são variadas.
Delirium Tremens
Falar de cerveja em Bruxelas é falar da Delirium Tremens, pois é a cervejaria por excelência de toda a cidade. Abriu em 2003 e um ano depois já estava no Livro dos Recordes do Guinness por ter o menu de cerveja mais extenso do mundo.
Não hesite em ir pelo menos uma vez durante a sua visita à cidade. Mas lembre-se de que eles oferecem 2.500 variedades diferentes. A cervejaria caracterizada pelo elefante cor-de-rosa também está à sua espera para dar a sua opinião.
- Onde: Impasse de la Fidélité 4, 1000 Bruxelas
Cantillon
As portas amarelas que separam Cantillon do mundo são as portas de um mundo desconhecido mas atrativo. É a cervejaria mais famosa de Bruxelas e os conhecedores desta bebida atrevem-se a considerá-la uma das melhores do mundo.
Para além da degustação de cerveja, pode também optar por uma visita guiada onde visitará diferentes salas relacionadas com as diferentes fases do processo de fabrico da cerveja. A visita inclui as caldeiras, o celeiro, o armazém de barris e a adega.
- Onde: Rue Gheude 56, 1070 Bruxelas
Moeder Lambic
Moeder Lambic é o berço mundial da cerveja artesanal. Não só pode optar pelas maravilhas belgas, como também pode provar cervejas de todos os países que possa imaginar.
Para além de apreciar a cerveja da sua escolha, esta cervejaria organiza actividades, workshops e provas especiais para grupos específicos, o que é mais um passo na cultura da cerveja.
- Onde: Fontainas Plein 8, 1000 Bruxelas
6. Ouvir a melhor música no Festival de verão de Bruxelas
O Festival de verão de Bruxelas tornou-se o evento musical do verão por excelência. Também conhecido como BSF, é um grande festival de música pop que reúne uma grande variedade de talentos do hip-hop, eletrónica, techno e muito mais.
Organizado pela primeira vez em 2002, apresenta artistas belgas e internacionais no coração da cidade. Existem vouchers para dias ou para todo o festival, mas em ambos os casos recomendo que reserve os seus bilhetes com antecedência, pois esgotam rapidamente.
Se visitar Bruxelas em agosto, pode assistir a este festival que tem quatro palcos espalhados pela zona dos museus, um património cultural reconhecido da capital. Enquanto dança e aprecia a música, terá uma vista do Palácio Real ou da Biblioteca Real. Um evento que não esquecerá durante a sua visita à cidade. Se se interessa por música, pode também visitar o Museu dos Instrumentos Musicais, para o qual pode reservar os seus bilhetes com antecedência.
7. Continue as celebrações no Festival Boombal
O Boombal Festival é um evento que oferece o melhor da música de dança folclórica da Europa e é o festival de dança folclórica mais popular da Bélgica. Durante os 4 dias do festival, é apresentada música tradicional escrita pelos melhores cantores e compositores locais da Bélgica.
Este evento é considerado uma referência para todos os que fazem parte do mundo da música folclórica. Para além da música, o cenário torna-se perfeito com todas as luzes e fogueiras que são montadas nesta altura do ano. Por isso, não hesite em comprar o seu bilhete e partilhar esta festa com quem quiser durante a sua estadia em Bruxelas.
8. Descobrir novas músicas no festival Pukkelpop
O Pukkelpop é um festival de música alternativa que dura 4 dias inteiros. Este evento é conhecido mundialmente como o pioneiro da moda dos festivais de música e tem crescido tanto todos os anos que é atualmente um dos mais populares na Bélgica.
Para assistir ao festival, deve dirigir-se a Hasselt-Kiewit, a cerca de 1 hora da cidade de Bruxelas. Aconselho-o a fazer parte destas datas especiais na sua visita à cidade em agosto e a desfrutar da vasta gama de música alternativa, conhecida pelo seu carácter progressivo e contemporâneo.
9. Continuar a dançar no Festival Dranouter
No primeiro fim de semana de agosto, a aldeia de Dranouter fica consideravelmente cheia, uma vez que o Festival de Dranouter é frequentado por cerca de 80.000 pessoas todos os anos. Durante o festival, grandes artistas actuam no maior festival de música folclórica e eletrónica do seu género na Europa.
Dranouter é um festival folclórico de quatro dias que tem vindo a crescer em popularidade desde a década de 1980. A caraterística especial desta experiência é o facto de poder acampar em 3 locais perfeitamente montados no recinto do festival, para que possa mergulhar totalmente neste festival animado e divertido.
10. Fazer um cruzeiro pelos canais da cidade
Chegando ao último lugar desta lista, recomendo um passeio de barco nos canais de Bruxelas. Esta cidade é um ótimo lugar para entrar num barco e fazer um passeio turístico a partir do rio.
Não perca a oportunidade de passear tranquilamente entre fachadas de tijolo e belas pontes a partir do conforto do barco. É também uma boa forma de enfrentar os dias de calor, uma vez que a temperatura que sentimos nos canais é muito mais fresca.
Os passeios de barco podem ser escolhidos isoladamente ou como parte de um passeio que inclua outras atracções. Recomendo que consulte as diferentes opções de acordo com as suas preferências para escolher o passeio que mais lhe convém.
Temperaturas em agosto
agosto é o mês mais quente do ano em Bruxelas. As temperaturas máximas diárias rondam os 23°C e raramente descem abaixo dos 17°C ou ultrapassam os 29°C.
Embora possa usar a sua blusa de manga curta durante a sua visita à cidade, não terá demasiado calor. O tempo não o impedirá de desfrutar do verão, mas poderá passear pelas ruas ou assistir a eventos ao ar livre.
Lembre-se de levar sempre roupa quente para a noite, pois a temperatura desce consideravelmente, mas não se esqueça do fato de banho para um bom dia de praia ao sol.