10 coisas para ver e fazer em Bruxelas no verão
Bruxelas é uma cidade maravilhosa com temperaturas de verão agradáveis. O calor nunca se torna opressivo, o que faz com que seja o clima perfeito para passear pela cidade e desfrutar de actividades ao ar livre.
Se está a planear visitar Bruxelas no verão, desfrutará de um lado muito diferente do inverno. Se a cidade já é muito animada e cheia de actividades, nesta estação do ano também poderá desfrutar dos seus espaços ao ar livre e dos seus dias amenos.
Para além de preparar o seu roteiro dos pontos turísticos mais importantes para ver em Bruxelas, recomendo que dê uma vista de olhos às 10 ideias de coisas para fazer na capital belga durante a época de verão.
1. Fazer uma "Rota da Banda Desenhada
Os dias de verão são ideais para passear pela cidade. Ainda mais se a cidade for Bruxelas, cheia de tesouros e recantos a descobrir. Os murais de banda desenhada fazem parte da paisagem urbana da cidade e existem cerca de 60 frescos escondidos no centro da cidade. Um ótimo plano para o seu itinerário de verão é encontrar cada um deles e tirar uma fotografia.
Pode encontrar os mapas com a localização dos frescos no sítio Web da cidade de Bruxelas, descarregá-los para o seu telemóvel e começar a sua aventura. Se preferir, pode também comprar o mapa nos postos de turismo por cerca de 2,5 euros. Está pronto para jogar?
2. Descobrir Bruxelas de bicicleta
Se está à procura de uma forma alternativa de explorar Bruxelas, andar de bicicleta em Bruxelas pode ser divertido e uma óptima maneira de incluir exercício nas suas férias. Bruxelas é uma capital muito bem preparada para os ciclistas, pelo que é muito cómodo deslocar-se de bicicleta.
Pode optar por alugar uma bicicleta ou simplesmente utilizar o sistema de bicicletas da cidade. Consulte as diferentes sugestões de percursos em Bruxelas e escolha a zona da cidade que mais lhe interessa.
3. Subir ao Atomium
Embora possa visitar o Atomium durante todo o ano, nos meses de verão pode desfrutar da vista a partir da esfera superior. A subida ao Atomium é uma atividade a não perder durante a sua visita a Bruxelas.
OAtomium é o monumento mais famoso da cidade e o símbolo da Bélgica. Foi inaugurado há 60 anos e, em vez de passar de moda, cada vez mais pessoas querem visitá-lo.
Não hesite em comprar os seus bilhetes para o Atomium com antecedência, pois muitos turistas visitam-no todos os dias.
4. Visitar o mais belo Rooftop de Bruxelas
O verão é curto mas intenso em Bruxelas, e é a oportunidade perfeita para desfrutar dos telhados ao ar livre da cidade. Noutras alturas do ano, congelaria, mas tem a sorte de poder saborear um cocktail ou, se preferir, reservar uma degustação de cerveja, enquanto contempla estas vistas fantásticas a partir dos terraços mais altos de Bruxelas. Não deixe passar esta oportunidade! Eis uma lista dos terraços mais recomendados.
-
Perché Rooftop Bar: este bar está situado no último andar do Hotel Jam, com uma vista fantástica. O Perché Rooftop Bar é conhecido pela sua decoração moderna, bom ambiente, excelente música e menu variado. Está aberto diariamente das 15:00 às 22:00 e a sua localização é: Chaussée de Charleroi 132, 1060 Bruxelas.
-
Jardin Rooftop: aqui encontrará um local perfeito para terminar um dia de turismo, muito perto do centro histórico. O Jardin Rooftop é um enorme terraço com vistas incríveis, onde pode encontrar uma grande variedade de cervejas, cocktails e vinhos. E para o almoço, pode desfrutar das suas mesas de queijos, carnes frias, hambúrgueres... Aberto todos os dias das 12hs às 22hs e a sua localização é: Rue du Marché aux Poulets 7, 1000 Bruxelles.
-
Boho Rooftop Bar: se lhe apetecer desfrutar de cocktails, música e slow food, visite o terraço do NH Collection Brussels. Aqui encontrará o Boho Rooftop Bar com uma fantástica vista panorâmica do horizonte de Bruxelas. Aberto apenas em junho, das 19h00 à meia-noite.
e a sua localização é Boulevard Adolphe Max 7, 1000 Bruxelas.
-
Secret Rooftop by Warwick: se o seu dia em Bruxelas terminar perto do Grande Palácio, encontrar-se-á a poucos metros do Hotel Warwick. A partir do terraço do SecretRooftop pode assistir ao pôr do sol enquanto saboreia os melhores cocktails. Está aberto de terça-feira a sábado, das 16h00 às 22h00, e a sua localização é Rue Duquesnoy 5, 1000 Bruxelas.
-
Albert Summer Rooftop: O Albert Summer Rooftop está situado no telhado do Museu KBR, com vista direta para o Mont des Arts, um verdadeiro privilégio na cidade de Bruxelas. Está aberto das 12hs às 19hs e a sua localização é: Place du Musée 1, 1000 Bruxelas.
5. Passear pelos melhores parques de Bruxelas
Bruxelas é uma das cidades europeias com mais espaços verdes por habitante e, no verão, é o local ideal para relaxar depois de um dia intenso de turismo. Eis uma seleção dos parques mais valiosos de Bruxelas, seja pela beleza dos seus espaços verdes, pelos seus monumentos ou pelas suas áreas de lazer. Aqui estão eles!
-
Jardim da Abadia de Cambre: se quiser dar um passeio romântico ou apenas desejar um pouco de paz, visitar estes belos jardins pode ser uma óptima ideia. Com uma fantástica abadia cisterciense no seu interior, são o local perfeito para relaxar, especialmente ao pôr do sol. Localização: Rue du Monastère 1 1050 Ixelles.
-
Jardim Botânico: O Jardim Botânico de Bruxelas mistura estilos de design de diferentes origens, criando um espaço verde urbano exemplar com uma grande variedade de árvores e plantas. Localização: Rue Royale 2361210 Saint-Josse-Ten-Noode.
-
Jardim da Florista: neste jardim, para além de desfrutar de um espaço verde muito especial, terá também uma vista panorâmica sobre a cidade de Bruxelas. Um estímulo para todos os sentidos. Localização: Rue Jean Sobieski- Avenue des Robiniers 1020 Laeken.
-
Parque Cinquantenaire: foi inaugurado em 1880, no aniversário da independência da Bélgica, e no seu interior encontrará diferentes museus, como o Autoworld, para o qual pode reservar os seus bilhetes com antecedência, o Museu de História Militar, o Museu de Arte e História, para o qual também pode comprar os seus bilhetes agora, e o Pavilhão das Paixões Humanas. Localização: Parc du Cinquantenaire 1000 Bruxelas.
-
Parque Leopold: encontrará a Biblioteca Solvay, o Museu de Ciências Naturais e a Casa da História Europeia. No interior, encontra-se o café Grand Central, com um terraço muito cómodo para passar a tarde. Localização: Rue Belliard 1040 Etterbeek.
-
Parc la Sauvagère: Este parque não é apenas conhecido pela beleza dos seus espaços verdes, mas também porque pode encontrar um pequeno lago com cisnes, muitos baloiços, um recinto com pássaros e outros animais de quinta. É muito pitoresco e as crianças adoram visitá-lo. Localização: Avenue de la Chênaie 83 1180 Uccle.
6. Fazer compras nos mercados ao ar livre
Nos dias de verão, não nos apetece ficar fechados e os mercados de Bruxelas tornam-se uma opção muito atractiva para passar a manhã ou a tarde, para ver produtos de todas as categorias e para levar alguma coisa como recordação ou para comer em viagem.
Não só encontrará fruta colorida, produtos de padaria frescos e produtos vindos diretamente das quintas, como também desfrutará da atmosfera cinematográfica, pois a azáfama e a dinâmica entre comerciantes e compradores é quase como um filme a que se pode assistir em qualquer altura.
Se está a pensar seguir o meu conselho, eis uma lista dos que considero serem os melhores mercados ao ar livre de Bruxelas.
Stockel
Este mercado é especializado em frutas, legumes, carne ou peixe. Mas o que o torna especial e muito animado é a variedade de flores oferecidas, que o farão sentir como se estivesse em plena primavera.
- Dias: terça, quinta e sábado.
- Localização: Pl. Dumon, 1150 Woluwe-Saint-Pierre, Bélgica.
Gare du Midi
Este mercado é considerado um dos maiores da Europa. E não é de admirar, uma vez que se pode encontrar absolutamente tudo nas suas bancas. E quando digo tudo, refiro-me a especiarias de África, produtos de charcutaria e roupas, entre outras coisas.
- Dias: domingos
- Localização: Avenue Fonsny, 1000 Bruxelas, Bélgica.
Chatelaine
Este mercado é mais pequeno e não tão popular como os restantes da lista, mas os seus produtos caseiros e de pequenos produtores são uma verdadeira delícia de experimentar. Recomendo os queijos ou os seus biscoitos cozidos, muito saborosos, e o que todos os que o visitam procuram.
- Dias: quartas-feiras à tarde
- Localização: Avenue Fonsny, 1000 Bruxelas, Bélgica.
Praça do Jeu de Balle
Se quiser encontrar algo mais exótico nos mercados, aqui fica uma recomendação. A feira da ladra belga é muito famosa e pode ser o local onde encontrará aquele tesouro que está à sua espera.
É conhecida por todos como o mercado antigo e as suas mais de 300 bancas oferecem uma grande variedade de objectos, mobiliário, têxteis e acessórios. Tornou-se também uma paragem turística para os amantes de artigos vintage e em segunda mão.
- Dias: de segunda-feira a domingo
- Localização: Place du Jeu de Balle, 1000 Bruxelas, Bélgica.
7. Reservar um cruzeiro no canal em Bruxelas
Existe um serviço de transporte público que permite fazer um cruzeiro ao longo dos canais do rio Sena e ver a cidade de um ângulo e perspetiva diferentes. O Waterbus permite-lhe escolher entre vários percursos, em função da zona da cidade que deseja explorar e do tempo de que dispõe, evidentemente.
Recomendo que faça o seu passeio de manhã ou ao pôr do sol. Os passeios duram 2 horas e poderá desfrutar do verão de Bruxelas no seu melhor.
8. Fuja do calor na piscina da cidade
Flow é o nome da piscina temporária ao ar livre da cidade de Bruxelas. No verão, todos querem enfrentar as altas temperaturas e poder visitar uma piscina é uma opção muito atractiva.
Não hesite em preparar o seu fato de banho e desfrutar desta bela piscina de 17 metros de comprimento, mesmo ao lado do canal em Anderlecht, perto da ponte Pierre Marchant.
9. Venha ao Mont Des Arts para ver o pôr do sol
A colina estrela da cidade de Bruxelas, o Mont des Arts, oferece-lhe uma vista panorâmica de todo o centro da cidade. É um local muito popular ao pôr do sol, pois todos querem ver este cartão postal único.
Encontrará também o famoso bar Coucou Brussels, onde poderá desfrutar das suas espreguiçadeiras e de um menu perfeito para esta hora do dia com diferentes cocktails de assinatura. Parece bom, não é?
10. Desfrute dos concertos no Jardim dos Cidadãos
O Parlamento Europeu organiza todos os anos estes concertos de verão. O evento conta com a participação de todos os tipos de artistas para incentivar a utilização de espaços públicos ao ar livre e divulgar a música. Podem ouvir-se desde cantores como Mischa Maisky a talentos emergentes como Elen Shahinans. Todos são bem-vindos com o mesmo objetivo: apreciar a arte.
De segunda a sexta-feira, às 13 horas, haverá concertos de música clássica, ópera e jazz. Lembre-se que não pode reservar o seu lugar, mas o número de participantes é limitado, por isso chegue cedo.
Temperaturas de verão em Bruxelas
Viajar para Bruxelas no verão é uma opção muito boa, pois as temperaturas são amenas e não costumam ultrapassar os 20 graus Celsius. De facto, as temperaturas máximas diárias rondam os 21 °C e raramente descem abaixo dos 14 °C ou ultrapassam os 29 °C. Um verdadeiro prazer para quem deseja passar férias na cidade.
Mas lembre-se de ter sempre um guarda-chuva à mão. Em Bruxelas, praticamente todos os meses têm a sua quota-parte de chuva, e no verão é ainda mais intensa.