10 coisas para ver e fazer no centro de Bruxelas

A capital da Bélgica, um dos países com o melhor índice de qualidade de vida e famosa pela sua tradição de chocolates, cervejas e carnes curadas. Eis o que pode fazer no coração da cidade.

Carolina Morales

Carolina Morales

leitura de 8 minutos

10 coisas para ver e fazer no centro de Bruxelas

Parque Cinquantenaire, Bruxelas | ©Paul Deetman

Edifícios elegantes, praças majestosas, palácios, parques, jardins e museus para visitar são apenas algumas das coisas para ver e fazer em Bruxelas. Convido-o a explorar a cidade que também é conhecida como a capital da União Europeia, uma vez que aqui se concentram as sedes da maioria das instituições da UE.

Para tirar o máximo partido desta cidade, vou misturar nesta lista o passado e a modernidade em cada um dos seus recantos. Sem mais delongas, vamos começar o passeio pelas atracções mais populares no coração de Bruxelas.

1. Visitar a praça mais bonita do mundo

Grand Place à noite| ©Dimitris Kamaras
Grand Place à noite| ©Dimitris Kamaras

A Grand Place é famosa por albergar alguns dos palácios e monumentos mais emblemáticos de toda a cidade, uma área que o aproximará da descoberta da rica história da capital. Está incluída na maioria das visitas guiadas a Bruxelas, às quais recomendo que se junte. Contém monumentos como:

  • A Câmara Municipal, considerada uma joia arquitetónica e a mais antiga que encontrará na Praça.
  • A Casa do Rei, conhecida como "Maison du Roi", foi durante muitos anos o local de residência da monarquia reinante.
  • O Museu da Cidade.

Esta é uma zona onde também se pode desfrutar de uma grande variedade de ofertas gastronómicas e comerciais. Por exemplo, é o local ideal para visitar algumas das melhores cervejarias de Bruxelas e percorrer as mais famosas lojas de chocolates, bolos e outras iguarias belgas.

Reservar uma visita guiada a Bruxelas

2. Passeio pelo Parque Real

Parque de Bruxelas| ©Nico
Parque de Bruxelas| ©Nico

Também conhecido por Parc de Bruxelles, é um dos locais preferidos dos habitantes locais para passar tardes preguiçosas no centro da cidade. É famoso pelas suas actividades abertas ao público no verão ou no inverno, perfeito para passeios de lazer, adornado com fontes, monumentos e jardins.

Na minha opinião, é um dos lugares ideais para incluir na sua agenda se visitar Bruxelas no verão e nos seus arredores estão localizados outros lugares interessantes, como alguns dos melhores museus que tem de ver em Bruxelas.

  • O Museu Real de Belas Artes
  • Ou o curioso Museu de Instrumentos Musicais: num dos mais famosos edifícios de Arte Nova, alberga uma extensa coleção de mais de 1.000 instrumentos musicais de todas as épocas. Ao entrar, são-lhe dados auscultadores que reproduzem automaticamente o som de cada instrumento.

Reservar bilhetes para o Museu dos Instrumentos de Bruxelas

3. Percorrer a Rota da Banda Desenhada

No interior do Museu da Banda Desenhada| ©Yann Gar
No interior do Museu da Banda Desenhada| ©Yann Gar

A Bélgica tem uma grande tradição de "banda desenhada", sendo o país com mais autores de banda desenhada por metro quadrado. Tintin, Os Smurfs, Lucky Luke? Todos eles têm as suas origens neste país. Por isso, se é um amante desta arte, vai estar no seu elemento, podendo

  • Visitar o Museu da Banda Desenhada: oferece exposições temporárias e permanentes que levam os visitantes a descobrir as inúmeras facetas da banda desenhada. Encontrará esboços originais, documentos inéditos, reconstruções em 3D das personagens e jogos interactivos que o farão passar um momento fantástico, independentemente da sua idade.
  • Faça o tour da banda desenhada: ficará a conhecer a história da banda desenhada franco-belga e todos os murais, arte urbana e lojas dedicadas a esta forma de arte. Em Bruxelas, existem murais verdadeiramente gigantescos sobre muitas das personagens mais queridas pelos leitores.
  • Participe no Jogo de Exploração da Terra da Banda Desenhada: está disposto a seguir as pistas para descobrir como a Bélgica se tornou a capital da banda desenhada? Com este passeio, pode aprender sobre a história de uma forma mais lúdica e divertida, fazendo diferentes desafios pela cidade.

Reservar a visita guiada de banda desenhada em Bruxelas

4. Descobrir o homenzinho que faz chichi

A estátua do Manneken Pis| ©Myrabella
A estátua do Manneken Pis| ©Myrabella

Desde que foi colocado na parte antiga da capital belga, em 1388, entre as ruas L'Etuve e Chene, o Manneken Pis é um dos símbolos mais queridos e representativos da cidade.

A estatueta de um rapaz nu a urinar na bacia de uma fonte tornou-se famosa por representar o espírito liberal e independente dos seus habitantes. A figura original era feita de pedra e, devido à sua originalidade, foi roubada em várias ocasiões, até que em 1619 foi substituída por uma de cobre que permanece até hoje.

Em ocasiões especiais, e de acordo com os aniversários importantes do país, é tradicional disfarçar a estátua. Atualmente, o guarda-roupa do engraçado homenzinho tem mais de 800 fatos que estão guardados no Musée de la Ville de Bruxelles, situado na Casa do Rei.

Conhece o seu pequeno amigo?

Também gostará de saber que este objeto particular da geografia de Bruxelas também tem uma versão feminina menos conhecida. Na direção oposta, perto de um pequeno beco chamado Impasse de la Fidélité, encontrará Jeanneke Pis.

Esta estatueta, que representa uma rapariga de cócoras a urinar com um gesto zombeteiro, foi criada em 1987 a pedido do proprietário de um restaurante da zona. Atualmente, é um pouco mais conhecida, embora menos do que a sua companheira, mas ambas estão incluídas na maioria das visitas guiadas a Bruxelas.

Reservar uma visita privada a Bruxelas

5. Experimente as noites de Delirium

Na fábrica de cerveja Delirium| ©Alex L
Na fábrica de cerveja Delirium| ©Alex L

Um plano impossível de perder é visitar uma das melhores cervejarias de Bruxelas. Uma das minhas recomendações no centro da cidade é o Delirium Cafe, um local com reputação mundial por ter 2004 variedades de cerveja de todo o mundo, incluindo algumas peculiares como as cervejas de chocolate, banana e côco, e por ostentar uma lista no Livro de Recordes do Guinness.

Para além da cerveja, este bar oferece café, uma prova especial de gin e outras bebidas como whisky, tequila e vodka, que pode acompanhar com uma coleção selecionada de petiscos com os melhores queijos e enchidos artesanais da cidade. O café tem barmen e empregados simpáticos que o podem orientar na sua decisão.

Embora possa encontrar muitos bares de cerveja artesanal em Bruxelas, quero dizer-lhe que pode ir a provas de cerveja se for um amante da bebida mais tradicional que a humanidade tem. Recomendo-o vivamente.

Reservar uma prova de cerveja em Bruxelas

6. Mime a sua alma na rota do chocolate

Visitar lojas de chocolate como a Godiva| ©Marina S
Visitar lojas de chocolate como a Godiva| ©Marina S

Todas as cidades têm os seus cheiros peculiares, e Bruxelas tem o cheiro do chocolate. Redondo, quadrado, em forma de bola, recheado, amargo, líquido, congelado... A tradição belga de utilizar o cacau é bastante antiga.

Se o chocolate é uma tentação para si, recomendo a experiência oferecida por algumas visitas guiadas onde pode aprender a preparar deliciosas barras de chocolate belga. Estas opções incluem a entrada no Choco Story Museum e uma degustação dos preparados.

É a atividade perfeita para fazer uma pausa e relaxar enquanto prova os deliciosos chocolates de Bruxelas.

Um pouco de história

Alguns anos após a descoberta da América, a semente de cacau começou a sua viagem para conquistar a Europa. Uma iguaria de reis e governantes, o comércio do cacau tornou-se numa indústria fundamental para a economia belga.

Mas talvez o mais famoso nesta história seja o farmacêutico Jean Neuhaus, que em 1987 desenvolveu uma técnica inovadora para camuflar o sabor desagradável dos medicamentos com nada mais nada menos do que chocolate. Numa alquimia desta dádiva dos deuses e trocando os medicamentos por ingredientes diferentes, deu origem a uma das mais famosas casas de chocolate da Europa.

Reservar um atelier de chocolate em Bruxelas

7. Uma panorâmica completa de Bruxelas

Autocarro turístico pelas ruas de Bruxelas| ©Carl Campbell
Autocarro turístico pelas ruas de Bruxelas| ©Carl Campbell

Continuo a pensar que a opção do autocarro tur ístico que percorre os centros das cidades é uma forma tranquila e rápida de ter uma boa ideia de um local e de definir sensatamente os locais que pretende descobrir com mais pormenor.

Bruxelas não é exceção e também recomendo que reserve um bilhete num autocarro turístico que percorra a cidade. Este plano permite-lhe percorrer uma grande parte da cidade e escolher quando entrar e sair.

Estas excursões são geralmente acompanhadas por guias treinados e guias áudio disponíveis em várias línguas, aquecidos nos meses de inverno e com ar condicionado no verão.

Reserve o seu lugar no autocarro turístico de Bruxelas

8. Visitar a Feira da Ladra de Les Marolles

Feira da Ladra de Les Marolles| ©Bic11
Feira da Ladra de Les Marolles| ©Bic11

Situado num dos bairros mais populares de Bruxelas, que se estende do centro em direção à praça do Jeu de Balle, este bairro é conhecido por albergar uma das feiras da ladra mais interessantes da cidade, ou seja, feiras de segunda mão e vintage.

Este bairro antigo de origem humilde, com um carácter boémio e vanguardista, alberga clubes techno da moda, pubs, lojas de moda e de música independente, discos e antiguidades, bem como galerias de arte que exibem obras de artistas locais e internacionais.

Pode também admirar uma das obras mais controversas: o Palais de Justice. Esta imponente construção ocupa 26.000 metros quadrados, com uma altura de mais de 104 metros e uma das cúpulas mais soberbas da Europa. A sua construção teve início em 1883 e implicou a limpeza e demolição de 3000 mil habitações na sua totalidade.

9. Explorar os edifícios diplomáticos da capital da Europa

Exterior do Parlamentarium| ©Werner Schröttner
Exterior do Parlamentarium| ©Werner Schröttner

Se tiver tempo e vontade de saber mais sobre o legado histórico da confederação europeia, recomendo que explore o edifício do Parlamentarium, um museu gratuito que leva os visitantes a percorrer o longo caminho de cooperação entre as nações e o que os seus deputados estão a fazer para enfrentar os desafios de hoje.

Como já referi, Bruxelas é também famosa por ser a sede de várias instituições importantes da comunidade europeia, como o Parlamento Europeu, o Conselho da UE e até o quartel-general militar da NATO.

Ao entrar no Parlamentarium, pode pedir um guia áudio disponível em qualquer uma das 24 línguas oficiais da comunidade. Está aberto sete dias por semana e é acessível a pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência.

10. Visitar as galerias de Saint-Hubert

Galerias Saint-Hubert| ©KoS
Galerias Saint-Hubert| ©KoS

As Galerias Saint-Hubert situam-se a apenas 10 minutos a pé do Parc de Bruxelles e oferecem-lhe mais de 200 metros de compras num local com uma arquitetura deslumbrante.

No seu interior, encontrará não só lojas de luxo e joalharias, mas também esplanadas e lojas de chocolate para um delicioso café. Algumas lojas podem ser demasiado caras para comprar alguma coisa, mas lembre-se que passear e ver é grátis.

Tecnicamente, em dois ou três dias poderá ver a maior parte da cidade e, seguindo as minhas recomendações, poderá maravilhar-se com tudo o que esta cidade tem para oferecer. Está pronto para embarcar na aventura?

Para terminar, aqui ficam algumas dicas que podem ser úteis

  • Bruxelas oferece uma vasta gama de planos e excursões a outras cidades belgas famosas, como Bruges, Gante ou Antuérpia, durante um ou vários dias. Recomendo-lhe que consulte a oferta turística destes locais e que se delicie com mais recordações deste belo país.
  • Se o seu orçamento for limitado, recomendo também que consulte os guias disponíveis para visitas gratuitas à cidade ou que considere a possibilidade de obter o Brussels Card, que lhe dá descontos e entrada gratuita nos transportes públicos ou no Atonium.

Reservar uma excursão a Bruges e Gand a partir de Bruxelas