Mais sobre: As 7 melhores provas de chocolate que tens de fazer em Bruxelas
Bruxelas tem um número surpreendente de lojas de chocolate. A maioria dos visitantes dirige-se às lojas de chocolate mais famosas, como a Leonidas, Mary's, Godiva e Planete, para as melhores provas de chocolate. No entanto, o histórico nem sempre é o melhor, por isso não custa nada visitar outras lojas de chocolate menos populares.
As provas de chocolate duram entre 30 e 45 minutos e custam entre 30 e 75 euros. Geralmente, se for em família ou em grupo, o custo por pessoa é mais baixo. E se decidir participar numa delas, não só ficará a saber como são feitos os chocolates, que ingredientes são incluídos e que variedades existem, como poderá até ter a oportunidade de participar na sua confeção. Está disposto a isso?
1. Prova de degustação + Workshop de chocolate de Bruxelas
Uma das mais famosas provas de chocolate em Bruxelas é o chamado Workshop de Chocolate de Bruxelas, onde aprenderá a fazer as suas próprias delícias gourmet de cacau. Começando do zero e com a ajuda de um instrutor profissional, fará os dois tipos mais típicos de chocolate belga, pralines e mendiants, e aprenderá alguns métodos fáceis e autênticos que poderá imitar para criar mais de 30 guloseimas de chocolate negro.
Esta visita dura 2,5 horas e terá também a oportunidade de tomar uma chávena de chocolate quente e de provar diferentes tipos de chocolates.
A excursão custa 38 euros e inclui todos os ingredientes e equipamento, bem como ajuda, ensino e técnicas dos profissionais, a degustação e uma caixa de 30 chocolates.
- Preço: 38 euros.
- Duração: 2,5 horas
- Destaques da visita: Aprendizagem
- Oque oferece a visita: Inclui ingredientes e equipamento e uma caixa de 30 chocolates.
2. Degustação de waffles de Bruxelas e crepes de chocolate (grupo pequeno)
Os waffles de chocolate são outro grande protagonista da gastronomia belga. Esta prova tem como objetivo visitar as melhores lojas de waffles de Bruxelas durante uma visita de 2 horas. Naturalmente, os que mais vai provar são os waffles belgas ou waffles de Bruxelas, famosos em todo o mundo e que normalmente têm uma massa espessa e estaladiça e buracos maiores. Têm também a caraterística de ter uma forma muito retangular e são servidos quentes para realçar o sabor das suas raspas de chocolate ou xarope.
Estes waffles são também servidos por alguns vendedores ambulantes; além disso, uma das grandes vantagens deste passeio é o facto de poder comparar os sabores dos waffles de rua com os sabores das grandes lojas de waffles de Bruxelas.
Esta visita custa 55 euros e inclui degustações, uma aprendizagem nas oficinas de waffles, uma visita guiada por um especialista, um desconto de 10% em produtos comprados por conta própria numa das lojas de waffles visitadas e uma experiência gastronómica de duas horas.
- Preço: 55 euros.
- Duração: 2 horas
- Destaques da visita: Aprendizagem sobre waffles belgas e uma grande variedade de diferentes tipos de waffles de chocolate para experimentar.
- Oque oferece a visita: Inclui degustações, uma visita guiada por um especialista e 10% de desconto nos produtos adquiridos.
3. Desfrute de uma prova de chocolate com um especialista em chocolate
Fazer uma visita guiada na companhia de um chefe aclamado com um conhecimento profundo da arte culinária do fabrico do chocolate belga é mais do que uma experiência, é um privilégio. Neste passeio de 2,5 horas, que custa 65 euros, visitará algumas das mais famosas oficinas de Bruxelas, onde verá como são feitos estes deliciosos produtos e poderá provar diferentes produtos. Nestes ateliers, quase todo o processo é feito à mão, pois a criatividade é a chave do sucesso.
Depois desta visita inspiradora, é altura de pôr mãos à obra. Normalmente, em pequenos grupos, irá fazer simples derivados de chocolate belga. Depois, levarão as vossas criações artesanais para casa, como presente para a vossa família e/ou amigos. Tudo está incluído na excursão, tanto os chocolates como o material utilizado para os fazer.
- Preço: 65 euros.
- Duração:2,5 horas
- Destaques do passeio: Visitar diferentes oficinas de criação de chocolates belgas e realizar actividades divertidas na companhia de um especialista.
- O que oferece o passeio: Quase todo o processo é feito à mão e tudo está incluído no passeio.
4. Passeio a pé e degustação nas lojas de chocolate de Bruxelas
Com esta visita, ficará a conhecer a cultura culinária de Bruxelas e a sua paixão pelo chocolate num passeio a pé conduzido por um guia. Passará pelo Palácio Real, situado perto das melhores lojas de chocolate da cidade, e poderá entrar em algumas boutiques de chocolate para uma **degustação de** diferentes chocolates e chocolates ao longo do passeio. A ideia deste passeio é conhecer as melhores lojas de chocolate de Bruxelas, como a Godiva, Pierre Marcolini, Chocolaterie Elisabeth, Wittamer, entre outras.
O passeio centrar-se-á principalmente nas zonas próximas do Grand Palais, do Palácio Real e das Casas da Arte Nova, terá uma duração de 2 horas e custará 50 euros. A excursão inclui pequenos grupos, guias belgas especializados e um agradável passeio pelas lojas de chocolate mais importantes de Bruxelas. Um passeio ideal para conhecer Bruxelas e provar os seus chocolates.
- Preço: 50 euros.
- Duração:2 horas
- Destaquesda excursão: Uma grande variedade de chocolates para provar num pequeno grupo e a experiência de visitar as melhores lojas de chocolate de Bruxelas.
- Oque oferece a excursão: Inclui pequenos grupos para aqueles que procuram uma atenção mais direta.
5. Visita de degustação de chocolate em Bruxelas para pequenos grupos
Com esta excursão em pequeno grupo, terá a oportunidade de visitar cinco das melhores lojas de chocolate da cidade de Bruxelas e de provar os melhores bombons, trufas e chocolates belgas. Para além disso, aprenderá também algumas lições sobre a razão pela qual os chocolates belgas são tão saborosos e apelativos em todo o mundo. Receberá ainda um desconto extra de 10% em qualquer compra que faça em qualquer uma destas 5 lojas de chocolate.
O passeio custa 39 euros, tem a duração de duas horas e terá a oportunidade de provar pelo menos 8 amostras de bombons/trufas de diferentes chocolatiers e marcas.
- Preço: 39 euros.
- Duração: 2 horas
- Destaquesda visita: Prova de pelo menos 8 amostras de bombons de diferentes marcas.
- Oque é que a visita oferece: Ideal se procura um grupo pequeno. Além disso, terá a oportunidade de provar pelo menos 8 amostras de bombons/trufas de diferentes chocolatiers e marcas e receber um desconto de 10% para usar em cinco grandes chocolatiers.
6. Visita de degustação privada com um guia local através de lojas e ateliers de chocolate
Nesta visita privada, descobrirá os pontos de compra de chocolate da cidade e alguns locais de interesse histórico relacionados com a arte do chocolate. O passeio a pé tem a duração de 3 horas e custa 70 euros, inclui a companhia do guia, guloseimas e a possibilidade de fazer perguntas aos chocolateiros.
Neste passeio, conhecerá pessoalmente os chocolateiros e aprenderá sobre a arte de fazer chocolate. Além disso, terá a sorte de provar pelo menos oito guloseimas com base no seu julgamento e nas recomendações do guia. Se se deslocar a Bruxelas no Natal, esta visita deve ser uma das suas principais actividades; desfrutará ainda mais da experiência.
Após a prova de trufas e pralinés, assistirá a um atelier de fabrico de chocolate, onde aprenderá os segredos por detrás dos doces. As iguarias que serão feitas no workshop serão distribuídas entre os membros da excursão.
- Preço: 70 euros.
- Duração: 3 horas
- O ponto alto da visita: Visita privada só para si e para o seu grupo.
- Oque é que a visita oferece: Uma visita privada com um guia para fazer todas as suas perguntas, uma degustação de pelo menos oito doces e recomendações do guia.
7. Visita autoguiada e degustação na Fábrica de Chocolate Marcolini
Se há uma fábrica de chocolate que é suficientemente completa para uma visita autoguiada, essa fábrica é a Fábrica de Chocolate Marcolini. Esta fábrica de chocolate inclui uma opção de "menu", onde terá a sorte de provar uma variedade de criações, chocolate quente, café com chocolate e bebidas e trufas de mistura e combinação. Para esta opção não precisa de um guia, basta entrar na loja de chocolate e escolher o "menu" que está mais interessado em provar. Recomendo fazer esta atividade com crianças, uma vez que a loja de chocolate é muito espaçosa e serve tanto no interior como no exterior.
Pierre Marcolini é talvez o mais famoso chocolatier belga que ainda está por cá para inovar e dar forma à sua marca. Em toda a Bélgica, encontrará uma dúzia de estabelecimentos de Marcolini. Pelo menos quatro locais deste chocolatier encontram-se em Bruxelas. A principal fica a apenas 5 minutos da Grand Place e é a que eu mais recomendo.
No interior, encontrará uma sala de chá onde pode tomar um chá belga e combiná-lo com uma seleção de chocolates quentes. O chocolate quente deles é verdadeiramente espetacular, espesso ao ponto de se colar aos lábios. Os macarons também são muito bons, mas recomendo que experimentes o de caramelo salgado. Para mais informações sobre as variedades do "menu" de Marcolini, visite o sítio Web de Pierre Marcolini. E se quiser mudar de ares, pode reservar um menu no Hard Rock Café em Bruxelas.
- Horário de funcionamento das lojas de chocolate Marcolini: 12h30 às 19h00 nos dias úteis e 11h00 às 19h00 aos fins-de-semana
- Preço: 20-50 euros
- Duração: não definida
- Características da visita: Uma experiência de degustação muito completa.
- O que é que a visita oferece: Uma degustação de uma grande variedade de produtos.
Informações suplementares sobre as visitas e as provas nas lojas de chocolate
Antes de começar, quero salientar que a degustação de chocolate é definitivamente uma das coisas que tem de fazer na sua visita a Bruxelas, a capital mundial do chocolate, e vou dar-lhe alguns factos úteis sobre a cena do chocolate em Bruxelas. Os chocolates aqui chamam-se pralines, e quase todos são vendidos a peso. Mas se comprar apenas alguns, então o preço é por chocolate; normalmente o limite é entre 3 e 4 unidades.
Há um beco muito famoso perto da Grand Place que está cheio de lojas de chocolate, ideal para não ir muito longe do centro. Nesta zona, a maioria dos proprietários e trabalhadores falam inglês perfeitamente. Normalmente, têm o hábito de oferecer um chocolate grátis depois de encomendar algo, por vezes mesmo quando entra. Verá como são simpáticos ao explicar a variedade de chocolates que oferecem. Lembre-se de que a qualidade não é sinónimo de um preço muito elevado, por isso procure com cuidado e não se deixe levar pelas aparências.
Um plano ideal se vai ver Bruxelas em 4 dias. No entanto, se procura menos agitação e mais conforto no que toca a passeios e visitas a lojas de chocolate, deve optar por uma viagem a Bruges, ou melhor ainda, à cidade de Ghent. Menos escolha, mas mais comodidade.