13 coisas para ver e fazer em Bruxelas no Natal
A menos que tenha uma personalidade rabugenta, não conseguirá evitar a tentação de experimentar tudo o que Bruxelas tem para oferecer na época mais mágica do ano. Eis o que não pode perder na época natalícia
De entre as muitas coisas para ver e fazer em Bruxelas, o Natal é uma época muito concorrida, com actividades para toda a família e muitas opções se estiver a visitar a cidade com crianças.
Desde os tradicionais mercados de Natal até ao espetáculo de luzes de Natal, Bruxelas está repleta de ação natalícia. Pronto para tomar nota? Vamos começar!
1. Escapar numa excursão a Bruges
Outro lugar mágico na época natalícia e apenas a uma hora ou menos de carro de Bruxelas. Uma viagem a Bruges a partir de Bruxelas durante esta época pode ser uma óptima ideia, pois é uma cidade que também ilumina as suas ruas, pontes e canais.
O melhor é que, se visitar Bruges com crianças e durante esta época, terá muitas opções. Um passeio de barco ou encontrar bons restaurantes onde comer será o complemento perfeito para o seu Natal em família.
Das muitas coisas para ver em Bruges, recomendo que não perca um passeio pela sua Praça do Mercado ou Grote Markt, com o seu mercado ativo desde 958 e declarado Património Mundial pela UNESCO.
2. Deslumbrar-se com o Atomium
Um plano ideal para o Natal é o Atomium, um dos ícones de Bruxelas. Com nada menos que 103 metros de altura, este edifício futurista imita um átomo gigante de aço inoxidável.
No seu interior, esconde-se um espaço de exposição onde se pode ver uma seleção de mais de 400 fotografias da história belga. Além disso, com o seu bilhete, poderá aceder ao Museu do Design e à sua exposição Plasticarium, que inclui uma série de objectos dos anos 70 e peças feitas com este material.
E o melhor de tudo é que, a partir do Atomium, terá vistas panorâmicas de Bruxelas, onde obterá as melhores fotografias da sua viagem. E se a sua visita coincidir com o almoço, pode almoçar no restaurante enquanto desfruta desta maravilhosa vista.
3. Passeio de autocarro turístico por Bruxelas
Reservar uma excursão a Bruxelas em autocarro turístico é outra opção ideal se estiver de visita a Bruxelas com crianças no Natal, uma vez que poderá ver a cidade de uma forma confortável e flexível, fugindo ao frio, e deslocar-se rapidamente entre as principais atracções da capital europeia. Inclui também um audioguia para adultos e crianças, para que possa conhecer em pormenor a história e as curiosidades da cidade.
Pode comprar um bilhete de 24 ou 48 horas e terá acesso ilimitado às duas carreiras existentes (vermelha e azul), podendo entrar e sair quando quiser, consoante os seus planos de viagem.
Além disso, estes autocarros oferecem Wi-Fi a bordo e têm uma aplicação própria para que possa navegar de forma interactiva.
- Percurso azul
- Catedral Michel-et-Gudule.
- Centro Belga de Banda Desenhada.
- Jardim Botânico.
- Praça Charles Rogier.
- Basílica de Koekelberg.
- Igreja de Nossa Senhora de Laeken.
- Castelo Real de Laeken.
- Estufas reais.
- Atomium.
- Museu Magritte.
- Praça Sainte-Catherine.
- Manneken-Pis.
- Grote Markt.
- Rota vermelha
- Monte das Artes
- Palácio das Belas-Artes de Bruxelas
- Bairro de Sablons
- Palácio Europeu
- Praça Real
- Palácio Coudenberg
- Museu de Instrumentos Musicais
- Museu da Horta
- Royaux des Beaux-Arts de Belgique - Museu dos Antigos Mestres
- Magritte
- Fin-de-Siècle
- Constantin Meunier
- Museus Reais de Arte e História
- Parque do Cinquentenário
- Etangs d'Ixelles
4. Torne-se um especialista em chocolates
Na minha opinião, a atividade mais divertida que se pode fazer em Bruxelas no Natal é um workshop de chocolate. Nesta época do ano em que os doces estão no centro das atenções, descobrirá todos os segredos do fabrico do chocolate belga no Choco Story Museum e assistirá a uma demonstração com uma equipa de mestres chocolateiros profissionais.
Neste atelier, aprenderá também a confecionar todos os doces clássicos, como bombons, pralinés e fará uma barra de chocolate personalizada, seguindo as instruções dos especialistas, que o guiarão ao longo do processo.
Além disso, o bilhete inclui uma visita áudio-guiada ao Museu Choco Story e, o melhor de tudo, desfrutará de uma requintada degustação de chocolate belga.
5. Passear pelas Galerias Saint-Hubert
As compras são obrigatórias no Natal. Este percurso é ideal, não só para comprar presentes de Natal, mas também para visitar um local que o irá cativar pela sua arquitetura e história. Inaugurado em meados do século XIX por Leopoldo I, aqui encontrará lojas e esplanadas onde poderá tomar uma bebida quente e desfrutar do ambiente natalício.
Este local está normalmente incluído nas visitas guiadas oferecidas na cidade. Deve definitivamente estar na sua lista de coisas para ver em Bruxelas. As galerias estão divididas em três secções: a Galeria do Rei, a Galeria da Rainha e a Galeria dos Príncipes, e têm cerca de 200 metros de comprimento.
Para além de cafés e lojas de luxo, nestas galerias encontrará também um dos mais recentes museus da cidade, o Museu de Letras e Manuscritos, que tem mais de oitenta mil documentos divididos em categorias como história, literatura, arte e ciência. Por isso, se o seu plano de Natal em Bruxelas também inclui uma visita a um museu, recomendo que inclua este. Outros museus que também pode optar são o Museu Autoworld de Bruxelas, o Museu Cinquantenaire de Bruxelas e o Museu de Instrumentos Musicais de Bruxelas.
6. Apreciar o espetáculo de som e luz na Grand Place
Se há uma coisa que não pode faltar no Natal, são as luzes, e Bruxelas tem-nas todas. E o cenário não é outro senão a Grand Place, a praça central da cidade, considerada por muitos como uma das mais bonitas do mundo.
É um espetáculo de luz e som a 360º que ilumina toda a praça e que todos os anos apresenta um tema diferente, no âmbito do grande festival Winter Wonders , que se realiza na cidade durante o inverno. Assim, se visitar Bruxelas nesta época de inverno, não terá de esperar por dezembro, pois este espetáculo começa normalmente em novembro e prolonga-se até janeiro.
Este espetáculo repete-se normalmente ao longo da noite, de 30 em 30 minutos, pelo que pode sempre apanhá-lo no seu passeio por Bruxelas. Não se esqueça da sua máquina fotográfica para tirar o melhor postal de Natal no espírito da época. Pode também aproveitar uma das visitas guiadas de Bruxelas para conhecer esta maravilhosa praça, embora seja certo que passará por ela mais do que uma vez durante a sua viagem.
7. Participar no festival "Maravilhas de inverno
"Plaisirs d'Hiver", em francês, é o nome dado às festividades natalícias da cidade. Um evento com um vasto programa de actividades culturais que inclui feiras, concertos ao ar livre, pista de patinagem no gelo e muito mais.
Os eventos e atracções desta festa de Natal em Bruxelas decorrem todos os dias das 12 às 22 horas. Exceto na véspera de Natal e na véspera de Ano Novo, em que as actividades decorrem apenas até às 18h00.
Muitas das actividades do festival são gratuitas, uma vez que são organizadas pela Câmara Municipal de Bruxelas. Recomendo que peça no seu alojamento um mapa e o programa oficial do festival para não perder nada e saber quais as atracções que são gratuitas e quais as que não são.
8. Tirar uma fotografia ao lado da árvore gigante na praça central
Na Grand Place, para além das belas luzes, encontrará também uma árvore de Natal gigante, com cerca de 18 metros de altura. Todos os anos, o município de Dilbeek do a um dos seus pinheiros à Câmara Municipal de Bruxelas para decorar a praça durante a época.
Não perca a oportunidade de tirar aqui a sua fotografia e leve para casa a recordação de que esteve numa das praças mais bonitas do mundo. Para além disso, e num espírito de sustentabilidade e consumo responsável, a cidade belga planta 10 novos pinheiros todos os anos.
9. Patinar numa pista de gelo
Se gosta de filmes de Natal, como "Home Alone", e alguns dos outros de que gostámos nesta época, não vai querer perder a oportunidade de patinar numa pista de gelo e entrar no espírito natalício de Bruxelas, com canções de Natal a tocar ao fundo para o animar. Para além disso, vai fazê-lo com cânticos de Natal como pano de fundo.
Esta pista está situada na Place de la Monnaie (Praça da Moeda), uma das praças mais importantes do centro de Bruxelas e onde se encontra também o Teatro Real da Monnaie e a sede da Ópera Nacional Belga.
10. Assistir a um concerto de Natal
Nada inspira mais o espírito natalício do que um coro de canções de Natal. Em Bruxelas, nesta altura do ano, tem a oportunidade de assistir a concertos com coros que o vão animar com as mais famosas canções de Natal, como a tradicional "Silent Night".
O Brussels Carol Concert é um evento anual realizado no Conservatório Real de Bruxelas, onde pode desfrutar de um concerto por um coro infantil e artistas convidados. A entrada para este evento custa cerca de 20 euros para adultos e 15 euros para crianças com menos de 14 anos. O dinheiro angariado todos os anos é doado a várias instituições de caridade.
Pode também assistir à Igreja Anglicana da Santíssima Trindade em Bruxelas, situada no centro da cidade, que acolhe anualmente um festival de cânticos de Natal, com a participação de uma orquestra sinfónica.
11. Visitar um mercado de Natal
Para além das lojas tradicionais, os mercados de Natal na Europa têm a sua própria personalidade, e passear por eles é uma experiência mágica. Em Bruxelas, tem várias opções para passear e comprar um presente para os seus entes queridos ou tomar uma bebida quente enquanto aprecia as luzes da cidade.
Mercados Marché aux Poissons e Place Saint Catherine
Talvez o maior e o meu preferido pela variedade, encontrará muitas bancas de Natal, além de um carrossel para despertar a sua criança interior ou, se viajar com crianças pequenas, desfrutar de um momento em família. Para além de artesanato, brinquedos, jóias e outras guloseimas, encontrará também muitas opções de comida nas bancas.
Experimente o melhor da cozinha belga e outras alternativas internacionais. Recomendo que experimente a tartiflette, um prato francês de batata, cebola, bacon, toucinho, natas e queijo, que será perfeito para acompanhar o seu passeio natalício.
Pela cidade, encontrará outros mercados de Natal, como o da Grand Place e o da Bolsa de Valores de Bruxelas. Encontrará também algumas bancas locais junto à pista de gelo. Em geral, durante o Natal, Bruxelas convida-o a passear pelas suas ruas, onde não conseguirá evitar a tentação de comprar algo para si e para os seus entes queridos.
12. Desfrutar de um jantar de Natal num hotel da cidade
Um plano perfeito, quer esteja ou não a passar a noite de Natal na cidade. Durante todo o mês de dezembro, muitos hotéis oferecem menus de jantar de Natal nos seus restaurantes ao público em geral, bem como espectáculos musicais e de entretenimento para toda a família.
Recomendo uma visita ao The Dome, localizado na Plaza de la Moneda, onde são projectados alguns espectáculos multimédia e desenhos animados para crianças pequenas. Alguns hotéis, como o The Embassy Room Brussels, são conhecidos por organizarem festas temáticas de Natal, onde a diversão é garantida.
A minha recomendação é que consulte os horários dos hotéis, bares e restaurantes, porque certamente terão algo especial para celebrar esta época natalícia.
13. Participar no Christmas Jumper Day
Uma tradição curiosa e solidária que atravessou fronteiras e que tem origem nos países de língua inglesa. Esta tendência conquistou também a Bélgica e outros países. Promovida pela organização Save the Children, esta atividade lúdica convida as famílias a vestirem uma camisola de lã com pormenores natalícios, quanto mais colorida melhor, na última sexta-feira antes da véspera de Natal.
A ideia é convidar as pessoas a reflectirem sobre os valores humanos e sensibilizar a sociedade em geral, especialmente as crianças e os jovens, para a situação vulnerável de outras crianças no mundo. Algumas escolas e centros culturais abrem as suas portas, com programação familiar e a possibilidade de fazer donativos e ofertas para comunidades carenciadas.
Outros planos alternativos
Como pode ver, há muitas coisas para ver e fazer em Bruxelas. Para além das actividades puramente natalícias que mencionei, durante a sua estadia em Bruxelas também poderá fazer as mesmas actividades que no resto do ano. No entanto, se for visitar um museu, recomendo que verifique no seu sítio Web se está fechado nos feriados.
Visita guiada a pé ou de autocarro pela cidade
O Natal em Bruxelas é um grande acontecimento, pelo que terá muito para ver e fazer. Se viajar em família, ou mesmo sozinho, não vai querer perder nada. Recomendo a reserva de uma visita guiada pela cidade, que lhe dará uma agenda mais organizada para explorar o Natal em Bruxelas e não deixará nada por ver.
Pode fazê-lo a pé ou apanhar um autocarro turístico pela cidade, que o guiará pelos locais obrigatórios desta rota natalícia.
Visitar os museus da cidade
A capital diplomática da Europa tem muito a oferecer em termos de agenda cultural e artística. Por isso, recomendo que inclua no seu itinerário uma visita a um dos museus de Bruxelas, que certamente terão um programa especial para toda a família nesta quadra.
Consulte a agenda e os horários de funcionamento de cada museu, que podem sofrer alterações durante a época natalícia. Será um plano ideal para explorar alguns dos museus mais importantes da cidade, como o Museu da Medicina ou o Museu dos Instrumentos Musicais, e desfrutar dos seus espaços com mais tranquilidade, em comparação com outras alturas do ano, como o verão, em que o número de turistas aumenta.