8 locais onde comer na tua excursão a Bruxelas [atualizado 2024]
Se está a planear a sua viagem a Bruges e não quer deixar nada ao acaso, tome nota de onde e o que comer enquanto estiver na cidade.
Sempre que for a Bruges, há um menu belga à sua espera. No inverno, procure os locais mais quentes e os pratos mais saborosos para fugir ao frio. Beba uma boa cerveja para acompanhar a sua refeição e, faça o que fizer, não se vá embora sem dar uma dentada nos chocolates.
Se tiver reservado uma excursão a Bruges a partir de Bruxelas, terá tempo livre para escolher um restaurante, saborear os pratos mais típicos e sentir-se como um belga. Eu ajudo-o a escolher para que saia com o melhor sabor na boca.
1. A clássica sopa belga para espantar o frio
Se visitar a Bélgica durante os meses mais frios do ano, terá reparado que as temperaturas são bastante baixas. Para que o frio não estrague a sua visita, precisa de uma boa refeição quente para recuperar as forças.
E para isso, nada melhor do que uma sopa clássica belga acompanhada de um bom pão e dos típicos croutons (ou croutons). No Soup encontra exatamente o que procura, e a um preço imbatível. A sopa do dia custa cerca de 6 € e se a quiser acompanhar com meia sanduíche, o menu completo custar-lhe-á 9,50 €.
Além disso, são rápidos e super simpáticos, pelo que sairá do local revigorado e com vontade de continuar a explorar Bruges e a conhecer as suas ruas e pessoas.
2. O melhor pequeno-almoço belga é no Tattie's e pode ser tomado a qualquer hora do dia
Sumos, croissants, pão torrado, todo o tipo de chás e cafés? Se é daqueles que apreciam o pequeno-almoço como ninguém, não se importará de passar pelo Tattie's a qualquer hora do dia e tomar um brunch ao seu gosto.
O sítio é muito pequeno, não podia ser mais acolhedor, e é um dos favoritos dos belgas (basta ver o amor que recebem nas críticas na Internet!)
Uma menção especial deve ser feita aos seus pãezinhos, que são cozinhados na hora todos os dias pelo seu carinhoso proprietário. Delicie-se e "tome o pequeno-almoço" no Tattie's aqualquer hora... O pequeno-almoço não é a refeição mais importante do dia?
3. Peixe gourmet, carne e vinho no Réliva: o restaurante biológico mais delicioso de Bruges
Réliva é uma palavra grande: aqui encontrará um menu com produtos naturais e de alta qualidade, uma ementa super variada e um serviço requintado.
O sossego da rua em que se situa o restaurante vai deixá-lo com vontade: no Réliva toda a gente fala baixinho, o local é bonito e a comida é deliciosa. Não é esta a melhor receita para um bom menu durante a sua viagem a Bruges?Deixe-se aconselhar pelo pessoal (são todos locais) e eles vão recomendar-lhe os produtos mais frescos da época. É de lamber os dedos, acredite!
4. Os waffles do Chez Albert não precisam de apresentações!
A Bélgica também é o lugar para comer doces, e o waffle é o rei belga. Encontrará milhares de locais em Bruxelas e Bruges prontos a preparar um bom waffle com todo o amor do mundo, mas se quiser provar um dos melhores, vá ao Chez Albert's. O meu favorito será sempre o que tem o melhor waffle.
A minha preferida será sempre a que tem morangos e natas (e, claro, um bom chocolate belga). Uma dica? Encontre um pequeno banco com vista para uma praça ou canal que lhe tenha roubado o coração e não hesite em sentar-se durante algum tempo e apreciá-lo, olhando para a linha do horizonte e vendo as pessoas a passar. Será certamente um dos pontos altos da sua viagem.
5. Provar uma cerveja deliciosa no Le Trappiste
Se está a planear a sua viagem à Bélgica, quer queira quer não, vai acabar por provar (e apreciar) as suas cervejas artesanais (nem sequer sabia que havia tantos tipos de cerveja!).
No verão ou no inverno, uma boa cerveja gelada vai aquecê-lo, especialmente se a beber no Le Trappiste. O seu ambiente detaberna medieval (que tem 800 anos!!!) e a beleza das suas paredes e arcos de pedra vão fazê-lo viajar no tempo, esquecer-se das horas e desfrutar de uma boa cerveja como os belgas fazem.
Também têm uma loja online e uma bela coleção de cervejas engarrafadas em garrafas e latas de diferentes formas e cores que vai querer levar para casa na sua mala (mesmo que já estejam vazias!).
6. Comer mexilhões no Poules Moules
Se quiser viver como um belga durante alguns dias, terá de comer como um belga. E isso significa deliciar-se com mexilhões na sua visita à Bélgica. Depois de ter experimentado vários sítios, o meu preferido é, sem dúvida, o Poules Moules.
O sítio não podia ser mais autêntico, tanto no interior como no terraço acolhedor. Pode pedir não só mexilhões, mas também todo o tipo de marisco (mais uma vez, aconselhe-se sempre com o pessoal) e não sairá de lá sem lamber os dedos.
Pode combiná-los com a sopa do dia e, claro, com batatas fritas (sim, sim, leu bem). Na Bélgica, qualquer desculpa (e menu) é uma boa desculpa para comer batatas fritas.
7. As batatas fritas também podem ser gourmet, no The Potato Bar
De acordo com a tradição belga profundamente enraizada, é altura das aclamadas batatas fritas. Se quer o melhor (porque quando se trata de batatas fritas, há vários tipos), não hesite e vá ao The Potato Bar.
Encontrará um local industrial pronto a fazê-lo salivar com cada uma das suas iguarias: os seus croquetes e hambúrgueres são os melhores e as batatas fritas, servidas com os toppings que escolher no menu, não o deixarão indiferente. Também pode experimentaros seus ovos estrelados. Afinal de contas, vai andar por Bruges todo o dia e não há problema em faltar à sua dieta por um dia, não acha?
8. O melhor chocolate belga, na Old Chocolate House
E o último lugar do ranking, porque o melhor é sempre guardado para o fim, é o doce final do dia. Não haverá um único dia na Bélgica em que não se sinta tentado a mordiscar uma das suas lojas de chocolate.
Quando estiver em Bruges, a melhor que posso recomendar é The Old Chocolate House. Os seus chocolates e doces, perfeitamente expostos em vitrinas e prateleiras delicadas, farão com que sonheem levar tudo para casa. E eu não o censuro. Aproveite a oportunidade para levar para casa algumas recordações açucaradas para surpreender a sua família e amigos quando regressar da sua viagem.
A apresentação faz jus ao sabor. O que não posso prometer é que esses chocolates vão voltar para casa sem que os devore primeiro!