Mais sobre: Melhores Coisas para Fazer em Vancouver
Se está a planear uma visita ao Canadá e quer conhecer Vancouver, encontrará um destino que oferece experiências de cidade grande: museus de qualidade, arranha-céus e miradouros, actividades culturais e uma interessante variedade de maravilhas naturais. Localizada no canto sudoeste do país, na fronteira com os Estados Unidos, é considerada uma das melhores cidades do mundo em termos de qualidade de vida.
Algumas das melhores coisas para fazer em Vancouver incluem visitar a Grouse Mountain, ver a pitoresca Ponte Suspensa de Capilano, ter uma vista panorâmica da cidade a partir da plataforma do Vancouver Lookout Building, explorar Gastown e desfrutar de um passeio gastronómico, visitar o aquário local, passear pelo Granville Island Market e visitar o Museu de Antropologia.
1. Visitar a Grouse Mountain
A Grouse Mountain, localizada nos arredores de Vancouver, é uma das atracções naturais mais populares da cidade e oferece algumas das actividades mais interessantes para quem procura aventura durante a sua viagem. Aqui pode explorar encostas íngremes que não só proporcionam um desafio físico nos trilhos, mas também algumas das melhores vistas panorâmicas da região.
Do alto da montanha, que chega a 1.200 metros acima do nível do mar, é possível avistar a cidade espalhada pela costa e, durante as estações mais quentes, também é possível encontrar todas as trilhas da montanha abertas. Se planear visitar Vancouver no outono, descobrirá também as exuberantes florestas circundantes, banhadas pelas cores da estação.
Durante o inverno, os prados alpinos transformam-se num excelente cenário para a prática de esqui e snowboard. Também pode apanhar o teleférico Skyride até ao topo da montanha para um passeio cénico e agradável.
Se for um amante da natureza, alguns fornecedores de excursões oferecem a excursão à Grouse Mountain juntamente com uma excursão de dia inteiro a Whistler, uma famosa cidade de esqui a norte de Vancouver.
2. Visite a Ponte Suspensa Capilano
Se você quiser ver uma das maravilhas arquitetônicas de Vancouver, então a Ponte Suspensa Capilano é imperdível. Esta estrutura, que se estende por 140 metros sobre o rio Capilano, desafia a gravidade com a sua engenharia de suspensão de 70 metros de altura.
Construída sobre a floresta tropical da Colúmbia Britânica, a ponte também é famosa por proporcionar uma perspetiva vertiginosa e interligada da natureza selvagem circundante. A ponte em si é uma obra-prima e atravessá-la oferece uma experiência que testa a coragem dos visitantes, mas as recompensas são inestimáveis: as vistas panorâmicas das árvores gigantes, o som calmante do rio e asensação de estar imerso num ambiente natural único fazem com que o esforço valha a pena.
Popular na cidade, o local é também um destino facilmente acessível, uma vez que se pode lá chegar de transportes públicos ou nos :::link|text=autocarros turísticos hop-on-hop-off de Vancouver|element=sc-100-1730:::, que incluem uma paragem nas áreas em redor de Capilano.
Se estiver à procura de uma aventura para além da ponte, o Capilano Suspension Bridge Park oferece uma rede de passadiços elevados através das árvores, permitindo-lhe explorar a majestade da floresta a partir de alturas de cortar a respiração. O parque também apresenta atracções educativas que realçam a importância da preservação destes ecossistemas.
3. Desfrute de vistas arrebatadoras da cidade a partir do Vancouver Lookout.
Uma das características distintivas da linha do horizonte da cidade são os arranha-céus e o miradouro de Vancouver é o local perfeito para apreciar as vistas arrebatadoras que oferecem uma visão completa da cidade e dos seus arredores. A partir do miradouro, é possível apreciar um panorama de 360° que inclui a linha do horizonte do centro da cidade, as montanhas de North Shore e o rio Fraser, omnipresente na Colúmbia Britânica.
Na ala oeste, pode também ver a imensidão do Oceano Pacífico, que contrasta com a vida vibrante da cidade e é claramente visível, especialmente se planear visitar Vancouver no verão, quando o céu está limpo.
As luzes distintas do distrito financeiro e os arranha-céus reflectem a modernidade da cidade, enquanto o porto e os seus barcos dão um toque tradicional ao cenário. Do miradouro de Vancouver também se pode ver Chinatown, que é a maior Chinatown do Canadá, devido à grande comunidade asiática que habita a cidade desde o início do século XX.
Este observatório, além disso, torna-se uma plataforma em constante mudança com o ciclo do dia, pois daqui também se pode apreciar o pôr do sol que tinge o horizonte com cores quentes. Visitar o Vancouver Lookout é uma oportunidade de descobrir a cidade em todo o seu esplendor a partir de uma perspetiva diferente, 130 metros acima do nível do mar.
4. Passeio por Gastown num tour gastronómico
Gastown é o bairro mais antigo da cidade, conhecido pelos seus paralelepípedos, arquitetura única e atmosfera que funde o moderno com o clássico. Este lugar imperdível está muitas vezes incluído nas melhores excursões de Vancouver, mas é também um importante centro gastronómico, pelo que uma das alternativas para o conhecer é através de uma excursão gastronómica.
A importância de Gastown em Vancouver remonta às suas raízes como o coração industrial da cidade. O distrito tornou-se agora um epicentro gastronómico, albergando uma variedade de restaurantes que oferecem tudo, desde iguarias locais a experiências culinárias internacionais.
Durante estas experiências, pode saborear pratos que captam a diversidade da cena gastronómica de Vancouver, desde marisco fresco do Pacífico a pratos inspirados na fusão cultural da cidade. Esta também é uma ótima opção para jantar, tornando-a uma das melhores coisas para se fazer à noite na cidade.
Enquanto passeia pelas ruas de pedra, pode tirar fotografias dos populares edifícios de tijolo vermelho e da famosa estátua do Relógio a Vapor, um ícone que presta homenagem à era industrial da cidade. Este distrito pode ser alcançado através dos transportes públicos da cidade ou dos autocarros hop-on-hop-off de Vancouver.
5. Visite o Aquário de Vancouver
Se é um fã de ecossistemas naturais ou planeia visitar a cidade com crianças, então uma visita ao Aquário de Vancouver é obrigatória, permitindo-lhe mergulhar num mundo subaquático que irá surpreender os visitantes de todas as idades.
Este aquário, situado no Stanley Park, é um oásis aquático que alberga uma grande variedade de espécies marinhas do Pacífico Norte. De orcas a leões marinhos, o aquário oferece encontros de perto com animais nativos da região. E porque é tão facilmente acessível, pode lá chegar nos transportes públicos da cidade ou nos autocarros hop-on-hop-off da cidade, que incluem o parque entre as suas 11 paragens fixas.
Este aquário é ideal para visitar com crianças ou com a família porque oferece uma experiência que vai para além da observação, uma vez que os visitantes terão a oportunidade de participar em programas temáticos, incluindo a interação com raias e ouriços-do-mar nas piscinas tácteis.
Além disso, o espetáculo das focas treinadas não é apenas divertido, mas também informativo sobre a inteligência e o comportamento destes animais. OAquário de Vancouver é também um defensor da investigação e preservação da vida marinha. Através de programas de resgate e reabilitação, contribui ativamente para a conservação de espécies ameaçadas de extinção, especialmente no caso de animais nativos da região.
6. Descubra Vancouver do alto num passeio de hidroavião
Explorar Vancouver de cima num hidroavião é uma experiência única que revela a cidade de uma perspetiva diferente. Estas experiências, muito populares na cidade, permitem-lhe descobrir a paisagem que combina as montanhas circundantes com o desenvolvimento tecnológico da cidade.
Durante o voo, que geralmente dura cerca de 30 minutos, as maravilhas naturais da região serão o centro das atenções. Lá de cima, poderá ver o popular Stanley Park, um pulmão verdejante que se estende até ao oceano. Também verá as ilhas que compõem a Colúmbia Britânica e o contraste da arquitetura moderna com as pontes suspensas que atravessam os rios Fraser e Capilano.
O passeio de hidroavião não é apenas uma experiência cénica, mas também uma oportunidade para compreender a complexa geografia e topografia de Vancouver. O piloto do avião será também o seu guia local especializado que lhe falará da história deste destino e da sua importância como ponto de ligação entre os Estados Unidos e o Canadá.
Se planear visitar Vancouver durante o Natal, pode também descobrir as distintivas decorações da véspera de Natal da cidade a partir de cima.
7. Visite o Museu e Arquivos da Polícia de Vancouver
Para uma experiência diferente numa das melhores exposições de Vancouver, visite o Museu e Arquivos da Polícia, uma exposição que o leva numa viagem pela história do crime da cidade, através de galerias de provas reais e do estudo de técnicas de investigação científica e forense.
Neste museu encontrará também uma exposição de armas de fogo e uma exposição de carros e motas utilizados pela polícia local ao longo da sua história. Na cave da exposição pode ainda encontrar uma recriação da morgue forense e os verdadeiros calabazos utilizados no início do século XX, uma vez que o museu está localizado num edifício que pertenceu a um Tribunal de Instrução Criminal da cidade.
O Vancouver Police Archives and Museum é uma maneira divertida de aprender sobre mais de 20.000 itens relacionados à história criminal local, desde fotografias e publicações até moedas falsas e armas caseiras.
8. Passeio no Mercado de Granville Island
Granville Island, situada no centro da cidade, tornou-se um dos epicentros culturais e gastronómicos de Vancouver. Também pode visitar o mercado local, situado na zona do porto de cruzeiros e que, com as suas bancas coloridas e aromas tentadores, oferece uma experiência culinária única e reflecte o espírito da Colúmbia Britânica.
A importância de Granville Island reside na sua transformação de uma zona industrial num vibrante bairro hipster. Os antigos armazéns e fábricas foram reaproveitados e revitalizados, albergando agora galerias de arte, lojas de artesanato e lojas de retalho criativas. O mercado, em particular, é um reflexo da diversidade gastronómica da região, razão pela qual é frequentemente incluído nas melhores excursões pela cidade de Vancouver.
Visitar o Granville Island Market não é apenas uma oportunidade para almoçar ou fazer uma pausa entre excursões, mas também para mergulhar no cenário artístico e cultural de Vancouver. Aqui também pode encontrar bancas de artesanato, assistir a espectáculos ao vivo e admirar a arte local, que funde a rica herança industrial da área com expressões contemporâneas.
9. Faça um passeio de barco pelo fiorde de Howe Sound
Se está à procura de uma experiência diferente durante a sua viagem a Vancouver, pode optar por um passeio de barco pelo Fiorde de Howe Sound. Este fiorde, situado no sopé de montanhas escarpadas e pontilhado de ilhas, oferece uma experiência marítima que combina as maravilhas naturais da região com a serenidade do golfo.
Durante estas aventuras, pode desfrutar de vistas panorâmicas das montanhas costeiras arborizadas e das águas calmas que reflectem o ambiente. O Howe Sound Fjordé uma joia natural às portas da cidade e faz parte integrante da paisagem costeira da região. Durante o passeio de barco, pode ter a oportunidade de experimentar uma experiência de observação de baleias em Vancouver, e pode até ver focas e aves marinhas, colocando-o cara a cara com a vida selvagem que habita esta área.
Para além da natureza selvagem, o passeio de barco também lhe dará a oportunidade de descobrir pequenas comunidades costeiras e aldeias piscatórias ao longo do fiorde.
Estes locais pitorescos dão um toque tradicional à experiência, permitindo aos visitantes ligarem-se à história marítima e à cultura local, que têm estado intimamente ligadas desde o tempo da Coroa Inglesa.
10. Passeio pelo Jardim Clássico Chinês do Dr. Sun Yat-Sen
Chinatown é um dos bairros mais populares de Vancouver e, para além das bancas de comida oriental e das lojas que vendem artesanato, ornamentos e presentes chineses, pode visitar o Jardim Clássico Dr. Sun Yat-Sen, que recebeu o nome do primeiro presidente da República Popular da China e é considerado um dos melhores jardins urbanos do mundo.
O Jardim Dr. Sun Yat-Sen é também um refúgio natural com caminhos tranquilos, pagodes, peixes koi e lagoas de tartarugas marinhas. Durante a sua visita, pode não só passear pelos jardins e relaxar nos assentos estrategicamente colocados ao longo dos caminhos, mas também aprender sobre a história do local e a sua importância como ponto de encontro para a comunidade chinesa.
11. Maravilhe-se com o Conservatório de Flores Bloedel
O Bloedel Floral Conserv atory de Vancouver é um paraíso botânico no Queen Elizabeth Park que é um testemunho vivo da diversidade floral da região da Colúmbia Britânica.
Ao percorrer os seus caminhos, descobrirá cores e fragrâncias de todos os tipos, pois cada canto do conservatório revela um espetáculo único de flores, plantas tropicais e folhagem nativa. Além disso, o Conservatório Bloedel alberga uma variedade de jardins temáticos, desde o Jardim das Orquídeas ao exótico Jardim dos Cactos e Suculentas. Cada área oferece uma experiência sensorial diferente,permitindo aos visitantes viajar virtualmente para diferentes cantos do mundo através da flora em exposição.
A cúpula do conservatório, por outro lado, cria um ambiente controlado que permite que as plantas tropicais e subtropicais floresçam durante todo o ano, tornando-o um refúgio floral mesmo que planeie visitar Vancouver no inverno ou durante os meses mais frios do ano.
Se gostar destes espaços naturais, também pode visitar o Jardim Chinês Dr. Sun Yat-Sen em Chinatown ou até mesmo fazer uma viagem de um dia inteiro a Victoria e aos Jardins Butchart.
12. Visitar o Museu de Antropologia
O Museu de Antropologia em Vancouver é um tesouro cultural que oferece um mergulho profundo na rica herança do que é conhecido como as Primeiras Nações da Colúmbia Britânica. Localizado no campus da Universidade da Colúmbia Britânica, este museu é conhecido pela sua arquitetura inovadora e exposições cativantes que remetem para as origens da cultura local.
À entrada do Museu de Antropologia, pode descobrir esculturas dos primeiros colonos e, no interior, as galerias do museu albergam uma coleção de arte e artigos indígenas, realçando a diversidade cultural e a rica história das comunidades originais. Desde majestosos totens a máscaras cerimoniais esculpidas, cada peça reflecte o legado cultural destes povos.
A Sala do Celeiro, com a sua exposição de esculturas em madeira, destaca a arte das Primeiras Nações. Para além das exposições estáticas, o Museu de Antropologia também oferece eventos e programas interactivos que procuram promover a compreensão e a apreciação das culturas indígenas. Desde workshops de escultura a espectáculos ao vivo,os visitantes têm a oportunidade de mergulhar ativamente na riqueza destas tradições numa das melhores actividades culturais que pode fazer em Vancouver.