10 coisas para ver e fazer em Vancouver no inverno
De dezembro a março, pode desfrutar das actividades de inverno de Vancouver. Encontrará pistas de patinagem, festivais animados e celebrações culturais.
O inverno em Vancouver é uma experiência mágica, os dias são mais curtos mas isso não impede a diversão na cidade. As temperaturas variam normalmente entre os 2°C e os 11°C, há uma ligeira queda de neve, temperaturas negativas invulgares e muitos eventos para o manter quente. Pode começar a época provando o famoso caranguejo do Alasca ou participando numa prova de vinhos.
Entre as melhores coisas para fazer em Vancouver no inverno estão os desportos de neve. Pode patinar, explorar os trilhos com raquetes de neve e inscrever-se em corridas no parque. Entre dezembro e fevereiro, tem lugar a celebração do Ano Novo Canadiano, bem como a receção do Ano Novo Chinês em fevereiro. A St Patrick's Week também enche as ruas de Vancouver de alegria e não pode perder o festival Polar Bear Swim, que oferece adrenalina a baixas temperaturas.
1. Aproveite ao máximo a temporada de observação de baleias e do caranguejo-rei do Alasca
De novembro a março, pode provar um prato da época nos melhores restaurantes de Vancouver. É necessário fazer uma reserva para participar nesta degustação gastronómica. Se quiser ter uma experiência completa, terá de se inscrever numa excursão de pesca para caçar e cozinhar a sua própria comida. Desta forma, poderá aprender sobre as espécies de caranguejo, que são originárias do Alasca e mais comuns na Rússia e na Noruega.
Além disso, outra experiência de inverno que pode ter a partir do mar são as excursões de observação de baleias a partir de Vancouver, que começam em março, mesmo no final do inverno e início da primavera. É um evento natural incrível, que reúne diferentes tipos de baleias nas baías locais. O melhor local nas redondezas para esta atividade é a localidade de Victoria. Fica a cerca de três horas de distância, mas felizmente um voo de hidroavião leva-o até lá em cerca de trinta minutos.
Depois de sobrevoar o Estreito de Haro, este tipo de experiência costuma oferecer um cruzeiro para ver os cetáceos que cruzam as águas de Victoria. É uma atividade para a qual recomendo viajar bem agasalhado e levar um casaco impermeável. Pode encontrar estas excursões a partir de 360 euros.
2. Desfrutar de um espetáculo de aurora boreal.
Testemunhar a aurora boreal é uma experiência única na vida, uma vez que se trata de um fenómeno produzido por partículas do sol. Pode ser visto em Vancouver, especialmente durante o inverno. Não precisa de se afastar muito da cidade, pois pode até desfrutar deste acontecimento natural na região metropolitana de Vancouver. No entanto, há locais com mais hipóteses de ter uma visão clara e desobstruída, sem poluição luminosa.
Recomendo a ativação do Alerta de Luzes do Norte da cidade. Também pode dirigir-se ao Porteau Cove Provincial Park, uma praia a cerca de 40 minutos de Vancouver, que é perfeita para ver a aurora boreal devido à baixa poluição luminosa. Tem um parque gratuito e áreas de campismo onde pode passar a noite. Existem outros locais mais afastados da cidade, como o Yukon, Liard Hot Springs e Dawson Creek, para os quais também pode apanhar um passeio de hidroavião para chegar mais cedo.
3. Explore os desportos de inverno mais populares da região
Em Vancouver, as pessoas adoram desportos e actividades atléticas, especialmente se forem desportos radicais ou de inverno. Por isso, pode tirar partido de um tipo diferente de aventura e brincar na neve. A época de neve é moderada, pelo que pode sair à rua sem dificuldade. Normalmente, decorre de dezembro a fevereiro e as pessoas aproveitam para patinar nas pistas de gelo, praticar esqui ou snowboard, inscrever-se em torneios de raquetes de neve e os mais corajosos atrevem-se a mergulhar a baixas temperaturas.
Tornar-se um atleta na Big Elf Run
Em dezembro, há uma corrida de Natal onde a diversão nunca falta. A Big Elf Run percorre uma rota pelo Stanley Park, onde pode correr, caminhar ou correr vestido com fatos de Natal. É uma excelente forma de se aquecer no inverno, e o melhor é que não é preciso ser um especialista, pois não se trata de uma competição, mas sim de uma atividade para toda a família.
Pode apreciar as decorações do parque e percorrer um percurso de 1, 10 ou 15 quilómetros, em função das suas capacidades físicas. É importante inscrever-se com antecedência, tendo em conta que a entrada custa a partir de 20 euros por pessoa. Normalmente, inclui um chapéu de duende e um kit de corrida. Durante as corridas longas, passará pelo Aquário de Vancouver e pela autoestrada 99.
Explorar os trilhos com raquetes de neve
Outra atividade divertida de inverno é andar com raquetes de neve em Vancouver. A maioria é feita em parques, áreas selvagens, estações de esqui, montanhas ou nos arredores da cidade. É uma óptima maneira de respirar ar fresco e obter vistas deslumbrantes dos paraísos alpinos da Colúmbia Britânica. Existe um belo trilho em Grouse Mountain, mas também se pode aventurar noutros locais.
A trinta minutos do centro local encontram-se as montanhas de North Shore e West Vancouver. São um refúgio mágico com trilhos seguros que são ideais para serem explorados em família. Das alturas, não só pode divertir-se a fazer snowshoeing, como também pode obter vistas panorâmicas da cidade e do oceano que rodeia a região. Também pode desfrutar de uma viagem de um dia a Whistler a partir de Vancouver, uma montanha onde pode esquiar ou fazer caminhadas.
Mergulhar em temperaturas mais frias e praticar snowboard
O mergulho é uma atividade de verão, mas os canadianos gostam de mergulhar no inverno devido à melhor visibilidade. As temperaturas frias não os impedem de explorar a vida marinha e as espécies que dão à costa entre dezembro e março. Recomendo o mergulho na ilha de Vancouver, mas também pode fazer mergulho em alto mar e mergulho em naufrágios com profissionais.
O snowboard é outra atividade de assinatura na neve, onde pode encontrar rotas panorâmicas que lhe permitem apreciar as vistas locais. Para além disso, a época de esqui decorre de novembro a abril, e existem muitas opções como o Whistler Olympic Park, onde se realizaram os Jogos Olímpicos de 2010. Localizado a cerca de uma hora de carro de Vancouver, é um paraíso de inverno onde pode deslizar pelos picos e ondulações.
Patinagem no gelo em Vancouver
A patinagem no gelo é uma tradição de inverno por excelência. Em Vancouver, encontrará muitas opções para umas férias em família. Há opções internas e pistas ao ar livre. A opção urbana mais popular é a Robson Square Ice Rink, que oferece uma excelente localização e acesso gratuito para patinar.
Para uma experiência diferente, sugiro comprar bilhetes para a Grouse Mountain em Vancouver, onde se encontra uma das maiores pistas de patinagem da região. O Grouse Mountain Skating Rink tem aproximadamente 743 metros de comprimento e também oferece trilhas para trenós e raquetes de neve.
4. Comemore o Ano Novo Chinês em Chinatown
O Ano Novo Lunar é outro importante evento de inverno que gira em torno das tradições asiáticas. Tem lugar na Chinatown de Vancouver, mais conhecida como Chinatown. Tem lugar em fevereiro e permite-lhe desfrutar da dança do leão, de um desfile tradicional, de feiras e festas de rua, de eventos em jardins chineses e de festivais.
O programa do Ano Chinês é variado, com muitas surpresas todos os anos. O desfile começa em Chinatown, um bairro histórico onde se pode aprender mais sobre a cultura chinesa. Note-se que se trata de uma tradição, tendo sido realizada pela primeira vez em 1979. Por toda a cidade, realizam-se actividades simbólicas, com espectáculos ao vivo, bancas de comida e muito mais. Sugiro que compre bilhetes para o Jardim Clássico Chinês Dr. Sun Yat-Sen, em Vancouver, onde se realiza um festival de lanternas por esta altura.
5. Entre no espírito de inverno no Lago Blue Grouse
No pico da Grouse Mountain, pode encontrar actividades de Natal, bem como uma experiência mágica. Todos os Invernos há o Light Walk, uma iluminação de luzes que o deixará sem palavras. Realiza-se na Grouse Mountain, pelo que recomendo que compre bilhetes e venha viver o espírito de inverno.
Poderá interagir com o Pai Natal e as suas renas, por isso, se estiver à procura de coisas para fazer em Vancouver com crianças, não hesite em levar os mais pequenos para desfrutar desta atividade. Há também uma enorme pista de patinagem e centenas de actividades. As decorações com luzes são diferentes todos os anos, e podem ser vistas nos trilhos de raquetes de neve.
6. Comemore o início do ano no Polar Bear Swim
Todo dia 1º de janeiro, o festival Polar Bear Swim é realizado em English Bay para dar as boas-vindas ao novo ano com atividades divertidas. É uma verdadeira tradição que começou em 1920, as pessoas saem com os seus casacos para enfrentar o inverno, e algumas até se vestem a rigor. Note-se que é um evento gratuito, onde pode assistir às competições de natação e até ser encorajado a participar gratuitamente.
É cheio de adrenalina, pois a partir das 14h00 as camadas de roupa de inverno começam a desaparecer e a maioria das pessoas passeia pela baía com os seus fatos de banho. No local, encontrará tendas de aquecimento, bancas de comida e música ao vivo. Embora não seja cobrada qualquer taxa, pode ajudar com donativos de alimentos ou dinheiro e, para participar, tem de se registar previamente online.
Nesta altura do ano, as temperaturas variam entre os 3° e os 7°, pelo que são montadas bancas com cervejas artesanais, vinho quente e outras bebidas para o manter à temperatura certa. Se viajar de carro, é aconselhável chegar cedo para encontrar um lugar de estacionamento. Além disso, não se esqueça de levar uma muda de roupa para não ficar doente. Outra forma de conhecer a English Bay é fazer um passeio de bicicleta por Vancouver. Encontrará experiências guiadas a partir de 74 euros, ideais para explorar a cidade e os seus espaços verdes.
7. Veja de perto o Carol Ships Parade of Lights
Se está à procura de coisas para fazer na cidade no Natal, não pode perder o Carol Ships Parade of Lights. É uma celebração anual que dá as boas-vindas à época natalícia e às férias de inverno. Trata-se de um desfile de navios iluminados por luzes intermitentes, que tem lugar em Coal Harbour e noutros locais da cidade. Normalmente, o desfile vai do Burrard Yacht Club a Lonsdale Quay.
Costumava ser um festival que oferecia diferentes tipos de actividades durante o mês de dezembro. Atualmente, porém, é necessário alugar um cruzeiro privado para desfrutar do ambiente no mar. Normalmente, há festas de Natal a bordo, degustações, espectáculos de luz e muito mais. Se preferir apreciar o espetáculo a partir do cais, pode aproveitar a animação gratuita.
8. Viva a véspera de Ano Novo
A véspera de Ano Novo em Vancouver é uma experiência mágica a não perder, especialmente se estiver de passagem pela cidade. A maioria das pessoas reúne-se para jantar, mas também há eventos, discotecas até de madrugada e espectáculos de fogo de artifício. A contagem decrescente pode ser vista a partir dos navios de cruzeiro locais, onde se realizam festas no mar.
Os parques, as praças e as baías são também um ótimo local para se encontrar com os amigos, ao mesmo tempo que se conhecem novas pessoas. Todos os anos é escolhido um local diferente, que oferece actividades divertidas. O Stanley Park oferece parques infantis, ideais se estiver a planear coisas para fazer em Vancouver com crianças. Lembre-se de que, no dia seguinte, as pessoas se preparam para experimentar o Polar Bear Swim.
9. Não perca o Festival do Vinho de Vancouver!
O Festival Internacional do Vinho de Vancouver é outro evento de inverno a não perder. Geralmente, despede-se da estação fria e dá as boas-vindas à primavera. Realizado entre fevereiro e março, apresenta centenas de adegas, a maioria das quais provenientes de Itália. É um plano ideal para a degustação de vinhos, que o ajudará a manter-se quente enquanto prova cerca de 1.500 vinhos.
É um festival enorme e todos os anos é escolhido um país ou continente como tema, pelo que a maioria dos stands oferece comida da região selecionada. Pode aproveitar a oportunidade para visitar as adegas e quintas circundantes, juntar-se às festas do vinho nas praias e desfrutar de mais de quarenta eventos gratuitos. Note que existem bilhetes para eventos exclusivos, que muitas vezes incluem provas de vinho e degustações de comida.
10. Participe nos eventos da Semana de São Patrício
São Patrício é o santo padroeiro de Vancouver, pelo que a Semana de São Patrício , em março, é considerada um dos principais festivais irlandeses no Canadá. Todos os anos atrai milhares de pessoas, que apreciam o desfile onde se vêem pessoas vestidas com trajes tradicionais irlandeses. Também há comida**, dança e música local**.
Enquanto o desfile do Dia de São Patrício costumava ser o principal evento das celebrações, ao longo dos anos o Celtic Fest tornou-se o pináculo da Semana de São Patrício. Aqui encontrará espectáculos de dança celta, festas em bares locais, provas de whisky, festas de rua e muito mais. Além disso, há a Maratona de São Patrício, uma corrida de 5 km pelo Stanley Park.