10 coisas para ver e fazer em Vancouver no Natal
O Natal em Vancouver tem uma energia especial e encantadora. Desde mercados de Natal a exposições de casas de pão de gengibre, há algo para todos - aqui está um itinerário de tudo o que pode aproveitar!
Vancouver é uma cidade multicultural, onde o Natal é muito especial. As temperaturas descem consideravelmente em dezembro, normalmente entre os 3°C e os 7°C, por isso é melhor vestir-se bem para desfrutar de todas as actividades. A cidade abre as suas portas a atracções sazonais, como o voo temático FlyOver Canada sobre o Pólo Norte.
Pode também aproveitar o acender das luzes de Natal, desfrutar dos eventos natalícios espalhados pela cidade e conhecer os mercados de Natal. Além disso, o desfile do Pai Natal é imperdível, especialmente se estiver a viajar com crianças. Para as melhores coisas a fazer em Vancouver na época do Natal, não perca a exposição de casas de pão de gengibre e os eventos no pinheiro de Grouse Mountain.
1. Sobrevoe o Pólo Norte com o FlyOver Canada
OFlyOver Canada é uma atividade divertida, disponível durante todo o ano em Vancouver. No entanto, no Natal, tem um toque mágico, pois transforma-se numa simulação de voo sobre o Pólo Norte do Canadá. Poderá explorar as paisagens mais emblemáticas do país, como as Cataratas do Niágara, enquanto desfruta de efeitos especiais que incluem cheiros, nevoeiro, voltas e reviravoltas, ventos e muito mais.
Durante a viagem, conhecerá os duendes e ajudantes do Pai Natal ao passar por locais inspirados no Natal. Além disso, são organizados pequenos-almoços com o Pai Natal, permitindo-lhe passar uma manhã mágica a provar pratos de Natal. Pode até deixar uma carta na caixa de correio do Pólo Norte, situada na cafetaria. Note-se que os voos estão disponíveis de novembro a janeiro.
Se pretender comprar bilhetes para a experiência Vancouver FlyOver Canada, saiba que está localizado em Canada Place, o bairro portuário que oferece as melhores vistas da Baía de Vancouver. A experiência dura aproximadamente oito minutos e pode encontrar bilhetes a partir de 23 euros. Note-se que as crianças com menos de 15 anos de idade entram gratuitamente.
2. Aproveite o festival Canyon Lights e os eventos de Natal na Ponte Suspensa de Vancouver.
A Ponte Suspensa de Capilano, em Vancouver, é um local único para o Natal, recebendo actividades de inverno de novembro a janeiro. Todos os anos é coberta com milhares de luzes coloridas, que são instaladas durante o festival Canyon Lights. É um tipo diferente de plano fora da cidade, que lhe permite respirar o ar fresco sob as copas das árvores. Há grupos de cantares de Natal nas proximidades, bem como workshops de fabrico de biscoitos de gengibre.
Em geral, o Festival Canyon oferece uma variedade de actividades e ateliês de artesanato para crianças, como a confeção de árvores de Natal. Note-se que para ter acesso ao festival, basta comprar bilhetes para visitar a Ponte Suspensa de Capilano em Vancouver.
3. Visite os Mercados de Natal de Vancouver
A partir de novembro, pode desfrutar dos mercados de Natal de Vancouver, alguns dos quais são temporários, mas também pode encontrar opções disponíveis durante toda a época de inverno. O principal deles é o Vancouver Christmas Market anual, uma opção divertida ao ar livre. Realiza-se na Jack Poole Plaza, onde pode afastar o frio com vinho quente, fazer as suas compras de Natal e comprar artes e ofícios.
Os seus eventos são inspirados nas tradições alemãs e austríacas, pelo que encontrará cervejas artesanais desses países. Além disso, pode visitar a residência do Pai Natal, andar no carrossel de Natal, fazer uma caça ao tesouro e muito mais. Outros mercados a não perder incluem:
- Pacific Arts Market: é um mercado pitoresco, onde se realiza um bazar de Natal em novembro, onde pode encontrar artigos para o lar, vestuário, artesanato e comida. Há também a oficina do Pai Natal que oferece ofertas de compras de Natal de última hora, bem como música ao vivo e coisas para fazer em Vancouver com crianças.
- Mercado do Japão: No início de dezembro, este mercado apresenta normalmente uma feira de Natal, onde a principal atração são as bancas de comida japonesa.
- Granville Island Market: Este é um ótimo lugar para compras de Natal e também tem um mercado infantil com passeios para os mais pequenos. Recomendo que se inscreva numa visita guiada ao mercado para saber mais sobre as suas opções gastronómicas e de entretenimento.
4. Subir o Pico de Natal na Grouse Mountain
A Grouse Mountain é um ícone da região, onde se pode encontrar uma variedade de actividades e atracções, incluindo snowboard, esqui e caminhadas. No inverno, transforma-se no Pólo Norte do Canadá, onde é possível ver as renas do Pai Natal e patinar no gelo. Aqui, a atmosfera festiva, as decorações e as aventuras mágicas permitir-lhe-ão aproveitar ao máximo a época festiva.
Além disso, ao reservar bilhetes para Grouse Mountain, poderá visitar o Pai Natal na sua oficina, bem como desfrutar do encantador espetáculo de luzes Light Walk. Também pode aprender sobre as aves locais e explorar o habitat do urso pardo. Se estiver a viajar com crianças, não perca o The Theatre in the Sky, onde são exibidos filmes de Natal. Há também uma área de artesanato e um quartel-general dos duendes para escrever cartas ao Pai Natal. Este é um destino ideal se estiver à procura de coisas para fazer em Vancouver no inverno, pois encontrará trilhos para raquetes de neve, áreas de esqui e um ringue de patinagem.
5. Não perca as festas de barco de Natal de Vancouver e a Carol Ships Parade of Lights
Os cruzeiros de Natal são uma parada obrigatória em Vancouver, na verdade, para dar início à temporada, acontece a Carol Ships Parade of Lights. Este evento ilumina os portos e navios da cidade, normalmente no início de dezembro. Pode ver os catamarãs a navegar desde o Burrard Yacht Club até ao Lonsdale Quay.
A procissão nocturna pode ser vista a partir do porto, onde há actividades gratuitas e espectáculos de entretenimento. No entanto, a melhor maneira de desfrutar deste evento é a bordo de um navio de cruzeiro. As festas de Natal nos navios de Vancouver são um clássico, permitindo-lhe ver o espetáculo de luzes, jantar pratos de Natal e apreciar canções de Natal. Para além disso, existem bares e discotecas a bordo, ideais para celebrar o Natal e a passagem de ano.
6. Aproveite ao máximo as exibições de luzes de Natal de Vancouver.
Em dezembro, as ruas de Vancouver são enfeitadas com centenas de espectáculos de luz, graças à chegada do Natal. Eu recomendo fazer um passeio para explorar a cidade, uma ótima opção é participar de um passeio de bicicleta por Vancouver ou aproveitar os melhores passeios de ônibus turísticos da cidade. Especialmente ao entardecer e à noite, quando as decorações podem ser melhor apreciadas, algumas das luzes que não pode perder são:
VanDusen Botanical Garden's Festival of Lights.
O Jardim Botânico de Vancouver oferece um evento anual, com exibições de luzes de Natal. É conhecido como o VanDusen Festival of Lights e oferece uma atmosfera de conto de fadas com milhões de luzes cintilantes, barracas de comida e entretenimento ao vivo. É possível passar pelas casas de pão de gengibre nas copas das árvores, bem como visitar a oficina do Pai Natal.
É um ambiente ideal para toda a família passar as férias de inverno. As luzes são acesas em novembro e apagadas em janeiro, por isso não deixe de passar por lá se estiver à procura de coisas para fazer em Vancouver no inverno. Pode encontrar bilhetes a partir de 12 euros para explorar este labirinto cheio de diversão que é considerado o pulmão verde da cidade.
Esgueirar-se para a Iluminação de Natal de Coquitlam
Lights at Lafarge é uma exibição de luzes de Natal perto do longo Lafarge. Especificamente, está localizado a quarenta minutos de Vancouver, na mini-cidade de Coquitlam. Não é tão concorrido como outros eventos na região, pelo que pode desfrutar de uma experiência exclusiva. A floresta está normalmente decorada com centenas de luzes e parece saída de um filme de Natal.
É uma atração de inverno gratuita, onde normalmente é montado um mercado de Natal noturno, ideal para desfrutar de um vinho quente. Pode participar neste evento entre novembro e janeiro, para que tenha muito tempo para admirar as decorações e desfrutar dos espectáculos de magia e comédia, das bancas de comida e do entretenimento ao vivo.
Maravilhe-se com as luzes de Natal em Granville Island e Harrison Lake
Granville Island é um ótimo destino na época do Natal, pois é o local da inauguração do calçadão. Pode desfrutar desta atração entre novembro e janeiro, mas tenha em mente que esta ilha é na realidade um bairro residencial rodeado de museus, galerias e cervejarias. Nestas datas, poderá encontrar actividades para toda a família, enquanto aprecia as exposições.
Outro evento imperdível é o Lights By the Lake Festival em Harrison Hot Springs. Trata-se de uma celebração temática, onde se pode desfrutar das noites de inverno. O evento inaugural é normalmente realizado em novembro com espectáculos de dança, apresentações do Pai Natal e pistas de patinagem. Pode até encontrar decorações nos restaurantes locais e ver os icónicos bonecos de neve.
7. Participe na Parada de Natal do Pai Natal de Vancouver
O desfile anual do Pai Natal de Vancouver é um grande evento gratuito, que inclui entretenimento ao vivo de bandas, carros alegóricos e grupos de dança. Geralmente começa na West Georgia Street e há outros eventos antes, como pequenos-almoços de Natal, estações de cartas do Pai Natal, pinturas faciais para crianças e muito mais. Curiosidade: algumas pessoas vestem-se com trajes que não estão diretamente relacionados com o Natal.
Alguns pré-eventos são realizados perto da Vancouver Art Gallery, a maioria dos quais são actividades familiares gratuitas. Outros desfiles de Natal que ocorrem nas proximidades incluem:
- Aldergrove Christmas Light Parade: este é um desfile noturno realizado numa comunidade a cerca de uma hora de Vancouver. A principal atração são as luzes e os carros alegóricos.
- Timms Community Centre Parade: um desfile que é acompanhado por eventos festivos, como workshops de artesanato, demonstrações de escultura em gelo e degustação de cerveja.
- Bowen Island Parade: Parte do Festival das Lanternas, o desfile vai da Village Square até à Union Steamship Marina. Os destaques incluem a chegada do Pai Natal de barco, grupos de cânticos de Natal e espectáculos de teatro para os mais pequenos.
8. Faça o passeio dos duendes no Stanley Park.
O Stanley Park é um local mágico durante a época natalícia, pois acolhe as lendárias Bright Nights, em que o comboio interativo é a principal atração. Note-se que os bilhetes para o comboio são vendidos online com meses de antecedência, esgotando-se normalmente em poucos minutos. Esta atração permite-lhe inserir-se na viagem dos Altos Elfos, que o levarão através da floresta numa locomotiva de 1961.
Os bilhetes para o comboio começam em 10 euros por pessoa, embora existam ofertas especiais para crianças e idosos. Na praça, encontrará actividades gratuitas, bem como espectáculos extravagantes e espectáculos de luz. Pode apreciar o desfile das árvores, bem como participar em workshops de Natal. Além disso, todos os anos o tema de Natal é diferente.
9. Assista à exposição de Natal no Steveston Festival of Lights
Durante todo o mês de dezembro, pode desfrutar das actividades do Stevenston Festival of Lights, também conhecido como Stevenston Winter in the Village. Tem lugar em Steveston, situado no bairro de Richmond, na região metropolitana de Vancouver. Aqui, não pode perder um passeio pelas decorações de Natal, bem como as bancas de comida sazonal.
A maioria das pessoas é atraída pela exposição de Natal, onde os pinheiros e as luzes são um espetáculo único. Nas proximidades, há uma zona portuária, onde se podem ver barcos iluminados. Sugiro também que vá à Festa das Árvores, em meados de dezembro, que custa cerca de 10 euros. Pode comprar pinheiros, ver as árvores decoradas em exposição e votar na melhor. Outras actividades a não perder são:
- A Feira de Artesanato: que oferece um ambiente festivo, e é um ótimo lugar para desfrutar de uma bebida quente e abrigar-se do frio. A entrada é um donativo que fica ao critério de cada um.
- Stevenston Christmas Market: um ótimo lugar para fazer compras de lembranças, artesanato e roupas.
- Santa in Town: é um evento anual, em que a maioria das actividades é gratuita. O Pai Natal chega normalmente de barco e abre a festa. Há também um desfile e passeios de carruagem gratuitos.
- The Dog Parade: Esta é uma divertida corrida de Natal, onde pode trazer o seu animal de estimação vestido de rena do Pai Natal. Realizada na Phoenix Pond Bridge, os cães mais bem vestidos recebem um prémio.
10. Delicie-se com a Hyatt Gingerbread Lane, uma exposição de casas de pão de gengibre no Hyatt Regency
As casas de pão de gengibre são um clássico de Natal. Na verdade, Vancouver está a organizar um evento gratuito onde pode construir a sua própria casa. A Hyatt Gingerbread Lane Gingerbread House Exhibition tornou-se uma verdadeira tradição, tendo sido realizada desde 1992. Todos os anos há um tema diferente, sendo os mais populares o Pólo Norte, o Grinch e o Charlie Brown.
Realiza-se no Hyatt Regency Hotel e está disponível durante todo o mês de dezembro com workshops de culinária e degustações. Como bónus adicional, outro evento de Natal a não perder é a iluminação da árvore em Robson Square. É o principal pinheiro da cidade, por isso é um grande acontecimento e é acompanhado por concertos, estações de biscoitos gratuitos e entretenimento ao vivo.