Mais sobre: Excursões e passeios em Vancouver
Vancouver, que está rodeada de maravilhas naturais, é um dos destinos mais visitados no sudoeste do Canadá, pelo que uma das melhores formas de a conhecer em profundidade é optar por algumas das excursões e passeios oferecidos pela cidade. Estas experiências dar-lhe-ão a oportunidade de ver não só o lado natural da cidade, mas também o perfil cultural do local, bem como algumas das melhores vistas panorâmicas do país.
Algumas das melhores coisas para fazer em Vancouver incluem um passeio pela Grouse Mountain, um passeio de autocarro pela famosa Ponte Suspensa de Capilano, ver a cidade de cima num passeio de hidroavião, um passeio de barco pelo Fiorde de Howe Sound, um passeio pela Ilha de Granville e um passeio gastronómico pelo histórico bairro de Gastown. Está pronto? Aqui vamos nós!
1. Excursão à Grouse Mountain
A Grouse Mountain é um dos locais mais bonitos de Vancouver e visitar este local numa visita guiada é uma experiência inesquecível que combina a conveniência do teleférico com vistas panorâmicas da região. Subindo a bordo do teleférico Skyride, será transportado para o topo da montanha, que fica a 1.200 metros acima do nível do mar.
Do cimo da Grouse Mountain, poderá desfrutar de vistas panorâmicas que se estendem desde o oceano até às montanhas circundantes. Um ponto de vista natural onde terá a oportunidade de apreciar a verdadeira beleza paisagística do local e um cenário perfeito para algumas das melhores fotografias da sua viagem. Quer seja no verão, com as suas paisagens verdejantes, quer seja no inverno, com o seu manto de neve, esta montanha oferece uma experiência visual inigualável.
Se planear visitar Vancouver durante o inverno, terá a oportunidade de ver como a Grouse Mountain se transforma num paraíso para os entusiastas dos desportos sazonais. Aqui, pode combinar a sua visita com actividades de esqui e snowboard, tirando partido das pistas bem cuidadas e das instalações de classe mundial disponíveis para todos os níveis de experiência em esqui e snowboard.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 57 euros por pessoa
- Duração das excursões: cerca de 4 horas.
- Vantagens destas excursões: Terá a oportunidade de ver um dos sítios naturais mais famosos de Vancouver, dentro e fora da cidade.
- Desvantagens destas excursões: Embora o passeio de teleférico seja muito agradável, não terá tempo suficiente para percorrer o trilho desde a base até ao topo, que oferece uma vista panorâmica da região.
2. Excursão de autocarro para a Ponte Suspensa de Capilano
Se você quiser ver uma das principais atrações de Vancouver, não pode perder :::link|text=a|element=sc-100-1103::: Ponte Suspensa :::link|text=Capilano|element=sc-100-1103::: em uma visita guiada. Estas visitas incluem normalmente o transporte de autocarro de ida e volta e permitem-lhe mergulhar numa obra-prima que combina a engenharia com o respeito pela natureza.
Esta ponte suspensa icónica, suspensa sobre o rio Capilano a uma altura de 70 metros, é uma das atracções mais famosas de Vancouver e uma experiência imperdível para os visitantes. Durante a sua visita, terá não só a oportunidade de tirar fotografias fantásticas da sua viagem, mas também de caminhar na plataforma, descobrir as vistas panorâmicas e aprender sobre o engenhoso design que faz da ponte um portal para um mundo de vegetação luxuriante.
A fama da Ponte Capilano deve-se em parte à sua infraestrutura e construção, mas também à ligação emocional que proporciona com a natureza circundante. A experiência de caminhar sobre a ponte suspensa, rodeada de florestas verdes, cria um momento inesquecível que atrai tanto os habitantes locais como os turistas. Além disso, o Parque da Ponte Suspensa de Capilano oferece actividades adicionais, como os passadiços nas copas das árvores, que permitem aos visitantes explorar o dossel da floresta a partir de alturas emocionantes.
Detalhes de interesse
- Preço: aproximadamente 97 euros por pessoa
- Duração das excursões: cerca de 5,5 horas.
- Vantagens destas excursões: Poderá ver uma das principais atracções de Vancouver numa excursão confortável e organizada.
- Desvantagens destas excursões: Não terá muito tempo livre para explorar a área em torno da Ponte Suspensa por conta própria.
3. Passeio de hidroavião para ver Vancouver de cima
Uma das principais atracções de Vancouver é a sua vista panorâmica dos arranha-céus e das montanhas circundantes, por isso, se for do tipo aventureiro, poderá querer embarcar num passeio de hidroavião para descobrir a beleza panorâmica deste destino. Este tipo de excursão oferece uma perspetiva completamente nova da cidade, combinando no mesmo avião as paisagens naturais e urbanas que abraçam a costa do Pacífico.
Do ar, terá a oportunidade de apreciar a linha costeira de Vancouver, os seus arranha-céus e a interligação única entre o ambiente natural e a vida moderna. Um dos destaques destes passeios de hidroavião é a oportunidade de ver o Stanley Park de alturas inacessíveis por terra. Além disso, o hidroavião permite-lhe vislumbrar a arquitetura caraterística da cidade, como o horizonte de Vancouver e a famosa ponte Lions Gate.
O passeio de hidroavião permite-lhe também descobrir a rede de ilhas que pontuam a costa local, como a ilha de Granville e os seus mercados coloridos, bem como as majestosas montanhas costeiras. As vistas destas ilhas a partir do ar dar-lhe-ão uma apreciação completa da rica diversidade geográfica que rodeia a cidade, especialmente se planear visitar Vancouver no verão, quando o céu está limpo.
Além disso, se estiver a planear visitar Vancouver durante a época natalícia, poderá apreciar as decorações de Natal que frequentemente adornam os principais edifícios e monumentos da cidade nestas excursões.
Detalhes interessantes
- Preço: aproximadamente 111 euros por pessoa
- Duração das visitas: cerca de 30 minutos.
- Vantagens destas excursões: obterá uma ampla panorâmica da cidade, impossível de alcançar por outros meios.
- Desvantagens destas excurs ões: como o hidroavião voa a uma altitude de cerca de 3.000 metros, em dias nublados a visibilidade pode ser reduzida durante a excursão.
4. Passeio de barco pelo fiorde de Howe Sound
Para um tipo diferente de excursão sem deixar as maravilhas naturais de Vancouver para trás, opte por um passeio de barco ao Howe Sound Fjord, que lhe dá a oportunidade de explorar um fiorde cercado por montanhas e pontilhado de ilhas, proporcionando o cenário perfeito para uma experiência marítima.
Howe Sound é o lar de uma abundância de vida marinha, desde curiosas focas até águias carecas. Durante o passeio de barco, os visitantes terão a oportunidade de observar estas criaturas no seu habitat natural e, nalguns casos, poderão mesmo assistir à :::link|text=observação de baleias|element=sc-100-1108:::. As águas cristalinas do fiorde também lhe darão a oportunidade de observar os pormenores do fundo do mar.
Entre os pontos altos de uma viagem a Howe Sound está Bowen Island, conhecida pelo seu encanto rústico e paisagens pitorescas. Os navios que exploram estas águas também se aproximam de pontos de interesse como a Anvil Mountain e o Whytecliff Provincial Park, dando aos passageiros a oportunidade de apreciar a diversidade da geografia costeira da Colúmbia Britânica a partir do convés do navio.
Detalhes de interesse
- Preço: aproximadamente 69 euros por pessoa
- Duração destas excursões: cerca de 2 horas.
- Vantagens destas excursões: poderá ver algumas das ilhas mais pitorescas de Vancouver, que se distinguem pela abundância de vida selvagem autóctone.
- Desvantagens destas excursões: estas excursões requerem condições climatéricas óptimas para navegar, pelo que no inverno é comum adiar as partidas.
5. Excursão à ilha de Granville com uma visita à feira da ladra local
Uma excursão a Granville Island permitir-lhe-á absorver a essência de Vancouver, e o distinto mercado de rua local é uma paragem essencial nesta aventura. Situado numa ilha pitoresca, este mercado é um paraíso para os amantes da gastronomia e do artesanato.
Durante o passeio, terá a oportunidade de explorar as ruas coloridas do mercado, que estão alinhadas com bancas que oferecem tudo, desde produtos frescos a artigos únicos de artistas locais.
O :::link|text=Mercado de Granville Island|element=sc-100-1105::: é famoso pela sua diversidade culinária. Os apreciadores de comida podem deliciar-se com uma vasta gama de opções, desde queijos artesanais a marisco fresco, que são típicos da região. Nas bancas de frutas e legumes, as cores vibrantes e os aromas frescos cativam os sentidos. Além disso, os padeiros locais oferecem uma variedade de produtos acabados de cozer e doces tentadores.
Um dos pontos altos de uma excursão a Granville Island é a oportunidade de provar comida fresca e preparada na hora. Aqui pode desfrutar de pratos locais, como peixe e batatas fritas, empanadas gourmet ou sushi acabado de preparar. As escolhas são tão variadas quanto deliciosas, criando uma experiência gastronómica única que reflecte a diversidade gastronómica e cultural de Vancouver.
Detalhes interessantes
- Preço: aproximadamente 70 euros por pessoa
- Duração das excursões: cerca de 2 horas.
- Vantagens destas excursões: irá conhecer o mercado mais popular da cidade, que se distingue pelos seus alimentos frescos e produtos artesanais.
- Desvantagens destas excursões: terá pouco tempo livre para explorar as bancas e os arredores do mercado por si próprio.
6. Excursão de dia inteiro a Whistler a partir de Vancouver
Whistler, situada a 120 quilómetros a norte de Vancouver, é um dos epicentros das montanhas da Colúmbia Britânica e é também um dos locais mais visitados do país devido à riqueza natural que oferece, com vistas panorâmicas dos glaciares circundantes. Uma excursão de um dia inteiro a partir de Vancouver é uma das melhores coisas a fazer durante a sua estadia na cidade.
Estas excursões incluem normalmente o transporte de ida e volta do hotel e a assistência de um guia local especializado que o levará através das florestas costeiras para descobrir a vida selvagem local. Além disso, também terá acesso ao teleférico Sea to Sky, que oferece uma visita panorâmica ao horizonte de Whistler e à área circundante.
Estas experiências são ideais para sair do foco urbano de Vancouver e descobrir as cidades vizinhas, que se caracterizam pelas suas paisagens pitorescas e actividades desportivas, especialmente se planear visitar este destino durante o inverno.
Detalhes interessantes
- Preço: aproximadamente 134 euros por pessoa.
- Duração das excursões: cerca de 11,5 horas.
- Vantagens destas excursões: conhecerá uma das cidades mais famosas do Canadá, situada nos arredores de Vancouver.
- Desvantagens destas excursões: embora no inverno encontre as paisagens mais pitorescas, muitos dos trilhos estão fechados por razões de segurança e só é possível chegar ao topo da montanha de teleférico.
7. Excursão a Victoria, Ilhas do Golfo e Jardins Butchart
Uma das melhores viagens de um dia que pode fazer a partir de Vancouver é para Victoria, que é considerada a capital cultural do Canadá. Localizada no extremo sul do país, a cerca de 115 quilómetros de English Bay, esta cidade permite-lhe ver a arquitetura colonial vitoriana que distinguiu os territórios canadianos no século XIX, bem como a vida selvagem da região.
Estas experiências incluem muitas vezes um passeio a bordo de um barco a partir do convés do qual se podem avistar águias, baleias e leões-marinhos. Além disso, no caminho entre as duas cidades, terá a oportunidade de parar nos Jardins Botânicos Butchart, um cenário temático repleto de plantas e flores locais e internacionais.
Durante a viagem de barco, um guia local especializado contar-lhe-á a história das Ilhas do Golfo, um grupo de centenas de ilhotas, incluindo Saturna, Gabriola, Kuper e Mayne. Todos estes arquipélagos são o lar natural de muitas espécies indígenas que contribuem para que Victoria e a área circundante sejam consideradas a mistura perfeita de património cultural britânico e natureza intocada.
Informações úteis
- Preço: aproximadamente ¤178 por pessoa.
- Duração das excursões: cerca de 12 horas.
- Vantagens destas excursões: conhecerá o património colonial da Colúmbia Britânica e descobrirá a vida selvagem local.
- Desvantagens destas excursões: o avistamento de certas espécies depende da época do ano, pelo que deve estar atento às informações sazonais.
8. Excursão de cruzeiro à Ilha Bowen a partir de Vancouver
Se quiser conhecer a costa oeste do Canadá, uma das melhores opções é juntar-se a um cruzeiro pela faixa costeira, que normalmente inclui uma visita a Bowen Island, a principal e mais importante ilha desta parte do Canadá. Nestas experiências, que duram aproximadamente 3 horas, pode descobrir a paisagem de falésias, montanhas e florestas de uma perspetiva diferente.
Bowen Island é também famosa pela sua vida selvagem diversificada, incluindo leões marinhos, aves migratórias e, durante a época de acasalamento, baleias, que pode ver a partir do convés do barco ou da costa da ilha, especialmente se planear visitar Vancouver durante o outono. Estas excursões incluem normalmente uma paragem no arquipélago com tempo livre para explorar a ilha por conta própria.
Algumas destas excursões também oferecem uma experiência mais completa, permitindo-lhe jantar ou petiscar nos restaurantes da ilha e assistir ao pôr do sol sobre a costa oeste canadiana.
Detalhes de interesse
- Preço: cerca de 116 euros por pessoa.
- Duração das excursões: cerca de 3 horas.
- Vantagens destas excursões: conhecerá a bela geografia local de uma perspetiva diferente.
- Desvantagens destas excursões: o vento na costa oeste canadiana é muito forte, pelo que as condições meteorológicas, especialmente no inverno, podem cancelar ou atrasar a sua excursão.
Como reservar uma excursão em Vancouver?
Pode reservar as excursões em Vancouver com antecedência online ou reservá-las quando estiver na cidade. No entanto, se estiver a planear visitar a cidade no verão ou durante os meses de época alta, é aconselhável reservar com antecedência, especialmente para excursões na natureza, para garantir o seu lugar e poupar dinheiro em compras de última hora.
Não se esqueça de que as tarifas no Canadá são dinâmicas e dependem em grande medida da procura turística e também da proximidade do evento ou da excursão, pelo que, se quiser poupar dinheiro ou se estiver a planear gastar um orçamento limitado nesta excursão, é melhor comprar as excursões com antecedência. Se estiver a planear visitar Vancouver no inverno, terá mais alternativas de última hora devido à época baixa.
O que é que vou ver nestas excursões?
A resposta depende dos passeios que escolher, mas, em geral, verá as principais atracções naturais de Vancouver e arredores e outros locais turísticos populares, como a Ponte :::link|text=Suspensa de Capilano|element=sc-100-1103:::, que não é apenas uma obra-prima da engenharia, mas também uma tela perfeita para algumas das melhores fotografias da sua viagem.
Durante estes passeios, pode também aprender sobre a história local e o passado industrial e até experimentar algumas experiências aventureiras, como ver o horizonte da cidade a partir de um hidroavião ou esquiar e fazer snowboard na Grouse Mountain no inverno.
Dicas de passeios turísticos em Vancouver
Se está a planear visitar Vancouver durante a época alta, a melhor dica é reservar as suas excursões com antecedência, o que lhe poupará tempo e dinheiro, uma vez que não estará dependente de compras de última hora. Recomendo também que considere a melhor altura do ano para cada atividade, especialmente no que diz respeito ao tempo.
As temperaturas podem ser muito variáveis durante o outono em Vancouver e também durante os meses de inverno, por isso leve sempre roupa quente e um impermeável para os dias de chuva, e verifique também o tempo antes de marcar as datas das suas excursões, especialmente aquelas com vistas panorâmicas que podem ser afectadas por um horizonte nublado ou chuvoso.