10 coisas para ver e fazer no Natal no Cairo
Se quiser experimentar um Natal diferente, passá-lo no Cairo pode ser uma oportunidade única. Neste post, mostro-lhe como estas festas são celebradas na capital do Egipto para que as possa desfrutar ao máximo.
O Egipto tem uma percentagem de população cristã que mantém vivas as celebrações tradicionais do Natal. Além disso, devido ao grande afluxo de turistas europeus e ocidentais ao Cairo nesta altura do ano, cada vez mais hotéis e locais celebram o Natal para os seus hóspedes.
Mas não espere ruas decoradas até às vigas ou as habituais árvores de Natal. O Natal é diferente aqui e neste post vou falar-lhe das tradições natalícias celebradas no Cairo e das melhores coisas a fazer durante esta época do ano para manter vivo o espírito natalício.
1. Descubra o Natal copta
No Egipto, estima-se que cerca de 15% da população é cristã e, por isso, celebra o Natal. A grande maioria concentra-se no Cairo e pertence ao ramo ortodoxo conhecido como copta. O Natal na capital do Egipto é celebrado de acordo com as tradições coptas. De facto, o bairro copta do Cairo é o centro religioso do cristianismo copta.
As principais diferenças do Natal copta são o facto de o dia do nascimento de Cristo ser celebrado a 7 de janeiro, em vez de 24 de dezembro, e o facto de jejuarem 40 dias antes do dia de Natal, a partir de novembro. De resto, o Natal copta também tem celebrações, jantares, pratos especiais e muitos ritos e costumes que o convido a descobrir se viajar para o Cairo nesta altura do ano.
2. Visita à Sagrada Família
Um dos costumes coptas de Natal que atrai mais turistas é a rota da Sagrada Família. Segundo a Bíblia, a família de Jesus, na sua fuga de Israel, chegou ao Cairo e refugiou-se em vários locais onde hoje se erguem igrejas em honra do Menino Jesus, da Virgem Maria e de São José.
A maior parte destas igrejas situa-se no bairro copta. As que fazem parte deste percurso e que merecem uma visita são:
- A Igreja de São Sérgio.
- A Igreja Suspensa ou Al-Muallaqa.
- A Igreja de Santa Bárbara.
- A Igreja e Convento de São Jorge.
- A Igreja da Virgem.
Na época do Natal, todas elas organizam celebrações especiais, incluindo presépios e actuações de coros. O museu copta, situado no próprio bairro, contém toda a história relacionada com a Sagrada Família e é um complemento muito interessante para completar este itinerário.
3. Celebrar o 7 de janeiro
O Natal copta no Egipto não é celebrado a 25 de dezembro, mas sim a 7 de janeiro. Se por acaso estiver no Cairo nesse dia, é interessante saber quais são as tradições:
- A celebração do Natal é precedida de um período de jejum, que os coptas mais religiosos observam a partir de 25 de novembro, enquanto os coptas menos religiosos jejuam normalmente durante uma semana.
- Como se pode imaginar, as refeições de Natal são consideráveis. É uma boa oportunidade para provar a cozinha local, seguindo a tradição.
- As igrejas ao longo da rota da Sagrada Família organizam as suas próprias celebrações, sendo a principal delas oficiada pelo Papa copta na Catedral de São Marcos, no Cairo, e transmitida pela televisão para todo o país.
- No âmbito da celebração, realizam-se também concertos de cânticos de Natal, com um programa misto de música internacional e copta.
4. Descubra as decorações de Natal e faça uma visita guiada ao Bairro Copta
Se viajar para o Cairo em dezembro ou janeiro, é provável que não veja as decorações tradicionais de Natal ou, pelo menos, o ambiente natalício. No resto da capital, o Natal passa despercebido, mas no Bairro Cop ta verá decorações natalícias e até árvores de Natal. Por isso, um passeio pelo bairro é uma das coisas mais natalícias que se pode fazer.
Sugiro uma visita guiada a este bairro onde, para além das suas igrejas coptas, se podem ver locais como:
- As ruínas de algumas antigas torres romanas.
- A mesquita de Amr Ibn Al As, a mesquita mais antiga do Egipto.
- A sinagoga Ben Ezra.
- O Museu Copta, um lugar muito interessante para aprender sobre a história do bairro.
Pode aproveitar uma visita guiada a este bairro para absorver um pouco de história e de espírito natalício.
5. Véspera de Ano Novo no Cairo
A véspera de Ano Novo não é celebrada no Cairo tal como a conhecemos no Ocidente, uma vez que seguem o calendário árabe e a véspera de Ano Novo é uma data diferente. Mas dado o elevado número de visitantes europeus no final de dezembro, os hotéis e outros estabelecimentos celebram a passagem de ano de forma semelhante à ocidental.
Para festejar a passagem de ano no Cairo, tem várias opções:
- Participar num dos jantares de gala organizados por alguns dos hotéis da cidade.
- Reservar um cruzeiro com jantar no Nilo, em estilo buffet, que também inclui espectáculos ao vivo.
- Reservar bilhetes para o espetáculo de som e luz nas Pirâmides de Gizé, que é ainda mais especial no dia 31 de dezembro.
6. Descubra a gastronomia de Natal no Cairo
Não há melhor maneira de celebrar o Natal do que partilhar um bom almoço ou jantar. Provar a cozinha típica do Cairo no Natal é uma das melhores coisas a fazer.
Como há um período de jejum antes do Natal em que não se pode comer carne ou lacticínios, muitas das receitas típicas não contêm estes ingredientes, mas uma vez terminado o jejum, há uma grande variedade de pratos para experimentar:
- O prato mais popular são os biscoitos Ghryba, feitos com gengibre, amêndoas, noz-moscada e raspa de limão.
- Fatteeh é um prato de arroz com carne e folhas de videira de pera, conhecido como Wara'einab.
- Kahk el Eid são biscoitos com chá, também muito comuns no dia 7 de janeiro.
Nos restaurantes do Cairo, especialmente nos do Bairro Copta, pode provar estas iguarias natalícias. Ah, e outra forma de provar uma grande variedade de comida local e internacional é reservar um cruzeiro com jantar no Nilo.
7. Na ausência de luzes de Natal... Experimente o espetáculo de luzes sobre as pirâmides
Se é um amante das iluminações de Natal, não vai encontrar muitas delas no Cairo. Mas quase todas as noites, na cidade egípcia, tem lugar um dos mais impressionantes espectáculos de som e luz do mundo: o das Pirâmides e da Esfinge de Gizé. Luzes e imagens são projectadas sobre estas maravilhas ao ritmo da música, cativando todos os que as vêem.
O dia 31 de dezembro, na véspera de Ano Novo, é um dos melhores dias para o ver. Para se despedir do ano, é realizado um espetáculo especial que ficará gravado na memória de todos aqueles que tiverem a sorte de terminar o ano a desfrutar dele. Reservar um bilhete para o espetáculo de som e luz nas Pirâmides de Gizé fará da sua passagem de ano um dia inesquecível.
8. Faça as suas compras de Natal no mercado Khan El Khalili
Sabia que o Cairo e o Egipto têm o seu próprio Pai Natal? O seu nome é Baba Noel. Esta é também a terra dos Três Reis Magos, pelo que os presentes são uma parte fundamental do Natal no Cairo. É por isso que os bazares e mercados da cidade estão cheios de pessoas à procura do presente de Natal perfeito. O mais conhecido de todos e o melhor sítio para fazer as suas compras de Natal é o mercado Khan El Khalili.
Considerado o melhor mercado do Médio Oriente, aqui encontrará todo o tipo de presentes de Natal, bem como cafés e restaurantes para animar as suas compras. Se não conseguir encontrar aqui o presente de Natal perfeito, é porque ele não existe:
- Joalharia.
- Artesanato egípcio.
- Perfumes.
- Especiarias.
Se quiser visitar este bazar de uma forma cómoda, com transporte para o seu hotel incluído, recomendo-lhe que reserve uma visita guiada ao Cairo. Viverá um dia inesquecível!
9. Passear de camelo... como os próprios reis e rainhas.
Outra das actividades preferidas dos turistas no Natal, e durante o resto do ano, são os passeios de camelo. Montar nestes animais e fazer um passeio com as pirâmides como pano de fundo é uma experiência e tanto, e na altura do Natal faz-nos sentir na pele dos Reis Magos do Oriente. Para aumentar o ambiente, podem até ser feitos à noite sob as estrelas, embora não sejam as estrelas que nos guiam até Belém, mas sim um guia qualificado.
Os preços desta atividade variam muito em função de vários factores, como a dimensão do grupo, a duração do passeio ou o número de horas, mas partem de uma base muito acessível. A vantagem de o fazer na época do Natal é também as temperaturas nessa altura, pois são muito agradáveis, ao contrário do verão ou da primavera, em que não apetece dar um passeio ao sol escaldante.
Quer uma ideia para um dia cheio de aventura? Reserve uma excursão no deserto com safari 4x4, passeio de camelo e sandboard a partir do Cairo- será o Natal mais especial da sua vida!
10. Viva as celebrações no Nilo
Celebrar o Natal no Cairo já é um luxo e uma forma muito diferente de o fazer. Mas pode torná-lo ainda mais especial, como fazem muitos dos turistas que vêm à capital egípcia nesta altura do ano. Estou a sugerir um cruzeiro no rio Nilo.
Dada a grande procura de turistas na época natalícia, estes cruzeiros organizam festas e jantares para celebrar as festas. O Cairo é o ponto de partida da grande maioria dos navios que navegam no Nilo e há cruzeiros que percorrem toda a extensão do Nilo com paragens em locais de interesse como Luxor, Assuão e Abu Simbel.
Celebrar o Natal a bordo é algo muito especial e cada vez mais procurado, assim como despedir-se do ano reservando um cruzeiro com jantar no Nilo.
Clima natalício no Cairo
janeiro, quando se celebra o Natal no Cairo, é o mês mais frio do ano na capital do Egipto, embora não seja propriamente frio. De facto, as temperaturas em janeiro são mais semelhantes às que se fazem sentir na Europa na primavera. As máximas rondam os 20 graus Celsius, enquanto as mínimas não costumam descer abaixo dos 10 graus Celsius.
Oclima é extremamente agradável e, uma vez que a probabilidade de chuva é mínima e há poucos dias nublados, o Natal é uma das melhores alturas para viajar para o Cairo em termos de clima.
Números e preços dos turistas no Natal no Cairo
Em muitas cidades europeias, as férias de Natal são fundamentais para atrair turistas e esta é normalmente a razão do elevado número de turistas. Mas no Cairo este fator é quase irrelevante e o que faz com que os meses de dezembro e janeiro sejam considerados época alta é o clima. As temperaturas no verão são insuportáveis, pelo que é no inverno que se regista a grande maioria dos visitantes do Cairo.
Isto faz com que seja a época alta, o que se traduz em mais procura de viagens e hotéis, mais filas e multidões nos monumentos e preços mais caros ao reservar a sua viagem.
O que levar na mala para a sua visita de Natal ao Cairo
O clima confunde muitas vezes os viajantes que se deslocam ao Cairo, uma vez que é diferente do clima europeu, especialmente no inverno. Se viajar para a capital do Egipto em dezembro ou janeiro, esqueça as camisolas de Natal, os chapéus e os agasalhos. Eis o que deve levar na sua mala:
- Roupaleve e de cor clara para o dia.
- Casacos finos e algo mais quente para a noite.
- Uma vez que se trata de um país islâmico, existem restrições de vestuário em alguns locais. Por isso, use roupa de manga comprida e, no caso das mulheres, é aconselhável usar um lenço para cobrir o cabelo.
- Leve sempre consigo o seu passaporte, pois poderá ser-lhe pedido em vários monumentos e locais de interesse.
- Os bonés, os óculos de sol e os acessórios de proteção solar continuam a ser úteis.