Mais sobre: Atividades em Barcelona
Há uma infinidade de coisas para ver e fazer em Barcelona, mas nem todas são monumentos incríveis, é por isso que eu queria mostrar-lhe uma seleção de actividades incríveis para fazer na cidade. Alguns dos lugares onde podes fazer actividades fantásticas em Barcelona são o Parque Güell ou a Sagrada Família.
Mas, além disso, Barcelona oferece outras actividades divertidas , como desfrutar de atracções incríveis no parque Port Aventura ou ir à Rambla para visitar as suas lojas e restaurantes exóticos, onde pode não só desfrutar da atmosfera vibrante, mas também da gastronomia espanhola.
1. Visitar o Bairro Gótico de Barcelona
Um passeio pelo Bairro Gótico de Barcelona é uma das actividades que deve incluir na sua lista de locais a visitar em Barcelona em 1 dia. Esta é uma das zonas mais emblemáticas e turísticas da cidade, e também está impregnada de história graças ao facto de ter sido fundada durante a época romana. Graças à sua arquitetura gótica e medieval, certamente irá adorar conhecer parte daquela que é considerada uma das melhores cidades medievais de Barcelona.
Se fizer uma visita guiada ao Bairro Gótico, o seu guia dir-lhe-á que não é possível estabelecer com precisão o ano em que este local foi fundado , porque a sobreposição de diferentes civilizações e arquitecturas ao longo da história da cidade deu origem a ele. Dentro deste lugar existem vários pontos de interesse que não deve perder, entre os quais se encontram a Catedral de Barcelona, a Praça de Sant Jaume, a Praça Real e o Museu de História de Barcelona.
Também pode ver lugares que são reconhecidos como alguns dos lugares mais turísticos da cidade, como o Mercado da Boqueria, onde pode experimentar alguma da gastronomia espanhola. O Call Jueu é outro dos destaques deste bairro, que é precisamente uma área judaica de Barcelona, que vai adorar pelas suas ruas estreitas e edifícios históricos.
Se for com crianças, elas também se vão divertir a passear pelo Bairro Gótico, porque há o Museu de História de Barcelona, que é um lugar incrível para ver exposições interactivas e jogos educativos para crianças. Uma das coisas que recomendo vivamente quando fores a este local é visitá-lo durante o dia, para que tenhas a oportunidade de ver em pormenor cada um dos seus edifícios e monumentos históricos.
Detalhes interessantes
- Preço: Não precisa de pagar nada para visitar o Bairro Gótico se for por conta própria, mas se fizer uma visita guiada terá de pagar entre 20 e 35 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: A zona está aberta, pelo que é acessível 24 horas por dia. No entanto, se fizer uma visita guiada, terá de cumprir o seu itinerário de acordo com o horário proposto pelo guia.
- Localização: Este bairro é um dos mais importantes do centro de Barcelona.
2. Faça um passeio de bicicleta pela cidade e seus arredores
Não há melhor forma de conhecer uma cidade do que percorrer as suas ruas de bicicleta, por isso uma das coisas que tem de fazer é inscrever-se num dos melhores passeios de bicicleta em Barcelona, não só para conhecer a cidade, mas para sentir cada uma das suas ruas, o seu ambiente, as suas gentes e respirar o seu ar da forma mais pura. Para explorar a cidade desta forma, tem duas opções: fazer uma excursão ou alugar uma bicicleta.
Se escolher a segunda opção, encontrará muitas lojas em Barcelona que alugam bicicletas, e os preços podem variar consideravelmente de uma loja para outra. Como Barcelona é uma cidade onde é habitual ir de bicicleta a muitos sítios, há muitos locais onde se pode andar de bicicleta e tirar fotografias pelo caminho, graças ao facto de serem simultaneamente pitorescos e movimentados.
Entre os lugares mais recomendados para andar de bicicleta na cidade está o Parque Natural da Serra de Collserola, que também é um lugar perfeito para entrar em contacto com a natureza, pois é o pulmão verde da cidade. E como Barcelona é uma cidade costeira, também vai adorar pedalar ao longo da praia, passear pelo Porto Olímpico ou explorar o passeio marítimo em duas rodas.
Agora, se estás à procura de um percurso muito mais urbano, recomendo que vás de bicicleta até aos bairros mais populares da cidade, como o Bairro Gótico, o Raval ou El Born. Em cada um destes locais, os caminhos pedonais e as ciclovias são muito comuns, pelo que deve sempre circular por estas vias para se manter seguro durante a sua viagem.
Detalhes interessantes
- Preço: O aluguer de bicicletas pode custar entre 20 e 30 euros por dia. Já um city tour pode custar entre 30 e 50 euros por pessoa, incluindo o aluguer da bicicleta.
- Horário: A hora do passeio de bicicleta depende de si, embora se fizer uma visita guiada, o guia turístico irá provavelmente dizer-lhe a que horas o passeio terá lugar.
- Localização: Pode percorrer toda a cidade de Barcelona de bicicleta.
3. Desfrute de espectáculos tradicionais de flamenco
Há muitos lugares em Barcelona onde se pode apreciar o flamenco tradicional espanhol, e entre os mais proeminentes estão o Palau Dalmases, o Tablao Flamenco Cordobes e Los Tarantos Flamenco. E com tantos lugares para ver alguns dos melhores espectáculos de flamenco em Barcelona, esta é definitivamente uma atividade que não deve faltar no seu itinerário de viagem.
Parte do que vai adorar nestes espectáculos, para além da riqueza do talento e da cultura, é que são espectáculos abrangentes que incluem canto, dança, guitarra e percussão. O melhor de tudo é que se realizam num ambiente íntimo e acolhedor em tablaos tradicionais espalhados pela cidade. No meio do espetáculo, terá a oportunidade de acompanhar esse momento com algumas tapas e bebidas tradicionais espanholas, o que acrescenta um valor extra ao espetáculo.
Se é definitivamente um fã de flamenco e alguns espectáculos não são suficientes para si, também tem a oportunidade de ir a escolas e academias de flamenco onde pode assistir a algumas aulas para aprender mais sobre a cultura do flamenco.
Detalhes interessantes
- Preço: Os espectáculos de flamenco podem custar a partir de 25 euros por pessoa e por bilhete, sendo que o consumo também tem de ser pago à parte.
- Horário: Geralmente, estes espectáculos têm lugar à noite e até de madrugada.
- Local: Existem muitos locais onde se pode assistir a espectáculos de flamenco na cidade.
4. Prova de vinhos numa bodega local
Em Barcelona é muito comum encontrar adegas e vinhas porque a cultura do vinho está profundamente enraizada na cidade, por isso esta é uma das actividades que não pode perder. Visite uma adega local e até uma vinha para provar e aprender sobre diferentes tipos de vinho, enquanto vive a cultura e desfruta da paisagem local.
Para conhecer diferentes adegas e vinhas, recomendo que se inscreva numa excursão gastronómica de Barcelona centrada no vinho, onde o seu guia o levará a visitar diferentes adegas para provar vinhos e aprender sobre o processo de vinificação e o tempo de envelhecimento dos vinhos. Cada uma destas adegas tem as suas melhores alturas para as visitar, e é por isso que visitar uma vinha ou uma adega é sempre uma boa opção, quer visite Barcelona no verão, no outono ou em qualquer outra estação do ano.
Detalhes interessantes
- Preço: Um passeio gastronómico para visitar adegas pode custar entre 100 e 250 euros por pessoa, desde que seja partilhado.
- Horário: Os horários das visitas às vinhas e às adegas variam de acordo com as indicações de cada uma destas adegas.
- Localização: Existem várias adegas espalhadas pela cidade.
5. Subir de teleférico até ao monte Montjuïc
O teleférico de Montjuïc é uma das maneiras mais populares de chegar ao topo da montanha para ver o Castelo de Montjuïc, e é definitivamente uma daquelas coisas que você tem que incluir entre as coisas para ver e fazer em Montjuïc. Recomendo que apanhes o teleférico para poderes apreciar a paisagem desde o momento em que começas a subir até chegares ao topo.
Uma vez no topo, vais adorar as vistas panorâmicas da cidade e do Mar Mediterrâneo, uma paisagem que vale a pena fotografar uma e outra vez. Ao entrar neste teleférico e encontrar-se na cidade de Montjuic, vai perceber que há muito mais para ver para além dos monumentos mais emblemáticos de Barcelona, como a Sagrada Família ou o Estádio Olímpico, que não pode deixar de visitar.
Detalhes interessantes
- Preço: O preço habitual de um bilhete único para o teleférico é de aproximadamente 12,80 euros para adultos, enquanto as crianças terão de pagar pelo menos 9,60 euros entre os 4 e os 12 anos de idade.
- Horário de funcionamento: O horário de funcionamento varia de março a novembro, de segunda a domingo das 10:00 às 20:00. Entre dezembro e fevereiro, o teleférico abre de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00 horas.
- Localização: A estação principal do teleférico de Montjuïc está localizada na Avinguda de Miramar, na área do Parc de Montjuïc, em Barcelona.
6. Desfrute de futebol ao vivo no Estádio Camp Nou, em Barcelona
Sem dúvida, uma das coisas que não pode perder, especialmente se visitar Barcelona com crianças, é ir e desfrutar de um jogo de futebol ao vivo no Estádio Camp Nou, em Barcelona. Claro que é preciso ter em conta que esta é uma atividade que deve incluir no seu itinerário se for a Barcelona em agosto, quando começa a época futebolística, que se prolonga até maio.
Para assistir a um jogo de futebol neste estádio, deves comprar os teus bilhetes para o FC Barcelona com antecedência para não perderes o teu lugar no jogo, porque embora a capacidade do Estádio Camp Nou seja de quase cem mil espectadores, ficarias impressionado com a quantidade de pessoas que realmente gostam de ver futebol em todo o país, e também tendo isso em conta, uma vez que tenhas o teu bilhete, recomendo-te que chegues com tempo suficiente antes do jogo para evitar as multidões.
Mas se não fores durante a época de futebol, ainda podes viver a experiência Camp Nou, graças às visitas guiadas ao interior do estádio quando não é época de futebol. Durante a visita, os guias levam-no a percorrer o estádio, incluindo as famosas bancadas, os balneários, o túnel de acesso ao relvado e a área técnica, bem como as salas dedicadas aos troféus e conquistas do clube no Museu do FC Barcelona, sendo sem dúvida uma das melhores experiências para os adeptos de futebol.
Detalhes interessantes
- Preço: Os bilhetes para ver o FC Barcelona podem custar cerca de 20-50 euros por pessoa. Enquanto que para explorar o Camp Nou terá de pagar aproximadamente 40 euros por pessoa.
- Horário: Os horários dos jogos de futebol podem variar consoante a época, enquanto as visitas guiadas se realizam normalmente durante a manhã.
- Localização: O Camp Nou está localizado na área de Les Corts, no distrito de L'Hospitalet de Llobregat.
7. Um dia de diversão no Parque PortAventura.
Saindo um pouco das atividades urbanas, uma das coisas que eu recomendo que você faça na cidade se você planeja ficar em Barcelona por 3 dias ou mais, é deixar um dia inteiro para se divertir com sua família no PortAventura Park. Este parque é fantástico porque oferece uma grande variedade de atracções e espectáculos mecânicos para todos os gostos.
Recomendo que comprem bilhetes para o Parque PortAventura porque lá dentro podem encontrar montanhas russas, espectáculos aquáticos e fogo de artifício. O parque de diversões está dividido em regiões, incluindo a região do Mediterrâneo, China, México, Extremo Oeste e Polinésia. Em cada um destes locais podes encontrar diferentes tipos de diversão.
Detalhes interessantes
- Preço: Para entrar no Parque Port Aventura terá de pagar cerca de 50 a 60 euros por adulto, enquanto as crianças têm de pagar cerca de 40 a 50 euros por bilhete.
- Horário de funcionamento: O parque abre normalmente entre as 10:00 e as 11:00 e fecha entre as 18:00 e as 20:00.
- Localização: Está situado na cidade de Tarragona, a cerca de 100 km de Barcelona.
8. Prove a comida local num passeio gastronómico
Uma das coisas que não pode deixar de fazer em Barcelona é provar a sua deliciosa e extensa gastronomia, razão pela qual deve inscrever-se num passeio gastronómico pela cidade. Uma forma de o fazer é através de uma visita guiada, e a outra opção é aproveitar as paragens do autocarro turístico de Barcelona para visitar alguns dos restaurantes e bares mais emblemáticos da cidade.
Neste passeio terá a oportunidade de conhecer a cena culinária da cidade e provar os diferentes pratos que compõem a cozinha local, entrando em vários restaurantes locais. No meio deste passeio gastronómico poderá experimentar pratos como a paella, pão com tomate, tapas e sobremesas locais.
Detalhes interessantes
- Preço: Ao fazer um passeio gastronómico, terá de pagar cerca de 30 euros por pessoa, incluindo as degustações.
- Horários: os horários de abertura dos restaurantes em Barcelona podem mudar, mas o espanhol médio costuma almoçar entre as 13:00 e as 15:00, pelo que esta é uma boa altura para provar alguns pratos saudáveis. Também pode fazer uma excursão nocturna para jantar entre as 20:00 e as 23:00.
- Localização: No centro histórico de Barcelona existem inúmeros restaurantes onde pode saborear tapas e pratos espanhóis.
9. Perca-se nas ruas do bairro de El Born
Uma atividade que não pode faltar na sua lista é um passeio pelo bairro de El Born, que é uma zona histórica de Barcelona e que se tornou um ícone da cidade sem que se saiba exatamente porquê. Vais adorar ver como El Born evoluiu ao longo dos anos, e como a sua importância histórica, cultural e turística o influenciou.
Para conhecer este lugar, recomendo que se inscreva numa das visitas guiadas de Barcelona, porque o seu guia irá levá-lo a passear pelas ruas desta zona, onde também encontrará lojas de roupa vintage, cafés e esplanadas para desfrutar de um café ou de uma bebida. A Plaça del Born e a Catedral de Santa Maria del Mar são locais onde deve parar para tirar algumas fotografias.
Detalhes interessantes
- Preço: Para um passeio pela cidade velha que inclui o bairro de El Born, terá de pagar cerca de 20-30 euros por pessoa.
- Horário: Pode fazer um passeio por este bairro a qualquer hora do dia, embora eu recomende que o faça durante a manhã.
- Localização: O bairro El Born está localizado no coração da cidade de Barcelona.
10. Fazer uma excursão de um dia ao Parque Güell
Uma das maiores obras de Gaudí em Barcelona é o Parque Güell, que é uma das melhores opções para apreciar arte e natureza num só lugar. Pode ir ao parque por conta própria, onde encontrará muitos mapas e placas de sinalização para o ajudar a conhecer o local.
Além disso, no interior do parque encontra muitas lojas e restaurantes onde pode comprar comida e bebidas durante a sua estadia no parque. Recomendo que compre os seus bilhetes para o Parque Güell porque é um bom lugar para levar os seus filhos, pois poderá encontrar diferentes atracções para eles, entre elas o famoso Lagarto de Gaudi, e vários parques infantis.
Detalhes interessantes
- Preço: O preço da entrada no Parque Güell muda consoante a estação do ano e a hora do dia, embora geralmente o preço da entrada seja de 10 euros por pessoa, enquanto as crianças teriam de pagar cerca de 7 euros pelo bilhete.
- Horário de abertura: Embora o horário de visita mude consoante a estação, está normalmente aberto entre as 8h30 e as 18 horas.
- Localização: O Parque Güell está situado na Calle Olot, em Barcelona, muito perto do bairro de Gracia.