As melhores aldeias perto de Bilbao

Bilbau é o local ideal para servir de base para conhecer outras cidades próximas, que escondem belezas medievais, praias idílicas, pontes milenares e receitas mágicas, como o vinho de Rioja.
As melhores aldeias perto de Bilbao

    Mais sobre: As melhores aldeias perto de Bilbao

    Entre as melhores coisas para ver e fazer em Bilbau está, sem dúvida, visitar as cidades vizinhas, o que lhe dará a oportunidade de compreender a idiossincrasia e a cultura basca e também lhe permitirá perder-se numa viagem através de paisagens maravilhosas onde se sentirá como um local.

    Bilbau é uma das principais cidades do País Basco e tem algumas das melhores atracções do norte de Espanha, mas é também um ótimo local para se basear e conhecer algumas das melhores cidades vizinhas, especialmente as que fazem fronteira com a costa basca e que têm algumas das melhores praias da Europa.

    1. San Juan de Gaztelugatxe, o cenário do filme Game of Thrones

    San Juan de Gaztelugatxe| ©jordi Doria Vidal
    San Juan de Gaztelugatxe| ©jordi Doria Vidal

    San Juan de Gaztelugatxe tornou-se mundialmente famosa como um dos cenários de filmagem da popular série Game of Thrones.

    Desde então, muitos turistas descobriram que, num canto remoto da costa da Biscaia, a apenas 35 quilómetros de Bilbau, existe um castelo rochoso com a ermida de João Batista no topo e uma ponte de pedra que pode ser atravessada a pé pelos seus 241 degraus.

    O ilhéu onde se encontra a ermida tornou-se muito popular e, atualmente, é possível descobri-lo em excursões de meio dia ou fazê-lo por conta própria, numa viagem de carro pela rota BI-631, que oferece uma das melhores opções para chegar a Gaztelugatxe a partir de Bilbau.

    De notar que, como se trata de um espaço aberto, a entrada em San Juan de Gaztelugatxe é gratuita, embora se planear viajar para Bilbau no verão ou durante os meses de época alta seja necessário reservar uma entrada para a ermida com antecedência. Isto é para proteger o local do enorme afluxo de turistas desencadeado pelo sucesso de Game of Thrones.

    • Como chegar a partir de Bilbau... De carro, pode percorrer a estrada BI-631 ao longo de 45 quilómetros em cerca de meia hora.

    Reservar uma excursão a San Juan de Gaztelugatxe a partir de Bilbau

    2. Biarritz e San Juan de Luz, as pérolas da costa basco-francesa

    Biarritz| ©Pablo Sanxiao
    Biarritz| ©Pablo Sanxiao

    O País Basco tem uma reivindicação histórica de uma parte da costa basco-francesa, que inclui entre as suas aldeias mais representativas Biarritz e Saint-Jean-de-Luz, que é considerada o segredo mais bem guardado dos bascos. Estas duas cidades podem ser visitadas em excursões guiadas a partir de Bilbau ou por conta própria, de carro ou em autocarros Alsa.

    Biarritz é a mais famosa das cidades da costa basco-francesa. Foi a histórica estância de verão da realeza europeia e é uma cidade elegante com longas praias e escolas de surf. Além disso, a partir de Biarritz é possível contemplar uma das melhores vistas panorâmicas do Golfo da Biscaia.

    A outra aldeia de referência na costa basca francesa é Saint-Jean-de-Luz, que tem um ambiente mais humilde do que Biarritz, uma vez que é sobretudo uma aldeia piscatória. No entanto, as casas coloridas que pontilham a baía e as vistas para o Golfo da Biscaia fazem dela um lugar imperdível entre as cidades próximas de Bilbau.

    • Como chegar a partir de Bilbau... De carro, pode percorrer a estrada AP-8 durante 130 quilómetros até San Juan de Luz, uma viagem de aproximadamente uma hora e meia. Biarritz fica a 17 quilómetros a norte, pela mesma estrada. Também é possível viajar de autocarro com a Alsa ou a Flixbus.

    Reservar uma viagem para San Sebastian e Biarritz

    3. Laguardia, a aldeia medieval na rota do vinho de Rioja

    Laguardia| ©asociacionjuvenilelcueto
    Laguardia| ©asociacionjuvenilelcueto

    Pode dizer-se que a muralha que rodeia Laguardia lhe confere o estatuto de vila medieval, pois é um local construído sobre um terreno guardado pelo perímetro rochoso mandado construir pelo rei Sancho el Fuerte de Navarra.

    Esta vila é também a porta de entrada para a rota do vinho de Rioja Alavesa e as adegas são algumas das suas principais atracções.

    Para além da pitoresca Torre Abacial e da monumental Igreja de Santa Maria de los Reyes, construída dentro das muralhas, em Laguardia descobre-se uma economia baseada na indústria vinícola, razão pela qual a vila é a porta de entrada de numerosas adegas, incluindo El Fabulista, uma das principais adegas do País Basco e de toda a Espanha.

    Laguardia também se destaca pelo Poblado de la Hoya e pela Chabola de la Hechicera, dois sítios arqueológicos e pré-históricos que fazem a fama da cidade como berço da memória basca.

    • Como chegar a partir de Bilbau... De carro, pode percorrer-se a estrada AP-68 ao longo de 111 quilómetros em aproximadamente uma hora e meia.

    Reservar uma excursão à região vinícola a partir de Bilbau

    4. Guernica e Luno, a inspiração de Pablo Picasso

    Guernica| ©Tony Hisgett
    Guernica| ©Tony Hisgett

    Guernica era uma cidade como qualquer outra no País Basco até que numa segunda-feira de 1937, durante a Guerra Civil Espanhola, a Força Aérea Alemã a bombardeou completamente e nunca mais nada foi o mesmo. Desde então, a cidade renasceu das cinzas e tornou-se a inspiração para a obra mais famosa de Pablo Picasso.

    Atualmente, Guernica é uma cidade com pouco menos de vinte mil habitantes que se destaca pelo Museu da Paz, o Centro de Juntas, o Museu de Euskal Herria e a árvore de Guernica, um exemplar de carvalho que inexplicavelmente sobreviveu ao bombardeamento. É também um destino habitual das visitas de estudo das escolas primárias do País Basco.

    Visitar Guernica é uma das melhores excursões a partir de Bilbau, um must com história e também uma oportunidade para conhecer uma das aldeias mais pitorescas do País Basco.

    • Como chegar a partir de Bilbau... De carro, pode seguir pela estrada AP-8 e combinar com a estrada BI-635 durante 33 quilómetros, uma viagem de aproximadamente meia hora. Também se pode lá chegar combinando o metro de Bilbau com o autocarro E4 para Gernika.

    Reservar uma excursão a Guernica e à Costa Basca

    5. Castro-Urdiales, uma aldeia cantábrica entre ruínas romanas

    Castro-Urdiales| ©manuel m. v.
    Castro-Urdiales| ©manuel m. v.

    Castro-Urdiales não se situa geograficamente no País Basco, mas sim na Cantábria, mas fica a apenas 31 quilómetros de Bilbau e merece uma visita. Esta cidade costeira destaca-se pela sua gastronomia e também pelo circuito do seu bairro histórico, que inclui a igreja de Santa Maria, de estilo gótico, e o castelo medieval de Santa Ana, que foi convertido num farol.

    Castro-Urdiales preenche duas das condições que muitas das cidades da costa cantábrica possuem: tem um perfil medieval sem perder a sua essência de vila piscatória, mas também tem o encanto adicional de estar construída numa falésia e sobre as ruínas do período romano.

    Se Bilbao se destaca pelas suas excursões gastronómicas, Castro-Urdiales combina o melhor da cozinha basca e cantábrica, pelo que também oferece algumas das melhores bancas de comida que verá na sua viagem.

    • Como chegar a partir de Bilbau... De carro, pode percorrer 31 quilómetros pela estrada AP-8 em cerca de meia hora. Também pode viajar de autocarro com os serviços da Alsa.

    Reserve um passeio gastronómico de pintxos e história em Bilbao

    6. Portugalete e Getxo, povoados de praias e pontes

    Getxo| ©Josep Maria Viñolas Esteva
    Getxo| ©Josep Maria Viñolas Esteva

    Portugalete é uma das primeiras cidades da A-8, que liga Bilbau à costa basca, e é muitas vezes esquecida pelos turistas, mas a sua centenária Ponte Vizcaya merece uma visita. Esta ponte tem também o que foi o primeiro ferry mecânico e metálico do mundo, com um design inspirado na Torre Eiffel.

    A Ponte de Vizcaya separa Portugalete de Getxo, outra localidade que faz parte da comarca da zona conhecida como Gran Bilbao e que se destaca pela beleza de praias como Las Arenas, Arrigunaga, Azkorri-Gorrondatxe e Barinatxe, situadas junto às casas senhoriais. Depois, de um lado da ponte, a pujança industrial de Portugalete e, do outro, a residencial Getxo.

    Para ir de uma cidade à outra , é preciso utilizar o ferry, que está em perfeito estado de funcionamento e continua a reforçar a reputação da costa basca como potencial centro industrial espanhol desde o século XIX.

    • Como chegar a partir de Bilbau... De carro, pode percorrer a estrada A-8 ao longo de 12 quilómetros em cerca de 15 minutos. Também pode apanhar o autocarro C1 ou o metro de Bilbau até à estação de Portugalete.

    Reservar um passeio de bicicleta com degustação de tapas em Getxo

    7. Elantxobe, uma varanda artificial sobre a costa da Biscaia

    Elantxobe| ©Dan Costin
    Elantxobe| ©Dan Costin

    Elantxobe chama a atenção pelas suas ruas estreitas e labirínticas e pelas casas coloridas construídas na encosta, dando a impressão de que toda a aldeia se dirige irremediavelmente para o mar.

    O porto é o ponto de partida desta vila quase rural, construída sobre uma varanda artificial que abriga a costa da Biscaia e que o surpreenderá assim que a vir.

    Se planear visitar esta aldeia, saiba que terá de fazer um grande esforço físico para subir e descer as suas encostas enquanto descobre a Igreja de San Nicolás de Bari, as praias de Laida e Laga, que estão cheias de surfistas todos os anos, e o centro histórico de uma aldeia construída em terreno elevado.

    A preponderância de pescadores faz com que se brinque com uma lenda local que afirma que Elantxobe é um porto com uma aldeia, e talvez isso possa ser verdade, mas de qualquer forma é um lugar que vale a pena visitar, especialmente porque é fácil e rápido chegar de carro a partir de Bilbau e porque está localizado na rota para outros lugares ao longo da costa basca.

    Factos interessantes

    • Como chegar a partir de Bilbau... De carro, pode percorrer a AP-8 combinada com a estrada BI-635 durante 48 quilómetros, uma viagem de aproximadamente 1 hora. Também se pode apanhar o metro de Bilbau, combinado com os autocarros E4 e A3513, até à estação de Bide Kalea.

    Reservar uma excursão para descobrir as aldeias da Costa Basca

    8. Orduña, local de nascimento do rio Nervión

    Orduña| ©Pascual
    Orduña| ©Pascual

    Orduña, situada na fronteira entre as províncias de Álava e Burgos, é uma bacia hidrográfica no sentido mais amplo da palavra, porque é o berço do rio Nervión, considerado uma das maravilhas naturais de Espanha.

    Esta localidade dedicada ao turismo religioso alberga o Santuário de Nuestra Señora de la Antigua, a Igreja de Nuestra Señora de la Asunción e a Igreja da Sagrada Família.

    Orduña alberga também a ermida de Buen Suceso, um antigo convento franciscano e a Plaza de los Fueros, que é quase a única atração secular numa localidade com igrejas em cada esquina e que foi um capricho geográfico, constituindo um enclave de Bilbau desde a Idade Média, quando era utilizado como posto aduaneiro.

    Atualmente, Orduña tem um peso testemunhal no comércio basco, mas continua a ser um ponto de referência para as peregrinações católicas e uma aldeia pitoresca a partir de cuja praça principal é possível distinguir o vale que a rodeia, dando ao visitante a sensação de estar encerrado num erro de cálculo da natureza.

    • Como chegar a partir de Bilbau... De carro, pode percorrer a estrada AP-8, combinando-a com a estrada de Laudio, uma viagem de 45 quilómetros que demorará cerca de 40 minutos.

    9. Mundaka, a capital do surf no País Basco

    Mundaka| ©Javi
    Mundaka| ©Javi

    Mundaka é um ponto de referência para surfistas de toda a Espanha e um dos principais locais da Reserva da Biosfera de Urdaibai, pelo que é também um local para observar aves migratórias e outras espécies da fauna de Bilbau.

    No entanto, Mundaka destaca-se pelo que rodeia o seu porto de pesca, que é pequeno mas onde se encontram os barcos à vela de grande parte da costa basca. A igreja de Santa María é outra atração, assim como os palácios de Ibaialde e Kurutziaga, que se destacam entre as casas baixas e coloridas que adornam a baía.

    A economia de Mundaka gira em torno da pesca, mas também do surf, já que existem muitas escolas e é um dos campos de treino para os surfistas que se preparam para competições como o Open LPA Surf City, em Gran Canaria.

    Em Mundaka também se pode aceder aos miradouros, dar um mergulho na paradisíaca praia de Laidatxu e desfrutar da gastronomia local, que se destaca, naturalmente, pelo seu peixe e marisco.

    • Como chegar a partir de Bilbau... De carro, pode percorrer a estrada BI-631, uma viagem de 40 quilómetros que demorará cerca de 45 minutos.

    10. Plentzia, o segredo imponente da costa basca

    Plentzia| ©Ignacio Díaz-Emparanza
    Plentzia| ©Ignacio Díaz-Emparanza

    Plentzia é também uma cidade cantábrica na rota dos passeios perto de Bilbau, mas ao contrário dos outros destinos, este destaca-se principalmente pelas suas praias rodeadas por uma baía de falésias, embora também tenha casas coloridas e palácios que se destacam no nível arquitetónico da zona.

    Plentzia é um dos lugares economicamente mais prósperos da costa basca, o que se reflecte no seu porto e no seu rico centro histórico, que inclui a Igreja de Santa María Magdalena e a praça principal da localidade, que, a apenas 29 quilómetros de Bilbau, exala uma tranquilidade inédita nas grandes cidades do País Basco.

    No caminho, em Plentzia, encontrará uma cidade de natureza costeira e edifícios imponentes com uma praia longa e tranquila que será ideal se estiver a planear visitar Bilbau com crianças.

    • Como chegar a partir de Bilbau... De carro, pode percorrer a estrada BI-631 durante 29 quilómetros, o que demora cerca de 30 minutos. Também pode apanhar o autocarro C1 e o metro de Bilbau até à estação de Plentzia.

    Avaliações de outros viajantes

    4.5
    · 4010 Avaliações
  • R
    R.
    5
    (0 Avaliações)
    A partir do momento em que fomos recolhidos, o serviço foi muito agradável. O guia era muito conhecedor e simpático.
  • T
    T.
    5
    (0 Avaliações)
    Cada lugar tinha o seu próprio encanto, pessoalmente, acho que gostava mais de San Sebastian. Apesar de ter sido o último destino, era o melhor.
  • J
    J.
    5
    (0 Avaliações)
    Belas vistas e um passeio muito relaxante e bonito. O guia foi um grande companheiro. Quase todos no grupo até lhe deram uma pequena gorjeta extra de como estávamos contentes com o serviço.
  • D
    D.
    4
    (0 Avaliações)
    Foi muito interessante ver toda a área de Biarritz, Saint Jean De Luz e San Sebastian. Há tanto para ver!
  • J
    J.
    5
    (0 Avaliações)
    Tivemos um dia inteiro maravilhoso. O nosso guia era muito conhecedor e manteve todo o grupo super entretido. O que mais gostei foi que não estávamos a ficar sem tempo, mas foi muito descontraído e dinâmico.