O que ver e fazer em Bilbau em 3 dias

Miradouros, futebol, gastronomia requintada e, sobretudo, um respeito cultural incrível. Bilbau oferece-lhe lugares únicos para ver, saiba o que não pode perder em 3 dias.

Andressa García

Andressa García

leitura de 14 minutos

O que ver e fazer em Bilbau em 3 dias

Ponte suspensa de Vizcaya | simmering_prop

Nas linhas que se seguem, dir-lhe-ei tudo o que precisa de saber para tornar a sua viagem de três dias a este centro urbano de Biscaia mais do que incrível. Por ser uma cidade tão cultural, recomendo que inclua no seu itinerário os diferentes monumentos que se erguem por toda a extensão da cidade.

O mercado de Ribera, San Mamés e a ria de Bilbao são alguns dos lugares que é obrigatório visitar nesta cidade. Mas não é só no centro da cidade que há coisas bonitas para ver. Os arredores da cidade também têm o seu próprio encanto, e três dias é tempo mais do que suficiente para descobrir algumas das melhores coisas para ver e fazer em Bilbau e arredores.

Dia 1: Casco Viejo, museus, San Mamés e a Alhóndiga

Museu Guggenheim| ©stanjourdan
Museu Guggenheim| ©stanjourdan

Vamos supor que no primeiro dia já se encontra em Bilbau, seja porque chegou muito cedo de manhã ou porque já ficou alojado na noite anterior. O seu dia começará com um passeio pelo centro histórico de Bilbau, tomando um bom pequeno-almoço e preparando-se para percorrer alguns dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade.

Entre os outros locais que visitará durante este primeiro dia, para além da Cidade Velha, estão San Mamés, a Alhóndiga, a Gran Vía e alguns museus emblemáticos do centro histórico da cidade. Finalmente, recomendo que terminem com um jantar e, se quiserem, podem ficar a festejar no Casco Viejo.

Pequeno-almoço no centro histórico de Bilbau

Depois do transfer do aeroporto de Bilbau para o seu alojamento na cidade, é altura de deixar as malas no hotel e dar um passeio, para conhecer a cidade e sobretudo para provar um pouco da sua requintada gastronomia.

É no bairro antigo de Bilbau que vai procurar um sítio para comer. Nos seus arredores existem muitas opções gastronómicas, excelentes para incluir entre os melhores passeios gastronómicos de Bilbao, pelo que terá muitos locais para encontrar um bom pequeno-almoço, um deles pode ser o Café Lago Bilbao, um local comum entre os locais para tomar o pequeno-almoço.

Antes de deixar o Casco Viejo, recomendo que dedique alguns minutos a visitar a Basílica da Virgem de Begoña, um dos monumentos litúrgicos mais importantes da cidade. Não deve demorar mais do que um par de horas para terminar este passeio, por isso será entre as 8:00 e as 10:00.

Fazer um passeio histórico por Bilbau

Visita ao Museu Guggenheim

Depois do pequeno-almoço e de uma visita sagrada ao templo da Virgem de Begoña, continuaremos para norte para encontrar o próximo ponto do itinerário, que não é outro senão o Museu Guggenheim, um dos lugares mais emblemáticos e representativos de Bilbau.

A arte exposta no museu é de artistas espanhóis e estrangeiros. As obras mais importantes e com as quais não se pode deixar de tirar fotografias são: A Mamã e o Cachorro, que se encontram no exterior.

Os bilhetes para o Museu Guggenheim custam entre 6,50 e 13 euros por pessoa, exceto para crianças e adolescentes até aos 17 anos, que têm entrada gratuita. O horário de abertura é das 10:00 às 19:00, por isso chegará mesmo a tempo do primeiro grupo a entrar, e recomendo que passe pelo menos 3 horas para ver todo o museu.

Visita ao Museu Guggenheim durante três horas

Almoço ao melhor estilo Bilbao

A visita ao Museu Guggenheim vai certamente deixá-lo com pouca energia e com fome de algo para comer, por isso, antes de passar para o próximo destino, é importante provar um bom prato tradicional de Bilbau, como bacalao al pil-pil ou cocochas de merluza en salsa verde (cocochas de pescada em molho verde).

Entre os restaurantes que recomendo para experimentar a autêntica comida mediterrânica perto do Museu de Belas Artes, que será a sua próxima paragem, estão: Berri Iparraguirre, Bil Ko e Gure Kabi, todos com uma faixa de preço entre 15 e 50 euros por prato.

Visitar o Museu de Belas Artes de Bilbau

Museu de Belas Artes de Bilbao| ©Pablo A
Museu de Belas Artes de Bilbao| ©Pablo A

Depois do almoço e de um pouco de descanso após a refeição, o seu relógio deve estar a marcar as 15:00, uma altura perfeita para entrar no Museu de Belas Artes, que fecha às 20:00. São necessárias um pouco menos de duas horas para visitar este museu.

O Museu de Belas Artes de Bilbau é atualmente um dos principais museus do seu género em Espanha. Tem cerca de dez mil peças expostas, pelo que há muito para ver. Este grande número de peças está agrupado em cinco secções: Arte Antiga, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Arte Basca; e Obras em Papel e Artes Aplicadas.

Por vezes, a entrada neste museu é gratuita. Noutras ocasiões, no entanto, pode custar entre 3,50 e 7 euros, dependendo das características de cada visitante.

San Mamés

Quase entre os últimos grupos a visitar o estádio de San Mamés, iniciará esta atividade por volta das 17:00. Dependendo da época, inverno ou verão, o estádio está aberto ao público até às 19:00 ou 20:00, respetivamente.

A visita guiada dura entre 45 minutos e uma hora, pelo que é uma óptima forma de fazer uma visita sem deixar nada de fora. Pode pagar entre 8 e 20 euros por bilhete, dependendo do tipo de bilhete, quer para adultos quer para crianças a partir dos 6 anos. As crianças até aos 5 anos têm entrada gratuita.

Já agora, no final da visita, devem ser cerca de 18:00 horas, pelo que, se lhe apetecer um café ou um lanche, pode aproveitar as instalações dos bares, restaurantes e cafés situados no complexo. Se quiser fazer um lanche, esta é a altura certa para o fazer, porque ainda resta algum dia para passear.

Gran Vía de Don Diego López

Saindo de San Mamés por volta das 18:00, convido-vos a passear pela Gran Vía, essa grande artéria rodoviária que atravessa Bilbau e nos seus arredores podem ver alguns dos edifícios mais emblemáticos da cidade, sedes de bancos e um dos pontos mais importantes da urbanidade biscainha.

Também poderás ver diferentes jardins a florir em ambos os extremos da rua. Tudo isto enquanto o sol se põe e a noite cai. A Gran Vía é um lugar para desfrutar do ambiente citadino que Bilbau tem para oferecer e é também uma desculpa perfeita para chegar ao próximo ponto do percurso, a Azkuna Zentroa Alhóndiga.

Azkuna Zentroa Alhóndiga

Com o tempo a seu favor, poderá chegar à última visita guiada à sala de exposições do local, tendo em conta que começa às 19:00. As visitas têm uma duração de 45 minutos, pelo que a saída será o mais tardar às 20:00.

La Alhóndiga funcionava como uma adega, mas atualmente foi remodelada para um centro de entretenimento e lazer. A visita guiada pode ser feita em basco ou espanhol e as visitas são quase personalizadas, pois a lotação ronda normalmente as 20 pessoas.

Jantar e bebidas no centro histórico de Bilbau

Quando sair do Alhóndiga, por volta das 20:00, é altura de sair para comer pintxos e ficar para uma ou duas bebidas. Sair para comer pintxos é uma das actividades mais populares entre os locais, e não é nada mais do que ir de um bar para outro para provar tapas e bebidas de diferentes sabores.

Casco Viejo é o lugar perfeito para isso, por isso voltará aqui à noite para comer e desfrutar de uma das melhores coisas para fazer em Bilbau à noite. Vários restaurantes e lanchonetes estão localizados aqui, então há muito o que fazer para aproveitar a noite que está apenas começando.

Dia 2: Mercado, Igrejas, Teatro, Irala, Ponte Zubizuri, Funicular Artxanda

Mercado de La Ribera| ©Juan A Lopez
Mercado de La Ribera| ©Juan A Lopez

Para este segundo dia de visita a Bilbau, recomendo-lhe que faça um passeio sem pressas, tendo em conta que no dia anterior teve uma experiência esgotante ao visitar uma grande parte da cidade. O plano para este dia é continuar a explorar parte do bairro antigo e outros locais próximos. Recomendo que almoce nos restaurantes desta zona.

A visita começará por volta das 9:00 ou 10:00 horas, depois de ter tomado o pequeno-almoço no hotel onde está alojado. Assim, a visita ao mercado e ao centro histórico terá início às 10:00.

Mercado de La Ribera

Este é um daqueles lugares com séculos de história que vai adorar ver e conhecer por dentro graças à frescura dos seus produtos. Além disso, este mercado com séculos de história tem tudo o que é necessário para cozinhar um bom prato mediterrânico em casa ou no seu local de alojamento.

Uma das melhores coisas de visitar o mercado de Ribera é que tudo está decorado numa atmosfera rural. Para além de poder provar as iguarias mediterrânicas, poderá comprar diferentes artigos típicos deste lugar.

Teatro Arriaga Antzokia

Muito perto do Mercado de la Ribera, este teatro foi inaugurado em 1890 e é uma verdadeira joia da arquitetura neo-barroca. Trata-se de um teatro dedicado à ópera e é um dos locais mais emblemáticos da cidade, pelo que não pode deixar de o visitar quando passar pelo centro histórico de Bilbau.

Faz parte de um dos primeiros edifícios da cidade de Bilbau, razão pela qual é tão importante do ponto de vista arquitetónico. Se fores num dia de semana, podes passear mesmo em frente ao Teatro Arriaga e tirar fotografias. Se for ao fim de semana e as visitas guiadas estiverem abertas, pode visitar o interior em não mais de 50 minutos.

Igreja de San Nicolás

Mesmo em frente ao Teatro Arriaga encontra-se este outro monumento eclesiástico de grande importância para a cidade, e é um desses lugares que nos lembram o passado de Bilbau que ainda pode ser visto em cada rua e em cada esquina.

Mais uma vez, como parte de um passeio pelo centro histórico de Bilbau, podem ver o exterior da igreja de San Nicolás, e é isso mesmo que vos sugiro, para não perderem tanto tempo de manhã e poderem ver outras coisas. Mas caso queiram visitar o interior, a visita pode demorar até meia hora.

Catedral de Santiago em Bilbau

Também no bairro antigo encontra-se esta catedral, que é um dos templos eclesiásticos mais importantes da cidade, pois alberga a diocese da cidade. É um monumento de visita obrigatória se for a Bilbau, graças à sua contribuição cultural e histórica.

Numa visita guiada ou numa das melhores visitas guiadas a Bilbau, que o levará a percorrer o centro histórico, poderá apenas passar pelos arredores da Catedral e observá-la de longe. Mas se quiseres visitar o interior, também o podes fazer, embora eu recomende que consultes primeiro o seu site oficial para saber es quais são os seus horários de funcionamento.

Um passeio pelas ruas de Iralabarri

Ruas de Iralabarri| ©Jordi Martínez
Ruas de Iralabarri| ©Jordi Martínez

Saindo do centro histórico de Bilbau, continuaremos o passeio por algumas das ruas e zonas mais populares da cidade; desta vez, passaremos por Iralabarri, um bairro operário muito pitoresco da cidade, que é conhecido como o Notting Hill de Bilbau.

O que mais se nota em Iralabarri são as casas coloridas e a quantidade de cenários que oferece para tirar mais do que uma fotografia. Apesar de ser um local um pouco desconhecido para os turistas, é um bom sítio para tirar algumas fotografias e maravilhar-se com as ruas coloridas.

Mas, para além disso, provavelmente já vai querer almoçar. A visita à cidade velha, à catedral e depois o passeio por Irala já deve ter demorado cerca de três horas. Com este tempo em mente, deve querer almoçar a esta hora, sabendo que deve ser por volta das 13:00.

Bem, Irala e os seus arredores oferecem alguns restaurantes agradáveis onde pode almoçar. Alguns dos sítios mais recomendados para almoçar são: Grafit Rock Cafe, Batzoki Rekalde, Hitzak e Jantoki Berri, todos dedicados à comida espanhola.

Atravessar a ponte Zubizuri

Diretamente de Irala, continuará o seu caminho para ver uma das obras arquitectónicas mais controversas dos últimos tempos em Bilbao: a Ponte Zubizuri. Esta obra do arquiteto valenciano Santiago Calatrava é um dos pontos de visita obrigatória em Bilbau, graças à beleza da sua obra, mas também aos debates que a rodeiam.

Trata-se de uma ponte pedonal que, inicialmente, tinha apenas um pavimento de vidro, o que lhe conferia uma atração inigualável. Mas, com o passar do tempo, os transeuntes aperceberam-se de que o vidro era muito escorregadio, pelo que a Câmara Municipal decidiu colocar um tapete antiderrapante.

A partir daí, a polémica só aumentou. Mas, apesar das poucas alterações que foram feitas ao edifício, continua a ser um local bonito que recomendo que visite e tire uma ou duas fotografias antes de sair de Bilbau.

Descobre todos os lugares de Bilbau como um local

Apanhar o funicular para subir o Monte Artxanda

Não vai visitar a ponte durante muito tempo, por isso a sua próxima paragem é Archanda. Por esta altura, deverá ser por volta das 14:00 ou 15:00. Inaugurado na primeira metade do século XX, o funicular Archanda é um dos meios de transporte mais utilizados e é também uma grande atração turística para visitar Bilbau e especialmente o monte Archanda.

É claro que também se pode subir a este local a pé ou num passeio de bicicleta. Mas, neste caso, teremos a oportunidade de subir de funicular, de onde teremos umas belas vistas panorâmicas.

A viagem até ao cimo da montanha demora apenas cerca de três minutos. As vistas que se apreciam durante a subida, e especialmente quando se chega ao topo, são de outro nível, e muito provavelmente uma das melhores vistas de Bilbau. Este meio de transporte funciona até cerca das 20 horas, pelo que também pode escolher esta opção na viagem de regresso.

No topo, pode ainda dar um passeio à volta do miradouro, para ver muito mais do que apenas a excelente vista de Bilbau e, acima de tudo, desfrutar da requintada gastronomia local.

Apanhar o funicular Archanda e percorrer o centro histórico

Tarde de descontração no parque Doña Casilda de Iturrizar.

Depois de um dia a percorrer grande parte da cidade, é altura de descansar um pouco, por isso recomendo que regresse ao seu alojamento, mas não sem antes passar algum tempo a relaxar no Parque Doña Casilda de Iturrizar.

Este parque é um dos pulmões mais importantes da cidade, onde os habitantes locais e os visitantes se reúnem para descansar, praticar desporto ao ar livre ou mesmo apreciar a paisagem que mistura a variedade da natureza com a beleza arquitetónica que divide o Ensanche com Abandoibarra.

Quando chegar ao parque, serão aproximadamente 16:00 ou 17:00 horas. Recomendo-vos que passem pelo menos uma ou duas horas a passear pelo parque antes de regressarem ao vosso hotel ou alojamento. Como plano alternativo, pode jantar e ir beber um copo à cidade velha. No entanto, recomendo que durma cedo e parta de manhã cedo para os arredores da cidade.

Dia 3: Cidades nos arredores de Bilbau

Passeio por San Juan de Gaztelugatxe| ©Mario A. P.
Passeio por San Juan de Gaztelugatxe| ©Mario A. P.

Para o terceiro dia deste itinerário, recomendo que viaje de carro alugado, pois irá percorrer algumas das melhores aldeias de Bilbau. Depois de dois dias inteiros dedicados a desfrutar de todas as atracções que a cidade tem para oferecer, é hora de conhecer outros lugares mais distantes.

Lekeitio

Para começar o dia, acordarás bem cedo para iniciar a tua viagem até Lekeitio, uma vila a noroeste de Bilbau. Demorará cerca de uma hora de carro para chegar de Bilbao a esta aldeia, por isso, se sair do seu alojamento cedo, poderá começar por volta das 9:00 com esta excursão, que é uma das melhores excursões a partir de Bilbao.

Recomendo que procurem um lugar de estacionamento antes de iniciarem a excursão. No verão é normalmente mais difícil encontrar um lugar, mas se chegar cedo, não terá problemas. Depois de estacionar o carro, é hora de encontrar um bom lugar para tomar o pequeno-almoço e começar o passeio.

Começará pela cidade velha e pela Basílica da Assunção de Nossa Senhora, e logo a seguir irá para o porto, dois dos lugares mais emblemáticos do local, que é geralmente muito "instagramável". Podem passear um pouco mais pelo resto da cidade, mas penso que umas três horas seriam suficientes para almoçar e conhecer a cidade. A partida deste sítio é às 12 horas.

Elantxobe

Elantxobe fica a cerca de 25 minutos de carro de Lekeitio, por isso não terá de conduzir muito para chegar a este outro local. Se há algo que chama a atenção neste lugar é, sem dúvida, a arquitetura vertical das construções de casas e edifícios.

Mas esta aldeia é muito mais do que apenas casas verticais, a partir de quase qualquer ponto desta aldeia poderá ter vistas incríveis sobre o mar. Quando chegar aqui, deve ser por volta das 12:30 ou 13:00.

Recomendo que dê um bom passeio pelas ruas de Elantxobe, tire algumas fotografias e depois procure um local para almoçar nesta aldeia, para que possa continuar a sua rota no terceiro dia com algo no estômago.

Gernika

Conhecer Gernika| ©Andrea Arbol
Conhecer Gernika| ©Andrea Arbol

A caminho do próximo destino do itinerário do terceiro dia, passará por Gernika, que é o local ideal para conhecer um pouco mais da história contemporânea de Espanha, pois poderá ver os abrigos antiaéreos que foram construídos na primeira metade do século XX, em plena Guerra Civil Espanhola.

Para conhecer estes abrigos antiaéreos, pode optar por algumas das visitas guiadas disponíveis na cidade, que não só lhe mostram onde estão localizados, como também incluem uma demonstração simulada do que seria um bombardeamento. Uma experiência épica.

Para além disso, pode visitar o centro de Gernika, que é um bom local para tirar uma ou duas fotografias. Pode facilmente levar duas horas a passear por esta cidade. Deve deixar este sítio aproximadamente às 15:30 ou 16:00.

Bermeu

Depois de Gernika, continuará para a cidade de Bermeo. A viagem demora cerca de 25 minutos de carro. O melhor deste ponto turístico é que se trata de uma aldeia piscatória com muitas atracções para ver.

Uma das coisas que não pode perder em Bermeo são os melhores pintxos de Bilbao, uma das comidas mais tradicionais de Bilbao. Por isso, este pode ser um bom plano para jantar antes de continuar o seu caminho de volta para a cidade de Bilbau.

Para visitar a cidade de Bermeo, são necessárias cerca de 2 horas, pelo que o regresso será por volta das 18:30 aproximadamente. Deverá chegar ao seu alojamento entre as 19:00 e as 19:30, a tempo de descansar e embarcar no seu voo de regresso no dia seguinte.

Visite Bermeo, Gernika e outras cidades fora de Bilbau

Conselhos para um itinerário de três dias em Bilbau

Visita panorâmica de Bilbau| ©Bigeddie100
Visita panorâmica de Bilbau| ©Bigeddie100
  • Não se esqueça de visitar os sítios Web de cada um dos locais que pretende visitar para saber se é necessário e como reservar os bilhetes.
  • Tenha em conta os horários de funcionamento de cada um dos locais antes de efetuar qualquer alteração ao seu itinerário.
  • Este é um itinerário feito no pressuposto de que os horários de funcionamento de todos os locais a visitar coincidem com os dias em que planeou a sua viagem. Tenha em conta que alguns locais deixam de funcionar um dia por semana, pelo que é sempre necessário verificar se o dia da sua visita coincide com um dia útil para os museus e outros locais turísticos.
  • Dependendo da estação do ano, verão ou inverno, cada local fecha mais cedo ou mais tarde.
  • Traga uma variedade de roupas porque o tempo em Bilbau pode mudar rapidamente, por isso é melhor trazer roupas para todos os climas.

Resumo do itinerário

  • Dia 1
  • Cidade velha de Bilbao
  • Museu Guggenheim
  • Museu de Belas Artes
  • Estádio San Mamés
  • Gran Vía de Don Diego López
  • Azkuna Zentroa Alhóndiga
  • Dia 2
  • Mercado de La Ribera
  • Teatro Arriaga de Antzokia
  • Igreja de San Nicolás
  • Catedral de Santiago de Bilbao
  • Iralabarri
  • Ponte de Zubizuri
  • Funicular de Artxanda
  • Parque Doña Casilda de Iturrizar
  • Dia 3
  • Lekeitio
  • Elantxobe
  • Gernika
  • Bermeu