O que ver e fazer em Cádiz em 2 dias

Quer descobrir uma cidade cheia de história, ruas calcetadas e castelos? Então, deve viajar para Cádis, uma cidade histórica e animada no sul da Andaluzia.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer em Cádiz em 2 dias

Parque Genoves, Cádis | ©Antgarprats

A cidade de Cádis é popularmente conhecida como a pequena taça de prata. Este nome carinhoso vem do facto de ser uma pequena cidade que foi separada de África pelos Pilares de Hércules que, segundo a mitologia helénica, eram feitos de prata.

Nesta cidade histórica e milenar, encontrarás as melhores coisas para fazer em Cádis durante as tuas férias. Esta pequena cidade faz parte daárea metropolitana da Baía de Cádis-Jerez. Por esta razão, é aconselhável não só visitar Cádis, mas também o município mais próximo que é Jerez de la Frontera, bem como San Fernando. Para isso, pode utilizar um comboio que lhe permite chegar a ambos os locais em menos de uma hora, pelo que dois dias é tempo suficiente para conhecer tudo o que a cidade tem para oferecer.

Dia 1: Explorar o centro de Cádis

Catedral de Cádis| ©Pepe Rodríguez Cordon
Catedral de Cádis| ©Pepe Rodríguez Cordon

Cádis é considerada a cidade mais antiga do Ocidente. Por esta razão, encontrará muitos sítios interessantes para explorar e conhecer.

Durante o primeiro dia da sua visita, recomendo um passeio pela cidade velha de Cádis. Embora muitos conheçam esta cidade pelas suas belas praias, este destino tem muito mais para oferecer. Este primeiro dia será dedicado aconhecer um pouco da sua história e cultura. Todos os locais são próximos uns dos outros, pelo que poderá explorá-los a pé.

Transfer para o hotel e pequeno-almoço

Chegou finalmente a Cádis! A maioria dos turistas aterra no aeroporto de Jerez de la Frontera, o aeroporto mais próximo da cidade (45 km a norte de Cádis). Para chegar à sua cidade de destino, tem várias opções. Uma delas é apanhar um táxi, utilizar o comboio suburbano C1 ou a linha Renfe Sevilha-Cádis.

Qualquer um destes métodos leva-o à cidade em menos de uma hora. Quando chegar ao seu hotel, pode deixar as suas malas e preparar-se para o dia. Um pequeno-almoço no hotel pode ser uma boa opção. No caminho,encontrará vários restaurantes onde poderá comer para começar o dia com o pé direito.

Explore o bairro do Pópulo e visite a Catedral de Cádis

Para começar a percorrer a cidade, tem a opção de fazer uma visita privada personalizada. No entanto, se tiver tempo, gostar de caminhar e descobrir novos lugares por si próprio, convido-o a passear pela cidade.

O primeiro ponto a explorar pode ser o Barrio Pópulo, a zona mais antiga de Cádis, que tem as suas origens no tempo dos romanos. Não deve deixar de o explorar quando visitar esta cidade, pois tem muitasatracções e monumentos notáveis.

Entre eles está a Catedral de Santa Cruz de Cádis, que oferece umpasseio cultural que pode ser feito em qualquer dia da semana por menos de 10 euros. Com este tipo de passeio pode explorar o exterior da catedral, a Torre do Relógio, as suas capelas, a cripta, entre outras áreas. Se aderir a este passeio pode ficar a saber tudo sobre a história arquitetónica e cultural da catedral.

Se estiver interessado, pode assistir a uma das cerimónias que se realizam todos os domingos às 12 horas. A visita à catedral dura cerca de 40 minutos.

Reservar uma visita privada personalizada a Cádis

Detalhes interessantes

  • Localização: Catedral de Cádis, Pl. de la Catedral, s/n, 11005 Cádis, Espanha.
  • Preço: menos de 10 euros.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10 às 20 horas. Aos domingos, abre às 13h30 e fecha às 20 horas.

Visite a Gruta do Pássaro Azul e o Mercado Central

Miradouro da Torre de Tavira| ©Pep.1984
Miradouro da Torre de Tavira| ©Pep.1984

Por volta das 10h30, pode continuar o seu passeio visitando a Gruta do Pássaro Azul. Esta é uma visita ao subsolo da cidade onde poderá descobrir o mítico porto fenício de Gadir.

Até parte das suas estruturas portuárias foram escavadas na rocha natural e ainda hoje se conservam. Com o passar do tempo, passou para as mãos dos romanos e depois para empresários que a transformaram noberço do flamenco. Atualmente, é possível comprar bilhetes para explorar a gruta. Estas visitas podem ser efectuadas das 10 às 15 horas.

Também é possível comprar bilhetes para assistir a um espetáculo de flamenco à noite. Depois desta visita, pode caminhar cerca de cinco minutos até aoMercado Central de Cádis. Aqui pode passar apenas alguns minutos se quiser ver de perto a vida dos habitantes locais. Este lugar é normalmente muito movimentado e pode comprar frutas, carne e legumes aqui. Também tem um Canto Gastronómico, caso queira experimentar algumas tapas com cerveja.

Pormenores interessantes

da Gruta do Pássaro Azul

  • Localização: C. San Juan, 11005 Cádiz, Espanha.
  • Preço: menos de 10 euros.
  • Horário de funcionamento: aberto das 10 às 18 horas.

Visite a Torre de Tavira e almoce num bom restaurante

A cinco minutos do mercado encontra-se a Torre de Tavira, que era originalmente uma torre de vigia para observar os navios que regressavam da América com mercadorias.

Hoje em dia, é possível entrar com um bilhete pré-reservado que custa em média 10 euros. No interior, é possível subir até àCamera Obscura, um piso que alberga uma sala escura onde se pode ver uma imagem projectada do exterior, iluminada. Trata-se de um efeito ótico que o irá surpreender.

Também pode visitar as suas salas de exposição e depoissubir ao miradouro e ver toda a cidade a partir daí. Quando terminar esta visita será provavelmente meio-dia, pelo que poderá procurar um restaurante onde possa almoçar. Perto da Torre de Tavira há vários restaurantes que podem interessar-lhe. Entre eles estão El Garbanzo Negro, a pizzaria Pica&Pica e El Toro de Sacramento.

Pormenores interessantes

Torre de Tavira

  • Localização: C. Marqués del Real Tesoro, 10, 11001 Cádiz, Espanha.
  • Preço: menos de 10 euros.
  • Horário de funcionamento: aberto das 10 às 18 horas.

Visitar o Museu de Cádis

Por volta das 13 horas pode visitar o Museu de Cádis, um centro cultural que o ajudará a compreender a riqueza da Tacita de Plata. No seu interior encontrará várias secções dedicadas à arqueologia, artes plásticas e etnografia. Para os cidadãos da União Europeiaa entrada neste museu é gratuita, para os restantes tem um preço médio de 2 euros. O museu está aberto de terça-feira a sábado, das 9 às 21 horas. Só precisa de cerca de uma hora para visitar o museu, por isso deve sair daqui por volta das 14h.

Passeio pelo Parque Genovés

A 10 minutos a pé do Museu de Cádis está o Parque Genovés.

Este é um sítio ideal para passar parte da tarde a relaxar depois de passear pelo centro histórico de Cádis. Este parque é considerado opulmão verde da cidade. Pode passear admirando uma grande variedade de árvores como o dago, os ciprestes americanos, o metrosidero, entre outras. Também se pode apreciar a fonte com a icónica escultura das "Crianças debaixo do guarda-chuva".

Se viajar com crianças para Cádis, pode desfrutar muito deste parque, especialmente se for à cascata e à ponte elevada. Aí poderão ver belos patos e tirar as melhores fotografias da vossa viagem a Cádis. Também pode desfrutar do pequeno parque infantil ou da pista de patinagem.

Apreciar o pôr do sol na praia de La Caleta

Depois de passar uma hora e meia ou mais no Parque Genovés, pode caminhar menos de 10 minutos até à praia de La Caleta. Por volta das 16 horas é uma boa altura para desfrutar do ambiente de praia e ver o pôr do sol. No caminho para a praia, verá o Castillo de Santa Catalina.

Pode fazer um desvio para se aproximar e entrar, se quiser apreciar a vista panorâmica ou as exposições de arte no interior. Depois desta curta visita, pode continuar o seu caminho para a praia. Prepare-se paraver o pôr do sol enquanto se banha na água e absorve os suaves raios de sol do fim de tarde.

Pode ir a alguns dos miradouros na praia para obter uma melhor vista do pôr do sol. No outro extremo da praia, encontrará a Porta de La Caleta e o Castelo de San Sebastian. Pode ser uma experiência agradávelver a sua grandeza e tirar algumas fotografias. Note-se que este castelo não está aberto ao público.

Jantar de tapas num restaurante de La Viña

O Barrio de La Viña é outra zona popular de Cádis. Trata-se de uma antiga e pitoresca aldeia piscatória que pode visitar depois de passar a tarde na praia.

Para jantar, pode ir ao Bar La Tabernita, onde pode comer tapas ou um jantar de cerveja. Outros locais próximos são o Restaurante El Faro de Cádiz, o Bar Santa Catalina e a Taberna Las Banderas. Se não estiver com pressa de fazer uma pausa para recuperar as energias, pode levar o seu tempo e fazer umpasseio de tapas por estes bares . Desta forma, pode explorar as ruas empedradas de La Viña.

Dia 2: Explorar os arredores da cidade de Cádis

Em Jerez de la Frontera| ©Sergei Gussev
Em Jerez de la Frontera| ©Sergei Gussev

O segundo dia em Cádis pode ser aproveitado para explorar os arredores da cidade de Cádis. No município de Jerez de la Frontera pode fazer algumas excursões e passeios que certamente irá adorar.

Além disso, nesta zona podes passear pela Baía de Cádis e passar um tempo incrível. Tem em conta que no primeiro dia não precisaste de usar transportes públicos, mas no segundo dia será necessário. Por isso, recomendo que calcule as horas de partida e de chegada. Também é importante considerar se deve fazer umpasseio a pé por conta própria ou com um guia privado.

Fazer um passeio a pé por Jerez de la Frontera

Se estiver hospedado na cidade de Cádis e quiser viajar para Jerez de la Frontera por conta própria, deve embarcar no comboio na estação de Cádis.

A cerca de 15 minutos da estação de comboios encontra-se aPlaza del Arenal, de onde se pode começar o passeio a pé. A partir daí, pode dirigir-se à Alameda Vieja, uma zona verde, recreativa e antiga da cidade. Outros pontos importantes a visitar são a Igreja de San Miguel e o Palácio do Marquês de Bertemati.

Embora possa fazer este passeio sozinho, recomendo que faça uma visita guiada que lhe permitirá conhecer a arquitetura e a arte de todos os locais que mencionei.

Reserve um passeio a pé pela arte e história de Jerez de la Frontera

Visitar o Alcazar e a Catedral

Por volta das 11h, após o passeio a pé, pode visitar o Alcazar e a Catedral de Jerez de la Frontera Ambos os sítios ficam a poucos minutos um do outro.

Em primeiro lugar, pode visitar o Conjunto Monumental del Alcázar, que consiste num conjunto de edifícios fortificados que datam do século XII.A entrada neste sítio é gratuita e o seu horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, é das 9:00 às 15:00 horas. No verão, encerra normalmente às 17:00. Dentro do complexo, pode ver a mesquita, os banhos árabes, os castelos e até os belos jardins.

Depois, pode entrar na Catedral de Jerez. Por favor, note que a taxa média de entrada para este lugar é de 5 €. No interior, encontrará uma exposição permanente onde pode ver belas pinturas como La Virgen Niña de Zurbarán. Também pode explorar as suas capelas e a torre do sino.

Reserve um passeio a pé por Jerez com entrada para o Alcázar e a Catedral

Tour de tapas em Jerez de la Frontera

Quando terminar a visita à catedral, será altura de almoçar. Para continuar a explorar a cidade, pode fazer um passeio de tapas por Jerez de la Frontera.

Uma boa opção é contratar um guia profissional que o leve aos melhores bares e restaurantes da zona. Estes passeios costumam ser feitos a pé e têm uma duração média de duas horas. Perto da catedral há restaurantes que podem ser visitados como parte deste passeio. Um deles é oRestaurante Pedro Nolasco. Também pode regressar à Plaza del Arenal. Aí encontrará mais bares, como a Taberna Jerez, a Taberna San Pablo e Las Banderillas.

Fazer um passeio de barco na Baía de Cádis

Pôr do sol na Baía de Cádis| ©Javier Linares
Pôr do sol na Baía de Cádis| ©Javier Linares

Depois do almoço, sugiro um passeio de barco na Baía de Cádis. Se começar esta aventura às duas horas da tarde, o passeio deverá terminar por volta das cinco horas. Para isso, deve dirigir-se a Puerto de Santa María, em Cádiz.

Pode apanhar um comboio C1 da estação de Jerez de La Frontera para a estação de Puerto, a viagem demora apenas cerca de 10 minutos e quando chegar pode ir a pé até àpraia de Puntilla. Aí, o guia encontra-se com o seu guia e embarca no barco para explorar a Baía de Cádis. Esta viagem inclui normalmente uma prancha de paddle surf, bebidas e snacks.

Se viajar com o seu parceiro, pode passar uma tarde romântica. Nesse caso, pode decidir se quer fazer um passeio privado ou com um pequeno grupo de pessoas. A experiência completa demora cerca de três horas.

Assistir a um espetáculo de flamenco e jantar

Por volta das cinco da tarde, será altura de regressar a Jerez. Pode apanhar o mesmo comboio de regresso.

O sítio mais popular para viver esta experiência é o Puro Arte Flamenco Jerez. Esta noite pode ser acompanhada por um jantar ao estilo andaluz. É uma óptima maneira de terminar o dia. Quando o espetáculo e o jantar terminarem, por volta das sete da noite, pode regressar ao seu hotel e descansar.

Como se deslocar de transportes públicos em Cádis?

Autocarros em Cádis| ©City Sightseeing
Autocarros em Cádis| ©City Sightseeing

A província de Cádis tem um sistema de comboios Renfe que o pode ajudar a deslocar-se do aeroporto de Jerez para a cidade de Cádis.

A tarifa média é de 2 € e também pode comprar um cartão que inclui mais viagens. No entanto, na cidade de Cádis não é normalmente necessário utilizar os transportes públicos, uma vez que todos os lugares estão perto, embora ainda seja muito importante para as pessoas com mobilidade reduzida e nas horas da noite. Cádis é uma cidade fácil de percorrer a pé. Se preferir, podefazer passeios de bicicleta ou de carro particular.

O que levar na mala quando se vai a Cádis?

Bagagem| ©JamesDeMeyer
Bagagem| ©JamesDeMeyer

Cádis é um lugar onde se está perto do mar. Por esta razão, é aconselhável levar um fato de banho, protetor solar e tudo o que possa ser necessário para um dia de praia.

Como deves ter reparado, durante estes dois dias terás de caminhar. Por isso, o melhor é viajar com roupas confortáveis e sapatos ergonómicos. Desta forma, poderá explorar a cidade a pé sem se cansar demasiado.